A SIC avança que foram confirmados mais quatro casos do novo coronavírus – três mulheres e um homem, entre os 40 e os 70 anos -, todos internados no Hospital de São João, no Porto.
Os doentes terão sido infetados por um outro doente, também internado no mesmo hospital da região Norte, que visitou a Micam, a maior feira de calçado a nível mundial, que decorreu na cidade italiana de Milão.
No sábado, este mesmo hospital registou cinco casos positivos, tendo sido decidido montar o hospital de campanha do INEM junto ao serviço de urgência.
Especialistas da unidade hospitalar de referência no Porto, onde estão internados 17 dos 25 doentes infetados com covid-19 em Portugal, estão a ser contactados para reforçar o número de profissionais.
Em conferência de imprensa de sábado, ao lado da ministra, a diretora-geral da Saúde, revelou que há três crianças infetadas com o novo coronavírus em Portugal: dois rapazes e uma rapariga com idades entre os 10 e os 19 anos.
Graça Freitas sublinhou que não vão ser dados mais pormenores sobre estes casos para preservar a intimidade e identidade dos doentes.
“Estes doentes estão estáveis, têm uma grande estabilidade clínica. Estamos a retardar ao máximo a disseminação deste vírus para a comunidade”, explicou Graça Freitas.
O Governo já anunciou a suspensão temporária de visitas em hospitais, lares e estabelecimentos prisionais na região Norte.
Foram também encerrados temporariamente alguns estabelecimentos de ensino secundário e universitário.
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado no sábado pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se, desde janeiro, 224 suspeitos, além dos casos confirmados.
A aguardar resultados laboratoriais estão 47 pessoas.
RELACIONADO:
Covid-19: Governo admite fechar fronteiras e impor quarentena forçada
Covid-19: Segundo caso no Algarve encerra escola Escola José Buisel em Portimão
Mãe de aluna de Portimão é o 31 caso de Covid-19
SEGUNDO CASO: Mãe da jovem algarvia também está infetada pelo novo coronavírus
Câmara de Portimão não realiza eventos em recintos fechados
Covid-19: Pessoas que contactaram com caso de Portimão devem manter “distância social”
URGENTE: Quem esteve com aluna deve contactar Unidade de Saúde Pública de Portimão