Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Saúde

Saiba o que muda no SNS com o novo Estatuto

Quarenta e três anos após a sua criação, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem um novo Estatuto que pretende organizar melhor o seu funcionamento, dar mais autonomia aos hospitais e garantir maior motivação aos seus profissionais

11:32 23 Setembro, 2022 11:32 23 Setembro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

São 106 artigos que vêm substituir o anterior Estatuto que estava em vigor desde 1993 – há 29 anos -, mas também adequar o SNS à nova Lei de Bases da Saúde, aprovada em 2019, e que clarificou o papel e a relação entre os vários atores do sistema de saúde em Portugal.

O novo Estatuto entra em vigor após o SNS ter sido levado ao limite na resposta à covid-19 durante mais de dois anos, numa altura em que ainda está a recuperar a atividade assistencial prejudicada nesse período e que se debate com dificuldades em fixar recursos humanos, como médicos e enfermeiros.

Aprovado em Conselho de Ministros em 07 de julho, o decreto-lei do novo Estatuto foi promulgado pelo Presidente da República em 01 de agosto, 48 horas depois de o receber em Belém, com Marcelo Rebelo de Sousa a considerar que “seria incompreensível para os portugueses” retardar a sua promulgação, perante os desafios com que o SNS se confronta atualmente.

 Na prática, o normativo prevê alterações em várias áreas do SNS, como a sua organização e funcionamento, a política de recursos humanos e autonomia das instituições.

Como se organiza o SNS

O SNS organiza-se a nível territorial através das regiões de saúde Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, e a nível funcional, por níveis de cuidados, devendo os seus estabelecimentos orientar o respetivo funcionamento pela proximidade da prestação, pela integração de cuidados e pela articulação inter-regional dos serviços.

O documento vem dar aos hospitais mais autonomia para a contratação de trabalhadores e para investir, pois as Finanças passam apenas a ter de aprovar valores acima dos 2,5 milhões de euros em projetos previstos nos Planos de Atividade e Orçamentos submetidos à tutela.

Que funções terá a nova direção executiva

O SNS passa a ser dirigido, a nível central, por uma direção executiva, cujo decreto-lei que a regulamenta foi já promulgado pelo Presidente da República em 16 de setembro e publicado hoje em Diário da República.

Este novo órgão, que entra em funções em 01 de outubro, vai coordenar a resposta assistencial de todas as unidades de saúde que integram o SNS, bem como a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) e a Rede Nacional de Cuidados Paliativos (RNCP).

Cabe ainda à direção executiva assegurar o funcionamento em rede do SNS, através da articulação nacional dos diferentes estabelecimentos e serviços, da integração dos diversos níveis de cuidados e da procura de respostas de proximidade, coordenando a criação, revisão e gestão das redes de referenciação hospitalar.

Além disso, terá de garantir a melhoria do acesso ao SNS, gerindo o sistema de acesso e tempos de espera e o sistema de inscritos para cirurgia, monitorização do desempenho e resposta do SNS, através de inquéritos de satisfação aos utentes e profissionais de saúde.

A direção executiva terá também outras missões novas como designar os conselhos de administração dos hospitais e os diretores executivos dos agrupamentos de centros de saúde.

De acordo com o próprio Estatuto, a função da direção executiva do SNS distingue-se da do Ministério da Saúde, ao qual competem, para além da condução da política nacional de saúde, responsabilidades específicas relativas ao SNS, mas não a coordenação operacional das suas respostas.

O que são os Sistemas Locais de Saúde (SLS)

Os SLS, outra das novidades do novo Estatuto, são estruturas de participação e colaboração das instituições que, numa determinada área, desenvolvem atividades que contribuem para a melhoria da saúde das populações e para a redução das desigualdades em saúde.

Os SLS vão integrar, por inerência, os estabelecimentos e serviços do SNS e outras instituições públicas com intervenção direta ou indireta na saúde, designadamente nas áreas da segurança social, da proteção civil e da educação, assim como os municípios.

O que é o regime de dedicação plena

Este regime aplica-se, para já, aos médicos do SNS e é incompatível com o exercício de funções de direção técnica, coordenação e chefia em instituições privadas e do setor social, com exceção dos consultórios médicos de profissionais individuais.

As funções em regime de dedicação plena vão depender da assinatura de uma carta de compromisso assistencial entre o médico e instituição à qual se encontra vinculado, e na qual vai constar, por um período de três anos, os objetivos e metas a alcançar, que devem traduzir-se em ganhos de acessibilidade, qualidade e eficiência.

O regime de dedicação plena é obrigatoriamente aplicável aos médicos que venham a ser designados em regime de comissão de serviço para exercer funções de direção de serviço ou de departamento no SNS.

Para a concretização deste regime, tem ainda de ser definidos em regulamentação específica o modelo de organização do trabalho, incluindo o acréscimo do período normal de trabalho semanal, e o regime remuneratório, caso dos prémios de desempenho, entre outras matérias.

Começando pelos médicos, o regime de dedicação plena deve ser alargado, gradual e progressivamente, a trabalhadores de outras profissões do setor da saúde.

Criado um regime excecional de contratação

Ainda na área dos recursos humanos, e para os casos em que a insuficiência de profissionais de saúde possa comprometer a prestação de cuidados, passa a ser da competência dos gestores dos estabelecimentos e serviços do SNS a celebração de contratos de trabalho a termo resolutivo certo, pelo prazo máximo de seis meses, não renovável.

Os órgãos máximos de gestão dos estabelecimentos e serviços do SNS reforçam, assim, a autonomia para a contratação de trabalhadores, independentemente da modalidade de contrato, no âmbito dos respetivos instrumentos de gestão.

Novo regime excecional de trabalho suplementar

Nos casos em que as funções se mostrem indispensáveis para assegurar a prestação de cuidados de saúde, e para reduzir a necessidade de recorrer a prestadores de serviços, os trabalhadores do SNS podem, mediante acordo, prestar trabalho suplementar em estabelecimentos ou serviços distintos daqueles a cujo mapa de pessoal pertençam.

Nestes casos, o trabalhador é remunerado como trabalho suplementar, mas não conta para o limite anual do trabalho suplementar legalmente fixado, e o seu pagamento é assegurado pela entidade a que o trabalhador se encontra vinculado.

Fixação de profissionais em zonas geográficas carenciadas

O novo Estatuto prevê ainda que o SNS pode recorrer a incentivos financeiros e não financeiros como estímulo à fixação de profissionais de saúde em zonas carenciadas para melhorar o acesso, designadamente o aumento dos dias de férias, dos dias de formação, do tempo dedicado à investigação e à telessaúde e à flexibilização do regime de mobilidade.

Para isso, os estabelecimentos do SNS podem celebrar protocolos com entidades públicas, privadas ou do setor social, em especial autarquias locais, para atribuição de outros incentivos, como é o caso do alojamento.

Agrupamentos de centros de saúde com mais autonomia

Os agrupamentos de centros de saúde (ACES) sofrem uma alteração da sua natureza jurídica, passando a ser considerados institutos públicos de regime especial, dotados de autonomia administrativa e património próprio, com responsabilidades de contratualização da prestação de cuidados de saúde primários com a Administração Central do Sistema de Saúde, à semelhança do que acontece com os hospitais.

O que falta regulamentar

O Estatuto prevê que, no prazo de 180 a contar da data da sua entrada em vigor, têm de ser aprovadas as alterações legislativas e regulamentares necessárias à sua execução, caso do acréscimo do período normal de trabalho semanal e do acréscimo remuneratório correspondentes ao regime de dedicação plena, matérias a negociar com os sindicatos.

O Estatuto tem ainda uma norma transitória que estipula que a sua entrada em vigor não determina o termo de mandatos nem a cessação de comissões de serviço que estejam em curso.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Nacional

Jovem de 17 anos não aceita fim da relação e é detido por abusar da ex-namorada de 12 anos

15:10 28 Julho, 2026 14:26 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Escola denunciou o caso às autoridades depois de um jovem de 17 anos alegadamente entrar à força em casa da ex-namorada, de 12 anos

Casamento de Gonçalo Ramos e Margarida Amaral Domingues. Crédito: DR
Algarve Gastronomia

Chef algarvia Noélia Jerónimo fez o catering do casamento de Gonçalo Ramos e há um motivo ‘especial’

10:00 28 Julho, 2026 09:30 28 Julho, 2026 | João Luís

Escolha da chef Noélia Jerónimo para o copo-d’água terá tido ligação ao padrinho do noivo e à vontade de valorizar a gastronomia algarvia

Madeleine McCann. Crédito: DR
Algarve Mundo

O que é feito dos irmãos de Madeleine McCann? Sean é nadador e Amelie apoiou-o nas bancadas

14:00 28 Julho, 2026 12:55 28 Julho, 2026 | João Luís

Sean e Amelie McCann tinham apenas dois anos quando Madeleine desapareceu no Algarve e foram agora fotografados num evento desportivo

Algarve Economia

Neste posto de combustível a poucos minutos do Algarve, encher o depósito é quase 20€ mais barato

16:50 27 Julho, 2026 15:50 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem atravessar a fronteira para abastecer poderá encontrar combustível muito mais barato, a diferença chega aos 30 cêntimos por litro

Algarve Cultura

Tomás Pinto Bravo apresenta em Faro obra premiada sobre D. Jerónimo Osório

12:08 28 Julho, 2026 12:08 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Historiador natural de Tavira apresenta, a 3 de agosto, uma obra baseada na dissertação de mestrado concluída com distinção em Roma

Época de saldos. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Saldos parecem bons negócios? Há um truque para saber se o desconto é real

14:20 28 Julho, 2026 14:18 28 Julho, 2026 | João Luís

A lei obriga as lojas a indicar o preço mais baixo praticado nos 30 dias anteriores, uma regra que pode ajudar a evitar falsas promoções

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto Tech

Milhões de carros destas 5 marcas podem ser controlados através do Bluetooth devido a falha: descubra se o seu é um deles

17:10 27 Julho, 2026 15:57 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma falha de segurança no Bluetooth pode deixar milhões de carros vulneráveis a ataques

Ensino Europe Direct Algarve Opinião

Faro Mais Belo e Sustentável: 180 kg de Lixo que já não chegam ao Mar | Por Marta Saraiva

08:10 28 Julho, 2026 08:14 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao garantir que centenas de quilos de resíduos não contaminem as águas, a escola cumpre o objetivo de conservar o belo, provando que cuidar do planeta começa em cada escolha e em cada turma"

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Aviso amarelo em 17 distritos: calor pode chegar aos 40 ºC em Portugal

09:15 28 Julho, 2026 09:10 28 Julho, 2026 | João Luís

O interior deverá concentrar os valores mais elevados, mas a descida prevista para quarta-feira não deverá afastar o calor de várias regiões

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, faz aqua yoga, conduz e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

12:00 25 Julho, 2026 11:52 25 Julho, 2026 | João Luís

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Opinião

Olhar para quem espera ao nosso lado | Por Henrique Dias Freire

13:41 28 Julho, 2026 13:41 28 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"O tempo não vale apenas pelo que nele conseguimos fazer, mas também por quem nele conseguimos acolher", escreve Henrique Dias Freire

Nota de euro com ponte atrás. Crédito: Foto AI
Economia Europa Europe Direct Algarve

Há uma cidade onde pode visitar todas as pontes das notas de euro

11:29 28 Julho, 2026 11:29 28 Julho, 2026 | João Luís

Desenhos das notas de euro não representavam pontes reais, mas uma localidade neerlandesa decidiu transformar essa ideia em atração urbana

Meia Praia, Lagos.
Algarve Vida & Lazer

Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

15:50 24 Julho, 2026 16:15 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tem mais de 4 km de areia, fica junto a uma estação ferroviária e continua a esconder zonas tranquilas mesmo nos dias de maior afluência

Algarve

Jovem desaparece no mar durante travessia de paddle no Algarve e buscas mobilizam vários meios

17:50 27 Julho, 2026 17:38 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Amigo que acompanhava o jovem foi resgatado por uma embarcação de pesca. Autoridades procuram o praticante de paddle ao largo de Aljezur

Vinho.
Economia Nacional

Quem tiver vinho armazenado terá de fazer esta declaração até setembro ou arrisca multa de 10 mil euros

15:40 27 Julho, 2026 15:35 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Produtores e empresas com vinho ou outros produtos vínicos em existência têm de comunicar os volumes detidos

Algarve Cultura Edição Papel

Silves vai reviver Xilb na 21.ª Feira Medieval

11:00 26 Julho, 2026 08:24 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Entre cortejos, torneios, artesãos e banquetes, a antiga Xilb regressa às ruas de Silves para evocar o esplendor islâmico da cidade

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Nacional

Jovem de 17 anos não aceita fim da relação e é detido por abusar da ex-namorada de 12 anos

15:10 28 Julho, 2026 14:26 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Escola denunciou o caso às autoridades depois de um jovem de 17 anos alegadamente entrar à força em casa da ex-namorada, de 12 anos

Casamento de Gonçalo Ramos e Margarida Amaral Domingues. Crédito: DR
Algarve, Gastronomia

Chef algarvia Noélia Jerónimo fez o catering do casamento de Gonçalo Ramos e há um motivo ‘especial’

10:00 28 Julho, 2026 09:30 28 Julho, 2026 | João Luís

Escolha da chef Noélia Jerónimo para o copo-d’água terá tido ligação ao padrinho do noivo e à vontade de valorizar a gastronomia algarvia

Madeleine McCann. Crédito: DR
Algarve, Mundo

O que é feito dos irmãos de Madeleine McCann? Sean é nadador e Amelie apoiou-o nas bancadas

14:00 28 Julho, 2026 12:55 28 Julho, 2026 | João Luís

Sean e Amelie McCann tinham apenas dois anos quando Madeleine desapareceu no Algarve e foram agora fotografados num evento desportivo

Algarve, Economia

Neste posto de combustível a poucos minutos do Algarve, encher o depósito é quase 20€ mais barato

16:50 27 Julho, 2026 15:50 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem atravessar a fronteira para abastecer poderá encontrar combustível muito mais barato, a diferença chega aos 30 cêntimos por litro

Algarve, Cultura

Tomás Pinto Bravo apresenta em Faro obra premiada sobre D. Jerónimo Osório

12:08 28 Julho, 2026 12:08 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Historiador natural de Tavira apresenta, a 3 de agosto, uma obra baseada na dissertação de mestrado concluída com distinção em Roma

Época de saldos. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Saldos parecem bons negócios? Há um truque para saber se o desconto é real

14:20 28 Julho, 2026 14:18 28 Julho, 2026 | João Luís

A lei obriga as lojas a indicar o preço mais baixo praticado nos 30 dias anteriores, uma regra que pode ajudar a evitar falsas promoções

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto, Tech

Milhões de carros destas 5 marcas podem ser controlados através do Bluetooth devido a falha: descubra se o seu é um deles

17:10 27 Julho, 2026 15:57 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma falha de segurança no Bluetooth pode deixar milhões de carros vulneráveis a ataques

Ensino, Europe Direct Algarve, Opinião

Faro Mais Belo e Sustentável: 180 kg de Lixo que já não chegam ao Mar | Por Marta Saraiva

08:10 28 Julho, 2026 08:14 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao garantir que centenas de quilos de resíduos não contaminem as águas, a escola cumpre o objetivo de conservar o belo, provando que cuidar do planeta começa em cada escolha e em cada turma"

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Aviso amarelo em 17 distritos: calor pode chegar aos 40 ºC em Portugal

09:15 28 Julho, 2026 09:10 28 Julho, 2026 | João Luís

O interior deverá concentrar os valores mais elevados, mas a descida prevista para quarta-feira não deverá afastar o calor de várias regiões

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, faz aqua yoga, conduz e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

12:00 25 Julho, 2026 11:52 25 Julho, 2026 | João Luís

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Opinião

Olhar para quem espera ao nosso lado | Por Henrique Dias Freire

13:41 28 Julho, 2026 13:41 28 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"O tempo não vale apenas pelo que nele conseguimos fazer, mas também por quem nele conseguimos acolher", escreve Henrique Dias Freire

Nota de euro com ponte atrás. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Europe Direct Algarve

Há uma cidade onde pode visitar todas as pontes das notas de euro

11:29 28 Julho, 2026 11:29 28 Julho, 2026 | João Luís

Desenhos das notas de euro não representavam pontes reais, mas uma localidade neerlandesa decidiu transformar essa ideia em atração urbana

Meia Praia, Lagos.
Algarve, Vida & Lazer

Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

15:50 24 Julho, 2026 16:15 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tem mais de 4 km de areia, fica junto a uma estação ferroviária e continua a esconder zonas tranquilas mesmo nos dias de maior afluência

Algarve

Jovem desaparece no mar durante travessia de paddle no Algarve e buscas mobilizam vários meios

17:50 27 Julho, 2026 17:38 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Amigo que acompanhava o jovem foi resgatado por uma embarcação de pesca. Autoridades procuram o praticante de paddle ao largo de Aljezur

Vinho.
Economia, Nacional

Quem tiver vinho armazenado terá de fazer esta declaração até setembro ou arrisca multa de 10 mil euros

15:40 27 Julho, 2026 15:35 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Produtores e empresas com vinho ou outros produtos vínicos em existência têm de comunicar os volumes detidos

Algarve, Cultura, Edição Papel

Silves vai reviver Xilb na 21.ª Feira Medieval

11:00 26 Julho, 2026 08:24 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Entre cortejos, torneios, artesãos e banquetes, a antiga Xilb regressa às ruas de Silves para evocar o esplendor islâmico da cidade

Últimas Notícias

  • Ministro admite: aulas do ensino secundário podem começar mais tarde
    Ministro admite: aulas do ensino secundário podem começar mais tarde
  • Contaminação da água fecha piscinas descobertas de São Brás
    Contaminação da água fecha piscinas descobertas de São Brás
  • Jovem de 17 anos não aceita fim da relação e é detido por abusar da ex-namorada de 12 anos
    Jovem de 17 anos não aceita fim da relação e é detido por abusar da ex-namorada de 12 anos
  • Lendas do golfe disputam torneio internacional de três milhões de dólares em Vilamoura
    Lendas do golfe disputam torneio internacional de três milhões de dólares em Vilamoura
  • “Virgem vale mais”: criança de 12 anos que foi entregue para pagar dívida dos pais deverá ficar em Portugal
    “Virgem vale mais”: criança de 12 anos que foi entregue para pagar dívida dos pais deverá ficar em Portugal

Opinião

  • Olhar para quem espera ao nosso lado | Por Henrique Dias Freire
    Olhar para quem espera ao nosso lado | Por Henrique Dias Freire
  • Extremo na mente nada agradável | Por Tiago Manuel
    Extremo na mente nada agradável | Por Tiago Manuel
  • Faro Mais Belo e Sustentável: 180 kg de Lixo que já não chegam ao Mar | Por Marta Saraiva
    Faro Mais Belo e Sustentável: 180 kg de Lixo que já não chegam ao Mar | Por Marta Saraiva

Europe Direct Algarve

  • Há uma cidade onde pode visitar todas as pontes das notas de euro
    Há uma cidade onde pode visitar todas as pontes das notas de euro
  • Faro Mais Belo e Sustentável: 180 kg de Lixo que já não chegam ao Mar | Por Marta Saraiva
    Faro Mais Belo e Sustentável: 180 kg de Lixo que já não chegam ao Mar | Por Marta Saraiva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento