Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Saúde

Rastreios ao VIH parados e suspensão de consultas preocupa organizações

Organizações de luta contra a sida alertaram hoje que existem outras infeções além da covid-19, manifestando preocupação com os doentes que viram as suas consultas de infecciologia suspensas e com os rastreios ao VIH que estão praticamente parados

08:56 15 Abril, 2020
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Doentes viram as suas consultas de infecciologia suspensas

O Grupo Ativistas em Tratamento (GAT) é uma das organizações que faz mais testes no país, mas neste momento o número de testes realizados “é residual”, disse hoje à Lusa o diretor-executivo da organização.

Para Ricardo Fernandes, esta situação “é grave”: “Pode haver pessoas com infeções sexualmente transmissíveis, com VIH, que não sabem e que a única maneira que têm é adquirir um autoteste numa farmácia, mas têm que ter posses financeiras para o fazer e nós fazemo-lo gratuitamente”.

A presidente da Liga Portuguesa Contra a Sida (LPCS), Eugénia Saraiva, contou, por seu turno, que “há pessoas a comprarem o autoteste na farmácia” e a terem resultados positivos” que ligam a pedir ajuda.

“Claro que existe uma linha SNS 24 que dará a resposta para um centro de saúde”, que depois encaminha para um hospital, mas não era isso que as pessoas nesse momento faziam.

Como razões para os testes estarem parados, Ricardo Fernandes apontou a diminuição da procura, porque as pessoas estão em confinamento, e a falta de material de proteção para os técnicos e para os utentes.

“Neste momento, é muito difícil comprar álcool, gel, viseiras, máscaras, fatos no mercado e isso faz com que tenhamos muitas dificuldades em operar também, o que nos leva a pensar que há muitas pessoas que precisariam de fazer o teste e não o conseguem fazer”, lamentou.

A falta deste equipamento também foi apontada pela LPCS e pela associação Abraço.

“Estamos todos centrados, com medo, e isso é natural da covid-10, mas não podemos esquecer que existem outras doenças, existem outras e outras infeções que merecem também a nossa atenção”, alertou Eugénia Saraiva.

O VIH, as infeções sexualmente transmissíveis, as hepatites víricas são uma preocupação para LPCS, a qual refere que “está disponível para rastrear” estas doenças, mas para isso os profissionais têm de estar protegidos com viseiras, máscaras, luvas e fatos.

Ao abrigo do seu plano de contingência, a Liga tinha algumas máscaras, mas neste momento não tem “qualquer poder económico para as adquirir”, lamentou Eugénia Saraiva.

“Somos uma instituição de solidariedade (…) que nunca mais viu entrar qualquer donativo”, mas “vai continuar a distribuir os bens alimentares” a quem precisa com “todas as precauções, embora sem qualquer proteção”, declarou.

Estas dificuldades também foram relatadas pela presidente da Abraço, Cristina Sousa, que disse ser muito difícil adquirir estes equipamentos.

A Abraço presta apoio domiciliário e tem equipas no terreno, mas a grande dificuldade neste momento é protegê-las porque o material de proteção individual “é insuficiente e está muito caro”.

“Tínhamos um stock de máscaras que nos sobrou da gripe A, já lá vão 10 anos, e é o que nos tem valido, temos pedido apoios às autarquias, a particulares e estamos na expectativa que nos chegue alguma coisa”, adiantou Cristina Sousa.

As organizações alertam ainda para a necessidade de se retomarem as consultas de infecciologia e da PrEP [profilaxia pré-exposição da infeção por VIH].

Com as consultas suspensas desde março, “as pessoas começam a entrar numa espiral de grande ansiedade e cabe-nos a nós fazer baixar essa ansiedade e fazer a gestão do stresse emocional”, disse Eugénia Saraiva.

“Mas estamos muito preocupados e queremos acreditar que em breve as consultas de infecciologia e da PrEP voltem a estar disponíveis”, declarou.

Esta preocupação é partilhada por Ricardo Fernandes, para quem, neste momento, o seguimento das pessoas com VIH está comprometido.

Apesar de haver seguimentos por via telefónica, os médicos mandarem realizar análises a alguns doentes e os casos mais complicados ser seguidos por infeciologistas, Ricardo Fernandes considera que vai haver consequências desta situação.

“Provavelmente, vai haver alguns abandonos e falta de adesão à terapêutica e algumas pessoas que vão desaparecer do sistema”, sublinhou.

Eugénia Saraiva salientou que a covid-19 é “uma infeção democrática, porque atinge qualquer um”, mas atinge sempre “os mais vulneráveis”, como as pessoas que vivem com a infeção por VIH e que perderam o seu emprego.

“Cabe também às organizações dizer a estas pessoas que não estão sozinhas e que estamos a procurar soluções para que voltem a ter as suas consultas, a poder fazer as suas análises e a sua medicação da forma, o mais possível, normal”, rematou.

Mulher a arrumar pertences numa caixa. Crédito: Magnific
Nacional

“Vou pegar nos meus filhos e vou para aonde, vou para a rua?”: Ana Filipa Varela, mãe de quatro filhos, relatou ameaça de despejo em Odivelas em 2025

15:20 25 Outubro, 2026 08:22 24 Outubro, 2026

Com um rendimento de cerca de mil euros, Ana Filipa procurava uma alternativa à casa onde vivia há mais de uma década

Algarve Nacional

Algarve em Resistência exige demissão de Montenegro após intervenção nas acampadas

15:35 25 Outubro, 2026 15:42 25 Outubro, 2026

SOS Racismo pede saída do ministro da Administração Interna após ação policial nas acampadas. Protestos pela habitação regressam este domingo a Faro

Algarve Cultura

Halloween transforma Alte numa aldeia de bruxas, música e diversão

09:00 25 Outubro, 2026 09:08 20 Outubro, 2026

Festa regressa a Alte a 31 de outubro, com três palcos dedicados ao Halloween, animação de rua, espetáculos e música até de madrugada

Nacional

PSP colocou mais de 1.500 objetos perdidos à venda em leilão: houve quem comprasse cinco guarda-chuvas por apenas 2 euros

20:10 24 Outubro, 2026 18:08 24 Outubro, 2026

De peças de ouro a roupa e equipamentos eletrónicos, a PSP de Coimbra leiloou mais de 1.500 objetos perdidos que nunca foram reclamados

Europa Vida & Lazer

Inglaterra está a enterrar mais de 2.000 árvores de Natal nas praias e o motivo está a surpreender

16:20 25 Outubro, 2026 13:53 25 Outubro, 2026

Milhares de árvores de Natal estão a ser enterradas nas praias de Inglaterra para combater a erosão costeira

Telhado.
Algarve

Perto de Tavira há uma pequena localidade onde telhas e tijolos ainda são feitos à mão com barro retirado da própria terra

08:10 25 Outubro, 2026 17:16 22 Outubro, 2026

No interior do Algarve, uma tradição ligada à cerâmica continua a utilizar matérias-primas locais e técnicas artesanais antigas

Desporto

Algarve pode receber partida do Dakar em 2027 após saída da Arábia Saudita

16:40 25 Outubro, 2026 16:29 25 Outubro, 2026

Organização confirmou a saída do Dakar da Arábia Saudita em 2027. Portugal e Marrocos são uma hipótese, com anúncio previsto para os próximos dias

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Saúde Vida & Lazer

Como reverter uma vida inteira de festas e ser saudável depois dos 50 anos

15:07 24 Outubro, 2026 15:07 24 Outubro, 2026

Mudar hábitos pode ajudar a viver de forma mais saudável depois dos 50. Especialistas explicam o que fazer, sem prometer apagar os excessos do passado

Opinião Saúde

O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo

07:30 24 Outubro, 2026 19:31 21 Outubro, 2026

"A saúde mental deve caminhar de braço dado com o tratamento oncológico. Uma mente forte traduz-se num corpo são"

Algarve

GNR interceta oito homens em Moncarapacho e apreende material suspeito de ligação ao tráfico de droga

19:00 22 Outubro, 2026 18:49 22 Outubro, 2026

Alerta para um bote insuflável numa viatura levou a GNR a intercetar oito homens em Moncarapacho, um dos quais estava escondido no mato

Direito à habitação. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Lei do arrendamento: especialistas alertam para maior desproteção dos inquilinos

13:20 24 Outubro, 2026 12:47 24 Outubro, 2026

Reforma proposta pelo Governo suscita críticas. Especialistas divergem nas soluções e alterações continuam em discussão no Parlamento

Idosa a meter protetor. Crédito: Freepik
Tempo

Temperaturas vão subir até 7 graus acima do normal já esta segunda-feira, mas o calor tem os dias contados

18:40 25 Outubro, 2026 13:59 25 Outubro, 2026

Portugal vai registar uma subida das temperaturas esta segunda-feira, com valores até 7 graus acima do habitual para outubro

Água branca a sair da torneira.
Saúde Vida & Lazer

A água da torneira saiu branca? EPAL esclarece que não há perigos para a saúde

17:20 25 Outubro, 2026 09:50 21 Outubro, 2026

Aparência esbranquiçada da água pode causar estranheza, mas há uma explicação simples e uma forma rápida de perceber o que aconteceu

Café de São Jorge.
Vida & Lazer

Nos Açores há uma pequena localidade onde se cultiva café e a explicação está no clima

11:40 25 Outubro, 2026 12:24 23 Outubro, 2026

Na ilha de São Jorge, as condições climáticas permitem produzir localmente um dos produtos agrícolas mais associados aos países tropicais

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Mulher a arrumar pertences numa caixa. Crédito: Magnific
Nacional

“Vou pegar nos meus filhos e vou para aonde, vou para a rua?”: Ana Filipa Varela, mãe de quatro filhos, relatou ameaça de despejo em Odivelas em 2025

15:20 25 Outubro, 2026 08:22 24 Outubro, 2026

Com um rendimento de cerca de mil euros, Ana Filipa procurava uma alternativa à casa onde vivia há mais de uma década

Algarve, Nacional

Algarve em Resistência exige demissão de Montenegro após intervenção nas acampadas

15:35 25 Outubro, 2026 15:42 25 Outubro, 2026

SOS Racismo pede saída do ministro da Administração Interna após ação policial nas acampadas. Protestos pela habitação regressam este domingo a Faro

Algarve, Cultura

Halloween transforma Alte numa aldeia de bruxas, música e diversão

09:00 25 Outubro, 2026 09:08 20 Outubro, 2026

Festa regressa a Alte a 31 de outubro, com três palcos dedicados ao Halloween, animação de rua, espetáculos e música até de madrugada

Nacional

PSP colocou mais de 1.500 objetos perdidos à venda em leilão: houve quem comprasse cinco guarda-chuvas por apenas 2 euros

20:10 24 Outubro, 2026 18:08 24 Outubro, 2026

De peças de ouro a roupa e equipamentos eletrónicos, a PSP de Coimbra leiloou mais de 1.500 objetos perdidos que nunca foram reclamados

Europa, Vida & Lazer

Inglaterra está a enterrar mais de 2.000 árvores de Natal nas praias e o motivo está a surpreender

16:20 25 Outubro, 2026 13:53 25 Outubro, 2026

Milhares de árvores de Natal estão a ser enterradas nas praias de Inglaterra para combater a erosão costeira

Telhado.
Algarve

Perto de Tavira há uma pequena localidade onde telhas e tijolos ainda são feitos à mão com barro retirado da própria terra

08:10 25 Outubro, 2026 17:16 22 Outubro, 2026

No interior do Algarve, uma tradição ligada à cerâmica continua a utilizar matérias-primas locais e técnicas artesanais antigas

Desporto

Algarve pode receber partida do Dakar em 2027 após saída da Arábia Saudita

16:40 25 Outubro, 2026 16:29 25 Outubro, 2026

Organização confirmou a saída do Dakar da Arábia Saudita em 2027. Portugal e Marrocos são uma hipótese, com anúncio previsto para os próximos dias

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Saúde, Vida & Lazer

Como reverter uma vida inteira de festas e ser saudável depois dos 50 anos

15:07 24 Outubro, 2026 15:07 24 Outubro, 2026

Mudar hábitos pode ajudar a viver de forma mais saudável depois dos 50. Especialistas explicam o que fazer, sem prometer apagar os excessos do passado

Opinião, Saúde

O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo

07:30 24 Outubro, 2026 19:31 21 Outubro, 2026

"A saúde mental deve caminhar de braço dado com o tratamento oncológico. Uma mente forte traduz-se num corpo são"

Algarve

GNR interceta oito homens em Moncarapacho e apreende material suspeito de ligação ao tráfico de droga

19:00 22 Outubro, 2026 18:49 22 Outubro, 2026

Alerta para um bote insuflável numa viatura levou a GNR a intercetar oito homens em Moncarapacho, um dos quais estava escondido no mato

Direito à habitação. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Lei do arrendamento: especialistas alertam para maior desproteção dos inquilinos

13:20 24 Outubro, 2026 12:47 24 Outubro, 2026

Reforma proposta pelo Governo suscita críticas. Especialistas divergem nas soluções e alterações continuam em discussão no Parlamento

Idosa a meter protetor. Crédito: Freepik
Tempo

Temperaturas vão subir até 7 graus acima do normal já esta segunda-feira, mas o calor tem os dias contados

18:40 25 Outubro, 2026 13:59 25 Outubro, 2026

Portugal vai registar uma subida das temperaturas esta segunda-feira, com valores até 7 graus acima do habitual para outubro

Água branca a sair da torneira.
Saúde, Vida & Lazer

A água da torneira saiu branca? EPAL esclarece que não há perigos para a saúde

17:20 25 Outubro, 2026 09:50 21 Outubro, 2026

Aparência esbranquiçada da água pode causar estranheza, mas há uma explicação simples e uma forma rápida de perceber o que aconteceu

Café de São Jorge.
Vida & Lazer

Nos Açores há uma pequena localidade onde se cultiva café e a explicação está no clima

11:40 25 Outubro, 2026 12:24 23 Outubro, 2026

Na ilha de São Jorge, as condições climáticas permitem produzir localmente um dos produtos agrícolas mais associados aos países tropicais

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Últimas Notícias

  • Temperaturas vão subir até 7 graus acima do normal já esta segunda-feira, mas o calor tem os dias contados
    Temperaturas vão subir até 7 graus acima do normal já esta segunda-feira, mas o calor tem os dias contados
  • A água da torneira saiu branca? EPAL esclarece que não há perigos para a saúde
    A água da torneira saiu branca? EPAL esclarece que não há perigos para a saúde
  • Algarve pode receber partida do Dakar em 2027 após saída da Arábia Saudita
    Algarve pode receber partida do Dakar em 2027 após saída da Arábia Saudita
  • António Barros oferece Anilha de Ouro a ‘repórter’ de Faro
    António Barros oferece Anilha de Ouro a ‘repórter’ de Faro
  • Inglaterra está a enterrar mais de 2.000 árvores de Natal nas praias e o motivo está a surpreender
    Inglaterra está a enterrar mais de 2.000 árvores de Natal nas praias e o motivo está a surpreender

Opinião

  • Cancro colorretal: a importância do rastreio e do diagnóstico precoce | Por Joana Lemos Garcia e Joana Moleiro
    Cancro colorretal: a importância do rastreio e do diagnóstico precoce | Por Joana Lemos Garcia e Joana Moleiro
  • A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
    A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
  • O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo
    O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo

Europe Direct Algarve

  • Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
    Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
  • Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
    Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal