Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Política, Saúde

PS e PSD estão de acordo: uso obrigatório de máscaras na rua acaba a 12 de setembro

Questão da renovação ou não da obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços públicos exteriores é um dos assuntos que poderá ser objeto de análise na próxima quarta-feira, durante a reunião da conferência de líderes parlamentares

18:45 6 Setembro, 2021
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O PS não vai propor no parlamento a renovação da obrigatoriedade do uso de máscara nos espaços públicos exteriores, diploma cuja vigência cessa no próximo dia 12 de setembro, disse esta segunda-feira à agência Lusa fonte da bancada socialista. “A nossa posição é inteiramente coincidente com a da Direção Geral da Saúde (DGS). Face à atual situação epidemiológica do país, não defendemos a obrigatoriedade do uso da máscara nos espaços exteriores”, declarou fonte da bancada do PS.

Hoje, também, em declarações à TSF, o presidente do Grupo Parlamentar do PSD, Adão Silva, afirmou que só um agravamento súbito da pandemia da covid-19 nos próximos dias impediria os sociais-democratas de defender o fim das máscaras na rua. “Face àquilo que foi dito pela senhora diretora-geral da Saúde [Graça Freitas] e, por outro lado, ao nível de vacinação que Portugal já atingiu, o PSD, em princípio, tem toda a disponibilidade para que não haja a renovação da lei que torna obrigatório o uso da máscara”, referiu.

No domingo, na SIC-Notícias, Graça Freitas adiantou que Portugal atingiu já 85% da população com uma dose da vacina contra a covid-19.

A questão da renovação ou não da obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços públicos exteriores é um dos assuntos que poderá ser objeto de análise na próxima quarta-feira, durante a reunião da conferência de líderes parlamentares, a qual fixará os primeiros agendamentos da nova sessão legislativa.

O diploma que se encontra em vigor sobre obrigatoriedade do uso de máscara em espaços públicos foi promulgado pelo Presidente da República em 11 de junho, por um período de 90 dias.

Marcelo Rebelo de Sousa destacou então a “permanência de um consenso alargado” no plano político sobre essa matéria, consenso que considerou “muito importante” para o processo de desconfinamento “que se quer irreversível”.

“Sublinhando a permanência de um consenso alargado quanto ao uso de máscara em espaços públicos, o que pode ser muito importante para o processo, em curso, de gradual desconfinamento, que se quer irreversível, o Presidente da República promulgou o diploma da Assembleia da República que renova a imposição transitória da obrigatoriedade do uso de máscara nesses espaços públicos, prorrogando por 90 dias a vigência da Lei n.º 62-A/2020, de 27 de outubro”, referiu a nota da Presidência.

Na Assembleia da República, este diploma foi aprovado na generalidade, especialidade e votação final global com votos contra do Chega e da Iniciativa Liberal, abstenção do BE, PCP, PAN e Verdes e deputada não inscrita Joacine Katar Moreira, tendo contado com votos favoráveis do PS, do PSD, do CDS-PP e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues.

Nesta terceira renovação do diploma, o PS foi o autor do projeto-lei, ao contrário das duas vezes anteriores, em que a iniciativa tinha partido do PSD.

O diploma ainda em vigor determina que é obrigatório o uso de máscara (que não pode ser substituída por viseira) aos maiores de dez anos para o acesso, circulação ou permanência nos espaços e vias públicas “sempre que o distanciamento físico recomendado pelas autoridades de saúde se mostre impraticável”.

Pode haver dispensa desta obrigatoriedade “em relação a pessoas que integrem o mesmo agregado familiar, quando não se encontrem na proximidade de terceiros” ou mediante a apresentação de um atestado médico de incapacidade multiusos ou declaração médica que ateste que a condição clínica ou deficiência cognitiva não permitem o uso de máscaras.

Também não é obrigatório o uso de máscara quando tal “seja incompatível com a natureza das atividades que as pessoas se encontrem a realizar”.

A taxa de incidência de infeções por SARS-CoV-2 nos últimos 14 dias em Portugal registou hoje nova descida face a sexta-feira, numa trajetória descendente igualmente acompanhada pelo índice de transmissão (Rt).

Segundo o boletim epidemiológico conjunto da Direção-Geral da Saúde e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge divulgado hoje, a taxa de incidência (média de novos casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias) nacional baixou de 295,5 para 276,0 casos. Em Portugal continental, a taxa de incidência baixou de 302,6 para 283,8 casos.

O Rt – que estima o número de casos secundários de infeção resultantes de uma pessoa portadora do vírus – baixou dos 0,96 a nível nacional para 0,92 e de 0,97 em Portugal continental para 0,93. O nível de risco na matriz de monitorização da pandemia de covid-19 fixa-se em 480 casos por 100 mil habitantes a 14 dias.

De acordo com o portal do Governo para a covid-19, “a monitorização da evolução da pandemia continuará a ser feita com base nos indicadores de incidência e Rt, adaptados de acordo com a evolução da vacinação (nível de alerta passa para 240, nível de risco passa para 480)”.

A covid-19 provocou pelo menos 4.565.622 mortes em todo o mundo, entre mais de 220,65 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.810 pessoas e foram contabilizados 1.047.710 casos de infeção confirmados, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.

Elevador da Glória.
Economia Nacional

Elevador da Glória: Fidelidade contesta indemnização de 1.000.000€ e alega que vítima sofreu durante pouco tempo antes de morrer

10:20 28 Outubro, 2026 10:00 28 Outubro, 2026

Seguradora contesta o valor pedido pela família de uma das vítimas mortais do acidente e apresenta as razões para justificar a sua posição

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Algarve Gastronomia

Hotel AP Eva Senses em Faro junta gastronomia e música clássica numa experiência inédita

14:37 28 Outubro, 2026 14:42 28 Outubro, 2026

Evento reuniu empresas e instituições de Faro para uma experiência de gastronomia e música clássica, com acesso à cozinha do hotel

Fábio Paim.
Algarve

Fábio Paim reage após ser acusado de violar jovem em Faro: “Acusação não é condenação”

12:10 28 Outubro, 2026 11:42 28 Outubro, 2026

Antigo futebolista quebrou o silêncio sobre a acusação de violação de uma estudante em Faro e garante que vai provar a sua inocência

Algarve Desporto

Grande Prémio de Fórmula 1 no Algarve terá mobilidade como um dos maiores desafios

12:00 28 Outubro, 2026 12:02 28 Outubro, 2026

Mobilidade preocupa responsáveis pela Fórmula 1 no Algarve, que esperam até 105 mil pessoas e preveem reduzir os lugares de estacionamento

Filho de manifestante em Lisboa.
Economia Nacional Vídeo

Filho de manifestante revela dificuldades com a crise da habitação: “A mãe precisa do dinheiro para não ficarmos na rua”

11:10 28 Outubro, 2026 12:12 28 Outubro, 2026

Mãe de dois filhos contou que paga 800 euros de renda e recebe 460 euros de salário: o filho também explicou como vive esta realidade

Economia Opinião

A habitação num país de contrastes

14:17 28 Outubro, 2026 14:18 28 Outubro, 2026

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura – Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Opinião Política

A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel

09:50 28 Outubro, 2026 09:54 28 Outubro, 2026

"Voltar à luta de classes exige mais do que recuperar o vocabulário. Exige estar onde os salários falham, onde as rendas expulsam e onde trabalhar deixou de garantir autonomia"

Opinião Saúde

O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório

07:30 28 Outubro, 2026 19:14 27 Outubro, 2026

"O AVC é tratável e evitável. Investir no seu combate não é apenas um dever clínico, mas um imperativo ético. Juntos, podemos mudar a história do AVC em Portugal"

Europe Direct Algarve

Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas

10:30 28 Outubro, 2026 10:21 28 Outubro, 2026

Jornalistas com mais de dois anos de experiência podem candidatar-se ao curso de Jornalismo Parlamentar, com inscrições abertas até 30 de outubro

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva pode ganhar força em Portugal em novembro: vórtice polar dá sinais de mudança

09:30 27 Outubro, 2026 15:02 24 Outubro, 2026

Novembro poderá trazer mais chuva a Portugal. Uma alteração na circulação polar está entre os sinais acompanhados pelos modelos

Algarve Ciência

Centro Ciência Viva de Tavira celebra Halloween com experiências científicas e cozinha molecular

18:52 27 Outubro, 2026 19:06 27 Outubro, 2026

Famílias são convidadas a celebrar o Halloween em Tavira, no dia 31 de outubro, com experiências científicas, cozinha molecular e surpresas

Mulher a mudar uma lâmpada.
Vida & Lazer

Vai comprar uma lâmpada para casa? Na embalagem há um número que pode mudar completamente o ambiente da divisão

11:10 27 Outubro, 2026 09:19 27 Outubro, 2026

A escolha de uma lâmpada não depende apenas da potência ou do consumo: há um valor na embalagem que determina a tonalidade da iluminação

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Tempo

Halloween e feriado de Todos os Santos com surpresa nos termómetros: temperaturas podem chegar aos 26 ºC nestas regiões

18:10 27 Outubro, 2026 14:04 27 Outubro, 2026

Último fim de semana de outubro promete surpreender os portugueses. A chuva deverá ficar afastada e os termómetros poderão atingir os 26 ºC

Elevador da Glória.
Economia, Nacional

Elevador da Glória: Fidelidade contesta indemnização de 1.000.000€ e alega que vítima sofreu durante pouco tempo antes de morrer

10:20 28 Outubro, 2026 10:00 28 Outubro, 2026

Seguradora contesta o valor pedido pela família de uma das vítimas mortais do acidente e apresenta as razões para justificar a sua posição

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Algarve, Gastronomia

Hotel AP Eva Senses em Faro junta gastronomia e música clássica numa experiência inédita

14:37 28 Outubro, 2026 14:42 28 Outubro, 2026

Evento reuniu empresas e instituições de Faro para uma experiência de gastronomia e música clássica, com acesso à cozinha do hotel

Fábio Paim.
Algarve

Fábio Paim reage após ser acusado de violar jovem em Faro: “Acusação não é condenação”

12:10 28 Outubro, 2026 11:42 28 Outubro, 2026

Antigo futebolista quebrou o silêncio sobre a acusação de violação de uma estudante em Faro e garante que vai provar a sua inocência

Algarve, Desporto

Grande Prémio de Fórmula 1 no Algarve terá mobilidade como um dos maiores desafios

12:00 28 Outubro, 2026 12:02 28 Outubro, 2026

Mobilidade preocupa responsáveis pela Fórmula 1 no Algarve, que esperam até 105 mil pessoas e preveem reduzir os lugares de estacionamento

Filho de manifestante em Lisboa.
Economia, Nacional, Vídeo

Filho de manifestante revela dificuldades com a crise da habitação: “A mãe precisa do dinheiro para não ficarmos na rua”

11:10 28 Outubro, 2026 12:12 28 Outubro, 2026

Mãe de dois filhos contou que paga 800 euros de renda e recebe 460 euros de salário: o filho também explicou como vive esta realidade

Economia, Opinião

A habitação num país de contrastes

14:17 28 Outubro, 2026 14:18 28 Outubro, 2026

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura – Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Opinião, Política

A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel

09:50 28 Outubro, 2026 09:54 28 Outubro, 2026

"Voltar à luta de classes exige mais do que recuperar o vocabulário. Exige estar onde os salários falham, onde as rendas expulsam e onde trabalhar deixou de garantir autonomia"

Opinião, Saúde

O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório

07:30 28 Outubro, 2026 19:14 27 Outubro, 2026

"O AVC é tratável e evitável. Investir no seu combate não é apenas um dever clínico, mas um imperativo ético. Juntos, podemos mudar a história do AVC em Portugal"

Europe Direct Algarve

Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas

10:30 28 Outubro, 2026 10:21 28 Outubro, 2026

Jornalistas com mais de dois anos de experiência podem candidatar-se ao curso de Jornalismo Parlamentar, com inscrições abertas até 30 de outubro

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais, Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva pode ganhar força em Portugal em novembro: vórtice polar dá sinais de mudança

09:30 27 Outubro, 2026 15:02 24 Outubro, 2026

Novembro poderá trazer mais chuva a Portugal. Uma alteração na circulação polar está entre os sinais acompanhados pelos modelos

Algarve, Ciência

Centro Ciência Viva de Tavira celebra Halloween com experiências científicas e cozinha molecular

18:52 27 Outubro, 2026 19:06 27 Outubro, 2026

Famílias são convidadas a celebrar o Halloween em Tavira, no dia 31 de outubro, com experiências científicas, cozinha molecular e surpresas

Mulher a mudar uma lâmpada.
Vida & Lazer

Vai comprar uma lâmpada para casa? Na embalagem há um número que pode mudar completamente o ambiente da divisão

11:10 27 Outubro, 2026 09:19 27 Outubro, 2026

A escolha de uma lâmpada não depende apenas da potência ou do consumo: há um valor na embalagem que determina a tonalidade da iluminação

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Tempo

Halloween e feriado de Todos os Santos com surpresa nos termómetros: temperaturas podem chegar aos 26 ºC nestas regiões

18:10 27 Outubro, 2026 14:04 27 Outubro, 2026

Último fim de semana de outubro promete surpreender os portugueses. A chuva deverá ficar afastada e os termómetros poderão atingir os 26 ºC

Últimas Notícias

  • Medicamentos para perder peso vão ter comparticipação, mas há médicos que contestam as regras
    Medicamentos para perder peso vão ter comparticipação, mas há médicos que contestam as regras
  • Hotel AP Eva Senses em Faro junta gastronomia e música clássica numa experiência inédita
    Hotel AP Eva Senses em Faro junta gastronomia e música clássica numa experiência inédita
  • Vai viajar para fora da zona euro? Pergunta no terminal de pagamento pode fazê-lo gastar mais dinheiro
    Vai viajar para fora da zona euro? Pergunta no terminal de pagamento pode fazê-lo gastar mais dinheiro
  • “O nosso país não está à venda”: Marisa Liz canta em protesto pela habitação e deixa apelo aos polícias
    “O nosso país não está à venda”: Marisa Liz canta em protesto pela habitação e deixa apelo aos polícias
  • Tavira Plaza celebra o Halloween com dois dias de atividades e diversão para crianças
    Tavira Plaza celebra o Halloween com dois dias de atividades e diversão para crianças

Opinião

  • A habitação num país de contrastes
    A habitação num país de contrastes
  • História de Tavira: Idade do Bronze. Um novo tempo – Parte 3 | Por José Manuel do Carmo
    História de Tavira: Idade do Bronze. Um novo tempo – Parte 3 | Por José Manuel do Carmo
  • A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel
    A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel

Europe Direct Algarve

  • Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas
    Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas
  • Olhão reúne 120 participantes de três regiões para promover a inovação social e o emprego
    Olhão reúne 120 participantes de três regiões para promover a inovação social e o emprego
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal