Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Saúde

Programa abem: permitiu poupar 15 milhões ao SNS ao garantir acesso a medicamentos

O estudo, que avaliou o impacto da Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, promovido pela Associação Dignitude, conclui também que, sem o contributo deste projeto, mais de 6.220 pessoas teriam de pedir dinheiro emprestado ou pedir ajuda a familiares.

18:23 25 Maio, 2022 18:25 25 Maio, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Programa abem:, que garante acesso aos medicamentos prescritos pelo médico a quem não tem capacidades financeiras, permitiu em cinco anos uma poupança estimada de 15 milhões de euros no Serviço Nacional de Saúde, segundo um estudo divulgado.

O estudo, que avaliou o impacto da Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, promovido pela Associação Dignitude, conclui também que, sem o contributo deste projeto, mais de 6.220 pessoas teriam de pedir dinheiro emprestado ou pedir ajuda a familiares.

O trabalho, que abrangeu o período entre maio de 2016 (quando arrancou o projeto) e junho de 2021, aponta para a melhoria da condição de saúde dos beneficiários do projeto devido ao cumprimento da terapêutica garantido pelo acesso aos medicamentos prescritos.

“O que suspeitávamos e que se concretizou foi que, ao nível dos beneficiários, o programa tem um impacto relevante na melhoria das condições de saúde nos mais de 22.000 beneficiários apoiados, pois conseguem, através do cartão abem, adquirir a sua medicação, cumprindo a sua terapêutica e, desta forma, melhorar a sua condição de saúde”, explicou à Lusa Maria João Toscano, diretora executiva da Associação Dignitude.

Exemplificando em números a mudança que o Programa abem: trouxe para estas pessoas, a responsável adianta: “A percentagem de beneficiários que nem sempre compra os medicamentos prescritos passa de 61% para 5% depois de terem o cartão abem, o que é, de facto, muito relevante”.

“Isto leva também a um impacto ao nível da sua qualidade de vida, pois evita cortes em despesas que são essenciais”, explica, acrescentando: “Aí, a percentagem de beneficiários que deixavam de pagar outras despesas para comprar medicamentos antes de terem o cartão passou de 85% para 14%”.

De acordo com o estudo, 10.902 beneficiários consideraram ter melhorado o seu estado de saúde desde que têm o cartão abem e 15.796 passaram a conseguir pagar outras despesas desde que são beneficiários deste programa.

“Cinquenta e três por cento dos beneficiários destaca o sentimento de inclusão, o tratamento digno, como sendo uma das coisas mais importantes associadas ao cartão, para além do acesso ao medicamento”, apontou Maria João Toscano, frisando: “Isto foi uma situação que nos agradou imenso pois nós sempre tivemos uma preocupação muito grande em manter o anonimato e a dignidade das pessoas”.

Com este programa – acrescentou – o que se está a tentar “é resolver um dos problemas que mais contribui para a não adesão à terapêutica, que é a falta de capacidade económica para a aquisição de medicamentos prescritos”.

“Há vários estudos publicados em Portugal que mostram que se verifica esta situação [não adesão à terapêutica por falta de recursos financeiros para comprar os medicamentos] em cerca de 22,8% dos doentes”, afirmou.

“Contribuindo para o cumprimento da terapêutica vai reduzir o risco de complicações, como sejam os episódios de urgência e internamentos”, explicou ainda a responsável, adiantando que as estimativas do estudo indicam que, entre maio de 2016 e dezembro de 2021, “apenas em episódios de urgência e internamentos evitados pelo cumprimento da terapêutica, foram poupados mais de 15 milhões de euros”.

Estes dados tiveram por base cerca de 22.000 beneficiários do cartão abem. Contudo, segundo o estudo, se o programa chegasse às cerca de 864 mil pessoas que todos os anos em Portugal deixam de comprar os medicamentos de que precisam por não os conseguirem pagar, “com um investimento de 147 milhões de euros seria possível uma poupança potencial superior a 600 milhões de euros em internamentos e episódios de urgência”.

A Associação Dignitude foi constituída em 2015, juntando entidades do setor social – Cáritas Portuguesa e Plataforma Saúde em Diálogo – e do setor da Saúde – através da Apifarma e da Associação Nacional de Farmácias (ANF). Mais tarde juntaram-se também a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), a União das Misericórdias Portuguesas a Associação das Farmácias de Portugal e a Associação Nacional dos Municípios Portugueses.

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento arrancou em maio de 2016 e o financiamento é garantido pelas doações feitas para o fundo solidário constituído pelo programa, que recebe donativos da sociedade civil, de parceiros e de empresas. A verba desse fundo é usada na íntegra para cocomparticipar os medicamentos [paga a parte do utente].

Está presente em 175 concelhos a nível nacional, nos Açores e na Madeira e é através de uma rede de organizações locais (IPSS, Caritas, misericórdias, câmaras municipais e juntas de freguesia) que é feita a identificação das famílias a integrar no programa.

Esta rede social cruza-se com uma rede de mais de 1.000 farmácias onde os beneficiários do cartão abem podem ter acesso aos medicamentos de forma anónima.

Campanha “1€ abem:” nas farmácias algarvias aderentes até 25 de maio 

Mulher idosa a organizar moedas e notas. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Prestação Social Única já é oficial: estes 13 apoios vão ser integrados nesta data e há quem possa começar a receber mais dinheiro

07:20 19 Agosto, 2026 15:17 18 Agosto, 2026 | João Luís

Segurança Social prepara uma das maiores alterações dos últimos anos nos apoios destinados às famílias com menos recursos

Algarve

GNR procura homem desaparecido há duas semanas na serra de Loulé

10:10 19 Agosto, 2026 10:35 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Ildefonso Cabrita, de 67 anos, está desaparecido desde 5 de agosto. A GNR já realizou buscas com cães e drones na zona de Alte

Dia de chuva. Crédito: Magnific AI
Tempo

Chuva volta a Portugal continental: grande mudança chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

10:00 19 Agosto, 2026 18:00 18 Agosto, 2026 | Luís Santos

A chuva deverá voltar a Portugal continental nos próximos dias, com várias regiões a sentirem uma mudança no estado do tempo

Supermercado da Mercadona.
Economia Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 12:12 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Adeus calor, olá mau tempo: chuva, trovoadas e vento forte regressam a Portugal nestes dias

07:00 19 Agosto, 2026 15:18 18 Agosto, 2026 | João Luís

Estado do tempo muda de forma evidente, com queda acentuada dos termómetros, aumento do vento e chuva em várias regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas podem vir a receber pouco mais de um terço do último salário a partir desta data

08:00 19 Agosto, 2026 18:32 18 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Projeções europeias apontam para uma forte descida do peso das pensões face ao último salário, com a taxa de substituição a poder cair para cerca de 37%

Nadadora-salvadora.
Algarve

“Fomos surpreendidos”: banhista chega a esta praia no Algarve e recebe advertência da nadadora-salvadora antes de entrar na água

18:20 18 Agosto, 2026 14:55 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banhista chegou com a família a uma conhecida praia no Algarve e recebeu uma advertência da nadadora-salvadora ainda antes de entrar na água

Ponte Quinta do Lago.
Algarve

Nem Cabanas nem Cacela: para chegar a esta praia no Algarve há uma ponte de madeira com 300 metros que atravessa a Ria Formosa

10:20 19 Agosto, 2026 08:02 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Entre a Ria Formosa e o Atlântico, uma ponte pedonal de 300 metros dá acesso a uma praia algarvia rodeada por dunas

Algarve Cultura

Jovem contrabaixista de Loulé brilha em competição internacional na Bélgica

09:50 19 Agosto, 2026 09:54 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Natural de Loulé, Guilherme Pinheiro conquistou o 2.º lugar numa competição internacional que reuniu referências mundiais do contrabaixo

Praia da Arrifana. Crédito: Freepik
Algarve

“Preciso disto em algum momento”: jovem visita esta povoação no Algarve e fica com vontade de viver junto ao mar

20:30 18 Agosto, 2026 17:14 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Visita a uma povoação perto da praia no Algarve foi suficiente para uma jovem imaginar uma mudança de vida junto ao oceano

Economia Europe Direct Algarve Opinião

Comissão Europeia prevê que em 2027 Portugal perca o controlo da despesa pública

08:40 19 Agosto, 2026 08:37 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Opinião Política

Entre o sábio e o manipulável | Por Luís Ganhão

07:30 19 Agosto, 2026 17:44 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Se o povo votou 'mal', a culpa não é da oferta política, da incapacidade de convencer, da distância entre elites e cidadãos. A culpa é do povo, que não percebeu. Conveniente. Muito conveniente"

Turistas à espera do comboio. Crédito: Magnific
Nacional

“Foi horrível”: casal de turistas indignado garante nunca mais voltar a esta cidade portuguesa

18:30 18 Agosto, 2026 18:20 18 Agosto, 2026 | Luís Santos

Este casal de turistas estrangeiros ficou desiludido com a visita a esta cidade portuguesa e garante que não pretende voltar

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Duas idosas herdaram 937.000 euros de sobrinho que morreu aos 54 anos sem deixar testamento mas nenhuma quis o dinheiro: tribunal entregou fortuna ao primo

19:30 16 Agosto, 2026 18:51 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ausência de testamento fizeram uma fortuna próxima de um milhão de euros chegar a familiares que não contavam recebê-la: justiça irlandesa resolveu

Algarve Economia Vídeo

Turistas convidados a provar Citrinos do Algarve IGP em cinco hotéis

11:10 19 Agosto, 2026 11:10 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Os Citrinos do Algarve IGP chegam a cinco hotéis numa campanha que valoriza a origem, a qualidade e a ligação do produto ao território

Avião estacionado no aeroporto.
Economia Europa

Vai ser inaugurada nesta data uma nova companhia aérea espanhola com sede num aeroporto perto de Portugal e voos a 19€

16:10 17 Agosto, 2026 15:24 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova companhia aérea espanhola começa a voar ainda este ano a partir de um aeroporto perto da fronteira com Portugal

Mulher idosa a organizar moedas e notas. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Prestação Social Única já é oficial: estes 13 apoios vão ser integrados nesta data e há quem possa começar a receber mais dinheiro

07:20 19 Agosto, 2026 15:17 18 Agosto, 2026 | João Luís

Segurança Social prepara uma das maiores alterações dos últimos anos nos apoios destinados às famílias com menos recursos

Algarve

GNR procura homem desaparecido há duas semanas na serra de Loulé

10:10 19 Agosto, 2026 10:35 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Ildefonso Cabrita, de 67 anos, está desaparecido desde 5 de agosto. A GNR já realizou buscas com cães e drones na zona de Alte

Dia de chuva. Crédito: Magnific AI
Tempo

Chuva volta a Portugal continental: grande mudança chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

10:00 19 Agosto, 2026 18:00 18 Agosto, 2026 | Luís Santos

A chuva deverá voltar a Portugal continental nos próximos dias, com várias regiões a sentirem uma mudança no estado do tempo

Supermercado da Mercadona.
Economia, Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 12:12 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Adeus calor, olá mau tempo: chuva, trovoadas e vento forte regressam a Portugal nestes dias

07:00 19 Agosto, 2026 15:18 18 Agosto, 2026 | João Luís

Estado do tempo muda de forma evidente, com queda acentuada dos termómetros, aumento do vento e chuva em várias regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas podem vir a receber pouco mais de um terço do último salário a partir desta data

08:00 19 Agosto, 2026 18:32 18 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Projeções europeias apontam para uma forte descida do peso das pensões face ao último salário, com a taxa de substituição a poder cair para cerca de 37%

Nadadora-salvadora.
Algarve

“Fomos surpreendidos”: banhista chega a esta praia no Algarve e recebe advertência da nadadora-salvadora antes de entrar na água

18:20 18 Agosto, 2026 14:55 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banhista chegou com a família a uma conhecida praia no Algarve e recebeu uma advertência da nadadora-salvadora ainda antes de entrar na água

Ponte Quinta do Lago.
Algarve

Nem Cabanas nem Cacela: para chegar a esta praia no Algarve há uma ponte de madeira com 300 metros que atravessa a Ria Formosa

10:20 19 Agosto, 2026 08:02 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Entre a Ria Formosa e o Atlântico, uma ponte pedonal de 300 metros dá acesso a uma praia algarvia rodeada por dunas

Algarve, Cultura

Jovem contrabaixista de Loulé brilha em competição internacional na Bélgica

09:50 19 Agosto, 2026 09:54 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Natural de Loulé, Guilherme Pinheiro conquistou o 2.º lugar numa competição internacional que reuniu referências mundiais do contrabaixo

Praia da Arrifana. Crédito: Freepik
Algarve

“Preciso disto em algum momento”: jovem visita esta povoação no Algarve e fica com vontade de viver junto ao mar

20:30 18 Agosto, 2026 17:14 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Visita a uma povoação perto da praia no Algarve foi suficiente para uma jovem imaginar uma mudança de vida junto ao oceano

Economia, Europe Direct Algarve, Opinião

Comissão Europeia prevê que em 2027 Portugal perca o controlo da despesa pública

08:40 19 Agosto, 2026 08:37 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Opinião, Política

Entre o sábio e o manipulável | Por Luís Ganhão

07:30 19 Agosto, 2026 17:44 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Se o povo votou 'mal', a culpa não é da oferta política, da incapacidade de convencer, da distância entre elites e cidadãos. A culpa é do povo, que não percebeu. Conveniente. Muito conveniente"

Turistas à espera do comboio. Crédito: Magnific
Nacional

“Foi horrível”: casal de turistas indignado garante nunca mais voltar a esta cidade portuguesa

18:30 18 Agosto, 2026 18:20 18 Agosto, 2026 | Luís Santos

Este casal de turistas estrangeiros ficou desiludido com a visita a esta cidade portuguesa e garante que não pretende voltar

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Duas idosas herdaram 937.000 euros de sobrinho que morreu aos 54 anos sem deixar testamento mas nenhuma quis o dinheiro: tribunal entregou fortuna ao primo

19:30 16 Agosto, 2026 18:51 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ausência de testamento fizeram uma fortuna próxima de um milhão de euros chegar a familiares que não contavam recebê-la: justiça irlandesa resolveu

Algarve, Economia, Vídeo

Turistas convidados a provar Citrinos do Algarve IGP em cinco hotéis

11:10 19 Agosto, 2026 11:10 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Os Citrinos do Algarve IGP chegam a cinco hotéis numa campanha que valoriza a origem, a qualidade e a ligação do produto ao território

Avião estacionado no aeroporto.
Economia, Europa

Vai ser inaugurada nesta data uma nova companhia aérea espanhola com sede num aeroporto perto de Portugal e voos a 19€

16:10 17 Agosto, 2026 15:24 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova companhia aérea espanhola começa a voar ainda este ano a partir de um aeroporto perto da fronteira com Portugal

Últimas Notícias

  • Turistas convidados a provar Citrinos do Algarve IGP em cinco hotéis
    Turistas convidados a provar Citrinos do Algarve IGP em cinco hotéis
  • “A minha pensão é de 500€ e a da minha mulher de 1000”: David revela o que tem de fazer aos 75 anos para viver com ‘dignidade’
    “A minha pensão é de 500€ e a da minha mulher de 1000”: David revela o que tem de fazer aos 75 anos para viver com ‘dignidade’
  • Festa de Alcoutim regressa com Tony Carreira, David Antunes, Ivandro e espetáculo piromusical
    Festa de Alcoutim regressa com Tony Carreira, David Antunes, Ivandro e espetáculo piromusical
  • Adeus Canárias? Turistas alemães rendem-se ao ‘Havai da Europa’ que fica em Portugal
    Adeus Canárias? Turistas alemães rendem-se ao ‘Havai da Europa’ que fica em Portugal
  • Nem Cabanas nem Cacela: para chegar a esta praia no Algarve há uma ponte de madeira com 300 metros que atravessa a Ria Formosa
    Nem Cabanas nem Cacela: para chegar a esta praia no Algarve há uma ponte de madeira com 300 metros que atravessa a Ria Formosa

Opinião

  • Comissão Europeia prevê que em 2027 Portugal perca o controlo da despesa pública
    Comissão Europeia prevê que em 2027 Portugal perca o controlo da despesa pública
  • Entre o sábio e o manipulável | Por Luís Ganhão
    Entre o sábio e o manipulável | Por Luís Ganhão
  • Viver num paraíso estagnado: O manifesto de um jovem algarvio | Por Martim Lopes
    Viver num paraíso estagnado: O manifesto de um jovem algarvio | Por Martim Lopes

Europe Direct Algarve

  • Comissão Europeia prevê que em 2027 Portugal perca o controlo da despesa pública
    Comissão Europeia prevê que em 2027 Portugal perca o controlo da despesa pública
  • Execução dos fundos europeus no Algarve chega aos 12,6% no final de julho
    Execução dos fundos europeus no Algarve chega aos 12,6% no final de julho
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento