Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Saúde

Primeiro bebé do Alentejo filho de mãe infetada nasce em Évora e o teste à Covid-19 deu negativo

“Estamos muito satisfeitos com o sucesso deste nascimento no hospital de Évora, onde mãe e filha estão bem”, congratulou-se hoje Maria Filomena Mendes, presidente do conselho de administração da unidade de saúde

17:38 15 Abril, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
O primeiro nascimento na região acontece quando ainda não foi registada nenhuma morte

O primeiro bebé do Alentejo cuja mãe está infetada com covid-19 nasceu no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), na terça-feira, e o seu teste à doença deu negativo, revelou hoje a unidade hospitalar.

O “primeiro bebé da região do Alentejo cuja mãe está infetada com covid-19 nasceu de cesariana”, na terça-feira à noite, e, tanto ele como a mãe, “estão bem”, indicou hoje o HESE, em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a unidade hospitalar, na altura, foi “realizada PCR em tempo real” para o novo coronavírus (SARS-CoV-2), ou seja, foi feito ao bebé um teste baseado numa reação de polimerase em cadeia (PCR, ou Polymerase Chain Reaction, em inglês), “cujo resultado deu negativo”.

“Estamos muito satisfeitos com o sucesso deste nascimento no hospital de Évora, onde mãe e filha estão bem”, congratulou-se hoje Maria Filomena Mendes, presidente do conselho de administração do HESE.

Trata-se de “um sinal de esperança no contexto em que vivemos”, salientou a mesma responsável, acrescentando que este “primeiro nascimento” na região acontece quando “ainda não” foi registada “nenhuma morte” no Alentejo devido à pandemia de covid-19, pelo que “esta é uma excelente notícia”.

A parturiente, proveniente do distrito de Beja, foi encaminhada para o Serviço de Obstetrícia do HESE por decisão da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), “por esta unidade entender não reunir as condições necessárias para a realização deste parto”, pode ler-se na nota de imprensa do hospital de Évora.

As equipas multidisciplinares do HESE, incluindo obstetras, pediatras, neonatologistas, anestesiologistas, internistas e intensivistas, assim como enfermeiros e outros profissionais, “estão preparadas para dar resposta aos casos de grávidas infetadas pelo novo coronavírus, acautelando as devidas medidas de segurança para doentes e profissionais”, frisou a unidade hospitalar de Évora.

Neste hospital, acrescentou, “existem circuitos próprios para grávidas infetadas e não infetadas, considerando-se, como sempre, seguro dar à luz no HESE”.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher de baixa médica. Crédito: Freepik
Economia Europa Nacional Saúde

Segurança Social permite voltar a receber subsídio de doença pela mesma doença? Esta é a regra em Portugal

11:49 6 Junho, 2026 11:54 6 Junho, 2026 | João Luís

Em Portugal, o subsídio de doença tem prazos próprios e regras específicas quando há nova baixa médica: fique a par

Algarve

Atropelamento em Albufeira faz uma vítima mortal e deixa homem gravemente ferido

15:50 6 Junho, 2026 15:53 6 Junho, 2026 | João Luís

Mulher morreu e um homem ficou gravemente ferido após um atropelamento ocorrido nesta madrugada em Albufeira

Interior do carro a escaldar. Crédito: Foto AI
Auto

Adeus carro a escaldar no verão: aprenda truques simples para baixar a temperatura no interior antes de entrar

15:33 6 Junho, 2026 15:33 6 Junho, 2026 | João Luís

O interior do carro pode atingir temperaturas muito superiores às do exterior no verão. Há truques que reduzem o calor antes de entrar

Algarve Economia

Sudoeste Retail Park celebra quatro anos com feira de sabores algarvios

12:08 5 Junho, 2026 12:13 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Quarto aniversário do Sudoeste Retail Park destaca sabores algarvios, animação e crescimento da Retail Mind

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Sirenes de tsunami vão tocar nesta cidade algarvia nesta data

16:00 6 Junho, 2026 16:26 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quarteira, no concelho de Loulé, vai testar o sistema de alerta de tsunami no dia 8 de junho, às 11h05. As sirenes serão ativadas apenas como exercício de proteção civil

Gonçalo Ramos. Crédito: Lusa
Algarve Desporto

Em dia de jogo: recorde todos os algarvios que já ‘pisaram’ pela seleção nacional portuguesa

16:30 6 Junho, 2026 16:17 6 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Pelo menos 16 jogadores naturais do Algarve já chegaram à Seleção A portuguesa. Recordamos os nomes algarvios que marcaram presença na história da equipa das quinas

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água prolongados de norte a sul: saiba se a sua região é uma das afetadas

18:00 6 Junho, 2026 17:06 6 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários concelhos portugueses têm interrupções programadas e cortes no abastecimento de água entre 8 e 12 de junho

Opinião Tech

Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal

07:30 6 Junho, 2026 12:04 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os millennials devem ser vistos não apenas como a 'geração sanduíche' e intermediaria do analógico para o digital, mas também como os arquitetos de uma nova era, onde a convergência de mundos pode gerar um inimaginável potencial"

Caminhada. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem precisa de ginásio: este hábito matinal pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue

12:20 6 Junho, 2026 12:03 6 Junho, 2026 | João Luís

Este hábito matinal depois do pequeno-almoço ajuda o corpo a usar melhor a glicose e a reduzir picos de açúcar no sangue ao longo do dia

Pessoas a andar em dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Ainda vai precisar de guarda-chuva? O tempo dá uma volta e há regiões que ainda acordam com chuva neste dia

06:00 6 Junho, 2026 14:42 5 Junho, 2026 | João Luís

Previsão do IPMA aponta para uma mudança no estado do tempo, com subida da temperatura, mas ainda com chuva em algumas regiões

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: depressão no Atlântico traz mau tempo a esta região

13:59 5 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão no Atlântico deverá deixar esta região com céu muito nublado, chuva e vento moderado nos próximos dias

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Governo prepara novo Código da Estrada e coimas mais pesadas: o que pode mudar para os condutores

20:30 6 Junho, 2026 15:12 6 Junho, 2026 | João Luís

Código da Estrada: Governo quer rever regras, agravar coimas e acelerar notificações. Mudanças terão de passar pelo processo legislativo

Pessoa a pagar refeição com o telemóvel. Crédito: Freepik
Economia Tech

Usar o telemóvel para pagar tornou-se normal: há cuidados obrigatórios para proteger o seu dinheiro

20:00 5 Junho, 2026 14:31 5 Junho, 2026 | João Luís

Os pagamentos por telemóvel são práticos e rápidos, mas exigem medidas de segurança para proteger dados bancários e evitar usos indevidos

Sardinhas na grelha.
Gastronomia

Junho é o mês delas: saiba como escolher a melhor sardinha

19:00 5 Junho, 2026 15:34 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba como escolher a sardinha mais fresca na peixaria e que sinais deve observar antes de comprar

Cultura Opinião

9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos

18:20 5 Junho, 2026 18:23 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

O retrato comovente de um rapaz de 17 anos que vê a guerra passar da imaginação para a mais dura realidade

Mulher de baixa médica. Crédito: Freepik
Economia, Europa, Nacional, Saúde

Segurança Social permite voltar a receber subsídio de doença pela mesma doença? Esta é a regra em Portugal

11:49 6 Junho, 2026 11:54 6 Junho, 2026 | João Luís

Em Portugal, o subsídio de doença tem prazos próprios e regras específicas quando há nova baixa médica: fique a par

Algarve

Atropelamento em Albufeira faz uma vítima mortal e deixa homem gravemente ferido

15:50 6 Junho, 2026 15:53 6 Junho, 2026 | João Luís

Mulher morreu e um homem ficou gravemente ferido após um atropelamento ocorrido nesta madrugada em Albufeira

Interior do carro a escaldar. Crédito: Foto AI
Auto

Adeus carro a escaldar no verão: aprenda truques simples para baixar a temperatura no interior antes de entrar

15:33 6 Junho, 2026 15:33 6 Junho, 2026 | João Luís

O interior do carro pode atingir temperaturas muito superiores às do exterior no verão. Há truques que reduzem o calor antes de entrar

Algarve, Economia

Sudoeste Retail Park celebra quatro anos com feira de sabores algarvios

12:08 5 Junho, 2026 12:13 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Quarto aniversário do Sudoeste Retail Park destaca sabores algarvios, animação e crescimento da Retail Mind

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Sirenes de tsunami vão tocar nesta cidade algarvia nesta data

16:00 6 Junho, 2026 16:26 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quarteira, no concelho de Loulé, vai testar o sistema de alerta de tsunami no dia 8 de junho, às 11h05. As sirenes serão ativadas apenas como exercício de proteção civil

Gonçalo Ramos. Crédito: Lusa
Algarve, Desporto

Em dia de jogo: recorde todos os algarvios que já ‘pisaram’ pela seleção nacional portuguesa

16:30 6 Junho, 2026 16:17 6 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Pelo menos 16 jogadores naturais do Algarve já chegaram à Seleção A portuguesa. Recordamos os nomes algarvios que marcaram presença na história da equipa das quinas

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água prolongados de norte a sul: saiba se a sua região é uma das afetadas

18:00 6 Junho, 2026 17:06 6 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários concelhos portugueses têm interrupções programadas e cortes no abastecimento de água entre 8 e 12 de junho

Opinião, Tech

Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal

07:30 6 Junho, 2026 12:04 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os millennials devem ser vistos não apenas como a 'geração sanduíche' e intermediaria do analógico para o digital, mas também como os arquitetos de uma nova era, onde a convergência de mundos pode gerar um inimaginável potencial"

Caminhada. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem precisa de ginásio: este hábito matinal pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue

12:20 6 Junho, 2026 12:03 6 Junho, 2026 | João Luís

Este hábito matinal depois do pequeno-almoço ajuda o corpo a usar melhor a glicose e a reduzir picos de açúcar no sangue ao longo do dia

Pessoas a andar em dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Ainda vai precisar de guarda-chuva? O tempo dá uma volta e há regiões que ainda acordam com chuva neste dia

06:00 6 Junho, 2026 14:42 5 Junho, 2026 | João Luís

Previsão do IPMA aponta para uma mudança no estado do tempo, com subida da temperatura, mas ainda com chuva em algumas regiões

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto, Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: depressão no Atlântico traz mau tempo a esta região

13:59 5 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão no Atlântico deverá deixar esta região com céu muito nublado, chuva e vento moderado nos próximos dias

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Governo prepara novo Código da Estrada e coimas mais pesadas: o que pode mudar para os condutores

20:30 6 Junho, 2026 15:12 6 Junho, 2026 | João Luís

Código da Estrada: Governo quer rever regras, agravar coimas e acelerar notificações. Mudanças terão de passar pelo processo legislativo

Pessoa a pagar refeição com o telemóvel. Crédito: Freepik
Economia, Tech

Usar o telemóvel para pagar tornou-se normal: há cuidados obrigatórios para proteger o seu dinheiro

20:00 5 Junho, 2026 14:31 5 Junho, 2026 | João Luís

Os pagamentos por telemóvel são práticos e rápidos, mas exigem medidas de segurança para proteger dados bancários e evitar usos indevidos

Sardinhas na grelha.
Gastronomia

Junho é o mês delas: saiba como escolher a melhor sardinha

19:00 5 Junho, 2026 15:34 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba como escolher a sardinha mais fresca na peixaria e que sinais deve observar antes de comprar

Cultura, Opinião

9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos

18:20 5 Junho, 2026 18:23 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

O retrato comovente de um rapaz de 17 anos que vê a guerra passar da imaginação para a mais dura realidade

Últimas Notícias

  • Governo prepara novo Código da Estrada e coimas mais pesadas: o que pode mudar para os condutores
    Governo prepara novo Código da Estrada e coimas mais pesadas: o que pode mudar para os condutores
  • Vai haver cortes de água prolongados de norte a sul: saiba se a sua região é uma das afetadas
    Vai haver cortes de água prolongados de norte a sul: saiba se a sua região é uma das afetadas
  • Tenista Carlos Alcaraz falha Roland Garros por lesão e escolhe esta praia no sul de Portugal para descansar
    Tenista Carlos Alcaraz falha Roland Garros por lesão e escolhe esta praia no sul de Portugal para descansar
  • Em dia de jogo: recorde todos os algarvios que já ‘pisaram’ pela seleção nacional portuguesa
    Em dia de jogo: recorde todos os algarvios que já ‘pisaram’ pela seleção nacional portuguesa
  • Sirenes de tsunami vão tocar nesta cidade algarvia nesta data
    Sirenes de tsunami vão tocar nesta cidade algarvia nesta data
  • Atropelamento em Albufeira faz uma vítima mortal e deixa homem gravemente ferido
    Atropelamento em Albufeira faz uma vítima mortal e deixa homem gravemente ferido

Opinião

  • Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal
    Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal
  • 9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos
    9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos
  • Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
    Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para junho | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para junho | Por João Correia Tarólogo
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
    “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
  • Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
    Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal