Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Saúde

Portugal produz um milhão de máscaras por dia e começa a exportar, diz Ministro

Siza Vieira realçou que estão previstos muitos canais de distribuição destes materiais além das farmácias, como a distribuição alimentar, supermercados e máquinas de venda automática, para que estes bens estejam disponíveis

13:25 3 Maio, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A população em geral, passará a ter mais um equipamento, ou um produto de vestuário disponível nos supermercados para uso diário, diz ministro

A indústria portuguesa produz diariamente um milhão de máscaras tendo como prioridade o abastecimento do mercado interno, mas está a começar a exportar, revelou hoje o ministro da Economia, enquanto comprava máscaras numa superfície comercial de Lisboa.

Pedro Siza Vieira foi hoje comprar máscaras disponíveis numa superfície comercial para demonstrar como será a nova realidade dos portugueses, que a partir de hoje têm a máscara como novo acessório obrigatório em espaços públicos, como comércio e transportes.

“Nós neste momento já temos em Portugal uma capacidade de produção de máscaras superior a um milhão por dia e cada vez vamos começar a produzir mais máscaras reutilizáveis, ou seja, máscaras que, em vez de se terem que usar uma única vez e deitar fora, podem ser lavadas, mantendo a sua capacidade de proteção”, afirmou.

O ministro destacou que a indústria nacional mobilizou-se muito para aumentar a produção e isso deverá nos “próximos tempos baixar os preços” destes equipamentos, para o que também contribuirá a baixa do IVA para 6%, já aprovada na Assembleia da República.

“Neste momento, as empresas portuguesas não só produzem para o mercado nacional como já começam a produzir também para exportação e, portanto, estou convencido que, à medida que vamos tendo mais oferta, o preço vai tornar-se mais acessível”, acrescentou, quando confrontado com os preços atuais.

Siza Vieira destacou que esta exportação acontece já “essencialmente para países europeus e ainda em quantidades relativamente reduzidas”.

“A prioridade das empresas portuguesas obviamente continua a ser o abastecimento do mercado nacional, mas, à medida que vamos tendo a capacidade de produzir – e como sabem Portugal é um grande produtor de produtos têxteis e de vestuário -, vamos começar a exportar, porque este vai ser um produto que, nos próximos tempos, vai ser muito necessário na Europa, nos Estados Unidos, e não podemos estar dependentes apenas da China, que era tradicionalmente o grande produtor deste tipo de equipamentos”, sublinhou.

O ministro referiu ainda a mobilização de um conjunto de produtores da indústria para cumprir normas e especificações de qualidade e de segurança definidas pelo Infarmed, que passam no crivo da certificação do Centro Tecnológico da Indústria Têxtil e do Vestuário.

“Neste momento já temos 135 equipamentos já certificados e as empresas estão a começar a produzir”, disse, salientando: “o mais importante para termos abundantemente estes equipamentos disponíveis a um preço acessível é aumentar o mais possível a produção”.

Siza Vieira realçou que estão previstos muitos canais de distribuição destes materiais além das farmácias, como a distribuição alimentar, supermercados e máquinas de venda automática, para que estes bens estejam disponíveis como outros produtos de uso regular e comum.

“Aquilo que estamos a tentar assegurar é que, no acesso às escolas, o pessoal docente, o pessoal não docente e os alunos tenham acesso a máscaras disponibilizadas pelo Estado. A mesma coisa sucede obviamente para aqueles que são funcionários que carecem destes tipos de equipamentos de proteção na sua atividade quotidiana: pessoal de saúde das forças de segurança etc.”, disse.

Já a população em geral, passará a ter mais um equipamento, ou um produto de vestuário disponível nos supermercados para uso diário, acrescentou.

Em relação aos produtos de higiene à base de álcool, o ministro realçou que também produtores de bebidas alcoólicas e de vários tipos de materiais de desinfeção reorientaram a sua produção para estes produtos.

“Julgo que, também por isso, começaremos a ver este tipo de produtos não apenas em abundância mas também a preço mais acessível”, acrescentou.

Em Portugal, morreram 1.023 pessoas das 25.190 confirmadas como infetadas, e há 1.671 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 243 mil mortos e infetou mais de 3,4 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Mais de um milhão de doentes foram considerados curados.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Encontradas as gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: afinal estão na Suíça e foram detidas com canábis nas malas

10:35 1 Julho, 2026 10:33 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Leila e Laila Lourenço foram detidas na Suíça depois de serem encontradas com vários quilos de canábis nas bagagens

Algarve Cultura Gastronomia

Arraial abre Feira de Verão de Quarteira com festa brasileira e intercâmbio cultural

09:14 1 Julho, 2026 09:18 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Festa junta pratos típicos brasileiros, apresentação de Quadrilha e uma noite dedicada ao forró em Quarteira

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Mundo

Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais

13:37 1 Julho, 2026 13:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Compras na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras com novas regras aduaneiras da UE. Saiba o que muda nas encomendas

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Nacional Tech

O alerta de sismos da Google já funciona em Portugal: veja como ativar e conheça a alternativa para iPhone

13:12 30 Junho, 2026 12:57 30 Junho, 2026 | João Luís

Android já permite receber alertas de sismos em Portugal através da Google. No iPhone, a principal alternativa passa pela app oficial do IPMA

Peixes mortos.
Algarve

Mau cheiro no Trilho do Ludo entre Faro e Almancil associado à presença de milhares de peixes mortos na Ria Formosa

13:09 1 Julho, 2026 12:53 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Foram encontrados milhares de peixes mortos na zona do Ludo, na Ria Formosa, entre Faro e Almancil, mas ainda não foram apurados os motivos

Médico a passar um atestado.
Nacional Saúde

PJ detém médica de Benavente suspeita de passar atestados para falsas reformas por invalidez

11:41 1 Julho, 2026 11:41 1 Julho, 2026 | João Luís

Médica de Benavente foi detida pela PJ por suspeitas de passar atestados de invalidez usados em alegadas falsas reformas

Economia Europe Direct Algarve

Santa Casa de Albufeira ultrapassa 350 formandos com projeto CAPACITAR

09:01 1 Julho, 2026 09:04 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Desde 2024, o projeto CAPACITAR tem criado oportunidades de formação e desenvolvimento pessoal na região algarvia

Comboio parado na plataforma.
Algarve

Faz hoje 137 anos que o primeiro comboio chegou ao Algarve

11:23 1 Julho, 2026 11:23 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Ferrovia no Algarve celebra 137 anos desde a chegada oficial do comboio a Faro, num percurso marcado debates sobre o futuro da mobilidade

Tempo

Calor extremo instala-se em Portugal e pode durar vários dias seguidos: cúpula de calor traz máximas acima dos 40 ºC

06:00 1 Julho, 2026 15:49 30 Junho, 2026 | João Luís

Portugal poderá enfrentar vários dias seguidos de temperaturas extremas, com uma cúpula de calor a empurrar máximas acima dos 40 ºC

Opinião

A realidade é sempre maior do que aquilo que conseguimos ver | Por Luís Ganhão

11:54 1 Julho, 2026 11:54 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Tal como existem inúmeros seres humanos (...) poderão existir inúmeras estruturas superiores, cada uma acolhendo universos inteiros com formas de vida semelhantes ou completamente diferentes da nossa"

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Gastronomia

Especialistas revelam: alimentos enlatados e congelados são tão saudáveis como os frescos e estes são os motivos

19:40 30 Junho, 2026 14:52 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Produtos congelados ou enlatados podem ser tão nutritivos como os frescos e, em alguns casos, até conservar melhor certos nutrientes

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai de mota a Espanha? Já pode conduzir na berma, mas só nestas situações

16:40 30 Junho, 2026 14:44 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha aprovou novas regras para motociclistas que permitem circular na berma direita em situações de congestionamento

Europe Direct Algarve

Incubadora Farol encerra ciclo de aceleração com seis projetos em Faro

11:32 30 Junho, 2026 11:31 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos apoiados pelo Farol abordam neurodivergência, economia circular, trabalho remoto e participação cívica

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Encontradas as gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: afinal estão na Suíça e foram detidas com canábis nas malas

10:35 1 Julho, 2026 10:33 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Leila e Laila Lourenço foram detidas na Suíça depois de serem encontradas com vários quilos de canábis nas bagagens

Algarve, Cultura, Gastronomia

Arraial abre Feira de Verão de Quarteira com festa brasileira e intercâmbio cultural

09:14 1 Julho, 2026 09:18 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Festa junta pratos típicos brasileiros, apresentação de Quadrilha e uma noite dedicada ao forró em Quarteira

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Mundo

Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais

13:37 1 Julho, 2026 13:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Compras na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras com novas regras aduaneiras da UE. Saiba o que muda nas encomendas

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Nacional, Tech

O alerta de sismos da Google já funciona em Portugal: veja como ativar e conheça a alternativa para iPhone

13:12 30 Junho, 2026 12:57 30 Junho, 2026 | João Luís

Android já permite receber alertas de sismos em Portugal através da Google. No iPhone, a principal alternativa passa pela app oficial do IPMA

Peixes mortos.
Algarve

Mau cheiro no Trilho do Ludo entre Faro e Almancil associado à presença de milhares de peixes mortos na Ria Formosa

13:09 1 Julho, 2026 12:53 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Foram encontrados milhares de peixes mortos na zona do Ludo, na Ria Formosa, entre Faro e Almancil, mas ainda não foram apurados os motivos

Médico a passar um atestado.
Nacional, Saúde

PJ detém médica de Benavente suspeita de passar atestados para falsas reformas por invalidez

11:41 1 Julho, 2026 11:41 1 Julho, 2026 | João Luís

Médica de Benavente foi detida pela PJ por suspeitas de passar atestados de invalidez usados em alegadas falsas reformas

Economia, Europe Direct Algarve

Santa Casa de Albufeira ultrapassa 350 formandos com projeto CAPACITAR

09:01 1 Julho, 2026 09:04 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Desde 2024, o projeto CAPACITAR tem criado oportunidades de formação e desenvolvimento pessoal na região algarvia

Comboio parado na plataforma.
Algarve

Faz hoje 137 anos que o primeiro comboio chegou ao Algarve

11:23 1 Julho, 2026 11:23 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Ferrovia no Algarve celebra 137 anos desde a chegada oficial do comboio a Faro, num percurso marcado debates sobre o futuro da mobilidade

Tempo

Calor extremo instala-se em Portugal e pode durar vários dias seguidos: cúpula de calor traz máximas acima dos 40 ºC

06:00 1 Julho, 2026 15:49 30 Junho, 2026 | João Luís

Portugal poderá enfrentar vários dias seguidos de temperaturas extremas, com uma cúpula de calor a empurrar máximas acima dos 40 ºC

Opinião

A realidade é sempre maior do que aquilo que conseguimos ver | Por Luís Ganhão

11:54 1 Julho, 2026 11:54 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Tal como existem inúmeros seres humanos (...) poderão existir inúmeras estruturas superiores, cada uma acolhendo universos inteiros com formas de vida semelhantes ou completamente diferentes da nossa"

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Gastronomia

Especialistas revelam: alimentos enlatados e congelados são tão saudáveis como os frescos e estes são os motivos

19:40 30 Junho, 2026 14:52 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Produtos congelados ou enlatados podem ser tão nutritivos como os frescos e, em alguns casos, até conservar melhor certos nutrientes

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai de mota a Espanha? Já pode conduzir na berma, mas só nestas situações

16:40 30 Junho, 2026 14:44 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha aprovou novas regras para motociclistas que permitem circular na berma direita em situações de congestionamento

Europe Direct Algarve

Incubadora Farol encerra ciclo de aceleração com seis projetos em Faro

11:32 30 Junho, 2026 11:31 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos apoiados pelo Farol abordam neurodivergência, economia circular, trabalho remoto e participação cívica

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Últimas Notícias

  • Famílias numerosas podem ter reforço no IRS: dedução duplica a partir deste número de filhos
    Famílias numerosas podem ter reforço no IRS: dedução duplica a partir deste número de filhos
  • Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais
    Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais
  • Mau cheiro no Trilho do Ludo entre Faro e Almancil associado à presença de milhares de peixes mortos na Ria Formosa
    Mau cheiro no Trilho do Ludo entre Faro e Almancil associado à presença de milhares de peixes mortos na Ria Formosa
  • Verão em Quarteira junta música, leitura, desporto e convívio
    Verão em Quarteira junta música, leitura, desporto e convívio
  • Há motivos para alarme? Portugueses são os segundos mais pessimistas na UE
    Há motivos para alarme? Portugueses são os segundos mais pessimistas na UE

Opinião

  • A realidade é sempre maior do que aquilo que conseguimos ver | Por Luís Ganhão
    A realidade é sempre maior do que aquilo que conseguimos ver | Por Luís Ganhão
  • O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • O futuro do imobiliário algarvio será escrito no interior | Por Marlos Gonçalves
    O futuro do imobiliário algarvio será escrito no interior | Por Marlos Gonçalves

Europe Direct Algarve

  • Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais
    Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais
  • Santa Casa de Albufeira ultrapassa 350 formandos com projeto CAPACITAR
    Santa Casa de Albufeira ultrapassa 350 formandos com projeto CAPACITAR
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal