Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Saúde

Portugal no pico da pandemia: infeções e mortes vão diminuir nas próximas semanas

Grupo de acompanhamento da pandemia confirma que depois do final de fevereiro toda a população terá alguma imunidade.

09:52 3 Fevereiro, 2022 09:52 3 Fevereiro, 2022
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Portugal está a atingir o pico da atual vaga da pandemia e, nas próximas semanas, vai se registar uma redução de infeções, internamentos e de mortes por covid-19, estima o Instituto Superior Técnico (IST).

“O Rt (índice de transmissibilidade do vírus) em todo o país está em descida acentuada e já se aproxima de 1 em média geométrica a sete dias, o que indica que o pico da incidência já está a ser atingido”, avança o relatório do grupo de trabalho de acompanhamento da pandemia do IST.

Segundo o documento elaborado por Henrique Oliveira, Pedro Amaral, José Rui Figueira e Ana Serro, que compõem o grupo de trabalho coordenado pelo presidente do IST, Rogério Colaço, a taxa de variação de casos a nível nacional está próxima de 0%, o que também indica que Portugal está a atravessar o pico da incidência.

De acordo com estes especialistas, o pico da incidência atingiu um valor real de 130 mil a 150 mil infeções, das quais “foram visíveis menos de 60 mil casos (em média a sete dias) por saturação de testes”, adianta o estudo do IST da Universidade de Lisboa.

“Em fevereiro a tendência será de descida gradual da incidência, que depois passará a muito acentuada”, estima o IST, que prevê também que nos próximos dias ainda se registe um aumento ligeiro do número de hospitalizações e de óbitos “por inércia”, mas que deverá começar a reduzir a partir do final da próxima semana.

O grupo de trabalho mantém a previsão de que Portugal já não ultrapassará os 2.500 doentes em enfermaria por covid-19 e os 200 em unidades de cuidados intensivos, enquanto a mortalidade “será um pouco mais alta do que o esperado pelo arrastamento do pico da incidência para o início deste mês”.

“A fase de doença residente da covid-19 (à semelhança da gripe, por exemplo) aproxima-se agora a passos largos, as próximas semanas vão ser de descida de casos e, por arrastamento, de todos os indicadores”, indica ainda o relatório do Técnico.

Este grupo de acompanhamento da pandemia “confirma plenamente” a previsão anterior de que, devido às pessoas vacinadas e às que foram infetadas, “depois do final de fevereiro toda a população terá alguma imunidade ao vírus”.

De acordo com os mesmos dados, a letalidade do grupo dos idosos com mais de 80 anos está estável, com valores a rondar os 4,5%, o que demonstra que o “esforço de vacinação continua a surtir efeitos nesta classe” etária.

Os especialistas consideram ainda que, desde o último relatório de 25 de janeiro, “houve uma diminuição do risco pandémico”, com o indicador de avaliação da pandemia elaborado pelo IST e pela Ordem dos Médicos (OM) a baixar na quarta-feira para o valor de 91,78, abaixo do limiar crítico dos 100 pontos.

De acordo com estas duas instituições, quando este indicador, que combina a incidência, a transmissibilidade, a letalidade e a hospitalização em enfermaria em unidades de cuidados intensivos, ultrapassa os 100 pontos, a resposta de saúde a pessoas com outras doenças começa a ficar comprometida.

“A probabilidade de regressar a 100 pontos (nível de alarme) em fevereiro é de apenas 40%, com tendência de descida. A probabilidade de o indicador ultrapassar os 120 (nível crítico) desceu de 40% para níveis próximos de 0”, adianta o documento.

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

LF
Algarve

Faro reúne meia centena de pessoas em protesto pela habitação e contra atuação policial

07:00 28 Outubro, 2026 06:55 28 Outubro, 2026

Manifestantes concentraram-se em Faro num protesto pelo direito à habitação e criticaram a intervenção da PSP em Lisboa e no Porto

Cultura Ensino Europe Direct Algarve

Parlamento Europeu reúne nove escolas de Portugal, Irlanda e Reino Unido em Ferragudo

07:44 28 Outubro, 2026 07:44 28 Outubro, 2026

Estudantes de Portugal, Irlanda e Reino Unido participam em encontro de cidadania europeia promovido pelo Parlamento Europeu no Algarve

Algarve Desporto Economia

Ferragudo celebra 27 anos como vila e reivindica financiamento mais justo para a freguesia

08:13 28 Outubro, 2026 08:13 28 Outubro, 2026

Comemorações dos 27 anos de Ferragudo como vila incluem atividades e um debate sobre o futuro do Algarve, num contexto de reivindicações financeiras

Tempo

Vai chover no Halloween? Eis a previsão para o fim de semana em Portugal continental

06:00 28 Outubro, 2026 16:06 27 Outubro, 2026

Sol e temperaturas acima da média deverão marcar o fim de semana. Saiba o que se prevê para o Halloween e o feriado

Opinião Saúde

O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório

07:30 28 Outubro, 2026 19:14 27 Outubro, 2026

"O AVC é tratável e evitável. Investir no seu combate não é apenas um dever clínico, mas um imperativo ético. Juntos, podemos mudar a história do AVC em Portugal"

Algarve Cultura

Conservatório de Albufeira prepara regresso das aulas de ballet e convida famílias a manifestar interesse

07:20 28 Outubro, 2026 07:13 28 Outubro, 2026

Instituição quer reativar o ensino de ballet em Albufeira e está a recolher informações das famílias para organizar as futuras aulas

Europe Direct Algarve Opinião Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Nacional

Trabalhadores portugueses podem passar a ser inscritos automaticamente em fundos de pensões: proposta chega em 2027

17:40 27 Outubro, 2026 17:32 27 Outubro, 2026

Portugal prepara mudanças na poupança para a reforma. Regulador quer avançar com um sistema de inscrição automática em fundos de pensões privados

Algarve Economia Nacional

Hotéis do Algarve conquistam 11 prémios internacionais nos World Luxury Awards 2026

11:40 27 Outubro, 2026 11:33 27 Outubro, 2026

Unidades de luxo do Algarve somaram 11 prémios nas áreas da hotelaria, gastronomia e bem-estar, entre as 19 distinções atribuídas à Highgate Portugal

Copo de plástico com cubos de gelo.
Economia Nacional

Cadeia de supermercados já vende copos com 130 gramas de gelo pelo mesmo preço de um saco com 2 quilos

14:20 26 Outubro, 2026 12:31 26 Outubro, 2026

Auchan disponibiliza um copo com gelo por 99 cêntimos, mas pelo mesmo valor é possível comprar um saco com uma quantidade muito superior

Opinião

Uns armam barraca, outros armam tendas (ou da arte nacional de distinguir entre o cidadão incómodo e o adepto estimável) | Por José Figueiredo Santos

08:46 27 Outubro, 2026 08:48 27 Outubro, 2026

"É uma arte antiga, esta de confundir a paz pública com o silêncio dos descontentes"

Cultura Europe Direct Algarve

Vila Real de Santo António recebe lançamento de livro sobre as fronteiras ibéricas e a Batalha do Guadiana

11:20 27 Outubro, 2026 11:11 27 Outubro, 2026

Fernando Pessanha participa no lançamento de obra sobre as fronteiras ibéricas, com destaque para um episódio da história militar de 1801

Auto

Perdeu a carta de condução? IMT explica como pedir uma nova sem sair de casa e com 10% de desconto

19:30 26 Outubro, 2026 15:53 26 Outubro, 2026

O IMT esclarece que os condutores portugueses podem pedir uma segunda via da carta de condução pela Internet

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais, Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

LF
Algarve

Faro reúne meia centena de pessoas em protesto pela habitação e contra atuação policial

07:00 28 Outubro, 2026 06:55 28 Outubro, 2026

Manifestantes concentraram-se em Faro num protesto pelo direito à habitação e criticaram a intervenção da PSP em Lisboa e no Porto

Cultura, Ensino, Europe Direct Algarve

Parlamento Europeu reúne nove escolas de Portugal, Irlanda e Reino Unido em Ferragudo

07:44 28 Outubro, 2026 07:44 28 Outubro, 2026

Estudantes de Portugal, Irlanda e Reino Unido participam em encontro de cidadania europeia promovido pelo Parlamento Europeu no Algarve

Algarve, Desporto, Economia

Ferragudo celebra 27 anos como vila e reivindica financiamento mais justo para a freguesia

08:13 28 Outubro, 2026 08:13 28 Outubro, 2026

Comemorações dos 27 anos de Ferragudo como vila incluem atividades e um debate sobre o futuro do Algarve, num contexto de reivindicações financeiras

Tempo

Vai chover no Halloween? Eis a previsão para o fim de semana em Portugal continental

06:00 28 Outubro, 2026 16:06 27 Outubro, 2026

Sol e temperaturas acima da média deverão marcar o fim de semana. Saiba o que se prevê para o Halloween e o feriado

Opinião, Saúde

O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório

07:30 28 Outubro, 2026 19:14 27 Outubro, 2026

"O AVC é tratável e evitável. Investir no seu combate não é apenas um dever clínico, mas um imperativo ético. Juntos, podemos mudar a história do AVC em Portugal"

Algarve, Cultura

Conservatório de Albufeira prepara regresso das aulas de ballet e convida famílias a manifestar interesse

07:20 28 Outubro, 2026 07:13 28 Outubro, 2026

Instituição quer reativar o ensino de ballet em Albufeira e está a recolher informações das famílias para organizar as futuras aulas

Europe Direct Algarve, Opinião, Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Nacional

Trabalhadores portugueses podem passar a ser inscritos automaticamente em fundos de pensões: proposta chega em 2027

17:40 27 Outubro, 2026 17:32 27 Outubro, 2026

Portugal prepara mudanças na poupança para a reforma. Regulador quer avançar com um sistema de inscrição automática em fundos de pensões privados

Algarve, Economia, Nacional

Hotéis do Algarve conquistam 11 prémios internacionais nos World Luxury Awards 2026

11:40 27 Outubro, 2026 11:33 27 Outubro, 2026

Unidades de luxo do Algarve somaram 11 prémios nas áreas da hotelaria, gastronomia e bem-estar, entre as 19 distinções atribuídas à Highgate Portugal

Copo de plástico com cubos de gelo.
Economia, Nacional

Cadeia de supermercados já vende copos com 130 gramas de gelo pelo mesmo preço de um saco com 2 quilos

14:20 26 Outubro, 2026 12:31 26 Outubro, 2026

Auchan disponibiliza um copo com gelo por 99 cêntimos, mas pelo mesmo valor é possível comprar um saco com uma quantidade muito superior

Opinião

Uns armam barraca, outros armam tendas (ou da arte nacional de distinguir entre o cidadão incómodo e o adepto estimável) | Por José Figueiredo Santos

08:46 27 Outubro, 2026 08:48 27 Outubro, 2026

"É uma arte antiga, esta de confundir a paz pública com o silêncio dos descontentes"

Cultura, Europe Direct Algarve

Vila Real de Santo António recebe lançamento de livro sobre as fronteiras ibéricas e a Batalha do Guadiana

11:20 27 Outubro, 2026 11:11 27 Outubro, 2026

Fernando Pessanha participa no lançamento de obra sobre as fronteiras ibéricas, com destaque para um episódio da história militar de 1801

Auto

Perdeu a carta de condução? IMT explica como pedir uma nova sem sair de casa e com 10% de desconto

19:30 26 Outubro, 2026 15:53 26 Outubro, 2026

O IMT esclarece que os condutores portugueses podem pedir uma segunda via da carta de condução pela Internet

Últimas Notícias

  • Ferragudo celebra 27 anos como vila e reivindica financiamento mais justo para a freguesia
    Ferragudo celebra 27 anos como vila e reivindica financiamento mais justo para a freguesia
  • Parlamento Europeu reúne nove escolas de Portugal, Irlanda e Reino Unido em Ferragudo
    Parlamento Europeu reúne nove escolas de Portugal, Irlanda e Reino Unido em Ferragudo
  • Conservatório de Albufeira prepara regresso das aulas de ballet e convida famílias a manifestar interesse
    Conservatório de Albufeira prepara regresso das aulas de ballet e convida famílias a manifestar interesse
  • Faro reúne meia centena de pessoas em protesto pela habitação e contra atuação policial
    Faro reúne meia centena de pessoas em protesto pela habitação e contra atuação policial
  • Vai chover no Halloween? Eis a previsão para o fim de semana em Portugal continental
    Vai chover no Halloween? Eis a previsão para o fim de semana em Portugal continental

Opinião

  • O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório
    O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório
  • Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman
    Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman
  • Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
    Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

Europe Direct Algarve

  • Parlamento Europeu reúne nove escolas de Portugal, Irlanda e Reino Unido em Ferragudo
    Parlamento Europeu reúne nove escolas de Portugal, Irlanda e Reino Unido em Ferragudo
  • Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
    Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal