Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Saúde

Pneumologista alerta para aumento de doença viral com a retirada de máscaras

“Ninguém sabe bem, mas as máscaras quanto a mim vão ter um papel muito preponderante”, salienta o diretor do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar de Leiria

18:55 7 Outubro, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O diretor do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) alertou esta quinta-feira para um possível aumento de doença viral, com a retirada das máscaras, e defendeu que o seu uso tem de ser equilibrado.

“Há um medo que tenho, porque sou pneumologista, que se a retirada das máscaras for generalizada, vamos ter um aumento de doença viral difusa ao nível do país”, afirmou Salvato Feijó, também diretor clínico do CHL, que hoje reuniu com o presidente da Secção Regional da Ordem dos Médicos, devido à escassez de profissionais de saúde nas urgências do hospital de Leiria.

O especialista sublinhou, contudo, que não pode dizer para que o uso de máscara seja contínuo, pois “isso também representa um risco para a população”.

“Se passarmos muito tempo sem exposição viral, a nossa capacidade imunitária também diminui. Portanto, isso tem de ser gerido de forma que haja um equilíbrio”, sublinhou.

PREVISTA MAIOR AFLUÊNCIA ÀS URGÊNCIAS NO INVERNO

Salvato Feijó acrescentou que “se isso acontecer no período do inverno”, irá “ter um aumento de afluência [nas urgências], que será muito comprometedora para uma estrutura que já está, muitas vezes, a jogar nos limites”, como é o caso do Serviço de Urgência do hospital de Leiria.

“Esperemos que isso não aconteça. Ninguém sabe bem, mas as máscaras quanto a mim vão ter um papel muito preponderante”, reforçou, recusando que a situação nas urgências do Hospital de Santo André seja “gravíssima”, como referiu o presidente da Secção Regional da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes.

Para Salvato Feijó, trata-se de um “problema grave”. “Tivemos apenas um único episódio excecional em que não tivemos médicos ortopedistas durante um período de 12 horas. Estamos a colmatar isso com recurso a médicos contratados. Neste momento, estamos a conseguir gerir, não da maneira que gostaríamos, mas da maneira que é possível, neste momento”, acrescentou.

O diretor clínico lembrou ainda que a urgência de Leiria tem “uma área de influência de 400 mil habitantes, tem uma elevada procura, tem doentes muito graves e, portanto, não são aqueles que vêm com uma dor e vão embora”.

“São doentes mais complicados, cheios de comorbilidades, atendendo também ao envelhecimento da população desta região, e põem-nos certos problemas”, constatou, revelando que têm sido os médicos do quadro quem tem ajudado a completar a escala, quando os profissionais de saúde contratados a empresas externas não comparecem ao serviço.

O médico reconhece, contudo, que é um “esforço muito extra, porque já todos estão com horas extraordinárias em grande quantidade” e admitiu que é uma situação em que se “tapa de um lado e destapa do outro”.

Salvato Feijó revelou que a criação de uma equipa fixa para o serviço de urgência, em julho, melhorou o atendimento.

“Contratámos 12 médicos generalistas e conseguimos ter uma mancha durante o dia, entre as oito da manhã e as oito da noite, aos dias de semana, completamente coberta e bem coberta. Só que aos fins de semana e durante a noite temos as fragilidades de que estávamos a falar. É aí que temos que optar por um esforço individual dos nossos médicos e que normalmente é um esforço individual e supletivo, com grande custo da sua vida familiar e pessoal”, constatou.

O diretor clínico afirmou ainda que o Ministério da Saúde “está a ter uma atenção particular a estes aspetos, até porque o sistema nacional de saúde está a mostrar algumas fraturas que são exemplo indicativo daquilo que poderá vir a ser cada vez mais grave, à medida que o envelhecimento também da população médica se vai dando”.

Cultura Nacional

Bandidos do Cante ficam fora da final da Eurovisão

09:55 13 Maio, 2026 09:59 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Eurovisão 2026: Portugal ficou fora da final, após atuação dos Bandidos do Cante na semifinal realizada em Viena

Algarve Cultura

Última casa de veraneio da Marginal de Quarteira é classificada como Monumento de Interesse Municipal

06:50 13 Maio, 2026 06:52 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Moradia de 1945 em Quarteira, conhecida como “Vila Maria Izidra”, recebe classificação de Interesse Municipal.

Mulher a jogar no Euromilhões. Crédito: Freepik AI
Economia Vida & Lazer

O erro mais comum no Euromilhões não está nos números: saiba do que se trata e como o tentar evitar

10:30 13 Maio, 2026 09:26 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria aposta sempre da mesma forma no Euromilhões. Pequenos pormenores passam despercebidos e raramente são discutidos

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 08:48 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Algarve Cultura Gastronomia

Parises celebra Festa dos Tabuleiros Floridos com procissão, caminhadas e tradições serranas

11:08 13 Maio, 2026 11:08 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Mercadinho, procissão e tabuleiros floridos animam aldeia de Parises durante festa em honra de Nossa Senhora de Fátima

Algarve Cultura

Fernando Dacosta fala sobre vida e legado de Amália Rodrigues na Biblioteca de Tavira

10:40 13 Maio, 2026 10:40 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

“Encontro com Autores” conta com a participação do escritor e jornalista Fernando Dacosta e de Maria Luísa Francisco

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Casal preocupado com a sua situação financeira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Está na lista de devedores da Autoridade Tributária? Saiba como consultar e o que fazer para retirar o nome

08:50 13 Maio, 2026 08:41 13 Maio, 2026 | João Luís

A lista de devedores à Autoridade Tributária é pública: veja como consultar e o que fazer para retirar o nome

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Antes do sol vem chuva e trovoada: mau tempo tem os ‘dias contados’ a partir desta data mas ainda vai afetar estas regiões

09:30 13 Maio, 2026 11:24 13 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Bom tempo deverá regressar a Portugal nos próximos dias mas antes ainda vai haver episódios de chuva e trovoada em algumas regiões

Dia de chuva, nevoeiro e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoadas e chuva forte: mau tempo continua a ‘atormentar’ Portugal e há regiões com nevoeiro

06:00 13 Maio, 2026 11:00 12 Maio, 2026 | João Luís

A chuva ainda não vai embora: o IPMA prevê aguaceiros, trovoada e nevoeiro em várias regiões de Portugal ao longo do dia

Opinião

Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão

08:22 13 Maio, 2026 09:33 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"O Estado não pode exigir atenção máxima aos condutores enquanto tolera estradas que confundem, distraem ou abandonam quem nelas circula"

Algarve

Variante a Olhão inaugurada após décadas de espera

09:20 13 Maio, 2026 09:29 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Ministro diz que Governo quer resolver problemas rodoviários do Algarve e desbloquear investimentos travados há anos

Laranjas na estrada. Crédito: Magnific AI
Auto

Viu várias laranjas no meio da estrada? Saiba o que significam e o que deve fazer para evitar problemas

21:20 11 Maio, 2026 21:18 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Ver várias laranjas espalhadas na estrada pode não ser um simples acaso e há cuidados que podem ajudar a evitar problemas inesperados

Casal de jovens em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vive numa casa arrendada? Há um simples detalhe no IRS que pode render algum dinheiro

09:10 13 Maio, 2026 09:04 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Os inquilinos vão ter de declarar algo no IRS de 2026 que muitos ainda ignoram. E pode valer dinheiro

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Idoso deixa apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora: vizinhos disseram que terá sido obrigado a fazer testamento e tribunal teve a última palavra

19:30 9 Maio, 2026 09:59 12 Maio, 2026 | João Luís

O idoso italiano deixou apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora, mas familiares levantaram suspeitas sobre o testamento

Algarve Cultura

Festa da Espiga volta a animar Salir com tradição, música, gastronomia e desfile etnográfico

08:00 12 Maio, 2026 08:00 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradição, música e gastronomia marcam nova edição da Festa da Espiga em Salir ao longo de três dias de animação

Cultura, Nacional

Bandidos do Cante ficam fora da final da Eurovisão

09:55 13 Maio, 2026 09:59 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Eurovisão 2026: Portugal ficou fora da final, após atuação dos Bandidos do Cante na semifinal realizada em Viena

Algarve, Cultura

Última casa de veraneio da Marginal de Quarteira é classificada como Monumento de Interesse Municipal

06:50 13 Maio, 2026 06:52 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Moradia de 1945 em Quarteira, conhecida como “Vila Maria Izidra”, recebe classificação de Interesse Municipal.

Mulher a jogar no Euromilhões. Crédito: Freepik AI
Economia, Vida & Lazer

O erro mais comum no Euromilhões não está nos números: saiba do que se trata e como o tentar evitar

10:30 13 Maio, 2026 09:26 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria aposta sempre da mesma forma no Euromilhões. Pequenos pormenores passam despercebidos e raramente são discutidos

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 08:48 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Algarve, Cultura, Gastronomia

Parises celebra Festa dos Tabuleiros Floridos com procissão, caminhadas e tradições serranas

11:08 13 Maio, 2026 11:08 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Mercadinho, procissão e tabuleiros floridos animam aldeia de Parises durante festa em honra de Nossa Senhora de Fátima

Algarve, Cultura

Fernando Dacosta fala sobre vida e legado de Amália Rodrigues na Biblioteca de Tavira

10:40 13 Maio, 2026 10:40 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

“Encontro com Autores” conta com a participação do escritor e jornalista Fernando Dacosta e de Maria Luísa Francisco

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Casal preocupado com a sua situação financeira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Está na lista de devedores da Autoridade Tributária? Saiba como consultar e o que fazer para retirar o nome

08:50 13 Maio, 2026 08:41 13 Maio, 2026 | João Luís

A lista de devedores à Autoridade Tributária é pública: veja como consultar e o que fazer para retirar o nome

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Antes do sol vem chuva e trovoada: mau tempo tem os ‘dias contados’ a partir desta data mas ainda vai afetar estas regiões

09:30 13 Maio, 2026 11:24 13 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Bom tempo deverá regressar a Portugal nos próximos dias mas antes ainda vai haver episódios de chuva e trovoada em algumas regiões

Dia de chuva, nevoeiro e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoadas e chuva forte: mau tempo continua a ‘atormentar’ Portugal e há regiões com nevoeiro

06:00 13 Maio, 2026 11:00 12 Maio, 2026 | João Luís

A chuva ainda não vai embora: o IPMA prevê aguaceiros, trovoada e nevoeiro em várias regiões de Portugal ao longo do dia

Opinião

Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão

08:22 13 Maio, 2026 09:33 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"O Estado não pode exigir atenção máxima aos condutores enquanto tolera estradas que confundem, distraem ou abandonam quem nelas circula"

Algarve

Variante a Olhão inaugurada após décadas de espera

09:20 13 Maio, 2026 09:29 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Ministro diz que Governo quer resolver problemas rodoviários do Algarve e desbloquear investimentos travados há anos

Laranjas na estrada. Crédito: Magnific AI
Auto

Viu várias laranjas no meio da estrada? Saiba o que significam e o que deve fazer para evitar problemas

21:20 11 Maio, 2026 21:18 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Ver várias laranjas espalhadas na estrada pode não ser um simples acaso e há cuidados que podem ajudar a evitar problemas inesperados

Casal de jovens em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vive numa casa arrendada? Há um simples detalhe no IRS que pode render algum dinheiro

09:10 13 Maio, 2026 09:04 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Os inquilinos vão ter de declarar algo no IRS de 2026 que muitos ainda ignoram. E pode valer dinheiro

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Idoso deixa apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora: vizinhos disseram que terá sido obrigado a fazer testamento e tribunal teve a última palavra

19:30 9 Maio, 2026 09:59 12 Maio, 2026 | João Luís

O idoso italiano deixou apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora, mas familiares levantaram suspeitas sobre o testamento

Algarve, Cultura

Festa da Espiga volta a animar Salir com tradição, música, gastronomia e desfile etnográfico

08:00 12 Maio, 2026 08:00 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradição, música e gastronomia marcam nova edição da Festa da Espiga em Salir ao longo de três dias de animação

Últimas Notícias

  • Parises celebra Festa dos Tabuleiros Floridos com procissão, caminhadas e tradições serranas
    Parises celebra Festa dos Tabuleiros Floridos com procissão, caminhadas e tradições serranas
  • Fernando Dacosta fala sobre vida e legado de Amália Rodrigues na Biblioteca de Tavira
    Fernando Dacosta fala sobre vida e legado de Amália Rodrigues na Biblioteca de Tavira
  • O erro mais comum no Euromilhões não está nos números: saiba do que se trata e como o tentar evitar
    O erro mais comum no Euromilhões não está nos números: saiba do que se trata e como o tentar evitar
  • Bandidos do Cante ficam fora da final da Eurovisão
    Bandidos do Cante ficam fora da final da Eurovisão
  • Antes do sol vem chuva e trovoada: mau tempo tem os ‘dias contados’ a partir desta data mas ainda vai afetar estas regiões
    Antes do sol vem chuva e trovoada: mau tempo tem os ‘dias contados’ a partir desta data mas ainda vai afetar estas regiões
  • Variante a Olhão inaugurada após décadas de espera
    Variante a Olhão inaugurada após décadas de espera

Opinião

  • Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão
    Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão
  • Aleitamento materno e relação afetiva | Por Filomena Matos
    Aleitamento materno e relação afetiva | Por Filomena Matos
  • Cancro do ovário: Mais informação e rapidez no acesso ao diagnóstico | Por Cláudia Fraga
    Cancro do ovário: Mais informação e rapidez no acesso ao diagnóstico | Por Cláudia Fraga
  • Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha
    Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha
  • Voo cancelado e sem indemnização? Esta regra da União Europeia pode valer-lhe o reembolso
    Voo cancelado e sem indemnização? Esta regra da União Europeia pode valer-lhe o reembolso
  • Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
    Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal