Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Política, Saúde

O que está em cima da mesa: adiar regresso às aulas, teste e certificado na passagem de ano, controlo nas fronteiras, teletrabalho

Não há certezas ainda, só hipóteses que o Conselho de Ministros vai dirimir hoje, mas parece certo que o país entrará em situação de “calamidade”, para reforçar os poderes do Governo

10:08 25 Novembro, 2021 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Entre as medidas a ponderar estarão o adiamento do regresso às aulas no 2º período (avançada pela RTP e confirmada pelo Expresso), a exigência de testes – junto com certificado – nas festas de ano novo, o regresso da exigência dos certificados em hotéis e restaurantes, um reforço de controlo das fronteiras e o regresso ao teletrabalho (em modo de recomendação, mas talvez mais depois das festas)

O Governo prepara-se para colocar o país em situação de “calamidade” para fazer face ao aumento dos contágios de Covid-19, ficando assim com poderes reforçados para fazer face aos próximos meses – um dado mais importante quando a Assembleia da República estará dissolvida por causa das eleições antecipadas.

Nos últimos dias, por isso mesmo, António Costa ouviu os partidos, procurando um consenso mais amplo em tempo de pré-campanha e de nova aceleração dos contágios. Mas não deu certezas, só algumas pistas. As mais sólidas são, por norma, as que o seu número dois no PS deixa em São Bento aos jornalistas.

E José Luís Carneiro foi direto ao ponto. Em São Bento, logo após ter sido recebido pelo seu líder, deixou claras as indicações – e as interrogações.

Pista número 1: juntar ao certificado a testagem para entrada em recintos fechados. A frase do secretário-geral adjunto rezava assim:

“É muito importante todos termos uma consciência da nossa responsabilidade individual, coletiva, e estarmos preparados para medidas de reforço, nomeadamente em relação ao uso da máscara, testagem no acesso aos recintos fechados e espaços interiores, necessidade de fazermos do certificado de vacinação e da testagem um procedimento regular nas nossas vidas”

A ideia de uma dupla certificação – exigir o certificado de vacinação e, ao mesmo tempo, um teste negativo – pode aplicar-se apenas em “sítios onde haja uma aglomeração de pessoas”, como eventualmente as discotecas, segunda o que disse Rui Rio também esta quarta-feira, à saída de São Bento. A fórmula parece excluir locais como restaurantes, mas pode aplicar-se por exemplo a todas as festas de ano novo (uma hipótese aventada pela RTP esta noite e que pode tornar mais difíceis as festas de passagem de ano tradicionalmente organizadas pelas câmaras municipais).

Avançando esta dupla certificação, ficará excluída à partida uma redução de lotação dos serviços, ou dos seus horários – uma opção que o Governo reserva para um segundo momento, caso a pandemia piore – tal como o Expresso já avançou no último sábado.

Mas é possível que regressem agora os certificados obrigatórios (e/ou testes negativos) em restaurantes e hotéis, uma hipótese aventada pelo “Público” esta quinta-feira, ainda que sem certeza sobre se apenas ao fim de semana, ou em todos os dias.

Quanto ao Natal, tudo indica que haverá apenas recomendação de cuidados: “Tem de haver consciência pessoal e familiar no sentido de se protegerem e não cometerem erros como os do ano passado”, disse o líder do PSD em São Bento, secundado por quase todos os restantes líderes partidários.

Pista número dois: maior controlo de fronteiras. Ou, na versão socialista, “estarmos preparados para a necessidade do reforço das entradas e das saídas do país, portanto, do controlo das fronteiras”, referiu no final da reunião. A justificação dada foi o facto de Portugal ser “um país aberto ao mundo”, exposto “aos riscos que proveem de regiões onde a vacinação ainda não alcançou níveis” como o do país. Mas na sua base está, claro, o facto de estarmos à beira da época de Natal, quando regressam a Portugal muitos emigrantes. A RTP dizia, esta quarta-feira à noite, que uma hipótese em cima da mesa é a de reforço das multas para as transportadoras aéreas que não façam a adequada fiscalização dos voos, no que respeita aos certificados de vacinação e a um teste negativo feito nas 48 horas anteriores ao voo. Outra hipótese é a de passar a ser obrigatório, à chegada aos aeroportos, o preenchimento de um documento eletrónico que permita localizar os passageiros, caso apareçam casos positivos no mesmo voo (como acontece já nas regiões autónomas).

Pista número três: regresso ao teletrabalho. A líder parlamentar do PS já o tinha antecipado há uma semana, José Luís Carneiro confirmou-o agora: “O recurso ao teletrabalho para efeitos de proteção e de apoio familiar, caso venha a ser julgado necessário, é com certeza um dos recursos que devemos ter à nossa mão, não colocando em causa o funcionamento essencial dos serviços e da oferta de bens públicos essenciais”. O n.º 2 do PS sublinhou que deverá ser uma “recomendação do teletrabalho como já ocorreu em determinados períodos da pandemia”, tendo que ser avaliado “os termos, o âmbito e a intensidade” – e será isso que o Governo vai hoje decidir. Mas quanto a isso há outra hipótese em cima da mesa: o de o teletrabalho poder ser obrigatório depois das festas, por um período de algumas semanas, para evitar uma onda de contágios como a do ano passado, diz o “Negócios”.

Mas, na mesma linha, há mais hipóteses na mesa de trabalho do Governo. Uma delas foi avançada ontem pela RTP: a de o Governo adiar por uma semana o regresso às aulas no segundo período – semana que seria compensada depois, no final do ano letivo. O objetivo, segundo a estação pública, seria dar uns dias após o período de festas, para que as crianças passassem o tempo de incubação do vírus, para reduzir o perigo de um alastramento pós-férias. A informação de que esta hipótese vai ser equacionada esta quinta-feira foi confirmada pelo Expresso – e recolhe alguns apoios dentro do Conselho de Ministros.

Quanto ao uso de máscaras, parece já certo que ela será pelo menos recomendada – se não obrigatória – pelo menos em locais “com maior aglomeração de pessoas”, expressão também usada por Rui Rio à saída do encontro com António Costa, ou mesmo em todos os espaços públicos fechados.

– Notícia do Expresso, jornal parceiro do POSTAL

Mulher de 65 anos a caminho do trabalho com material de limpeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Maria trabalhou mais de 40 anos e recebe 1.100€ de reforma: aos 65 anos voltou às limpezas porque a pensão “não chega”

08:10 5 Setembro, 2026 15:34 3 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de décadas de descontos, Maria recebe uma pensão no Luxemburgo que a obrigou a continuar a trabalhar mesmo após a reforma

Praia de Monte Gordo.
Algarve

“Uma excelente ideia”: banhista descobre uma novidade nesta praia no Algarve e elogia a iniciativa

09:10 5 Setembro, 2026 16:13 31 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Novo equipamento desportivo instalado nesta praia no Algarve está a ser utilizado sobretudo por jovens e foi alvo de elogios

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e céu “carregado” a caminho de Portugal nesta data e esta será a região mais afetada

10:30 5 Setembro, 2026 03:15 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com a previsão descritiva do IPMA para este sábado, este arquipélago passará por episódios de chuva persistente a fraca, dependendo do grupo

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Trovoadas chegam a Portugal: antes da bonança vem aí chuva, granizo e rajadas e estas vão ser as regiões afetadas

06:30 5 Setembro, 2026 16:24 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Meteored avança que Portugal enfrenta este sábado um forte contraste entre calor intenso e instabilidade, com previsão de chuva, trovoadas e possibilidade de granizo em várias regiões

Idoso a receber dinheiro.
Economia Nacional

Estes portugueses não vão ter acesso à pensão de velhice do regime geral quando chegarem à idade legal da reforma: saiba se está na lista

17:50 5 Setembro, 2026 10:05 2 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Quem nunca descontou para a Segurança Social ou não cumpriu o prazo de garantia pode não ter acesso à pensão de velhice do regime geral

Algarve

Trinta vias e acessos de Tavira terão trânsito condicionado a partir de 11 de setembro

10:20 5 Setembro, 2026 10:14 5 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Intervenção para eliminar intrusões salinas vai afetar o trânsito em troços de 30 vias, com passagem garantida a moradores e veículos de emergência

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Milhares sem luz: vai haver cortes de luz prolongados em Portugal e estas vão ser as regiões afetadas

06:00 5 Setembro, 2026 17:56 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Interrupções e cortes de luz programados vão afetar várias zonas do país no próximo domingo, 6 de setembro

Economia Europa

Fisco consegue ver alterações na sua casa sem entrar? França usa inteligência artificial para ‘apanhar’ mais de 20 mil piscinas

17:30 5 Setembro, 2026 00:23 4 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A administração fiscal em França já utiliza inteligência artificial para encontrar alterações não declaradas em imóveis através de imagens aéreas

Toalhas brancas. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Lavandaria recomenda: toalhas devem ser lavadas com esta frequência

17:20 5 Setembro, 2026 04:03 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Para evitar o aparecimento de fungos e bolor, especialistas revelam que lave as toalhas com alguma frequência

Fachada El Corte Inglés. Crédito: Lusa
Economia Europa

Funcionário com 36 anos de casa despedido por oferecer descontos irregulares mas tribunal ‘não perdoou’: valor da indemnização surpreende

17:00 5 Setembro, 2026 12:51 5 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O trabalhador espanhol foi acusado de aplicar descontos excessivos e favorecer funcionários, mas a Justiça não concordou

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Adeus bagagem? Funcionário de aeroporto revela o que nunca deve fazer para identificar as suas malas (podem mesmo ficar ‘em terra’)

19:20 1 Setembro, 2026 22:38 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto muito comum para distinguir as malas das restantes pode interferir com o processamento da bagagem e atrasar o seu encaminhamento até ao avião

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Sara Anselmo morre aos 37 anos. Reprodução redes sociais
Algarve

Morreu Sara Anselmo, profissional de fitness de Albufeira, aos 37 anos

15:30 3 Setembro, 2026 17:11 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Profissional de fitness e mãe de um menino, Sara Anselmo morreu a 2 de setembro, três meses depois de completar 37 anos

Mulher de 65 anos a caminho do trabalho com material de limpeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Maria trabalhou mais de 40 anos e recebe 1.100€ de reforma: aos 65 anos voltou às limpezas porque a pensão “não chega”

08:10 5 Setembro, 2026 15:34 3 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de décadas de descontos, Maria recebe uma pensão no Luxemburgo que a obrigou a continuar a trabalhar mesmo após a reforma

Praia de Monte Gordo.
Algarve

“Uma excelente ideia”: banhista descobre uma novidade nesta praia no Algarve e elogia a iniciativa

09:10 5 Setembro, 2026 16:13 31 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Novo equipamento desportivo instalado nesta praia no Algarve está a ser utilizado sobretudo por jovens e foi alvo de elogios

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e céu “carregado” a caminho de Portugal nesta data e esta será a região mais afetada

10:30 5 Setembro, 2026 03:15 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com a previsão descritiva do IPMA para este sábado, este arquipélago passará por episódios de chuva persistente a fraca, dependendo do grupo

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Trovoadas chegam a Portugal: antes da bonança vem aí chuva, granizo e rajadas e estas vão ser as regiões afetadas

06:30 5 Setembro, 2026 16:24 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Meteored avança que Portugal enfrenta este sábado um forte contraste entre calor intenso e instabilidade, com previsão de chuva, trovoadas e possibilidade de granizo em várias regiões

Idoso a receber dinheiro.
Economia, Nacional

Estes portugueses não vão ter acesso à pensão de velhice do regime geral quando chegarem à idade legal da reforma: saiba se está na lista

17:50 5 Setembro, 2026 10:05 2 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Quem nunca descontou para a Segurança Social ou não cumpriu o prazo de garantia pode não ter acesso à pensão de velhice do regime geral

Algarve

Trinta vias e acessos de Tavira terão trânsito condicionado a partir de 11 de setembro

10:20 5 Setembro, 2026 10:14 5 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Intervenção para eliminar intrusões salinas vai afetar o trânsito em troços de 30 vias, com passagem garantida a moradores e veículos de emergência

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Milhares sem luz: vai haver cortes de luz prolongados em Portugal e estas vão ser as regiões afetadas

06:00 5 Setembro, 2026 17:56 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Interrupções e cortes de luz programados vão afetar várias zonas do país no próximo domingo, 6 de setembro

Economia, Europa

Fisco consegue ver alterações na sua casa sem entrar? França usa inteligência artificial para ‘apanhar’ mais de 20 mil piscinas

17:30 5 Setembro, 2026 00:23 4 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A administração fiscal em França já utiliza inteligência artificial para encontrar alterações não declaradas em imóveis através de imagens aéreas

Toalhas brancas. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Lavandaria recomenda: toalhas devem ser lavadas com esta frequência

17:20 5 Setembro, 2026 04:03 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Para evitar o aparecimento de fungos e bolor, especialistas revelam que lave as toalhas com alguma frequência

Fachada El Corte Inglés. Crédito: Lusa
Economia, Europa

Funcionário com 36 anos de casa despedido por oferecer descontos irregulares mas tribunal ‘não perdoou’: valor da indemnização surpreende

17:00 5 Setembro, 2026 12:51 5 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O trabalhador espanhol foi acusado de aplicar descontos excessivos e favorecer funcionários, mas a Justiça não concordou

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Adeus bagagem? Funcionário de aeroporto revela o que nunca deve fazer para identificar as suas malas (podem mesmo ficar ‘em terra’)

19:20 1 Setembro, 2026 22:38 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto muito comum para distinguir as malas das restantes pode interferir com o processamento da bagagem e atrasar o seu encaminhamento até ao avião

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Sara Anselmo morre aos 37 anos. Reprodução redes sociais
Algarve

Morreu Sara Anselmo, profissional de fitness de Albufeira, aos 37 anos

15:30 3 Setembro, 2026 17:11 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Profissional de fitness e mãe de um menino, Sara Anselmo morreu a 2 de setembro, três meses depois de completar 37 anos

Últimas Notícias

  • Pneus novos à frente ou atrás? Muitos condutores escolhem o eixo errado e esta é a opção mais segura
    Pneus novos à frente ou atrás? Muitos condutores escolhem o eixo errado e esta é a opção mais segura
  • Estes portugueses não vão ter acesso à pensão de velhice do regime geral quando chegarem à idade legal da reforma: saiba se está na lista
    Estes portugueses não vão ter acesso à pensão de velhice do regime geral quando chegarem à idade legal da reforma: saiba se está na lista
  • Fisco consegue ver alterações na sua casa sem entrar? França usa inteligência artificial para ‘apanhar’ mais de 20 mil piscinas
    Fisco consegue ver alterações na sua casa sem entrar? França usa inteligência artificial para ‘apanhar’ mais de 20 mil piscinas
  • Lavandaria recomenda: toalhas devem ser lavadas com esta frequência
    Lavandaria recomenda: toalhas devem ser lavadas com esta frequência
  • Funcionário com 36 anos de casa despedido por oferecer descontos irregulares mas tribunal ‘não perdoou’: valor da indemnização surpreende
    Funcionário com 36 anos de casa despedido por oferecer descontos irregulares mas tribunal ‘não perdoou’: valor da indemnização surpreende

Opinião

  • Fadiga da fertilidade: porque tantos casais desistem dos tratamentos e como o descanso pode ajudar | Por Ana Luísa Alves
    Fadiga da fertilidade: porque tantos casais desistem dos tratamentos e como o descanso pode ajudar | Por Ana Luísa Alves
  • A encantadora cidade de Lagos | Por Miguel Xavier Sequeira
    A encantadora cidade de Lagos | Por Miguel Xavier Sequeira
  • Que destino o nosso? | Por Luís Ganhão
    Que destino o nosso? | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Eurodeputado Hélder Sousa Silva reúne setor cultural em Bruxelas para debater inteligência artificial
    Eurodeputado Hélder Sousa Silva reúne setor cultural em Bruxelas para debater inteligência artificial
  • UE prepara mudanças nas pensões e reforma: estas são as medidas que serão discutidas já na próxima semana
    UE prepara mudanças nas pensões e reforma: estas são as medidas que serão discutidas já na próxima semana
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento