Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul, Ensino, Saúde

Ministro da Educação diz-se solidário com “frustração” de pais de alunos do Algarve

Tiago Brandão Rodrigues reafirmou o objetivo de que as escolas estejam “abertas o maior número possível de dias”, à semelhança de anteriores fases da pandemia em que “só fecharam quando foi absolutamente necessário e abriram logo que possível”

14:20 29 Junho, 2021 13:26 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Segundo o governante, o Ministério da Educação agiu no sentido de pôr em funcionamento “o ensino à distância para os alunos do primeiro ciclo e do segundo ciclo” nos cinco concelhos algarvios

O ministro da Educação disse esta terça-feira partilhar a frustração das famílias e comunidades escolares pelo encerramento de escolas em cinco concelhos do Algarve, devido à covid-19, mas remeteu a responsabilidade da decisão para as autoridades de saúde regionais.

“Partilho a frustração das comunidades escolares, das famílias”, afirmou Tiago Brandão Rodrigues, admitindo “algum desalento” por se fecharem escolas numa altura em que “uma parte significativa do resto da atividade económica [está] em funcionamento também na região do Algarve”.

Questionado pelos jornalistas sobre a decisão anunciada no domingo, de encerrar, até ao final do ano letivo, estabelecimentos de ensino em Faro, Loulé, Albufeira, Olhão e São Brás de Alportel, o ministro afirmou tratar-se de uma “responsabilidade das autoridades de saúde que assim o entenderam”, secundada pela Direção-Geral da Saúde, e que o Ministério da Educação “tem de cumprir”.

Nas Caldas da Rainha, onde falava à margem da inauguração de uma escola requalificada, Tiago Brandão Rodrigues disse que o seu Ministério não foi consultado sobre a solução determinada pelas autoridades de saúde, mas que, quando informado, “prontamente respondeu para que as famílias pudessem ter esta resposta pedagógica, a resposta curricular e, por outro lado, continuar a trabalhar com aqueles que mais precisam, nomeadamente os alunos da ação social escolar”.

Segundo o governante, o Ministério da Educação agiu no sentido de pôr em funcionamento “o ensino à distância para os alunos do primeiro ciclo e do segundo ciclo” nos cinco concelhos algarvios, bem como criar condições nas escolas de acolhimento, nomeadamente, ao nível das refeições, como aconteceu “sempre que se ativou o ensino à distância”.

Sobre o facto de não terem sido encerradas escolas na área da grande Lisboa, onde o número de casos ativos de infeção pelo SARS-CoV-2, responsável pela doença covid-19, é igualmente elevado, o ministro lembrou que existe “um referencial com as autoridades de saúde, que foi feito pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e pela Direção-Geral da Saúde”, mas que, “se em determinado momento a Direção-Geral de Saúde entende que é necessário fechar um conjunto de estabelecimentos escolares não é o Ministério de Educação que rebate e que se impõe às autoridades de saúde”.

Sem especificar se o Ministério prevê que mais estabelecimentos de ensino do país venham a ter de encerrar até ao final do ano letivo, Tiago Brandão Rodrigues reafirmou o objetivo de que as escolas estejam “abertas o maior número possível de dias”, à semelhança de anteriores fases da pandemia em que “só fecharam quando foi absolutamente necessário e abriram logo que possível”.

O Ministério, garantiu, irá continuar “em todas as regiões e em cada um dos municípios do país a trabalhar com as autoridades de saúde locais, regionais e nacionais”, para que nos casos de encerramento, “em todos os níveis de ensino, o ensino à distância possa acontecer”.

A medida anunciada no domingo foi justificada pelas autoridades de saúde com a “gravidade da situação” epidemiológica.

No comunicado, a Autoridade de Saúde Regional do Algarve explicou que a decisão teve como base “o princípio da precaução”, devido à existência de “816 casos confirmados ativos de covid-19” na região.

O encerramento apanhou de surpresa o presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau, que, na segunda-feira, lamentou que a autarquia não tenha sido ouvida e que a decisão tenha deixado “muitos pais” sem saber o que fazer aos filhos, mas advertiu os munícipes de que “é preciso acatar” as medidas impostas pelas autoridades de saúde regionais.

Tiago Brandão Rodrigues falava nas Caldas da Rainha, no distrito de Leiria, onde hoje inaugurou a requalificação da Escola Básica da Encosta do Sol.

A escola pertence ao Agrupamento de Escolas D. João II, sendo um dos edifícios do plano centenário em funcionamento na cidade. Foi alvo de uma requalificação orçada em cerca de 1,5 milhões de euros.

“É muito importante requalificar estas escolas que dão uma resposta de proximidade às populações”, afirmou, sublinhando que a obra dotou o edifício de “condições para cumprir o projeto pedagógico”.

A escola conta com 88 alunos do primeiro ciclo e 24 do pré-escolar, no âmbito da remodelação que permitiu ainda dotar o edifício de cozinha, refeitório e sala de acompanhamento às famílias.

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Nacional Saúde

Em caso de apagão: especialistas recomendam fazer estes kit de emergência para 72 horas

09:10 28 Abril, 2026 08:59 28 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Especialistas recomendam kit de emergência para 72 horas e plano familiar para enfrentar apagões e garantir segurança em situações de crise

Algarve

Três homens detidos após perseguição marítima no Algarve em operação contra tráfico de droga

07:00 28 Abril, 2026 07:10 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Perseguição no mar termina com três detidos e apreensão de embarcação suspeita de tráfico ao largo do Algarve

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 28 Abril, 2026 20:37 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai marcar os próximos dias em Portugal, com chuva por vezes forte, trovoadas e vento nestas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Algarve Cultura

Agrupamento de Escolas D. Manuel I leva “Um dia para Camões em Tavira” ao Teatro Municipal

09:40 28 Abril, 2026 09:51 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Tavira celebra Camões com evento no Teatro António Pinheiro que junta conferência, arte e alunos no quinto centenário do poeta

Algarve Política

TSD Algarve debatem alterações ao Código do Trabalho em Faro

07:49 28 Abril, 2026 07:50 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Colóquio em Faro debate alterações ao Código do Trabalho e impacto nos salários, empresas e equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Mulher no banco.
Economia

Fisco vai reembolsar ‘perdas’ no IRS dos últimos anos: saiba quem pode receber

10:00 28 Abril, 2026 09:09 28 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma decisão recente está a abrir a porta a reembolsos inesperados no IRS. Há regras, prazos e um detalhe essencial que pode fazer toda a diferença

Assembleia da República.
Economia Nacional Política

Parlamento aprova lei que obriga autarquias a anunciar decisões na imprensa local

08:50 28 Abril, 2026 09:01 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Nova lei obriga autarquias a publicar decisões na imprensa local e reforça apoio à comunicação social de proximidade

Plantas em prateleiras. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas avisam: nunca cometa este erro ao trocar as suas plantas de vaso

09:00 28 Abril, 2026 00:41 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitas vezes é necessário trocar o vaso das suas plantas, mas há uma prática comum que os especialistas recomendam evitar

Pessoas a passear à chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

O céu vai ‘desabar’: chuva a potes e trovoadas fortes colocam estes três distritos em aviso amarelo

11:00 27 Abril, 2026 09:36 27 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Chuva intensa e trovoadas colocam três distritos em aviso amarelo, num quadro de instabilidade atmosférica que exige atenção redobrada

Agente da GNR verifica documentos de condutor. Crédito: GNR
Auto Nacional

Adeus carta de condução? Condutores que tenham este código na carta podem ficar sem ela se não cumprirem estas regras

11:20 27 Abril, 2026 10:41 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Alguns códigos na carta de condução podem não parecer importantes, mas podem fazer diferença em caso de fiscalização ou acidente

Algarve Desporto

Ferragudo entra na luta pela subida à Liga Betclic Feminina

07:20 28 Abril, 2026 07:25 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

ACD Ferragudo garante acesso aos playoffs e aproxima-se da subida à Liga Betclic Feminina após vitória expressiva no campeonato

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 17:39 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Avião a voar. Crédito: Freepik AI
Europa Tech

Adeus turbulência? Nova tecnologia de aviação já está a ser testada na Europa para reduzir ‘abanões’ durante os voos

19:00 27 Abril, 2026 16:41 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Na Alemanha, está a ser testado um novo formato de asas capaz de reduzir a turbulência e aumentar a segurança nos voos

Algarve Vida & Lazer

Ria Formosa celebra 48 anos com dia aberto e atividades gratuitas

18:40 27 Abril, 2026 18:32 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Dia aberto leva visitantes a descobrir a Ria Formosa com mais de 30 atividades gratuitas dedicadas à natureza, ciência e biodiversidade

Praia Nissi no Chipre. Crédito: Freepik
Europa Vida & Lazer

Reformados são chamados de volta ao trabalho para evitar o caos neste país da Europa

07:10 26 Abril, 2026 21:07 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Perante a escassez de trabalhadores, este país recorre a reformados para regressarem ao trabalho e manter o setor turístico a funcionar

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Nacional, Saúde

Em caso de apagão: especialistas recomendam fazer estes kit de emergência para 72 horas

09:10 28 Abril, 2026 08:59 28 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Especialistas recomendam kit de emergência para 72 horas e plano familiar para enfrentar apagões e garantir segurança em situações de crise

Algarve

Três homens detidos após perseguição marítima no Algarve em operação contra tráfico de droga

07:00 28 Abril, 2026 07:10 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Perseguição no mar termina com três detidos e apreensão de embarcação suspeita de tráfico ao largo do Algarve

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 28 Abril, 2026 20:37 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai marcar os próximos dias em Portugal, com chuva por vezes forte, trovoadas e vento nestas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Algarve, Cultura

Agrupamento de Escolas D. Manuel I leva “Um dia para Camões em Tavira” ao Teatro Municipal

09:40 28 Abril, 2026 09:51 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Tavira celebra Camões com evento no Teatro António Pinheiro que junta conferência, arte e alunos no quinto centenário do poeta

Algarve, Política

TSD Algarve debatem alterações ao Código do Trabalho em Faro

07:49 28 Abril, 2026 07:50 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Colóquio em Faro debate alterações ao Código do Trabalho e impacto nos salários, empresas e equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Mulher no banco.
Economia

Fisco vai reembolsar ‘perdas’ no IRS dos últimos anos: saiba quem pode receber

10:00 28 Abril, 2026 09:09 28 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma decisão recente está a abrir a porta a reembolsos inesperados no IRS. Há regras, prazos e um detalhe essencial que pode fazer toda a diferença

Assembleia da República.
Economia, Nacional, Política

Parlamento aprova lei que obriga autarquias a anunciar decisões na imprensa local

08:50 28 Abril, 2026 09:01 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Nova lei obriga autarquias a publicar decisões na imprensa local e reforça apoio à comunicação social de proximidade

Plantas em prateleiras. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas avisam: nunca cometa este erro ao trocar as suas plantas de vaso

09:00 28 Abril, 2026 00:41 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitas vezes é necessário trocar o vaso das suas plantas, mas há uma prática comum que os especialistas recomendam evitar

Pessoas a passear à chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

O céu vai ‘desabar’: chuva a potes e trovoadas fortes colocam estes três distritos em aviso amarelo

11:00 27 Abril, 2026 09:36 27 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Chuva intensa e trovoadas colocam três distritos em aviso amarelo, num quadro de instabilidade atmosférica que exige atenção redobrada

Agente da GNR verifica documentos de condutor. Crédito: GNR
Auto, Nacional

Adeus carta de condução? Condutores que tenham este código na carta podem ficar sem ela se não cumprirem estas regras

11:20 27 Abril, 2026 10:41 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Alguns códigos na carta de condução podem não parecer importantes, mas podem fazer diferença em caso de fiscalização ou acidente

Algarve, Desporto

Ferragudo entra na luta pela subida à Liga Betclic Feminina

07:20 28 Abril, 2026 07:25 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

ACD Ferragudo garante acesso aos playoffs e aproxima-se da subida à Liga Betclic Feminina após vitória expressiva no campeonato

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve, Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 17:39 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Avião a voar. Crédito: Freepik AI
Europa, Tech

Adeus turbulência? Nova tecnologia de aviação já está a ser testada na Europa para reduzir ‘abanões’ durante os voos

19:00 27 Abril, 2026 16:41 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Na Alemanha, está a ser testado um novo formato de asas capaz de reduzir a turbulência e aumentar a segurança nos voos

Algarve, Vida & Lazer

Ria Formosa celebra 48 anos com dia aberto e atividades gratuitas

18:40 27 Abril, 2026 18:32 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Dia aberto leva visitantes a descobrir a Ria Formosa com mais de 30 atividades gratuitas dedicadas à natureza, ciência e biodiversidade

Praia Nissi no Chipre. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

Reformados são chamados de volta ao trabalho para evitar o caos neste país da Europa

07:10 26 Abril, 2026 21:07 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Perante a escassez de trabalhadores, este país recorre a reformados para regressarem ao trabalho e manter o setor turístico a funcionar

Últimas Notícias

  • Fisco vai reembolsar ‘perdas’ no IRS dos últimos anos: saiba quem pode receber
    Fisco vai reembolsar ‘perdas’ no IRS dos últimos anos: saiba quem pode receber
  • Agrupamento de Escolas D. Manuel I leva “Um dia para Camões em Tavira” ao Teatro Municipal
    Agrupamento de Escolas D. Manuel I leva “Um dia para Camões em Tavira” ao Teatro Municipal
  • Em caso de apagão: especialistas recomendam fazer estes kit de emergência para 72 horas
    Em caso de apagão: especialistas recomendam fazer estes kit de emergência para 72 horas
  • Especialistas avisam: nunca cometa este erro ao trocar as suas plantas de vaso
    Especialistas avisam: nunca cometa este erro ao trocar as suas plantas de vaso
  • Parlamento aprova lei que obriga autarquias a anunciar decisões na imprensa local
    Parlamento aprova lei que obriga autarquias a anunciar decisões na imprensa local
  • TSD Algarve debatem alterações ao Código do Trabalho em Faro
    TSD Algarve debatem alterações ao Código do Trabalho em Faro

Opinião

  • A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
    A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
  • A ópera bufa e o abismo | Por Luís Ganhão
    A ópera bufa e o abismo | Por Luís Ganhão
  • Impermanência. Flexibilidade. Acreditar | Por Andrea Moura
    Impermanência. Flexibilidade. Acreditar | Por Andrea Moura
  • Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
    Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
    Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
  • A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
    A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
  • O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
    O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal