Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Saúde

Long covid: maioria dos pacientes que estiveram internados apresentam sintomas físicos e alguns cognitivos

O sono, as relações sociais, o bem-estar psicológico, a ansiedade e a função física são os “domínios mais afetados”, diz André Pinto, infeciologista do Hospital de São João, no Porto.

13:38 12 Fevereiro, 2022 13:38 12 Fevereiro, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Ao fim de um ano, cerca de 74% das pessoas que estiveram infetadas com o vírus da covid-19 e internadas em unidades de cuidados intensivos apresentam sintomas como fraqueza, fadiga e outros problemas físicos. Mais de um quarto tem sintomas psicológicos (cerca de 26%) e 16% apresenta sintomas cognitivos. Os dados são de um estudo realizado nos Países Baixos, publicado recentemente na revista científica “Jama”.

Segundo André Pinto, infeciologista do Hospital de São João, no Porto, o estudo publicado é o “primeiro” de que tem conhecimento a reportar este tipo de sintomas após um ano de doença crítica, mas está em linha com outros estudos que foram publicados sobre os efeitos da infeção, avaliando a evolução dos doentes entre três a seis meses após o episódio de internamento em cuidados intensivos.

Também estão em linha com as avaliações que o próprio Hospital de São João tem feito sobre os efeitos da covid-19 a longo prazo nos doentes que tiveram formas mais graves da doença. “São compatíveis com o que observamos e medimos na nossa consulta de seguimento”, diz o infecciologista, acrescentando que os domínios mais afetados são o sono, as relações sociais, o bem-estar psicológico, a ansiedade e a função física.

É expectável que alguns destes sintomas “vão melhorando com o tempo”, esclarece André Pinto, explicando que quando se compara os resultados obtidos ao fim de três e seis meses, nota-se “uma ligeira melhoria, especialmente ao nível da ansiedade”. No entanto, “nesta fase ainda não é possível quantificar quanto é que vai permanecer”.

“Alguns doentes ainda têm dificuldades em sair de casa após um ano de infeção”

Um dos estudos realizados pelo hospital, focado nas sequelas pulmonares, concluiu que a maioria dos doentes apresenta alterações ao fim de três a seis meses após a infeção: 58% apresentam alterações específicas designadas “opacidades”, normalmente associadas a infeções e doenças pulmonares (40 pacientes) e 59% (55 pacientes) apresentam indícios de fibrose pulmonar, uma doença rara em que ocorre, de forma anómala, uma cicatrização do tecido pulmonar, e que pode aparecer na sequência de doenças pulmonares, afetando a respiração. Os resultados, a que os investigadores chegaram através da realização de tomografias computadorizadas — exames mais conhecidos por TAC — também mostram que, na maioria dos casos (77%), a função pulmonar se encontra intacta. Foram avaliados 100 pacientes no total, tendo o estudo sido publicado em outubro do ano passado numa revista científica.

“Após um ano de internamento, alguns doentes ainda têm problemas em sair de casa, trabalhar e ter uma vida funcional. Ou seja, têm sintomas compatíveis com stress pós-traumático crónico”

André Pinto, infeciologista no Hospital de São João, no Porto

Tais sequelas podem afetar a vida dos pacientes. Embora a “maioria consiga retomar o trabalho e ter uma vida funcional”, são seguidos no hospital, no Porto, “alguns doentes que, mesmo um ano após o internamento em cuidados intensivos, ainda têm problemas em sair de casa, trabalhar e ter uma vida funcional”. Ou seja, “têm sintomas compatíveis com síndrome de stress pós-traumático crónico”, sublinha André Pinto, esclarecendo que quando os médicos percebem que os sintomas persistem e têm “impacto na vida das pessoas”, estas são orientadas para consultas especializadas, como consultas de neurologia ou psiquiatria. “Há, claro, uma sobrecarga do SNS com estes doentes, mas temos de lhes tentar fornecer  os mecanismos para recuperar a funcionalidade.”

Problemas físicos mais reportados nos Países Baixos são fraqueza e rigidez articular

Dos 245 pacientes que foram observados no âmbito do estudo realizado nos Países Baixos, 182 apresentaram sintomas físicos, o que corresponde a 74,3%. Destes, 56,1% afirmaram sentir fadiga e 6,1% afirmaram sentir-se frágeis. Os problemas físicos mais reportados foram fraqueza (38,9%), rigidez articular (26,3%), dores nas articulações (25,5%), fraqueza muscular (24,8%), mialgia (21,3%) e dispneia (20,8%), termo técnico para a sensação de falta de ar.

Os sintomas psicológicos foram reportados por 26,2% das pessoas que participaram no estudo, sendo os mais frequentes a depressão (18,3%) e a ansiedade (17,9%). Quase 10% dos pacientes afirmaram ter sintomas de stress pós-traumático. Outros estudos realizados ao fim de quatro e seis meses apontam para uma prevalência mais elevada destes sintomas psicológicos, o que indica que “há uma recuperação da saúde mental à medida que o tempo vai passando”. 

Quanto aos sintomas cognitivos, foram reportados por 16,2% dos pacientes.  Segundo o estudo em análise, que decorreu em onze hospitais nos Países Baixos, “muitos pacientes enfrentaram problemas decorrentes do episódio de doença grave”.

  • Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL

Mulher a retirar dinheiro de uma caixa Multibanco.
Economia Nacional

Parou de trabalhar para cuidar de um familiar? Há um apoio da Segurança Social a que pode ter direito e o valor de referência chega aos 590,84€

17:20 26 Setembro, 2026 10:31 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Quem presta cuidados permanentes a uma pessoa dependente e cumpre os limites de rendimentos previstos pode pedir uma prestação mensal

Tavira.
Algarve

“Apaixonei-me pelo ritmo de vida”: britânica mudou-se sozinha para esta cidade algarvia e agora quer mostrá-la a outros viajantes

10:00 26 Setembro, 2026 10:13 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de deixar o Reino Unido, Karen encontrou em Tavira uma nova casa e criou um projeto a pensar em quem viaja sozinho

Avião voando sobre arranha-céus. Crédito: Magnific
Economia Vida & Lazer

Adeus ao desconforto em classe económica – estas 5 companhias estão a dar cartas em 2026

19:29 26 Setembro, 2026 19:29 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Assentos mais largos, refeições cuidadas e melhores serviços distinguem as cinco companhias que lideram a classe económica nos prémios Skytrax de 2026

Algarve Nacional Saúde

Lucro da CUF sobe para 35,6 milhões no semestre da entrada no Algarve

13:42 26 Setembro, 2026 13:42 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Aquisição de 75% do HPA levou a CUF ao Algarve, Alentejo e Madeira. Investimento total do grupo atingiu 199,2 milhões de euros no primeiro semestre

Algarve Nacional

Morreu em Faro Maria do Carmo Romão, antiga provedora da Santa Casa de Lisboa

13:08 26 Setembro, 2026 13:09 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Antiga deputada socialista tinha 89 anos. Natural de Faro, dirigiu a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa entre 1996 e 2001 e exerceu funções em Macau

Reformado de férias
Economia Europa

Ivo, reformado de 74 anos com pensão de 4.138 euros: “Nunca tive preocupações nem problemas económicos”

18:00 26 Setembro, 2026 23:16 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 74 anos, o reformado neerlandês recebe uma pensão de 4.138 euros e garante nunca ter tido problemas económicos

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Saúde

Tem a tensão alta? Estes dois alimentos muito comuns podem fazê-la subir ainda mais

15:10 26 Setembro, 2026 22:54 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois alimentos muito comuns podem conter grandes quantidades de sódio e contribuir para o aumento da pressão arterial

Humidade nas paredes de casa. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Adeus à humidade nas paredes: “truque alemão” usa dois produtos que muitos têm em casa e promete acabar com o problema

10:40 26 Setembro, 2026 04:10 26 Setembro, 2026 | João Luís

Tem humidade e bolor nas paredes? “Truque alemão” utiliza dois produtos, mas há um passo essencial para evitar que as manchas regressem

O presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), Francisco Calheiros. Crédito: Lusa
Economia Nacional

CTP defende prioridade aos turistas portugueses e destaca crescimento no Algarve

13:32 26 Setembro, 2026 13:34 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Mercado nacional soma cerca de 25 milhões de dormidas, segundo a CTP, que destaca os turistas portugueses e contesta críticas aos preços no Algarve

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Supermercado da Mercadona.
Algarve Economia

Mercadona ‘acelera’ expansão no Algarve e depois de Portimão já há destino para a segunda loja: conheça a localização

19:10 24 Setembro, 2026 15:15 24 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Faro prepara-se para receber a segunda superfície da Mercadona no Algarve, com abertura prevista para novembro

Vacas.
Animais Europa

Está confirmada a entrada deste vírus que afeta bovinos na Península Ibéria e é transmitido desta forma

13:40 25 Setembro, 2026 10:56 25 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Espanha confirmou os primeiros casos na Península Ibérica e as autoridades pedem maior vigilância junto das explorações pecuárias

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Dia de chuva
Tempo

Vem aí uma depressão: “ciclone-bomba” chega a esta região com até 60 mm de chuva e rajadas de 85 km/h

18:40 26 Setembro, 2026 18:32 26 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored alerta para a chegada de uma depressão atlântica aos Açores, com até 60 mm de chuva, risco de trovoada e rajadas que podem atingir os 85 km/h

Vida & Lazer

Tem uma árvore-do-dinheiro em casa? Este erro comum pode fazer as folhas secarem e cair

17:10 26 Setembro, 2026 23:01 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A árvore-do-dinheiro é considerada uma planta fácil de manter, mas há erros que podem comprometer a sua saúde

Animais Mundo

Há 100 anos que não acontecia: descoberta nova espécie de felino selvagem que pesa pouco mais de 1 quilo

14:20 26 Setembro, 2026 22:40 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Leopardus tilcayo pesa cerca de 1,3 quilos, é mais pequeno do que um gato doméstico e passou despercebido à ciência durante décadas

Mulher a retirar dinheiro de uma caixa Multibanco.
Economia, Nacional

Parou de trabalhar para cuidar de um familiar? Há um apoio da Segurança Social a que pode ter direito e o valor de referência chega aos 590,84€

17:20 26 Setembro, 2026 10:31 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Quem presta cuidados permanentes a uma pessoa dependente e cumpre os limites de rendimentos previstos pode pedir uma prestação mensal

Tavira.
Algarve

“Apaixonei-me pelo ritmo de vida”: britânica mudou-se sozinha para esta cidade algarvia e agora quer mostrá-la a outros viajantes

10:00 26 Setembro, 2026 10:13 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de deixar o Reino Unido, Karen encontrou em Tavira uma nova casa e criou um projeto a pensar em quem viaja sozinho

Avião voando sobre arranha-céus. Crédito: Magnific
Economia, Vida & Lazer

Adeus ao desconforto em classe económica – estas 5 companhias estão a dar cartas em 2026

19:29 26 Setembro, 2026 19:29 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Assentos mais largos, refeições cuidadas e melhores serviços distinguem as cinco companhias que lideram a classe económica nos prémios Skytrax de 2026

Algarve, Nacional, Saúde

Lucro da CUF sobe para 35,6 milhões no semestre da entrada no Algarve

13:42 26 Setembro, 2026 13:42 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Aquisição de 75% do HPA levou a CUF ao Algarve, Alentejo e Madeira. Investimento total do grupo atingiu 199,2 milhões de euros no primeiro semestre

Algarve, Nacional

Morreu em Faro Maria do Carmo Romão, antiga provedora da Santa Casa de Lisboa

13:08 26 Setembro, 2026 13:09 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Antiga deputada socialista tinha 89 anos. Natural de Faro, dirigiu a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa entre 1996 e 2001 e exerceu funções em Macau

Reformado de férias
Economia, Europa

Ivo, reformado de 74 anos com pensão de 4.138 euros: “Nunca tive preocupações nem problemas económicos”

18:00 26 Setembro, 2026 23:16 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 74 anos, o reformado neerlandês recebe uma pensão de 4.138 euros e garante nunca ter tido problemas económicos

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Saúde

Tem a tensão alta? Estes dois alimentos muito comuns podem fazê-la subir ainda mais

15:10 26 Setembro, 2026 22:54 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois alimentos muito comuns podem conter grandes quantidades de sódio e contribuir para o aumento da pressão arterial

Humidade nas paredes de casa. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Adeus à humidade nas paredes: “truque alemão” usa dois produtos que muitos têm em casa e promete acabar com o problema

10:40 26 Setembro, 2026 04:10 26 Setembro, 2026 | João Luís

Tem humidade e bolor nas paredes? “Truque alemão” utiliza dois produtos, mas há um passo essencial para evitar que as manchas regressem

O presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), Francisco Calheiros. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

CTP defende prioridade aos turistas portugueses e destaca crescimento no Algarve

13:32 26 Setembro, 2026 13:34 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Mercado nacional soma cerca de 25 milhões de dormidas, segundo a CTP, que destaca os turistas portugueses e contesta críticas aos preços no Algarve

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Supermercado da Mercadona.
Algarve, Economia

Mercadona ‘acelera’ expansão no Algarve e depois de Portimão já há destino para a segunda loja: conheça a localização

19:10 24 Setembro, 2026 15:15 24 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Faro prepara-se para receber a segunda superfície da Mercadona no Algarve, com abertura prevista para novembro

Vacas.
Animais, Europa

Está confirmada a entrada deste vírus que afeta bovinos na Península Ibéria e é transmitido desta forma

13:40 25 Setembro, 2026 10:56 25 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Espanha confirmou os primeiros casos na Península Ibérica e as autoridades pedem maior vigilância junto das explorações pecuárias

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Dia de chuva
Tempo

Vem aí uma depressão: “ciclone-bomba” chega a esta região com até 60 mm de chuva e rajadas de 85 km/h

18:40 26 Setembro, 2026 18:32 26 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored alerta para a chegada de uma depressão atlântica aos Açores, com até 60 mm de chuva, risco de trovoada e rajadas que podem atingir os 85 km/h

Vida & Lazer

Tem uma árvore-do-dinheiro em casa? Este erro comum pode fazer as folhas secarem e cair

17:10 26 Setembro, 2026 23:01 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A árvore-do-dinheiro é considerada uma planta fácil de manter, mas há erros que podem comprometer a sua saúde

Animais, Mundo

Há 100 anos que não acontecia: descoberta nova espécie de felino selvagem que pesa pouco mais de 1 quilo

14:20 26 Setembro, 2026 22:40 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Leopardus tilcayo pesa cerca de 1,3 quilos, é mais pequeno do que um gato doméstico e passou despercebido à ciência durante décadas

Últimas Notícias

  • Adeus ao desconforto em classe económica – estas 5 companhias estão a dar cartas em 2026
    Adeus ao desconforto em classe económica – estas 5 companhias estão a dar cartas em 2026
  • Vem aí uma depressão: “ciclone-bomba” chega a esta região com até 60 mm de chuva e rajadas de 85 km/h
    Vem aí uma depressão: “ciclone-bomba” chega a esta região com até 60 mm de chuva e rajadas de 85 km/h
  • Ivo, reformado de 74 anos com pensão de 4.138 euros: “Nunca tive preocupações nem problemas económicos”
    Ivo, reformado de 74 anos com pensão de 4.138 euros: “Nunca tive preocupações nem problemas económicos”
  • Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
    Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
  • Loulé ganha apoio da CCDR Algarve à candidatura a Capital Portuguesa da Cultura 2028
    Loulé ganha apoio da CCDR Algarve à candidatura a Capital Portuguesa da Cultura 2028

Opinião

  • Depois do verão, está na altura de voltar a olhar para a nossa saúde? | Por Ireneia Lino
    Depois do verão, está na altura de voltar a olhar para a nossa saúde? | Por Ireneia Lino
  • A Europa cultural em ação do património resiliente à inovação e à celebração humana das cidades | Por João Palmeiro
    A Europa cultural em ação do património resiliente à inovação e à celebração humana das cidades | Por João Palmeiro
  • À Mesa com o Poder Local: Ajuste direto do presidente, fatura para os farenses | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local: Ajuste direto do presidente, fatura para os farenses | Por Adriana Martins

Europe Direct Algarve

  • Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
    Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
  • Confrades de Portugal e quatro países europeus celebram gastronomia em Portimão
    Confrades de Portugal e quatro países europeus celebram gastronomia em Portimão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento