Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Saúde

Long covid: maioria dos pacientes que estiveram internados apresentam sintomas físicos e alguns cognitivos

O sono, as relações sociais, o bem-estar psicológico, a ansiedade e a função física são os “domínios mais afetados”, diz André Pinto, infeciologista do Hospital de São João, no Porto.

13:38 12 Fevereiro, 2022 13:38 12 Fevereiro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Ao fim de um ano, cerca de 74% das pessoas que estiveram infetadas com o vírus da covid-19 e internadas em unidades de cuidados intensivos apresentam sintomas como fraqueza, fadiga e outros problemas físicos. Mais de um quarto tem sintomas psicológicos (cerca de 26%) e 16% apresenta sintomas cognitivos. Os dados são de um estudo realizado nos Países Baixos, publicado recentemente na revista científica “Jama”.

Segundo André Pinto, infeciologista do Hospital de São João, no Porto, o estudo publicado é o “primeiro” de que tem conhecimento a reportar este tipo de sintomas após um ano de doença crítica, mas está em linha com outros estudos que foram publicados sobre os efeitos da infeção, avaliando a evolução dos doentes entre três a seis meses após o episódio de internamento em cuidados intensivos.

Também estão em linha com as avaliações que o próprio Hospital de São João tem feito sobre os efeitos da covid-19 a longo prazo nos doentes que tiveram formas mais graves da doença. “São compatíveis com o que observamos e medimos na nossa consulta de seguimento”, diz o infecciologista, acrescentando que os domínios mais afetados são o sono, as relações sociais, o bem-estar psicológico, a ansiedade e a função física.

É expectável que alguns destes sintomas “vão melhorando com o tempo”, esclarece André Pinto, explicando que quando se compara os resultados obtidos ao fim de três e seis meses, nota-se “uma ligeira melhoria, especialmente ao nível da ansiedade”. No entanto, “nesta fase ainda não é possível quantificar quanto é que vai permanecer”.

“Alguns doentes ainda têm dificuldades em sair de casa após um ano de infeção”

Um dos estudos realizados pelo hospital, focado nas sequelas pulmonares, concluiu que a maioria dos doentes apresenta alterações ao fim de três a seis meses após a infeção: 58% apresentam alterações específicas designadas “opacidades”, normalmente associadas a infeções e doenças pulmonares (40 pacientes) e 59% (55 pacientes) apresentam indícios de fibrose pulmonar, uma doença rara em que ocorre, de forma anómala, uma cicatrização do tecido pulmonar, e que pode aparecer na sequência de doenças pulmonares, afetando a respiração. Os resultados, a que os investigadores chegaram através da realização de tomografias computadorizadas — exames mais conhecidos por TAC — também mostram que, na maioria dos casos (77%), a função pulmonar se encontra intacta. Foram avaliados 100 pacientes no total, tendo o estudo sido publicado em outubro do ano passado numa revista científica.

“Após um ano de internamento, alguns doentes ainda têm problemas em sair de casa, trabalhar e ter uma vida funcional. Ou seja, têm sintomas compatíveis com stress pós-traumático crónico”

André Pinto, infeciologista no Hospital de São João, no Porto

Tais sequelas podem afetar a vida dos pacientes. Embora a “maioria consiga retomar o trabalho e ter uma vida funcional”, são seguidos no hospital, no Porto, “alguns doentes que, mesmo um ano após o internamento em cuidados intensivos, ainda têm problemas em sair de casa, trabalhar e ter uma vida funcional”. Ou seja, “têm sintomas compatíveis com síndrome de stress pós-traumático crónico”, sublinha André Pinto, esclarecendo que quando os médicos percebem que os sintomas persistem e têm “impacto na vida das pessoas”, estas são orientadas para consultas especializadas, como consultas de neurologia ou psiquiatria. “Há, claro, uma sobrecarga do SNS com estes doentes, mas temos de lhes tentar fornecer  os mecanismos para recuperar a funcionalidade.”

Problemas físicos mais reportados nos Países Baixos são fraqueza e rigidez articular

Dos 245 pacientes que foram observados no âmbito do estudo realizado nos Países Baixos, 182 apresentaram sintomas físicos, o que corresponde a 74,3%. Destes, 56,1% afirmaram sentir fadiga e 6,1% afirmaram sentir-se frágeis. Os problemas físicos mais reportados foram fraqueza (38,9%), rigidez articular (26,3%), dores nas articulações (25,5%), fraqueza muscular (24,8%), mialgia (21,3%) e dispneia (20,8%), termo técnico para a sensação de falta de ar.

Os sintomas psicológicos foram reportados por 26,2% das pessoas que participaram no estudo, sendo os mais frequentes a depressão (18,3%) e a ansiedade (17,9%). Quase 10% dos pacientes afirmaram ter sintomas de stress pós-traumático. Outros estudos realizados ao fim de quatro e seis meses apontam para uma prevalência mais elevada destes sintomas psicológicos, o que indica que “há uma recuperação da saúde mental à medida que o tempo vai passando”. 

Quanto aos sintomas cognitivos, foram reportados por 16,2% dos pacientes.  Segundo o estudo em análise, que decorreu em onze hospitais nos Países Baixos, “muitos pacientes enfrentaram problemas decorrentes do episódio de doença grave”.

  • Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL

Idoso pensativo. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Estes pensionistas têm de fazer prova de vida até esta data para não perder a pensão: veja como o fazer sem sair de casa

07:00 13 Maio, 2026 16:24 12 Maio, 2026 | João Luís

Alguns pensionistas têm de fazer prova de vida até esta data para evitar a suspensão da pensão. Saiba como tratar do processo online

Algarve Cultura

Última casa de veraneio da Marginal de Quarteira é classificada como Monumento de Interesse Municipal

06:50 13 Maio, 2026 06:52 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Moradia de 1945 em Quarteira, conhecida como “Vila Maria Izidra”, recebe classificação de Interesse Municipal.

Dia de chuva, nevoeiro e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoadas e chuva forte: mau tempo continua a ‘atormentar’ Portugal e há regiões com nevoeiro

06:00 13 Maio, 2026 11:00 12 Maio, 2026 | João Luís

A chuva ainda não vai embora: o IPMA prevê aguaceiros, trovoada e nevoeiro em várias regiões de Portugal ao longo do dia

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 18:22 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Algarve Animais

Livre questiona Governo sobre mudança no centro do lince-ibérico em Silves

07:15 13 Maio, 2026 07:10 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Equipa do Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico alerta para riscos na transição de gestão prevista para o final do mês

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí frio de rachar: chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal e estes serão os dias mais ‘gelados’

09:30 12 Maio, 2026 22:00 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Chuva, trovoada e granizo deverão marcar os próximos dias em Portugal, com descida acentuada das temperaturas em várias regiões do país

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Algarve Cultura

Festa da Espiga volta a animar Salir com tradição, música, gastronomia e desfile etnográfico

08:00 12 Maio, 2026 08:00 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradição, música e gastronomia marcam nova edição da Festa da Espiga em Salir ao longo de três dias de animação

Moedas e notas. Crédito: Freepik
Economia Europa Nacional

Dados da UE são ‘alarmantes’: esta cidade portuguesa é das piores da Europa para quem ganha salário abaixo deste valor

21:00 12 Maio, 2026 20:38 12 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Números da UE colocam esta cidade portuguesa sob pressão e mostram por que razão a habitação continua a ser uma das maiores preocupações das famílias

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia

Já viu isto no Multibanco? Este detalhe quase ‘invisível’ pode revelar uma grande fraude

14:50 12 Maio, 2026 14:48 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um pormenor quase impercetível numa caixa Multibanco pode indicar fraude. Saiba que sinais estão a passar despercebidos a muitos utilizadores

Cortes de luz. Crédito: Freepik
Nacional

Vêm aí cortes de luz prolongados em Portugal e estas vão ser as regiões afetadas

16:30 12 Maio, 2026 16:19 12 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções programadas de energia elétrica e cortes de luz agendados para várias zonas do país

Paciente num hospital. Crédito: Magnific
Nacional Saúde

DGS e OMS ‘alertam’: é assim que se identifica um caso suspeito de Hantavírus e é isto que se deve fazer

20:20 12 Maio, 2026 20:09 12 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Autoridades de saúde lançaram recomendações aos profissionais de saúde, de modo a garantir que casos suspeitos de Hantavírus são eficazmente identificados

Laranjas na estrada. Crédito: Magnific AI
Auto

Viu várias laranjas no meio da estrada? Saiba o que significam e o que deve fazer para evitar problemas

21:20 11 Maio, 2026 21:18 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Ver várias laranjas espalhadas na estrada pode não ser um simples acaso e há cuidados que podem ajudar a evitar problemas inesperados

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Idoso deixa apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora: vizinhos disseram que terá sido obrigado a fazer testamento e tribunal teve a última palavra

19:30 9 Maio, 2026 09:59 12 Maio, 2026 | João Luís

O idoso italiano deixou apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora, mas familiares levantaram suspeitas sobre o testamento

Vigo, na Galiza.
Europa Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Algarve

Último adeus a casal motard: Funeral de Frederico Fernandes e Neuza Afonso realiza-se esta quarta-feira

18:10 12 Maio, 2026 18:36 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Amigos e familiares despedem-se esta quarta-feira de Frederico Fernandes e Neuza Afonso em Conceição de Tavira

Idoso pensativo. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Estes pensionistas têm de fazer prova de vida até esta data para não perder a pensão: veja como o fazer sem sair de casa

07:00 13 Maio, 2026 16:24 12 Maio, 2026 | João Luís

Alguns pensionistas têm de fazer prova de vida até esta data para evitar a suspensão da pensão. Saiba como tratar do processo online

Algarve, Cultura

Última casa de veraneio da Marginal de Quarteira é classificada como Monumento de Interesse Municipal

06:50 13 Maio, 2026 06:52 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Moradia de 1945 em Quarteira, conhecida como “Vila Maria Izidra”, recebe classificação de Interesse Municipal.

Dia de chuva, nevoeiro e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoadas e chuva forte: mau tempo continua a ‘atormentar’ Portugal e há regiões com nevoeiro

06:00 13 Maio, 2026 11:00 12 Maio, 2026 | João Luís

A chuva ainda não vai embora: o IPMA prevê aguaceiros, trovoada e nevoeiro em várias regiões de Portugal ao longo do dia

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 18:22 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Algarve, Animais

Livre questiona Governo sobre mudança no centro do lince-ibérico em Silves

07:15 13 Maio, 2026 07:10 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Equipa do Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico alerta para riscos na transição de gestão prevista para o final do mês

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí frio de rachar: chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal e estes serão os dias mais ‘gelados’

09:30 12 Maio, 2026 22:00 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Chuva, trovoada e granizo deverão marcar os próximos dias em Portugal, com descida acentuada das temperaturas em várias regiões do país

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Algarve, Cultura

Festa da Espiga volta a animar Salir com tradição, música, gastronomia e desfile etnográfico

08:00 12 Maio, 2026 08:00 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradição, música e gastronomia marcam nova edição da Festa da Espiga em Salir ao longo de três dias de animação

Moedas e notas. Crédito: Freepik
Economia, Europa, Nacional

Dados da UE são ‘alarmantes’: esta cidade portuguesa é das piores da Europa para quem ganha salário abaixo deste valor

21:00 12 Maio, 2026 20:38 12 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Números da UE colocam esta cidade portuguesa sob pressão e mostram por que razão a habitação continua a ser uma das maiores preocupações das famílias

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia

Já viu isto no Multibanco? Este detalhe quase ‘invisível’ pode revelar uma grande fraude

14:50 12 Maio, 2026 14:48 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um pormenor quase impercetível numa caixa Multibanco pode indicar fraude. Saiba que sinais estão a passar despercebidos a muitos utilizadores

Cortes de luz. Crédito: Freepik
Nacional

Vêm aí cortes de luz prolongados em Portugal e estas vão ser as regiões afetadas

16:30 12 Maio, 2026 16:19 12 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções programadas de energia elétrica e cortes de luz agendados para várias zonas do país

Paciente num hospital. Crédito: Magnific
Nacional, Saúde

DGS e OMS ‘alertam’: é assim que se identifica um caso suspeito de Hantavírus e é isto que se deve fazer

20:20 12 Maio, 2026 20:09 12 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Autoridades de saúde lançaram recomendações aos profissionais de saúde, de modo a garantir que casos suspeitos de Hantavírus são eficazmente identificados

Laranjas na estrada. Crédito: Magnific AI
Auto

Viu várias laranjas no meio da estrada? Saiba o que significam e o que deve fazer para evitar problemas

21:20 11 Maio, 2026 21:18 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Ver várias laranjas espalhadas na estrada pode não ser um simples acaso e há cuidados que podem ajudar a evitar problemas inesperados

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Idoso deixa apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora: vizinhos disseram que terá sido obrigado a fazer testamento e tribunal teve a última palavra

19:30 9 Maio, 2026 09:59 12 Maio, 2026 | João Luís

O idoso italiano deixou apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora, mas familiares levantaram suspeitas sobre o testamento

Vigo, na Galiza.
Europa, Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Algarve

Último adeus a casal motard: Funeral de Frederico Fernandes e Neuza Afonso realiza-se esta quarta-feira

18:10 12 Maio, 2026 18:36 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Amigos e familiares despedem-se esta quarta-feira de Frederico Fernandes e Neuza Afonso em Conceição de Tavira

Últimas Notícias

  • Livre questiona Governo sobre mudança no centro do lince-ibérico em Silves
    Livre questiona Governo sobre mudança no centro do lince-ibérico em Silves
  • Estes pensionistas têm de fazer prova de vida até esta data para não perder a pensão: veja como o fazer sem sair de casa
    Estes pensionistas têm de fazer prova de vida até esta data para não perder a pensão: veja como o fazer sem sair de casa
  • Última casa de veraneio da Marginal de Quarteira é classificada como Monumento de Interesse Municipal
    Última casa de veraneio da Marginal de Quarteira é classificada como Monumento de Interesse Municipal
  • Vem aí trovoadas e chuva forte: mau tempo continua a ‘atormentar’ Portugal e há regiões com nevoeiro
    Vem aí trovoadas e chuva forte: mau tempo continua a ‘atormentar’ Portugal e há regiões com nevoeiro
  • Dados da UE são ‘alarmantes’: esta cidade portuguesa é das piores da Europa para quem ganha salário abaixo deste valor
    Dados da UE são ‘alarmantes’: esta cidade portuguesa é das piores da Europa para quem ganha salário abaixo deste valor
  • DGS e OMS ‘alertam’: é assim que se identifica um caso suspeito de Hantavírus e é isto que se deve fazer
    DGS e OMS ‘alertam’: é assim que se identifica um caso suspeito de Hantavírus e é isto que se deve fazer

Opinião

  • Aleitamento materno e relação afetiva | Por Filomena Matos
    Aleitamento materno e relação afetiva | Por Filomena Matos
  • Cancro do ovário: Mais informação e rapidez no acesso ao diagnóstico | Por Cláudia Fraga
    Cancro do ovário: Mais informação e rapidez no acesso ao diagnóstico | Por Cláudia Fraga
  • Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro
  • A influência do abraço no nosso bem-estar | Por Andrea Moura
    A influência do abraço no nosso bem-estar | Por Andrea Moura
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha
    Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha
  • Voo cancelado e sem indemnização? Esta regra da União Europeia pode valer-lhe o reembolso
    Voo cancelado e sem indemnização? Esta regra da União Europeia pode valer-lhe o reembolso
  • Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
    Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal