Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Política, Saúde

Infetado com covid-19: comportamento do primeiro-ministro Jean Castex alvo de críticas em França

Jean Castex testou positivo na segunda-feira e está a ser apontado nas redes sociais como um exemplo dos comportamentos que não devem ser adotados durante a pandemia. Em vários vídeos aparece sem máscara e a apertar a mão a outras pessoas, num espaço fechado

09:59 24 Novembro, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O primeiro-ministro francês, Jean Castex, que testou positivo à covid-19 esta segunda-feira, está a ser apontado nas redes sociais como um exemplo dos comportamentos que não devem ser adotados durante a pandemia.

Em vários vídeos, que se encontram a circular na Internet, Jean Castex aparece sem máscara e a apertar a mão a outras pessoas, num espaço fechado, durante um congresso que decorreu em Paris em 16 de novembro.

Este comportamento vai contra a posição oficial da França, que instou a população a manter as medidas de proteção individual face ao aumento de infeções devido ao vírus SARS-CoV-2, noticia a agência AP.

Os críticos de Castex assinalam ainda que o governante apelidou o território francês de Guadalupe como “irresponsável” na adoção de medidas contra a covid-19, quando o próprio não cumpriu as regras.

O gabinete do primeiro-ministro considerou que esta questão está a ser explorada com fins políticos e que Castex procura “respeitar as regras o máximo possível”.

O primeiro-ministro francês deu na segunda-feira positivo ao novo coronavírus, informou o governo de Paris, adiantando que o chefe do Executivo já estava em isolamento, devido a uma das filhas estar infetada.

Ao regressar, ao início da tarde de segunda-feira, da Bélgica, onde se reuniu com o seu homólogo Alexander De Croo, Castex soube que uma das suas filhas, de 11 anos, tinha testado positiva.

Castex está vacinado desde a primavera, mas a sua filha não recebeu a vacina porque estas ainda não estão aprovadas na União Europeia (UE) para menores de 12 anos, embora a autorização seja esperada esta semana.

O teste positivo do primeiro-ministro fez com que vários outros ministros franceses estejam em isolamento enquanto aguardam o resultado do teste, incluindo o ministro francês responsável pela diplomacia externa, Clement Beaune, que inclusive apagou uma imagem publicada na rede social Instagram onde aparecia sorridente com Castex sem máscara.

Segundo os especialistas, o comportamento de Castex é indicativo da quebra na vigilância perante o aumento da taxa de vacinação em França.

O porta-voz do Governo francês, Gabriel Attal, saiu em defesa do governante, após os vídeos começarem a circular nas redes sociais.

“Somos todos humanos”, afirmou.

O teste positivo do primeiro-ministro representa um potencial constrangimento para o Governo francês e o Presidente Emmanuel Macron, tendo em vista as eleições presidenciais de abril.

Jean Castex desenvolveu uma tosse leve durante a noite, mas mantém a intenção de continuar a trabalhar durante o isolamento, segundo revelou fonte do seu gabinete esta terça-feira.

Sobre o comportamento do governante durante o evento de 16 de novembro, a mesma fonte realçou que Castex lavou as mãos com desinfetante entre cada aperto de mão.

E acrescentou que a entrada do evento estava condicionada à apresentação de um certificado de vacinação ou de recuperação, ou um teste negativo.

Este mês a ministra do Trabalho, Elisabeth Borne, já tinha alertado contra a complacência, reconhecendo que as “medidas de proteção estão a ser menos respeitadas”.

França regista um aumento no número de infeções, hospitalizações e mortes devido à covid-19 nas últimas semanas e o Governo tem intensificado o apelo à utilização do certificado sanitário e à vacinação da população com uma terceira dose de reforço.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Helicóptero do INEM. Crédito: Lusa
Nacional

Despiste de mota em Faro faz uma vítima mortal: homem de 35 anos não resistiu aos ferimentos

16:40 27 Junho, 2026 15:08 27 Junho, 2026 | João Luís

Acidente de mota em Bela Salema, no concelho de Faro, provocou a morte de um homem de 35 anos. GNR investiga as causas do despiste

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Casal abordado pela GNR em Albufeira acaba detido: eis o que foi encontrado

15:10 27 Junho, 2026 15:09 27 Junho, 2026 | João Luís

Fiscalização da GNR em Albufeira terminou com casal detido, 150 doses de cocaína apreendidas e um homem entregue à prisão

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve

Homem tenta fazer exame de condução por outra pessoa e acaba detido em flagrante pela PJ em Portimão

14:50 27 Junho, 2026 14:23 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O suspeito foi detido pela Polícia Judiciária em Portimão quando tentava fazer um exame de condução em nome de outra pessoa

José Castelo Branco.
Nacional

José Castelo Branco foi a julgamento e revelou estar “muito preocupado”: já há data para uma nova sessão

19:40 27 Junho, 2026 14:57 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Socialite esteve no arranque do julgamento por violência doméstica contra Betty Grafstein, mas recusou prestar declarações

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Algarve Cultura

Luís Barriga é o convidado da Tertúlia Farense dedicada a Estoi

10:00 27 Junho, 2026 08:27 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sessão realiza-se a 2 de julho e tem como convidado Luís Barriga, recém-eleito presidente da Junta de Freguesia

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma massa de ar tropical para Portugal e máximas poderão chegar aos 42 ºC: saiba quando chega a ‘onda de calor’

06:00 27 Junho, 2026 15:53 26 Junho, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para dias de calor intenso, com uma massa de ar tropical a caminho e máximas que podem tocar nos 42 ºC

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Vento forte na praia. Crédito: Magnific
Tempo

Vem aí uma nortada: calor regressa a Portugal antes do fim do mês mas vento pode ‘estragar’ a praia nestas regiões

17:00 27 Junho, 2026 15:04 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor vai regressar gradualmente a Portugal até ao final de junho, sobretudo no interior, onde os termómetros poderão aproximar-se dos 39 ºC

Francesinha. Crédito: Magnific
Gastronomia

Se Portugal marcar um golo frente à Colômbia todos os clientes destes restaurantes vão ter uma francesinha de oferta

14:30 27 Junho, 2026 14:18 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

As cervejarias DOTE, em Lisboa e arredores, vão oferecer francesinhas aos clientes se Portugal marcar pelo menos um golo frente à Colômbia

Filha cuidadora dos pais. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Deixar mais herança ao filho que cuida dos pais: é possível fazê-lo?

13:50 26 Junho, 2026 13:32 26 Junho, 2026 | João Luís

Pais podem deixar mais herança ao filho que cuida deles? Saiba o que a lei portuguesa permite, quais são os limites e como funciona a quota disponível

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Prestação Social Única vai substituir 13 apoios: saiba quem pode receber e o que ainda falta decidir

13:30 26 Junho, 2026 12:25 26 Junho, 2026 | João Luís

Nova Prestação Social Única vai substituir 13 apoios sociais, mas ainda há dúvidas sobre o valor e as condições de acesso. Saiba quem pode receber

Sismo em Lisboa. Crédito: Foto AI
Mundo Nacional

Alerta de especialista: Portugal pode sofrer danos graves com sismo semelhante aos da Venezuela e estes são os edifícios em maior risco

20:20 26 Junho, 2026 19:09 26 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Especialista explicou que Portugal também pode correr risco de danos graves com um sismo semelhante ao da Venezuela

Algarve Opinião Saúde

Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos

18:40 26 Junho, 2026 18:34 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Quero hoje celebrar com antigos Professores (os meus), colegas de curso e de profissão (na prática clínica, ou no ensino) e estudantes o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro"

Helicóptero do INEM. Crédito: Lusa
Nacional

Despiste de mota em Faro faz uma vítima mortal: homem de 35 anos não resistiu aos ferimentos

16:40 27 Junho, 2026 15:08 27 Junho, 2026 | João Luís

Acidente de mota em Bela Salema, no concelho de Faro, provocou a morte de um homem de 35 anos. GNR investiga as causas do despiste

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Casal abordado pela GNR em Albufeira acaba detido: eis o que foi encontrado

15:10 27 Junho, 2026 15:09 27 Junho, 2026 | João Luís

Fiscalização da GNR em Albufeira terminou com casal detido, 150 doses de cocaína apreendidas e um homem entregue à prisão

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve

Homem tenta fazer exame de condução por outra pessoa e acaba detido em flagrante pela PJ em Portimão

14:50 27 Junho, 2026 14:23 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O suspeito foi detido pela Polícia Judiciária em Portimão quando tentava fazer um exame de condução em nome de outra pessoa

José Castelo Branco.
Nacional

José Castelo Branco foi a julgamento e revelou estar “muito preocupado”: já há data para uma nova sessão

19:40 27 Junho, 2026 14:57 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Socialite esteve no arranque do julgamento por violência doméstica contra Betty Grafstein, mas recusou prestar declarações

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Algarve, Cultura

Luís Barriga é o convidado da Tertúlia Farense dedicada a Estoi

10:00 27 Junho, 2026 08:27 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sessão realiza-se a 2 de julho e tem como convidado Luís Barriga, recém-eleito presidente da Junta de Freguesia

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma massa de ar tropical para Portugal e máximas poderão chegar aos 42 ºC: saiba quando chega a ‘onda de calor’

06:00 27 Junho, 2026 15:53 26 Junho, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para dias de calor intenso, com uma massa de ar tropical a caminho e máximas que podem tocar nos 42 ºC

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional, Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Vento forte na praia. Crédito: Magnific
Tempo

Vem aí uma nortada: calor regressa a Portugal antes do fim do mês mas vento pode ‘estragar’ a praia nestas regiões

17:00 27 Junho, 2026 15:04 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor vai regressar gradualmente a Portugal até ao final de junho, sobretudo no interior, onde os termómetros poderão aproximar-se dos 39 ºC

Francesinha. Crédito: Magnific
Gastronomia

Se Portugal marcar um golo frente à Colômbia todos os clientes destes restaurantes vão ter uma francesinha de oferta

14:30 27 Junho, 2026 14:18 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

As cervejarias DOTE, em Lisboa e arredores, vão oferecer francesinhas aos clientes se Portugal marcar pelo menos um golo frente à Colômbia

Filha cuidadora dos pais. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Deixar mais herança ao filho que cuida dos pais: é possível fazê-lo?

13:50 26 Junho, 2026 13:32 26 Junho, 2026 | João Luís

Pais podem deixar mais herança ao filho que cuida deles? Saiba o que a lei portuguesa permite, quais são os limites e como funciona a quota disponível

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Prestação Social Única vai substituir 13 apoios: saiba quem pode receber e o que ainda falta decidir

13:30 26 Junho, 2026 12:25 26 Junho, 2026 | João Luís

Nova Prestação Social Única vai substituir 13 apoios sociais, mas ainda há dúvidas sobre o valor e as condições de acesso. Saiba quem pode receber

Sismo em Lisboa. Crédito: Foto AI
Mundo, Nacional

Alerta de especialista: Portugal pode sofrer danos graves com sismo semelhante aos da Venezuela e estes são os edifícios em maior risco

20:20 26 Junho, 2026 19:09 26 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Especialista explicou que Portugal também pode correr risco de danos graves com um sismo semelhante ao da Venezuela

Algarve, Opinião, Saúde

Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos

18:40 26 Junho, 2026 18:34 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Quero hoje celebrar com antigos Professores (os meus), colegas de curso e de profissão (na prática clínica, ou no ensino) e estudantes o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro"

Últimas Notícias

  • José Castelo Branco foi a julgamento e revelou estar “muito preocupado”: já há data para uma nova sessão
    José Castelo Branco foi a julgamento e revelou estar “muito preocupado”: já há data para uma nova sessão
  • “Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião
    “Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião
  • João Neves e ‘companhia’ entram em campo hoje: saiba em que canal pode ver Portugal
    João Neves e ‘companhia’ entram em campo hoje: saiba em que canal pode ver Portugal
  • Esta praia no Algarve é um refúgio discreto da Ria Formosa onde o silêncio só é interrompido pelo comboio
    Esta praia no Algarve é um refúgio discreto da Ria Formosa onde o silêncio só é interrompido pelo comboio
  • Vem aí uma nortada: calor regressa a Portugal antes do fim do mês mas vento pode ‘estragar’ a praia nestas regiões
    Vem aí uma nortada: calor regressa a Portugal antes do fim do mês mas vento pode ‘estragar’ a praia nestas regiões

Opinião

  • Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal
    Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal
  • Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos
    Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos
  • Portugal vibra por um golo, mas cala-se perante o futuro | Por Luís Ganhão
    Portugal vibra por um golo, mas cala-se perante o futuro | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
    Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
  • Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
    Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal