Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Saúde

Índia ultrapassa 400 mil casos num só dia, novo recorde mundial – Ponto de situação mundial

Veja aqui todas as atualizações em vários pontos do mundo, no momento que a pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.168.333 mortos no mundo, resultantes de mais de 150,4 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP

10:13 1 Maio, 2021
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Índia está a braços com um surto devastador, com novos máximos diários de infetados e mortos há vários dias

A Índia registou mais de 400 mil casos de covid-19 nas últimas 24 horas, um novo recorde mundial de contágios, além de 3.523 mortos, anunciaram hoje as autoridades indianas.

O país de 1,3 mil milhões de habitantes está a braços com um surto devastador, com novos máximos diários de infetados e mortos há vários dias.

Nas últimas 24 horas, as autoridades sanitárias diagnosticaram 401.993 novos casos, ultrapassando pela primeira vez as 400 mil infeções diárias, um recorde mundial desde que o SARS-CoV-2 foi identificado na China, em dezembro de 2019.

Na terça-feira, em declarações à Lusa, o professor de Física e Biologia Gautam Menon, especialista em modelos de previsão da pandemia, já antecipara que o número de casos na Índia deveria “chegar aos 400 a 500 mil” por dia, antes de o país atingir o pico da segunda vaga.

“A maioria dos modelos sugere que os casos vão continuar a aumentar e que o pico será provavelmente em meados de maio”, disse então à Lusa o professor da Universidade Ashoka, na cidade de Sonipat, a 40 quilómetros de Nova Deli.

Só no mês de abril, o país contabilizou mais de 6,9 milhões de infeções, contando atualmente mais de 3,2 milhões de casos ativos, segundo o Ministério da Saúde indiano.

A explosão do número de casos, atribuída a uma variante do vírus detetada na Índia, além de comícios eleitorais e festivais religiosos em grande escala, sobrecarregou os hospitais, onde faltam camas, medicamentos e oxigénio.

O país alarga a partir de hoje a todos os adultos a vacinação contra o novo coronavírus, mas a maioria dos estados indianos poderá não ter vacinas suficientes para iniciar a nova fase da inoculação, incluindo Maharashtra e Nova Deli, entre os mais afetados pela segunda vaga.

Goa, onde os hospitais se debatem com a falta de camas, é um dos estados obrigados a adiar o arranque da nova fase, devido à escassez de vacinas, com o Governo daquele estado indiano a pedir aos cidadãos que “não corram para os centros de vacinação no dia 01 de maio”.

“Apesar de o Governo de Goa ter encomendado 500.000 doses de vacinas [contra] a covid-19 para o grupo etário dos 18-45 anos, a vacinação começará quando o estado receber as doses do fabricante”, avisou na sexta-feira o chefe do executivo, Pramod Sawant, na rede social Twitter.

A Índia administrou até agora cerca de 154 milhões de vacinas contra a covid-19.

Desde o início da pandemia, a Índia acumulou 211.853 óbitos e mais de 19,1 milhões de infeções, sendo o segundo país do mundo com mais casos, atrás dos Estados Unidos, e o quarto com mais óbitos, depois dos EUA, do Brasil e do México.

♦ TIMOR-LESTE

Timor-Leste registou 120 novos casos de infeção com SARS-CoV-2, o segundo maior total de sempre num único dia, com a quase totalidade a registar-se na capital Díli.

Em comunicado, o Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC) explica que, além de 116 casos em Díli, se registaram dois casos em Baucau e um caso em Lautem e outro em Liquiçá.

As autoridades registaram um total de 43 casos recuperados com o número de casos ativos a subir para 2.396, novo máximo, e o total acumulado desde o início da pandemia a subir para 2.396. Entre os casos de infeção registados hoje há seis com sintomas da covid-19.

O CIGC anunciou ainda que o número de casos moderados e graves no centro de isolamento de Vera Cruz voltou a subir, para 28. Há atualmente sete casos graves (seis no serviço de medicina interna e um no serviço de pediatria) e 21 casos moderados.

No caso de Díli as infeções das últimas 24 horas correspondem a 10,27% dos 1.169 testes realizados na capital, mais de metade dos quais a pessoas que pretendiam sair de Díli, onde está em vigor uma das várias cercas sanitárias do país.

♦ ÁFRICA

África registou mais 257 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, para um total de 121.813 vítimas mortais, e 9.963 novos infetados, de acordo com os dados oficiais mais recentes no continente.

Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número total de infetados nos 55 Estados-membros da organização é agora de 4.560.119, e nas últimas 24 horas registaram-se 9.733 recuperados, totalizando 4.102.903 desde o início da pandemia.

A África Austral continua a ser região mais afetada, registando 1.968.952 infetados e 62.068 mortos associados ao contágio com a doença. Nesta região, a África do Sul, o país mais atingido pela covid-19 no continente, regista 1.581.210 casos e 54.350 mortes. O Norte de África é a segunda zona mais atingida, com 1.366.607 infetados e 39.860 vítimas mortais.

A África Oriental contabiliza 604.432 infeções e 11.263 mortos, enquanto na África Ocidental o número de infeções é de 459.052 e o de mortes é de 6.055. Na África Central, há 161.076 casos de infeção e 2.567 óbitos registados.

O Egito, que é o segundo país africano com mais vítimas mortais, a seguir à África do Sul, regista 13.339 mortes e 227.552 infetados, seguindo-se a Tunísia, com 10.722 mortes e 309.119 casos de infeção. Marrocos contabiliza 511.249 casos de infeção e 9.023 mortes associadas à covid-19.

Entre os países mais afetados estão também a Etiópia, com 3.688 vítimas mortais e 257.442 infeções, e a Argélia, com 3.253 mortos e 122.108 infetados.

Em relação aos países de língua oficial portuguesa, Moçambique regista 814 mortes e 69.917 casos, seguindo-se Angola (596 óbitos e 26.652 casos de infeção), Cabo Verde(217 mortos e 23.882 casos), Guiné Equatorial (112 óbitos e 7.694 casos), Guiné-Bissau (67 mortos e 3.734 casos) e São Tomé e Príncipe (35 mortos e 2.303 casos).

♦ MÉXICO

O México registou 460 mortes por covid-19 e 3.821 novas infeções nas últimas 24 horas, segundo as autoridades mexicanas. Desde o início da pandemia, o país contabilizou 216.907 óbitos e mais de 2,3 milhões de casos (2.344.755).

O total de mortes provocadas pela doença poderá no entanto ser superior, tendo o Governo mexicano admitido em 20 de abril que o número poderá chegar aos 332.500, num relatório atualizado.

O México é o terceiro país do mundo com mais mortes devido à covid-19, atrás dos Estados Unidos e do Brasil, sendo o 15.º mundial em número total de casos, de acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins (EUA).

♦ GRÉCIA

A Grécia começa este sábado a vacinar todas as pessoas maiores de 30 anos, além dos grupos vulneráveis, profissionais de saúde e professores, esperando até final de junho ter imunizado todos os cidadãos que o desejem.

Na madrugada de sábado, Santo da Páscoa ortodoxa, teve início o agendamento de consultas para a última faixa etária que ficou pendente acima dos 30 anos, a das pessoas entre os 45 a 49 anos, que terão acesso a todas as vacinas atualmente no mercado: BioNtech/Pfizer, Astrazena, Moderna e Janssen. Esta última começara a ser administrada nas próximas semanas.

A Grécia propôs vacinar toda a população com mais de 30 anos com pelo menos uma dose até ao final de maio, coincidindo com o início da temporada turística e o previsível aumento da atividade económica. As autoridades sanitárias gregas abriram na segunda-feira as marcações para a faixa etária entre os 30 e os 39 anos, e na quinta-feira atendimentos para pessoas entre os 40 e 44 anos, embora exclusivamente com as vacinas da AstraZeneca.

♦ BRASIL

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) brasileira autorizou na sexta-feira a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a produzir no Brasil o ingrediente farmacêutico ativo (IFA) da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca/Oxford.

A Fiocruz, principal centro de investigação médica da América Latina, vinculada ao Ministério da Saúde brasileiro, fica “autorizada a iniciar a produção de lotes piloto, em escala comercial, da vacina com o IFA produzido no Brasil”, explicou o órgão regulador brasileiro em comunicado. “Após a realização dos testes, a Fiocruz deve solicitar a inclusão do insumo (ingrediente) no registo ou fazer um pedido de autorização de uso de emergência”, acrescentou a Anvisa. A produção do fármaco será destinada ao Sistema Único de Saúde do país.

A Fiocruz já possuía um acordo com a Universidade de Oxford e com a farmacêutica AstraZeneca para fabricar no Brasil a vacina Covishield. O fármaco já está a ser usado no país desde janeiro, quando as primeiras doses foram importadas da Índia. A Fundação passou a produzir a vacina em larga escala em março, mas ainda precisava de importar o IFA.

♦ ESTADOS UNIDOS

Os Estados Unidos registaram 847 mortes provocadas por covid-19 e 60.412 novos casos da doença nas últimas 24 horas, segundo a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

Desde o início da pandemia, os EUA acumularam 575.899 óbitos e 32.342.475 infeções confirmadas, mantendo-se como o país com mais mortes e também com mais casos no mundo.

Na sexta-feira, os Estados Unidos atingiram a marca dos 100 milhões de pessoas que completaram a vacinação, o que representa 40% da população adulta.


Notícia exclusiva do nosso parceiro Expresso

Elevador da Glória.
Economia Nacional

Elevador da Glória: Fidelidade contesta indemnização de 1.000.000€ e alega que vítima sofreu durante pouco tempo antes de morrer

10:20 28 Outubro, 2026 10:00 28 Outubro, 2026

Seguradora contesta o valor pedido pela família de uma das vítimas mortais do acidente e apresenta as razões para justificar a sua posição

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Algarve Cultura

Sandra Ramos apresenta em Portimão livro sobre autismo, maternidade e superação

11:00 28 Outubro, 2026 11:01 28 Outubro, 2026

Escritora regressa a Portimão para apresentar uma história real sobre autismo e maternidade, numa obra solidária que já vendeu 350 exemplares

Algarve Desporto Economia

Ferragudo celebra 27 anos como vila e reivindica financiamento mais justo para a freguesia

08:13 28 Outubro, 2026 08:13 28 Outubro, 2026

Comemorações dos 27 anos de Ferragudo como vila incluem atividades e um debate sobre o futuro do Algarve, num contexto de reivindicações financeiras

Nacional Tech

Dificuldades no acesso a sites em Portugal: o que se sabe após as falhas na NOS

11:20 28 Outubro, 2026 11:42 28 Outubro, 2026

Utilizadores relatam dificuldades em abrir alguns sites. A NOS diz ter resolvido a falha de terça-feira e a origem dos novos problemas está por confirmar

Economia Europe Direct Algarve

Olhão reúne 120 participantes de três regiões para promover a inovação social e o emprego

09:39 28 Outubro, 2026 10:19 28 Outubro, 2026

Encontro sobre inovação social reuniu mais de 50 entidades do Algarve, Alentejo e Andaluzia para debater inclusão, empreendedorismo e emprego

Algarve Cultura Opinião

História de Tavira: Idade do Bronze. Um novo tempo – Parte 3 | Por José Manuel do Carmo

11:50 28 Outubro, 2026 11:45 28 Outubro, 2026

"No Sul, os pequenos assentamentos nas proximidades da costa e estuários, junto a terrenos férteis, mantêm uma economia agropastoril complementada por recursos marinhos e fluviais"

Europe Direct Algarve

Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas

10:30 28 Outubro, 2026 10:21 28 Outubro, 2026

Jornalistas com mais de dois anos de experiência podem candidatar-se ao curso de Jornalismo Parlamentar, com inscrições abertas até 30 de outubro

Opinião Política

A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel

09:50 28 Outubro, 2026 09:54 28 Outubro, 2026

"Voltar à luta de classes exige mais do que recuperar o vocabulário. Exige estar onde os salários falham, onde as rendas expulsam e onde trabalhar deixou de garantir autonomia"

Cultura Ensino Europe Direct Algarve

Parlamento Europeu reúne nove escolas de Portugal, Irlanda e Reino Unido em Ferragudo

07:44 28 Outubro, 2026 07:44 28 Outubro, 2026

Estudantes de Portugal, Irlanda e Reino Unido participam em encontro de cidadania europeia promovido pelo Parlamento Europeu no Algarve

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Algarve Economia Nacional

Hotéis do Algarve conquistam 11 prémios internacionais nos World Luxury Awards 2026

11:40 27 Outubro, 2026 11:33 27 Outubro, 2026

Unidades de luxo do Algarve somaram 11 prémios nas áreas da hotelaria, gastronomia e bem-estar, entre as 19 distinções atribuídas à Highgate Portugal

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Europe Direct Algarve Opinião Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Cultura Europe Direct Algarve

Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha

15:20 27 Outubro, 2026 15:12 27 Outubro, 2026

Projeto transfronteiriço desenvolveu rotas náutico-culturais para valorizar o património do Baixo Guadiana e promover novas experiências turísticas

Opinião

Uns armam barraca, outros armam tendas (ou da arte nacional de distinguir entre o cidadão incómodo e o adepto estimável) | Por José Figueiredo Santos

08:46 27 Outubro, 2026 08:48 27 Outubro, 2026

"É uma arte antiga, esta de confundir a paz pública com o silêncio dos descontentes"

Elevador da Glória.
Economia, Nacional

Elevador da Glória: Fidelidade contesta indemnização de 1.000.000€ e alega que vítima sofreu durante pouco tempo antes de morrer

10:20 28 Outubro, 2026 10:00 28 Outubro, 2026

Seguradora contesta o valor pedido pela família de uma das vítimas mortais do acidente e apresenta as razões para justificar a sua posição

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Algarve, Cultura

Sandra Ramos apresenta em Portimão livro sobre autismo, maternidade e superação

11:00 28 Outubro, 2026 11:01 28 Outubro, 2026

Escritora regressa a Portimão para apresentar uma história real sobre autismo e maternidade, numa obra solidária que já vendeu 350 exemplares

Algarve, Desporto, Economia

Ferragudo celebra 27 anos como vila e reivindica financiamento mais justo para a freguesia

08:13 28 Outubro, 2026 08:13 28 Outubro, 2026

Comemorações dos 27 anos de Ferragudo como vila incluem atividades e um debate sobre o futuro do Algarve, num contexto de reivindicações financeiras

Nacional, Tech

Dificuldades no acesso a sites em Portugal: o que se sabe após as falhas na NOS

11:20 28 Outubro, 2026 11:42 28 Outubro, 2026

Utilizadores relatam dificuldades em abrir alguns sites. A NOS diz ter resolvido a falha de terça-feira e a origem dos novos problemas está por confirmar

Economia, Europe Direct Algarve

Olhão reúne 120 participantes de três regiões para promover a inovação social e o emprego

09:39 28 Outubro, 2026 10:19 28 Outubro, 2026

Encontro sobre inovação social reuniu mais de 50 entidades do Algarve, Alentejo e Andaluzia para debater inclusão, empreendedorismo e emprego

Algarve, Cultura, Opinião

História de Tavira: Idade do Bronze. Um novo tempo – Parte 3 | Por José Manuel do Carmo

11:50 28 Outubro, 2026 11:45 28 Outubro, 2026

"No Sul, os pequenos assentamentos nas proximidades da costa e estuários, junto a terrenos férteis, mantêm uma economia agropastoril complementada por recursos marinhos e fluviais"

Europe Direct Algarve

Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas

10:30 28 Outubro, 2026 10:21 28 Outubro, 2026

Jornalistas com mais de dois anos de experiência podem candidatar-se ao curso de Jornalismo Parlamentar, com inscrições abertas até 30 de outubro

Opinião, Política

A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel

09:50 28 Outubro, 2026 09:54 28 Outubro, 2026

"Voltar à luta de classes exige mais do que recuperar o vocabulário. Exige estar onde os salários falham, onde as rendas expulsam e onde trabalhar deixou de garantir autonomia"

Cultura, Ensino, Europe Direct Algarve

Parlamento Europeu reúne nove escolas de Portugal, Irlanda e Reino Unido em Ferragudo

07:44 28 Outubro, 2026 07:44 28 Outubro, 2026

Estudantes de Portugal, Irlanda e Reino Unido participam em encontro de cidadania europeia promovido pelo Parlamento Europeu no Algarve

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais, Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Algarve, Economia, Nacional

Hotéis do Algarve conquistam 11 prémios internacionais nos World Luxury Awards 2026

11:40 27 Outubro, 2026 11:33 27 Outubro, 2026

Unidades de luxo do Algarve somaram 11 prémios nas áreas da hotelaria, gastronomia e bem-estar, entre as 19 distinções atribuídas à Highgate Portugal

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Europe Direct Algarve, Opinião, Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Cultura, Europe Direct Algarve

Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha

15:20 27 Outubro, 2026 15:12 27 Outubro, 2026

Projeto transfronteiriço desenvolveu rotas náutico-culturais para valorizar o património do Baixo Guadiana e promover novas experiências turísticas

Opinião

Uns armam barraca, outros armam tendas (ou da arte nacional de distinguir entre o cidadão incómodo e o adepto estimável) | Por José Figueiredo Santos

08:46 27 Outubro, 2026 08:48 27 Outubro, 2026

"É uma arte antiga, esta de confundir a paz pública com o silêncio dos descontentes"

Últimas Notícias

  • Grande Prémio de Fórmula 1 no Algarve terá mobilidade como um dos maiores desafios
    Grande Prémio de Fórmula 1 no Algarve terá mobilidade como um dos maiores desafios
  • Montenegro elogia PSP nos protestos pela habitação: “Especialmente cuidadosa e competente”
    Montenegro elogia PSP nos protestos pela habitação: “Especialmente cuidadosa e competente”
  • Protestos pela habitação: 430 advogados defendem que polícias devem recusar ordens ilegítimas de superiores para dispersar manifestantes
    Protestos pela habitação: 430 advogados defendem que polícias devem recusar ordens ilegítimas de superiores para dispersar manifestantes
  • Dificuldades no acesso a sites em Portugal: o que se sabe após as falhas na NOS
    Dificuldades no acesso a sites em Portugal: o que se sabe após as falhas na NOS
  • Filho de manifestante revela dificuldades com a crise da habitação: “A mãe precisa do dinheiro para não ficarmos na rua”
    Filho de manifestante revela dificuldades com a crise da habitação: “A mãe precisa do dinheiro para não ficarmos na rua”

Opinião

  • História de Tavira: Idade do Bronze. Um novo tempo – Parte 3 | Por José Manuel do Carmo
    História de Tavira: Idade do Bronze. Um novo tempo – Parte 3 | Por José Manuel do Carmo
  • A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel
    A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel
  • O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório
    O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório

Europe Direct Algarve

  • Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas
    Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas
  • Olhão reúne 120 participantes de três regiões para promover a inovação social e o emprego
    Olhão reúne 120 participantes de três regiões para promover a inovação social e o emprego
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal