Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional, Saúde

Incêndio no Hospital de São João: Conselho de Administração demite-se. Doente pode “ter ateado fogo” com isqueiro

Fernando Araújo, presidente do Conselho de Administração do Hospital de São João, falou aos jornalistas na tarde desta segunda-feira. O Conselho de Administração garante permanecer em funções até decisão da ministra da saúde, Marta Temido

18:43 20 Dezembro, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Viatura do Batalhão de Sapadores bombeiros do Porto estacionada junto ao Hospital de São João, durante a intervenção no incêndio que deflagrou no 9º piso do Hospital, no Serviço de Pneumologia

A Polícia Judiciária (PJ) está a investigar o incêndio que deflagrou, no domingo, no Hospital de São João, no Porto, causando um morto e quatro feridos graves, disse hoje à agência Lusa fonte desta força de investigação criminal.

Segundo a mesma fonte, “a PJ foi chamada a investigar as circunstâncias” do incêndio que, pelas 17:40 de domingo, atingiu o piso 9 do Hospital de São João, onde está o serviço de Pneumologia, e que obrigou à retirada de doentes.

Vários órgãos de comunicação social noticiam hoje que o incêndio foi provocado por um doente que acendeu um cigarro no quarto, quando se encontrava a receber oxigénio.

O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) remeteu para a tarde de hoje mais esclarecimentos.

Em comunicado divulgado no domingo, o CHUSJ diz que o incêndio, “de elevada complexidade”, foi dado como extinto às 19:00, dando conta da existência de “uma vítima mortal a lamentar, [de] quatro feridos graves” e de “cinco profissionais afetados”, que receberam assistência no serviço de urgência.

“As causas do incêndio estão a ser apuradas e será aberto um processo de averiguações interno”, refere o CHUSJ, acrescentando que “o plano de incêndio do hospital e o plano de emergência interno foram prontamente ativados, possibilitando a deslocação dos doentes e dos profissionais, bem como o combate ao incêndio pelas equipas internas e pelas corporações de bombeiros”.

O CHUSJ sublinha ainda que o hospital está a “prestar informação e apoio psicológico às famílias das vítimas e aos profissionais”, tendo apresentado “os mais sentidos pêsames à família da vítima mortal”.

Uma nota publicada na noite de domingo na página oficial da Presidência da República refere que Marcelo Rebelo de Sousa contactou o presidente do conselho de administração do Hospital de São João, na sequência do incêndio, exprimindo solidariedade com todos os envolvidos.

“O Presidente da República falou esta noite com o Prof. Doutor Fernando Araújo, Presidente do Conselho de Administração do Hospital de São João, para se inteirar do incêndio desta tarde, que causou quatro vítimas, uma das quais entretanto falecida, e exprimir solidariedade com todos os afetados e respetivas famílias, mas também com os profissionais daquela unidade de saúde”, lê-se no comunicado.


Conselho de Administração do Hospital São João demite-se


O Conselho de Administração do Hospital de S. João pediu a demissão na sequência do incêndio que deflagrou na tarde deste domingo, no serviço de Pneumologia, que vitimou uma pessoa e provocou quatro feridos graves.

Num comunicado, o presidente do Conselho de Administração (CA) do Hospital de São João, Fernando Araújo, disse, na tarde desta segunda-feira, que “apesar de as causas do incêndio estarem a ser apuradas, nomeadamente através de um processo de averiguações interno, um processo de inquérito da IGAS e de um inquérito da Policia Judiciária, com quem estamos ativamente a cooperar, e a avaliação inicial excluir falha infraestrutural da instituição, existe um sentido ético no exercício das responsabilidades públicas que não devemos esquecer”.

O Conselho de Administração do CHUSJ garante permanecer em funções até decisão da ministra da saúde.

LEIA O COMUNICADO NA ÍNTEGRA

No dia de ontem deflagrou um incêndio de elevada complexidade no Serviço de Pneumologia (piso 9) do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), tendo motivado, lamentavelmente, uma vítima mortal e quatro feridos que se encontram em estado grave.

Na sequência da resposta imediata assegurada pela equipa hospitalar, vários profissionais necessitaram receber cuidados e apoio psicológico no serviço de urgência, tendo todos tido alta durante a noite. Apresentamos as mais sentidas condolências à família do doente falecido. Lamentamos aos feridos e suas famílias o ocorrido.

Estamos solidários com os profissionais afetados, que agiram em defesa dos doentes. O hospital prestou, durante todo o processo, informação e apoio psicológico aos doentes e às suas famílias. O plano de incêndio do hospital e o plano de emergência interno foram prontamente ativados, possibilitando a evacuação de emergência, bem como o combate ao incêndio pelas equipas internas e as corporações de bombeiros.

De realçar a forma profissional e altruísta como os profissionais reagiram, bem como as corporações de bombeiros pela eficácia no combate a um incêndio difícil e numa área sensível do hospital.

Apesar das causas do incêndio estarem a ser apuradas, nomeadamente através de um processo de averiguações interno, um processo de inquérito da IGAS e de um inquérito da Policia Judiciária, com quem estamos ativamente a cooperar, e a avaliação inicial excluir falha infraestrutural da instituição, existe um sentido ético no exercício das responsabilidades públicas que não deve ser esquecido, facto pelo qual o Conselho de Administração do CHUSJ apresentou à Sra. Ministra da Saúde o pedido de demissão. O Conselho de Administração do CHUSJ permanecerá em funções até à decisão da Sra. Ministra da Saúde.

– Notícia do Expresso, jornal parceiro do POSTAL

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional

Casal atropelado no passeio em Albufeira: mulher morre e condutora terá tentado fugir

15:56 7 Junho, 2026 15:58 7 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Casal foi colhido por uma viatura junto aos Bombeiros de Albufeira. Mulher, de 28 anos, morreu no local; marido ficou ferido com gravidade

João Neves e Gonçalo Ramos. Crésito: DR
Algarve Desporto

Da Ria Formosa ao topo da Europa: relembre o percurso de João Neves e Gonçalo Ramos até se tornarem bicampeões da Champions pelo PSG

20:30 7 Junho, 2026 16:27 6 Junho, 2026 | João Luís

João Neves, de Tavira, e Gonçalo Ramos, de Olhão, voltaram a conquistar a Liga dos Campeões pelo PSG e levam o Algarve até ao Mundial

Nacional

Rio Guadiana sob buscas após homem pedir auxílio e desaparecer

15:40 7 Junho, 2026 15:36 7 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Homem “encontrava-se a banhos, pediu auxílio e desapareceu” nas águas do rio Guadiana, segundo o Comando Local da Polícia Marítima de VRSA

Cão na praia. Crédito: Magnific
Algarve Animais

Pode levar o cão à praia no Algarve? As regras que muitos donos ainda desconhecem

16:30 5 Junho, 2026 15:23 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a época balnear já em curso em várias praias do Algarve, muitos donos querem levar o cão ao areal, mas nem todas as zonas permitem animais durante o verão

Vespas no jardim. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Adeus vespas: o truque natural para as afastar sem inseticidas e com algo que tem em casa

15:30 7 Junho, 2026 14:55 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, as vespas tornam-se presença frequente em varandas, jardins e refeições ao ar livre

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

14:20 7 Junho, 2026 14:18 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Segunda semana de junho deverá começar com alguma instabilidade em Portugal continental, contando com chuva, sobretudo no Norte e Centro

Opinião Saúde

Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana

07:30 7 Junho, 2026 08:23 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Apesar de na maioria das vezes não provocar sintomas nas fases iniciais, esta doença pode evoluir para situações graves, como inflamação hepática, fibrose, cirrose e até cancro do fígado"

Algarve Economia

Conferência em Albufeira debate impacto das novas regras do urbanismo

08:23 7 Junho, 2026 08:23 7 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Analise as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 108/2026 na conferência sobre urbanismo em Albufeira

Cabine de avião da Ryanair.
Vida & Lazer

Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente

10:30 7 Junho, 2026 09:39 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sensação é comum, mas há uma técnica pouco aplicada que pode fazer toda a diferença durante o voo e não exige qualquer equipamento

Praia da Cova Redonda. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Esta praia escondida entre falésias no Algarve já foi considerada uma das melhores da Europa

15:00 7 Junho, 2026 16:03 5 Junho, 2026 | João Luís

Entre arribas altas e mar calmo, há uma praia no Algarve que continua a atrair quem procura tranquilidade longe dos areais mais cheios

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Caminhada. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem precisa de ginásio: este hábito matinal pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue

12:20 6 Junho, 2026 12:03 6 Junho, 2026 | João Luís

Este hábito matinal depois do pequeno-almoço ajuda o corpo a usar melhor a glicose e a reduzir picos de açúcar no sangue ao longo do dia

Interior do carro a escaldar. Crédito: Foto AI
Auto

Adeus carro a escaldar no verão: aprenda truques simples para baixar a temperatura no interior antes de entrar

15:33 6 Junho, 2026 15:33 6 Junho, 2026 | João Luís

O interior do carro pode atingir temperaturas muito superiores às do exterior no verão. Há truques que reduzem o calor antes de entrar

Avião da TAP.
Nacional Vida & Lazer

Nem São Miguel nem Terceira: TAP inaugura nova rota para esta ilha nos Açores

19:40 7 Junho, 2026 15:05 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

TAP lança nova rota entre Lisboa e Santa Maria com duas frequências semanais e reforça ligações aéreas aos Açores

Cultura Opinião

9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos

18:20 5 Junho, 2026 18:23 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

O retrato comovente de um rapaz de 17 anos que vê a guerra passar da imaginação para a mais dura realidade

Nacional

Casal atropelado no passeio em Albufeira: mulher morre e condutora terá tentado fugir

15:56 7 Junho, 2026 15:58 7 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Casal foi colhido por uma viatura junto aos Bombeiros de Albufeira. Mulher, de 28 anos, morreu no local; marido ficou ferido com gravidade

João Neves e Gonçalo Ramos. Crésito: DR
Algarve, Desporto

Da Ria Formosa ao topo da Europa: relembre o percurso de João Neves e Gonçalo Ramos até se tornarem bicampeões da Champions pelo PSG

20:30 7 Junho, 2026 16:27 6 Junho, 2026 | João Luís

João Neves, de Tavira, e Gonçalo Ramos, de Olhão, voltaram a conquistar a Liga dos Campeões pelo PSG e levam o Algarve até ao Mundial

Nacional

Rio Guadiana sob buscas após homem pedir auxílio e desaparecer

15:40 7 Junho, 2026 15:36 7 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Homem “encontrava-se a banhos, pediu auxílio e desapareceu” nas águas do rio Guadiana, segundo o Comando Local da Polícia Marítima de VRSA

Cão na praia. Crédito: Magnific
Algarve, Animais

Pode levar o cão à praia no Algarve? As regras que muitos donos ainda desconhecem

16:30 5 Junho, 2026 15:23 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a época balnear já em curso em várias praias do Algarve, muitos donos querem levar o cão ao areal, mas nem todas as zonas permitem animais durante o verão

Vespas no jardim. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Adeus vespas: o truque natural para as afastar sem inseticidas e com algo que tem em casa

15:30 7 Junho, 2026 14:55 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, as vespas tornam-se presença frequente em varandas, jardins e refeições ao ar livre

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

14:20 7 Junho, 2026 14:18 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Segunda semana de junho deverá começar com alguma instabilidade em Portugal continental, contando com chuva, sobretudo no Norte e Centro

Opinião, Saúde

Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana

07:30 7 Junho, 2026 08:23 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Apesar de na maioria das vezes não provocar sintomas nas fases iniciais, esta doença pode evoluir para situações graves, como inflamação hepática, fibrose, cirrose e até cancro do fígado"

Algarve, Economia

Conferência em Albufeira debate impacto das novas regras do urbanismo

08:23 7 Junho, 2026 08:23 7 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Analise as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 108/2026 na conferência sobre urbanismo em Albufeira

Cabine de avião da Ryanair.
Vida & Lazer

Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente

10:30 7 Junho, 2026 09:39 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sensação é comum, mas há uma técnica pouco aplicada que pode fazer toda a diferença durante o voo e não exige qualquer equipamento

Praia da Cova Redonda. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Esta praia escondida entre falésias no Algarve já foi considerada uma das melhores da Europa

15:00 7 Junho, 2026 16:03 5 Junho, 2026 | João Luís

Entre arribas altas e mar calmo, há uma praia no Algarve que continua a atrair quem procura tranquilidade longe dos areais mais cheios

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto, Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Caminhada. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem precisa de ginásio: este hábito matinal pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue

12:20 6 Junho, 2026 12:03 6 Junho, 2026 | João Luís

Este hábito matinal depois do pequeno-almoço ajuda o corpo a usar melhor a glicose e a reduzir picos de açúcar no sangue ao longo do dia

Interior do carro a escaldar. Crédito: Foto AI
Auto

Adeus carro a escaldar no verão: aprenda truques simples para baixar a temperatura no interior antes de entrar

15:33 6 Junho, 2026 15:33 6 Junho, 2026 | João Luís

O interior do carro pode atingir temperaturas muito superiores às do exterior no verão. Há truques que reduzem o calor antes de entrar

Avião da TAP.
Nacional, Vida & Lazer

Nem São Miguel nem Terceira: TAP inaugura nova rota para esta ilha nos Açores

19:40 7 Junho, 2026 15:05 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

TAP lança nova rota entre Lisboa e Santa Maria com duas frequências semanais e reforça ligações aéreas aos Açores

Cultura, Opinião

9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos

18:20 5 Junho, 2026 18:23 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

O retrato comovente de um rapaz de 17 anos que vê a guerra passar da imaginação para a mais dura realidade

Últimas Notícias

  • Da Ria Formosa ao topo da Europa: relembre o percurso de João Neves e Gonçalo Ramos até se tornarem bicampeões da Champions pelo PSG
    Da Ria Formosa ao topo da Europa: relembre o percurso de João Neves e Gonçalo Ramos até se tornarem bicampeões da Champions pelo PSG
  • Nem São Miguel nem Terceira: TAP inaugura nova rota para esta ilha nos Açores
    Nem São Miguel nem Terceira: TAP inaugura nova rota para esta ilha nos Açores
  • Ciclista Jorge Gálvez do Louletano conquista 46.º Grande Prémio Abimota
    Ciclista Jorge Gálvez do Louletano conquista 46.º Grande Prémio Abimota
  • Especialistas avisam: não deve lavar estas frutas ao chegar a casa e estes são os motivos
    Especialistas avisam: não deve lavar estas frutas ao chegar a casa e estes são os motivos
  • Casal atropelado no passeio em Albufeira: mulher morre e condutora terá tentado fugir
    Casal atropelado no passeio em Albufeira: mulher morre e condutora terá tentado fugir
  • Rio Guadiana sob buscas após homem pedir auxílio e desaparecer
    Rio Guadiana sob buscas após homem pedir auxílio e desaparecer

Opinião

  • Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana
    Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana
  • Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal
    Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal
  • 9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos
    9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos
  • Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
    Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
    “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
  • Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
    Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal