Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto D.R.
Saúde

Hospital São Gonçalo de Lagos passou para o Centro Hospitalar do Algarve

O Hospital São Gonçalo de Lagos passou esta terça-feira a contar com serviços prestados exclusivamente pelo Serviço Nacional de Saúde através do CHUA, após um acordo celebrado com o grupo HPA.

18:11 25 Janeiro, 2022 18:11 25 Janeiro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), que contava já com unidades em Faro, Portimão e Lagos, junta assim o Hospital São Gonçalo de Lagos (HSGL) às suas respostas, depois de hoje ter sido assinado o contrato que fez a cessão de posição contratual do grupo HPA para o CHUA, alterando o seu nome para Hospital Terras do Infante, referiu a administração da unidade de saúde algarvia num comunicado.

Com este contrato, o CHUA passa a dispor de “44 camas, Bloco Operatório, consultas, laboratório, Imagiologia e Serviço de Urgência Básico [SUB]” e pode “ampliar a qualidade de cuidados de saúde, em segurança, pela imagem da região”, num edifício onde há um ano já tinha ocupado a unidade de internamento no âmbito das medidas sanitárias adotadas durante o estado de emergência devido à pandemia de covid-19.

“O contrato de arrendamento entre a CGD (FII SaúdeInveste) e o CHUA visa colocar e estabilizar no perímetro do SNS, as instalações do Hospital São Gonçalo de Lagos (construção de 2005), cujo internamento ocupámos, há exatamente um ano, ainda com base na lei da declaração do estado de emergência (jan. 2021), por acordo de então entre a ARS Algarve e o grupo privado HPA (que termina a exploração)”, destacou o conselho de administração do CHUA.

A mesma fonte frisou que, com esta solução, o CHUA pode “repor e recuperar agora também a resposta em atividade cirúrgica e ampliar o respetivo internamento, em substituição das instalações arrendadas do antigo hospital de Lagos (construção de 1496), a operar no limite da segurança estrutural e cuja localização adversa é deveras preocupante”.

Na cerimónia de assinatura realizada nas instalações do HSGL, a presidente do conselho de administração do centro hospitalar algarvio, Ana Varges Gomes, considerou que a passagem dessa unidade para a esfera do SNS representa um “momento histórico para o CHUA”, ao “permitir oferecer mais e melhores cuidados de saúde” e levar “os cuidados diferenciados para perto da população”.

Para João Bacalhau, presidente do conselho de administração do grupo HPA, o contrato que cede a posição contratual ao CHUA exemplifica “a colaboração entre os prestadores de cuidados de saúde privados e o SNS em prol da população”.

Igualmente citada no comunicado do CHUA, a vereadora da Câmara de Lagos Sara Coelho afirmou que “este novo hospital ao serviço do SNS vai ser muito importante para o município de Lagos e para as Terras do Infante, uma vez que o crescimento dos serviços de saúde representa também o crescimento da região”, que abrange os municípios de Aljezur e de Vila do Bispo, que formam a Associação Terras do Infante com a autarquia lacobricense.

O CHUA lembrou que as negociações para o “arrendamento deste espaço hospitalar tiveram início em março de 2021, quando o Conselho de Administração do CHUA manifestou à tutela o interesse em desenvolver esforços para realizar, com acordo de princípio do HPA, a transferência integral do antigo hospital de Lagos para o HSGL”.

Como condição, era necessário “conseguir as mesmas condições de exploração desta unidade com o Fundo Imobiliário da CGD, proprietário das instalações, que agora foi alcançado com a Portaria de Autorização assinada já pelas tutelas das Finanças e Saúde”, acrescentou.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Aranha. Crédito: Foto AI
Animais Nacional

Alerta nacional? Nova aranha venenosa foi descoberta em Portugal e duas foram encontradas nesta cidade

17:00 1 Julho, 2026 16:33 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A aranha-reclusa-chilena foi identificada pela primeira vez na Península Ibérica, no Porto

Peixes mortos.
Algarve

Mau cheiro no Trilho do Ludo entre Faro e Almancil associado à presença de milhares de peixes mortos na Ria Formosa

13:09 1 Julho, 2026 12:53 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Foram encontrados milhares de peixes mortos na zona do Ludo, na Ria Formosa, entre Faro e Almancil, mas ainda não foram apurados os motivos

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Mundo Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Mundo

Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais

13:37 1 Julho, 2026 13:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Compras na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras com novas regras aduaneiras da UE. Saiba o que muda nas encomendas

Algarve Desporto

Portimão volta a ser capital mundial do futsal em agosto

15:38 1 Julho, 2026 15:42 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sporting, Benfica, Palma Futsal e Jimbee Cartagena disputam a 8.ª edição do torneio no Portimão Arena

Carro parado na garagem.
Auto

Vai deixar o carro parado no verão? O depósito deve ficar assim para evitar problemas no motor

15:50 1 Julho, 2026 15:55 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um engenheiro alerta para um erro comum quando se deixa o carro parado durante muito tempo

Algarve

Filomena Sintra garante que concessionários de praia em Castro Marim cumprem a legislação

15:21 1 Julho, 2026 15:18 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Autarca defende que a polémica nas praias resulta de falta de clareza sobre o ordenamento das concessões

Opinião

Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa

18:19 1 Julho, 2026 18:19 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Com preocupação, vemos muitos que nada fazem pelos outros, a criticar os que presta auxílio aos mais necessitados”

Escombros.
Mundo Nacional

Crianças de 5 e 8 anos com raízes madeirenses encontradas com vida nos escombros de uma padaria na Venezuela

11:55 30 Junho, 2026 10:51 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Pai e dois filhos lusodescendentes foram localizados com vida sob os escombros de uma padaria na Venezuela

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Economia Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Europe Direct Algarve Opinião

Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha

12:28 29 Junho, 2026 12:29 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Novo Bauhaus Europeu facilita que a nossa investigação saia das publicações científicas e se traduza em soluções reais e tangíveis para o território"

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

Aranha. Crédito: Foto AI
Animais, Nacional

Alerta nacional? Nova aranha venenosa foi descoberta em Portugal e duas foram encontradas nesta cidade

17:00 1 Julho, 2026 16:33 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A aranha-reclusa-chilena foi identificada pela primeira vez na Península Ibérica, no Porto

Peixes mortos.
Algarve

Mau cheiro no Trilho do Ludo entre Faro e Almancil associado à presença de milhares de peixes mortos na Ria Formosa

13:09 1 Julho, 2026 12:53 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Foram encontrados milhares de peixes mortos na zona do Ludo, na Ria Formosa, entre Faro e Almancil, mas ainda não foram apurados os motivos

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Mundo, Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa, Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Mundo

Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais

13:37 1 Julho, 2026 13:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Compras na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras com novas regras aduaneiras da UE. Saiba o que muda nas encomendas

Algarve, Desporto

Portimão volta a ser capital mundial do futsal em agosto

15:38 1 Julho, 2026 15:42 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sporting, Benfica, Palma Futsal e Jimbee Cartagena disputam a 8.ª edição do torneio no Portimão Arena

Carro parado na garagem.
Auto

Vai deixar o carro parado no verão? O depósito deve ficar assim para evitar problemas no motor

15:50 1 Julho, 2026 15:55 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um engenheiro alerta para um erro comum quando se deixa o carro parado durante muito tempo

Algarve

Filomena Sintra garante que concessionários de praia em Castro Marim cumprem a legislação

15:21 1 Julho, 2026 15:18 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Autarca defende que a polémica nas praias resulta de falta de clareza sobre o ordenamento das concessões

Opinião

Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa

18:19 1 Julho, 2026 18:19 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Com preocupação, vemos muitos que nada fazem pelos outros, a criticar os que presta auxílio aos mais necessitados”

Escombros.
Mundo, Nacional

Crianças de 5 e 8 anos com raízes madeirenses encontradas com vida nos escombros de uma padaria na Venezuela

11:55 30 Junho, 2026 10:51 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Pai e dois filhos lusodescendentes foram localizados com vida sob os escombros de uma padaria na Venezuela

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Europe Direct Algarve, Opinião

Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha

12:28 29 Junho, 2026 12:29 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Novo Bauhaus Europeu facilita que a nossa investigação saia das publicações científicas e se traduza em soluções reais e tangíveis para o território"

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

Últimas Notícias

  • Pizzaria portuguesa está entre as 10 melhores da Europa
    Pizzaria portuguesa está entre as 10 melhores da Europa
  • Afinal, qual é o prazo de validade da carta de condução? Saiba quando tem de a revalidar e evite multas
    Afinal, qual é o prazo de validade da carta de condução? Saiba quando tem de a revalidar e evite multas
  • Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão
    Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão
  • Castro Marim abre nova área balnear na barragem de Odeleite
    Castro Marim abre nova área balnear na barragem de Odeleite
  • Europa prepara megaconstrução elétrica a 2.000 metros de altitude para criar novo lago artificial
    Europa prepara megaconstrução elétrica a 2.000 metros de altitude para criar novo lago artificial

Opinião

  • Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa
  • Sabemos que a qualquer momento pode ocorrer um sismo de forte intensidade. Vamos prevenir | Por António Nóbrega
    Sabemos que a qualquer momento pode ocorrer um sismo de forte intensidade. Vamos prevenir | Por António Nóbrega
  • A realidade é sempre maior do que aquilo que conseguimos ver | Por Luís Ganhão
    A realidade é sempre maior do que aquilo que conseguimos ver | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Eurobarómetro revela forte confiança dos portugueses na União Europeia
    Eurobarómetro revela forte confiança dos portugueses na União Europeia
  • Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais
    Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal