Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Política, Saúde

Há novas mudanças nas regras do confinamento: saiba quais

Governo publicou o decreto com as alterações que fez às regras, equipamentos fechados e exceções do confinamento em curso, que entram em vigor à meia-noite desta quarta-feira. Eis o que muda a partir de agora (assinalado a negrito) acompanhado da lista completa das regras (que inclui as que já estavam em vigor desde o início do mês)

21:50 19 Janeiro, 2021
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

As novas restrições de horário para os serviços, aos dias de semana (20h) e aos fins de semana (13h), têm algumas excepções, como o atendimento de casos urgentes em clínicas de saúde privadas ou lojas nos aeroportos. As escolas do ensino artístico e especializado podem, afinal, ficar abertas. Os centros de estudo e de explicações para menores de 12 anos juntam-se aos ATL nas excepções ao confinamento. Há ainda mais equipamentos desportivos que fecham. E uma novidade para os passageiros que chegam ao aeroporto sem teste: terão de aguardar os resultados do teste numa sala no aeroporto. Quanto às maiores empresas, têm até ao fim do dia de quinta-feira para mandarem a lista de quem não fica em teletrabalho à ACT.

No decreto do Governo com a revisão das regras do confinamento, há estas novidades. Veja a lista de tudo o que muda e entra em vigor à meia-noite desta quarta-feira (comparada com o que estava em vigor).

MUDANÇAS NAS REGRAS

– Tal como explicou António Costa, as deslocações autorizadas (mesmo que em teletrabalho) passam a obrigar à apresentação de “atestado por declaração emitida pela entidade empregadora ou equiparada, exceto na procura de trabalho ou resposta a uma oferta de trabalho;

– A suspensão de atividade nos serviços passa a incluir também a disponibilização dos bens à porta do estabelecimento, ao postigo ou através de serviço de recolha de produtos adquiridos previamente através de meios de comunicação à distância (click and collect) – que até aqui era permitido;

– É decretado encerramento geral às 20h, aos dias de semana, e às 13h, ao fim de semana, mas com várias exceções:

  • ♦ Estabelecimentos onde se prestem serviços médicos ou outros serviços de saúde e apoio social, desde que para atendimentos urgentes, designadamente hospitais, consultórios e clínicas, clínicas dentárias e centros de atendimento médico-veterinário com urgência, bem como aos serviços de suporte integrados nestes locais;
  • ♦ Farmácias;
  • ♦ Estabelecimentos educativos, de ensino e de formação profissional;
  • ♦ Estabelecimentos turísticos e aos estabelecimentos de alojamento local, bem como aos estabelecimentos que garantam alojamento estudantil;
  • ♦ Estabelecimentos que prestem atividades funerárias e conexas;
  • ♦ Atividades de prestação de serviços, designadamente áreas de serviço e postos de abastecimento de combustíveis, que integrem autoestradas;
  • ♦ Aos postos de abastecimento de combustíveis não abrangidos pela alínea anterior, bem como aos postos de carregamento de veículos elétricos, exclusivamente na parte respeitante à venda ao público de combustíveis e abastecimento ou carregamento de veículos no âmbito das deslocações admitidas nos termos do presente decreto;
  • ♦ Aos estabelecimentos de prestação de serviços de aluguer de veículos de mercadorias sem condutor (rent-a-cargo) e de aluguer de veículos de passageiros sem condutor (rent-a-car);
  • ♦ Aos estabelecimentos situados no interior de aeroportos situados em território continental, após o controlo de segurança dos passageiros.

– Na restauração e similares, aquando da venda de refeições ou produtos embalados à porta do estabelecimento ou ao postigo (take-away) fica “proibida a venda de qualquer tipo de bebidas, sendo igualmente proibido o consumo de refeições ou produtos à porta do estabelecimento ou nas suas imediações”;

– Nas entregas ao domicílio, diretamente ou através de intermediário, não é permitido o fornecimento de bebidas alcoólicas a partir das 20h.

– Os restaurantes em centros comerciais passam a funcionar “exclusivamente para efeitos de atividade de confeção destinada a consumo fora do estabelecimento” – seja através de entrega ao domicílio, diretamente ou através de intermediário. Passa a ser aqui proibida a disponibilização de refeições ou produtos à porta do estabelecimento ou ao postigo (take-away)”

– Os passageiros que cheguem ao aeroporto, sejam cidadãos nacionais e os cidadãos estrangeiros com residência legal em território continental ou aqueles a quem seja detetada uma temperatura corporal igual ou superior a 38ºC e que realizem o teste molecular por RT-PCR para despiste da infeção por SARS-CoV-2, passam a ter de aguardar “em local próprio no interior do aeroporto até à notificação do resultado.”. Até aqui podiam abandonar o aeroporto desde que disponibilizassem “os seus dados de contacto e permanecessem em isolamento e confinamento obrigatórios nos seus locais de destino até à receção do resultado do referido teste laboratorial.

– Passa a ser “proibida a circulação para fora do concelho do domicílio no período entre as 20h de sexta-feira e as 05h de segunda-feira, sem prejuízo das exceções previstas no artigo 11.º do Decreto n.º 9/2020, de 21 de novembro” – incluindo essas exceções a campanha eleitoral e o exercício do direito de voto.

– Passa a ser proibida a publicidade, a atividade publicitária ou a adoção de qualquer outra forma de comunicação comercial, designadamente em serviços da sociedade da informação, que possam ter como resultado o aumento do fluxo de pessoas a frequentar estabelecimentos que, nos termos do presente decreto, estejam abertos ao público, designadamente através da divulgação de saldos, promoções ou liquidações (não ficando estes, mesmo assim, expressamente proibidos).

– Os presidentes de câmara municipal devem determinar “o encerramento de todos os espaços públicos em que se verifique aglomeração de pessoas, designadamente passadeiras, marginais, calçadões e praias” e “a sinalização da proibição de utilização de bancos de jardim, parques infantis e equipamentos públicos para a prática desportiva (fitness)”.

– As empresas do setor dos serviços que tenham mais de 250 trabalhadores, independentemente do vínculo laboral, da modalidade ou da natureza da relação jurídica, terão de enviar à Autoridade para as Condições de Trabalho, no prazo de 48 horas a contar da entrada em vigor do presente decreto (até sexta-feira à meia-noite), a lista nominal daqueles que não preencham os requisitos estabelecidos no n.º 1 do artigo 5.º do Decreto n.º 3-A/2021, de 14 de janeiro, na sua redação atual.

O QUE TEM DE FECHAR (ALTERAÇÕES E NOVAS EXCEPÇÕES)

– Todos os locais destinados a práticas desportivas de lazer (antes eram só os recintos fechados). Inclui campos de tiro, courts de ténis, de padel ou similares, velódromos, hipódromos e pistas similares, pistas de atletismo, pistas de ciclismo, motociclismo, automobilismo e rotas similares.

– Atividades de tempos livres, centros de estudo e também de explicações, relativamente a crianças com idade igual ou superior a 12 anos (ou seja, os destinados a menores de 12 anos vão poder funcionar);

– Ficam fechados também estabelecimentos de dança e de música, salvo as escolas do ensino artístico especializado que ministrem cursos de iniciação e cursos de níveis básico e secundário de música e dança, escolas do ensino artístico profissional de dupla certificação, bem como as escolas do ensino superior.

– Acaba a excepção para restaurantes e similares, cafetarias, casas de chá e afins, que permitia disponibilização de refeições ou produtos embalados à porta do estabelecimento ou ao postigo (take-away);

-Mantêm-se fechados bares e restaurantes de hotel , salvo para entrega nos quartos dos hóspedes (room service) ou para disponibilização de refeições ou produtos embalados à porta dos hotéis (take-away) – mas restritos aos horários limites de fim de semana (13h) e de semana (até às 20h) e sem poderem vender bebidas alcoólicas;

– Também passam a estar fechadas as áreas de consumo de comidas e bebidas (food-courts) dos centros comerciais;

– Fecham parques, jardins, espaços verdes, espaços de lazer, bancos de jardim e similares, salvo exclusivamente enquanto zonas de passagem, sendo vedada a permanência nos mesmos.

LISTA DO QUE PODE FUNCIONAR (DIFERENÇAS FACE À ÚLTIMA LISTA)

– Restauração, mas agora com as novas restrições impostas (vendas ao postigo, venda de bebidas, novos horários ao fim de semana e dias de semana).

– Centros de atividades de tempos livres, centros de estudo e similares, nestes últimos casos, apenas para crianças menores de 12 anos.


Notícia exclusiva do nosso parceiro Expresso

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Algarve Cultura

Conservatório de Albufeira prepara regresso das aulas de ballet e convida famílias a manifestar interesse

07:20 28 Outubro, 2026 07:13 28 Outubro, 2026

Instituição quer reativar o ensino de ballet em Albufeira e está a recolher informações das famílias para organizar as futuras aulas

Opinião Saúde

O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório

07:30 28 Outubro, 2026 19:14 27 Outubro, 2026

"O AVC é tratável e evitável. Investir no seu combate não é apenas um dever clínico, mas um imperativo ético. Juntos, podemos mudar a história do AVC em Portugal"

LF
Algarve

Faro reúne meia centena de pessoas em protesto pela habitação e contra atuação policial

07:00 28 Outubro, 2026 06:55 28 Outubro, 2026

Manifestantes concentraram-se em Faro num protesto pelo direito à habitação e criticaram a intervenção da PSP em Lisboa e no Porto

Cultura Ensino Europe Direct Algarve

Parlamento Europeu reúne nove escolas de Portugal, Irlanda e Reino Unido em Ferragudo

07:44 28 Outubro, 2026 07:44 28 Outubro, 2026

Estudantes de Portugal, Irlanda e Reino Unido participam em encontro de cidadania europeia promovido pelo Parlamento Europeu no Algarve

Tempo

Vai chover no Halloween? Eis a previsão para o fim de semana em Portugal continental

06:00 28 Outubro, 2026 16:06 27 Outubro, 2026

Sol e temperaturas acima da média deverão marcar o fim de semana. Saiba o que se prevê para o Halloween e o feriado

Algarve Política

Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção

18:20 27 Outubro, 2026 18:22 27 Outubro, 2026

Tribunal de Faro ouviu quatro arguidos no processo de alegada corrupção que envolve a ex-presidente da Câmara de Vila Real de Santo António

Mulher a jogar no Euromilhões. Crédito: Freepik AI
Nacional

79 milhões de euros em jogo no Euromilhões desta terça-feira: já é conhecida a chave vencedora

23:20 27 Outubro, 2026 23:20 27 Outubro, 2026

O Euromilhões desta terça-feira, 27 de outubro, tem um jackpot de 79 milhões de euros. Confira os cinco números e as duas estrelas sorteados

Cultura Europe Direct Algarve

Vila Real de Santo António recebe lançamento de livro sobre as fronteiras ibéricas e a Batalha do Guadiana

11:20 27 Outubro, 2026 11:11 27 Outubro, 2026

Fernando Pessanha participa no lançamento de obra sobre as fronteiras ibéricas, com destaque para um episódio da história militar de 1801

Algarve Economia Nacional

Hotéis do Algarve conquistam 11 prémios internacionais nos World Luxury Awards 2026

11:40 27 Outubro, 2026 11:33 27 Outubro, 2026

Unidades de luxo do Algarve somaram 11 prémios nas áreas da hotelaria, gastronomia e bem-estar, entre as 19 distinções atribuídas à Highgate Portugal

Loja do Gato Preto.
Economia Europa Nacional

Loja do Gato Preto fecha todas as lojas em Espanha: saiba o que vai acontecer à cadeia em Portugal

15:50 27 Outubro, 2026 11:03 27 Outubro, 2026

A cadeia portuguesa de decoração encerrou a atividade em Espanha devido a dificuldades financeiras, mas mantém lojas abertas em Portugal

Europa Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Agitação marítima. Crédito: DR
Europa Vídeo

Onda atinge jornalista e operadora de câmara em Espanha durante reportagem sobre agitação marítima [vídeo]

09:40 27 Outubro, 2026 08:28 24 Outubro, 2026

Jornalista e operadora de câmara foram surpreendidos por uma onda. O programa esclareceu o estado dos dois profissionais após o susto

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva pode ganhar força em Portugal em novembro: vórtice polar dá sinais de mudança

09:30 27 Outubro, 2026 15:02 24 Outubro, 2026

Novembro poderá trazer mais chuva a Portugal. Uma alteração na circulação polar está entre os sinais acompanhados pelos modelos

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais, Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Algarve, Cultura

Conservatório de Albufeira prepara regresso das aulas de ballet e convida famílias a manifestar interesse

07:20 28 Outubro, 2026 07:13 28 Outubro, 2026

Instituição quer reativar o ensino de ballet em Albufeira e está a recolher informações das famílias para organizar as futuras aulas

Opinião, Saúde

O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório

07:30 28 Outubro, 2026 19:14 27 Outubro, 2026

"O AVC é tratável e evitável. Investir no seu combate não é apenas um dever clínico, mas um imperativo ético. Juntos, podemos mudar a história do AVC em Portugal"

LF
Algarve

Faro reúne meia centena de pessoas em protesto pela habitação e contra atuação policial

07:00 28 Outubro, 2026 06:55 28 Outubro, 2026

Manifestantes concentraram-se em Faro num protesto pelo direito à habitação e criticaram a intervenção da PSP em Lisboa e no Porto

Cultura, Ensino, Europe Direct Algarve

Parlamento Europeu reúne nove escolas de Portugal, Irlanda e Reino Unido em Ferragudo

07:44 28 Outubro, 2026 07:44 28 Outubro, 2026

Estudantes de Portugal, Irlanda e Reino Unido participam em encontro de cidadania europeia promovido pelo Parlamento Europeu no Algarve

Tempo

Vai chover no Halloween? Eis a previsão para o fim de semana em Portugal continental

06:00 28 Outubro, 2026 16:06 27 Outubro, 2026

Sol e temperaturas acima da média deverão marcar o fim de semana. Saiba o que se prevê para o Halloween e o feriado

Algarve, Política

Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção

18:20 27 Outubro, 2026 18:22 27 Outubro, 2026

Tribunal de Faro ouviu quatro arguidos no processo de alegada corrupção que envolve a ex-presidente da Câmara de Vila Real de Santo António

Mulher a jogar no Euromilhões. Crédito: Freepik AI
Nacional

79 milhões de euros em jogo no Euromilhões desta terça-feira: já é conhecida a chave vencedora

23:20 27 Outubro, 2026 23:20 27 Outubro, 2026

O Euromilhões desta terça-feira, 27 de outubro, tem um jackpot de 79 milhões de euros. Confira os cinco números e as duas estrelas sorteados

Cultura, Europe Direct Algarve

Vila Real de Santo António recebe lançamento de livro sobre as fronteiras ibéricas e a Batalha do Guadiana

11:20 27 Outubro, 2026 11:11 27 Outubro, 2026

Fernando Pessanha participa no lançamento de obra sobre as fronteiras ibéricas, com destaque para um episódio da história militar de 1801

Algarve, Economia, Nacional

Hotéis do Algarve conquistam 11 prémios internacionais nos World Luxury Awards 2026

11:40 27 Outubro, 2026 11:33 27 Outubro, 2026

Unidades de luxo do Algarve somaram 11 prémios nas áreas da hotelaria, gastronomia e bem-estar, entre as 19 distinções atribuídas à Highgate Portugal

Loja do Gato Preto.
Economia, Europa, Nacional

Loja do Gato Preto fecha todas as lojas em Espanha: saiba o que vai acontecer à cadeia em Portugal

15:50 27 Outubro, 2026 11:03 27 Outubro, 2026

A cadeia portuguesa de decoração encerrou a atividade em Espanha devido a dificuldades financeiras, mas mantém lojas abertas em Portugal

Europa, Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Agitação marítima. Crédito: DR
Europa, Vídeo

Onda atinge jornalista e operadora de câmara em Espanha durante reportagem sobre agitação marítima [vídeo]

09:40 27 Outubro, 2026 08:28 24 Outubro, 2026

Jornalista e operadora de câmara foram surpreendidos por uma onda. O programa esclareceu o estado dos dois profissionais após o susto

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva pode ganhar força em Portugal em novembro: vórtice polar dá sinais de mudança

09:30 27 Outubro, 2026 15:02 24 Outubro, 2026

Novembro poderá trazer mais chuva a Portugal. Uma alteração na circulação polar está entre os sinais acompanhados pelos modelos

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Últimas Notícias

  • Parlamento Europeu reúne nove escolas de Portugal, Irlanda e Reino Unido em Ferragudo
    Parlamento Europeu reúne nove escolas de Portugal, Irlanda e Reino Unido em Ferragudo
  • Conservatório de Albufeira prepara regresso das aulas de ballet e convida famílias a manifestar interesse
    Conservatório de Albufeira prepara regresso das aulas de ballet e convida famílias a manifestar interesse
  • Faro reúne meia centena de pessoas em protesto pela habitação e contra atuação policial
    Faro reúne meia centena de pessoas em protesto pela habitação e contra atuação policial
  • Vai chover no Halloween? Eis a previsão para o fim de semana em Portugal continental
    Vai chover no Halloween? Eis a previsão para o fim de semana em Portugal continental
  • 79 milhões de euros em jogo no Euromilhões desta terça-feira: já é conhecida a chave vencedora
    79 milhões de euros em jogo no Euromilhões desta terça-feira: já é conhecida a chave vencedora

Opinião

  • O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório
    O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório
  • Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman
    Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman
  • Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
    Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

Europe Direct Algarve

  • Parlamento Europeu reúne nove escolas de Portugal, Irlanda e Reino Unido em Ferragudo
    Parlamento Europeu reúne nove escolas de Portugal, Irlanda e Reino Unido em Ferragudo
  • Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
    Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal