Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Saúde

Foram 65 enfermeiros, e não 30, do hospital de Faro a pedir escusa de responsabilidade devido à exaustão

Bastonária desmente direção do Centro Hospitalar Universitário do Algarve: foram 65 (e não “pelo menos 30”) dos 72 enfermeiros da urgência do Hospital de Faro a pedirem “escusa de responsabilidade” devido à exaustão

11:40 21 Agosto, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Ana Rita Cavaco desmente hospital de Faro; diz que foram 65 dos 72 enfermeiros a subscreverem a carta – a quase totalidade

A Bastonária das Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, desmentiu esta noite a enfermeira diretora do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), Mariana Santos. Em causa está a sobrecarga de trabalho e a exaustão do número de enfermeiros do serviço de urgência do Hospital de Faro que pediram escusa de responsabilidade.

Segundo disse à SIC Notícias e à TSF Mariana Santos, “foram pelo menos 30 os enfermeiros” que assinaram uma carta na qual não se responsabilizam pelo que poderá acontecer aos pacientes que derem entrada no serviço da urgência do hospital de Faro. O número é avançado pela administração do hospital. Mas, uma horas depois da afirmação oficial do CHUA à TSF, Ana Rita Cavaco desmente o número nas redes sociais e diz que foram 65 dos 72 enfermeiros a subscreverem a carta.

“Enviaram tudo como manda o ‘figurino’ para o conselho de administração deste hospital. Faltam muitos enfermeiros neste Serviço de Urgências de Faro”, diz a Bastonária que refuta: “Não, a culpa não é da exaustão da pandemia, é de não termos colegas suficientes para cuidar da vida de todos os que lá vão em busca de cuidados de saúde”.

Ana Rita Cavaco salienta que “estes 65 enfermeiros deram conta disto tudo ao Conselho de Administração do hospital de Faro, nomeadamente à ‘Sra. Enfermeira Directora. Que fez esta Senhora?’ Qualquer pessoa normal deduz que contratou mais Enfermeiros certo? Não, errado”, ironiza.

“Reuniu com os enfermeiros e ameaçou-os indecentemente. Ainda disse que não os respeitava porque faltaram ao respeito à hierarquia por terem exposto os problemas e dito a verdade. Nomeadamente ameaçou trocar todos os chefes de equipa”, acusa a Bastonária.

“Reuniu com os enfermeiros e ameaçou-os indecentemente. Ainda disse que não os respeitava porque faltaram ao respeito à hierarquia por terem exposto os problemas e dito a verdade. Nomeadamente ameaçou trocar todos os chefes de equipa”, acusa a Bastonária

Segundo assegurou a diretora do CHUA, “nós temos condições de segurança garantidas para o atendimento dos nossos utentes. Os enfermeiros dão apenas um alerta de que a probabilidade de erro pode acontecer atendendo à exaustão dele”, explica à SIC.

Este alerta feita pelos enfermeiros vem também justificar um possível aumento dos tempos de espera, uma vez que os profissionais “precisam de mais tempo para responder”, devido ao cansaço acumulado.

“Obviamente que os tempos de espera também estão a aumentar porque leva-se mais tempo a dar a resposta que é necessária, mas sempre garantindo a segurança”, sublinha a enfermeira diretora.

O CHUA denuncia a falta de enfermeiros e afirma que têm estado a tentar contratar profissionais para reforçar as equipas e responder às necessidades. No entanto, a tarefa não tem tido sucesso: “infelizmente não temos enfermeiros no país no desemprego – ou melhor, não temos disponíveis para trabalhar – e, como tal, nós temos estado empenhados nessa procura”.

À TSF, Mariana Santos, enfermeira diretora do CHUA, admite que é um sinal “assustador, mas obviamente todos os utentes irão ter o seu atendimento de acordo com as suas necessidades”.

Cultura Nacional

Bandidos do Cante ficam fora da final da Eurovisão

09:55 13 Maio, 2026 09:59 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Eurovisão 2026: Portugal ficou fora da final, após atuação dos Bandidos do Cante na semifinal realizada em Viena

Algarve Cultura

Última casa de veraneio da Marginal de Quarteira é classificada como Monumento de Interesse Municipal

06:50 13 Maio, 2026 06:52 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Moradia de 1945 em Quarteira, conhecida como “Vila Maria Izidra”, recebe classificação de Interesse Municipal.

Algarve Animais

Livre questiona Governo sobre mudança no centro do lince-ibérico em Silves

07:15 13 Maio, 2026 07:10 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Equipa do Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico alerta para riscos na transição de gestão prevista para o final do mês

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 08:48 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Mulher a jogar no Euromilhões. Crédito: Freepik AI
Economia Vida & Lazer

O erro mais comum no Euromilhões não está nos números: saiba do que se trata e como o tentar evitar

10:30 13 Maio, 2026 09:26 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria aposta sempre da mesma forma no Euromilhões. Pequenos pormenores passam despercebidos e raramente são discutidos

Casal preocupado com a sua situação financeira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Está na lista de devedores da Autoridade Tributária? Saiba como consultar e o que fazer para retirar o nome

08:50 13 Maio, 2026 08:41 13 Maio, 2026 | João Luís

A lista de devedores à Autoridade Tributária é pública: veja como consultar e o que fazer para retirar o nome

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Dia de chuva, nevoeiro e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoadas e chuva forte: mau tempo continua a ‘atormentar’ Portugal e há regiões com nevoeiro

06:00 13 Maio, 2026 11:00 12 Maio, 2026 | João Luís

A chuva ainda não vai embora: o IPMA prevê aguaceiros, trovoada e nevoeiro em várias regiões de Portugal ao longo do dia

Opinião

Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão

08:22 13 Maio, 2026 09:33 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"O Estado não pode exigir atenção máxima aos condutores enquanto tolera estradas que confundem, distraem ou abandonam quem nelas circula"

Algarve

Variante a Olhão inaugurada após décadas de espera

09:20 13 Maio, 2026 09:29 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Ministro diz que Governo quer resolver problemas rodoviários do Algarve e desbloquear investimentos travados há anos

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Antes do sol vem chuva e trovoada: mau tempo tem os ‘dias contados’ a partir desta data mas ainda vai afetar estas regiões

09:30 13 Maio, 2026 12:16 12 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Bom tempo deverá regressar a Portugal nos próximos dias mas antes ainda vai haver episódios de chuva e trovoada em algumas regiões

Casal de jovens em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vive numa casa arrendada? Há um simples detalhe no IRS que pode render algum dinheiro

09:10 13 Maio, 2026 09:04 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Os inquilinos vão ter de declarar algo no IRS de 2026 que muitos ainda ignoram. E pode valer dinheiro

Laranjas na estrada. Crédito: Magnific AI
Auto

Viu várias laranjas no meio da estrada? Saiba o que significam e o que deve fazer para evitar problemas

21:20 11 Maio, 2026 21:18 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Ver várias laranjas espalhadas na estrada pode não ser um simples acaso e há cuidados que podem ajudar a evitar problemas inesperados

Algarve Saúde

“Maio, Mês do Coração” leva rastreios gratuitos às freguesias de Olhão

08:38 13 Maio, 2026 08:38 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Olhão promove rastreios cardiovasculares gratuitos no âmbito das comemorações do “Maio, Mês do Coração”

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia

Já viu isto no Multibanco? Este detalhe quase ‘invisível’ pode revelar uma grande fraude

14:50 12 Maio, 2026 14:48 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um pormenor quase impercetível numa caixa Multibanco pode indicar fraude. Saiba que sinais estão a passar despercebidos a muitos utilizadores

Algarve Cultura

Festa da Espiga volta a animar Salir com tradição, música, gastronomia e desfile etnográfico

08:00 12 Maio, 2026 08:00 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradição, música e gastronomia marcam nova edição da Festa da Espiga em Salir ao longo de três dias de animação

Cultura, Nacional

Bandidos do Cante ficam fora da final da Eurovisão

09:55 13 Maio, 2026 09:59 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Eurovisão 2026: Portugal ficou fora da final, após atuação dos Bandidos do Cante na semifinal realizada em Viena

Algarve, Cultura

Última casa de veraneio da Marginal de Quarteira é classificada como Monumento de Interesse Municipal

06:50 13 Maio, 2026 06:52 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Moradia de 1945 em Quarteira, conhecida como “Vila Maria Izidra”, recebe classificação de Interesse Municipal.

Algarve, Animais

Livre questiona Governo sobre mudança no centro do lince-ibérico em Silves

07:15 13 Maio, 2026 07:10 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Equipa do Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico alerta para riscos na transição de gestão prevista para o final do mês

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 08:48 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Mulher a jogar no Euromilhões. Crédito: Freepik AI
Economia, Vida & Lazer

O erro mais comum no Euromilhões não está nos números: saiba do que se trata e como o tentar evitar

10:30 13 Maio, 2026 09:26 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria aposta sempre da mesma forma no Euromilhões. Pequenos pormenores passam despercebidos e raramente são discutidos

Casal preocupado com a sua situação financeira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Está na lista de devedores da Autoridade Tributária? Saiba como consultar e o que fazer para retirar o nome

08:50 13 Maio, 2026 08:41 13 Maio, 2026 | João Luís

A lista de devedores à Autoridade Tributária é pública: veja como consultar e o que fazer para retirar o nome

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Dia de chuva, nevoeiro e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoadas e chuva forte: mau tempo continua a ‘atormentar’ Portugal e há regiões com nevoeiro

06:00 13 Maio, 2026 11:00 12 Maio, 2026 | João Luís

A chuva ainda não vai embora: o IPMA prevê aguaceiros, trovoada e nevoeiro em várias regiões de Portugal ao longo do dia

Opinião

Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão

08:22 13 Maio, 2026 09:33 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"O Estado não pode exigir atenção máxima aos condutores enquanto tolera estradas que confundem, distraem ou abandonam quem nelas circula"

Algarve

Variante a Olhão inaugurada após décadas de espera

09:20 13 Maio, 2026 09:29 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Ministro diz que Governo quer resolver problemas rodoviários do Algarve e desbloquear investimentos travados há anos

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Antes do sol vem chuva e trovoada: mau tempo tem os ‘dias contados’ a partir desta data mas ainda vai afetar estas regiões

09:30 13 Maio, 2026 12:16 12 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Bom tempo deverá regressar a Portugal nos próximos dias mas antes ainda vai haver episódios de chuva e trovoada em algumas regiões

Casal de jovens em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vive numa casa arrendada? Há um simples detalhe no IRS que pode render algum dinheiro

09:10 13 Maio, 2026 09:04 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Os inquilinos vão ter de declarar algo no IRS de 2026 que muitos ainda ignoram. E pode valer dinheiro

Laranjas na estrada. Crédito: Magnific AI
Auto

Viu várias laranjas no meio da estrada? Saiba o que significam e o que deve fazer para evitar problemas

21:20 11 Maio, 2026 21:18 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Ver várias laranjas espalhadas na estrada pode não ser um simples acaso e há cuidados que podem ajudar a evitar problemas inesperados

Algarve, Saúde

“Maio, Mês do Coração” leva rastreios gratuitos às freguesias de Olhão

08:38 13 Maio, 2026 08:38 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Olhão promove rastreios cardiovasculares gratuitos no âmbito das comemorações do “Maio, Mês do Coração”

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia

Já viu isto no Multibanco? Este detalhe quase ‘invisível’ pode revelar uma grande fraude

14:50 12 Maio, 2026 14:48 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um pormenor quase impercetível numa caixa Multibanco pode indicar fraude. Saiba que sinais estão a passar despercebidos a muitos utilizadores

Algarve, Cultura

Festa da Espiga volta a animar Salir com tradição, música, gastronomia e desfile etnográfico

08:00 12 Maio, 2026 08:00 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradição, música e gastronomia marcam nova edição da Festa da Espiga em Salir ao longo de três dias de animação

Últimas Notícias

  • Fernando Dacosta fala sobre vida e legado de Amália Rodrigues na Biblioteca de Tavira
    Fernando Dacosta fala sobre vida e legado de Amália Rodrigues na Biblioteca de Tavira
  • O erro mais comum no Euromilhões não está nos números: saiba do que se trata e como o tentar evitar
    O erro mais comum no Euromilhões não está nos números: saiba do que se trata e como o tentar evitar
  • Bandidos do Cante ficam fora da final da Eurovisão
    Bandidos do Cante ficam fora da final da Eurovisão
  • Antes do sol vem chuva e trovoada: mau tempo tem os ‘dias contados’ a partir desta data mas ainda vai afetar estas regiões
    Antes do sol vem chuva e trovoada: mau tempo tem os ‘dias contados’ a partir desta data mas ainda vai afetar estas regiões
  • Variante a Olhão inaugurada após décadas de espera
    Variante a Olhão inaugurada após décadas de espera
  • Vive numa casa arrendada? Há um simples detalhe no IRS que pode render algum dinheiro
    Vive numa casa arrendada? Há um simples detalhe no IRS que pode render algum dinheiro

Opinião

  • Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão
    Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão
  • Aleitamento materno e relação afetiva | Por Filomena Matos
    Aleitamento materno e relação afetiva | Por Filomena Matos
  • Cancro do ovário: Mais informação e rapidez no acesso ao diagnóstico | Por Cláudia Fraga
    Cancro do ovário: Mais informação e rapidez no acesso ao diagnóstico | Por Cláudia Fraga
  • Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha
    Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha
  • Voo cancelado e sem indemnização? Esta regra da União Europeia pode valer-lhe o reembolso
    Voo cancelado e sem indemnização? Esta regra da União Europeia pode valer-lhe o reembolso
  • Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
    Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal