Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Saúde

Fechados em casa pela covid-19: retratos do isolamento de famílias grandes

A Ómicron foi às festas e colocou quase meio milhão de pessoas em isolamento.

11:25 10 Janeiro, 2022 11:25 10 Janeiro, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Sábado foi o último dia de clausura. No dia seguinte, liberdade. Ricardo e Isabel Ribeiro e os filhos, Xavier e Clara, estão desde 28 de dezembro isolados num 5º andar de Mem Martins, em Sintra. O vírus foi passando de casa em casa, de festa em festa, até chegar ali. Dia 20 foram os anos da sobrinha, uma celebração pequena. Uma mãe entra para ir buscar a filha convidada, fica para uns dedos de conversa e uma fatia de bolo. Positiva sem saber, deixou o vírus. A irmã e a sobrinha de Ricardo apanham covid-19. O período de incubação, sem sintomas nem deteção, bate com o Natal. Reúne-se a família e trocam-se mais do que prendas. Ricardo e a filha, de quatro anos, ficam positivos. Só Xavier e Isabel permanecem incólumes, a rezar a cada teste rápido para que assim se mantenham, senão volta tudo à estaca zero: mais sete dias sem pôr um pé na rua. 

Não estão sozinhos neste “Fechados em Casa”, que não é de ficção. De acordo com a DGS, há atualmente mais de 436 mil pessoas em isolamento profilático em Portugal, entre positivos e contactos de risco, muitos contagiados durante o período festivo. E nem a recente redução da quarentena de 10 para sete dias para casos assintomáticos ou com sintomas ligeiros vai conseguir refrear os números. Cálculos feitos pelo matemático Carlos Antunes preveem que na próxima semana haja meio milhão de pessoas isoladas, descendo muito ligeiramente até ao final de janeiro, quando se realizarem as legislativas.

Ricardo não está a trabalhar, apesar de os sintomas não terem passado de uma dor de cabeça e apenas durante um dia. É comercial numa empresa de material médico e promotor imobiliário em part-time — e não consegue fazê-lo à distância. Melhor para a logística familiar, que contou com dois braços mais livres para ocupar as crianças, de quatro e sete anos. Isabel continuou em teletrabalho — na área de marketing — na secretária que instalou no quarto do casal, para estar mais recatada (sem sucesso). Há dois anos que trabalha assim e não deverá mudar. 

“É muito complicado não poder sair e principalmente ter os miúdos fechados. E, vá lá, que não estão em aulas. Volta e meia, a Clara olha para a janela e diz: ‘Hoje está muito sol. Podemos ir à rua…’. Dá uma pena.  Mas a verdade é que já sabíamos como iria ser”, conta Isabel. Em janeiro, o vírus entrou pela primeira vez lá em casa, durante a pior e mais mortífera vaga da pandemia. “Aí foi assustador. Como não demos todos positivo ao mesmo tempo, dividimos a casa, as casas de banho, andávamos de máscaras e luvas, levava a comida num tabuleiro que pousava à porta do quarto numa cadeira. E ficámos todos com sintomas e prolongados”, recorda Isabel. 

As vacinas, que os dois já levaram, e a menor gravidade da Ómicron aligeiram-lhes agora os medos e as precauções. “A nossa maneira de encarar a doença é completamente diferente”, reconhece Ricardo. E, à falta de mal-estar, nem cancelaram a festa de fim de ano. Decorou-se a sala com fitas prateadas, houve karaoke, discoteca e jogos de tabuleiro, roupa de cerimónia e comida a condizer. E da janela da sala, virada para um parque, até assistiram ao fogo de artifício da vizinhança. Ninguém adormeceu antes da meia-noite.

“O pior mesmo foi a dificuldade em contactar a Saúde24 ou obter algum esclarecimento. No dia em que fiz o teste na farmácia e deu positivo, disseram-me que iam reportar e que alguém me iria ligar. Essa chamada nunca chegou. Mas eu percebo, são muitos casos. Agora só quero que isto acabe para o ano começar”, desabafa Ricardo.

Positivos em Portugal e Itália

Em Lisboa, na Ajuda, Álvaro Manzo e Tiago Ferreira também entraram no novo ano em isolamento. A história é em tudo semelhante à da família Ribeiro. Mesmo restringindo os contactos à família e amigos próximos durante as festas, como António Costa tanto recomendou, o vírus arranjou maneira de entrar. 

É sabido que a variante Ómicron esgueira-se com maior facilidade, ao multiplicar-se 70 vezes mais rapidamente nas vias respiratórias superiores. E continua a disseminar-se a grande velocidade, podendo o “efeito festas” de Natal e ano novo ser uma explicação, avançou o epidemiologista Baltazar Nunes na reunião do Infarmed realizada esta quarta-feira. Até 12% da população portuguesa poderá vir a estar isolada, projetou o perito do INSA.

“Não sabemos como apanhámos. Os sintomas começaram no dia 26: dor de cabeça, dores no corpo, cansaço, tosse. Fui à farmácia, disseram-me que devia ser ainda efeito da vacina da gripe, que tinha tomado há pouco tempo, ou uma constipação e deram-me medicação. No dia seguinte começou o Tiago também com sintomas, mas passaram rápido e não ligámos”, conta Álvaro Manzo, um italiano a viver em Portugal desde 2005.

Com a passagem de ano combinada em casa de amigos, decidiram fazer um teste uns dias antes. Deram os dois positivo. E logo começaram a chegar as notícias de outros casos próximos: o irmão e a cunhada do Tiago, o irmão da cunhada…

A semana de quarentena nem calhou mal. Álvaro estava em teletrabalho — é analista financeiro — e assim se manteve. Tiago estava de férias da universidade, onde está a tirar Engenharia, e só teve de meter baixa no restaurante onde trabalha. Mas havia um problema: não tinham comida. Numa casa onde se privilegiam produtos frescos, o que havia no frigorífico não dava para 10 dias de isolamento. “Fomos encomendar online e as compras só chegavam a 2 de janeiro, já no ano seguinte. Valeram-nos os bons vizinhos, que nos trouxeram o que era mais urgente”, recorda Tiago.

Os colegas do Crossfit, com quem iam passar o ano novo, também não os esqueceram e deixaram-lhes croissants à porta. Mas Manzo, conhecido por ser o rei de qualquer festa, decidiu que não iria deixar que um vírus estragasse a entrada em 2022. Um amigo foi entregar-lhe camarões, o talho da rua levou umas coisas, a mercearia local outras tantas e arranjou-se “uma festa jeitosinha”. 

Fizeram focaccia, vestiram camisa e laço e festejaram as 12 badaladas, em dois fusos horários, com as famílias italiana e portuguesa, através de videochamada. Do lado italiano, também o vírus marcou presença: “Os meus pais, a minha irmã, a minha sobrinha, está tudo positivo”, revela Álvaro. Itália, tal como Portugal, bate recordes de novas infeções: regista diariamente mais de 189 mil casos.

Na quarta-feira, Manzo recebeu uma chamada do centro de saúde a dar-lhe alta. Tiago ainda aguarda a sua.

Em busca da liberdade

Na Guarda, Sara Gonçalves recebe as notícias dos números de isolamentos como se se tratasse de uma realidade distante, estrangeira, mas que já foi a sua no longínquo mês de agosto — “em outra vida”.  Casada, com três filhos e grávida de oito meses do quarto, vivia numa moradia com piscina em Vila Nova de Gaia quando o marido testou positivo. E ela a seguir. “Ficámos fechados praticamente um mês. Primeiro nós, os 10 dias, e os miúdos 14, mas quando foram repetir os testes a Maria deu positivo, o que implicou mais 14 dias para os irmãos”, recorda.

Se o isolamento é desafiante para qualquer pessoa, para uma família numerosa — Inês com sete anos, Maria, cinco, e Santiago, um — ganha laivos de caos. ”Não tínhamos a perceção do que é ficar fechado. Falta tudo, as coisas mais básicas. Tinha uma rede de amigos, ora pedia a um, ora pedia a outro, eles iam pondo à porta. Coisas simples, como o detergente da loiça ou o célebre papel higiénico. E aprendi o que era fazer compras online, pois ainda não tinha tido essa necessidade”, lembra Sara. 

Quando não estava a planear estratégias para entreter os filhos — “também recorremos aos ecrãs em nome da nossa sanidade mental. Precisámos daqueles minutos em que eles não se estão a matar” —, o casal falava cada vez mais de mudar de vida. Como se aquele confinamento obrigatório lhes mostrasse que precisavam de horizontes maiores onde criar os filhos.

Tinha a Ema acabado de nascer quando puseram a moradia à venda e se mudaram para um apartamento na Guarda, onde vão viver até estar pronta a casa de campo que idealizam. “Claro que há covid em todo o país. Mas aqui eu posso levar os miúdos a correr no meio da floresta ou ir ver a neve à serra — já caiu o primeiro nevão — e lá não há contactos de risco, não há vírus. Foi preciso estarmos todos presos, perdermos a liberdade de tudo, para percebermos que não queríamos abdicar dela outra vez.” 

  • Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL

Eclipse solar. Crédito: Foto AI
Ciência Nacional

Nem Faro, nem Lisboa: NASA confirma o único lugar de Portugal onde se vai poder assistir ao eclipse solar total

08:00 4 Agosto, 2026 12:49 3 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

Apenas numa pequena zona de Portugal o Sol ficará totalmente encoberto durante alguns segundos, tornando possível assistir ao eclipse na sua forma mais total

Algarve Cultura Economia

FATACIL regressa a Lagoa com dez dias de música, gastronomia e tradição

07:15 4 Agosto, 2026 07:01 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Tony Carreira, Plutónio, Sara Correia, Richie Campbell e Os Quatro e Meia integram o cartaz musical da FATACIL 2026

Tempo

Chuva regressa hoje e estas vão ser as regiões afetadas

06:00 4 Agosto, 2026 14:36 3 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

A humidade, a nebulosidade e a possibilidade de chuva fraca voltam a marcar o estado do tempo esta terça-feira

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europa

“Considero insuficiente”: reformada de 67 anos recebe 1.790€ mas considera a pensão ‘injusta’

18:00 2 Agosto, 2026 16:01 2 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

Depois de 25 anos a trabalhar como auxiliar de enfermagem, a reformada francesa recebe 1.790 euros brutos por mês, mas considera o valor insuficiente

Enfermeiro em zona de contaminação. Crédito: Freepik
Mundo Saúde

Autoridades americanas ‘alertam’ para surto de doença que já provocou vítimas mortais: casos continuam a subir e esta pode ser a fonte de contaminação

08:30 4 Agosto, 2026 09:39 4 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com mais de 11.000 casos de infeção contabilizados, esta doença intestinal está a gerar algum pânico em diversos estados americanos

Algarve Animais

Loulé entrega leitores de microchips às Juntas de Freguesia

07:00 4 Agosto, 2026 06:53 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Microchips permitem cruzar os dados dos animais com os respetivos tutores e facilitar o regresso a casa em caso de desaparecimento

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas nascidos entre estas datas vão ter direito à reforma sem penalizações se cumprirem todos estes requisitos

16:00 2 Agosto, 2026 15:06 2 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

Muitos trabalhadores podem chegar à reforma sem penalizações em 2026, desde que atinjam a idade legal e cumpram o prazo mínimo de descontos exigido

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Prepare o guarda-chuva: chuva pode cair até à noite nestes seis distritos

12:30 4 Agosto, 2026 11:48 4 Agosto, 2026 | João Luís

O tempo mantém-se instável, com possibilidade de chuva ainda durante várias horas. Saiba quais são as zonas que poderão ser afetadas

Mãe e filho no lar. Crédito: Foto AI
Europa Vida & Lazer

“Nunca deixas de ser mãe”: mulher de 98 anos mudou-se para um lar para ficar junto do filho de 80

11:40 4 Agosto, 2026 11:56 4 Agosto, 2026 | João Luís

Aos 98 anos, a mulher tomou uma decisão pouco habitual para poder continuar a fazer parte do dia a dia do filho

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Mercadona ‘acelera’ em Portugal e estreia-se neste distrito: já há data para abertura da nova loja

14:50 3 Agosto, 2026 14:44 3 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

Cadeia espanhola Mercadona vai abrir o primeiro supermercado num novo distrito português já no próximo mês

Mulher com o Cartão de Cidadão e o Bilhete de Identidade.
Nacional

Ainda tem Bilhete de Identidade? Documento deixa de ser válido em algumas situações a partir de ‘agora’

12:10 4 Agosto, 2026 12:06 4 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Se ainda tem o antigo Bilhete de Identidade, há uma alteração importante que pode apanhá-lo de surpresa

Algarve Nacional Saúde

Menos despesa, mas forte concentração mantém-se na radiologia algarvia

09:00 4 Agosto, 2026 08:50 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Encargos do SNS com exames de radiologia recuaram 1,1% no Algarve, contrariando o aumento de 3,2% registado a nível nacional

Trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Novas regras do IUC já são oficiais: conheça o novo calendário e saiba quando entra em vigor

12:40 4 Agosto, 2026 12:34 4 Agosto, 2026 | João Luís

O calendário do IUC vai mudar e haverá um ano de transição antes da entrada em vigor do modelo definitivo: veja as novidades

Casal de reformados. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Adeus reforma ‘a horas’: trabalhadores a partir desta idade com estes anos de descontos podem reformar-se antes dos 66 anos e 9 meses

15:40 3 Agosto, 2026 15:12 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Trabalhadores que tenham 60 anos ou mais podem optar pela reforma antecipada se tiverem contabilizado um certo número de anos de descontos

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Nacional

Começam a ser pagos hoje: conheça as datas de pagamento de subsídios e pensões da Segurança Social em agosto

12:40 3 Agosto, 2026 12:38 3 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

Segurança Social já divulgou o calendário de pagamentos de agosto: pensões, subsídios, prestações familiares e outros apoios serão pagos em datas diferentes

Nacional Vida & Lazer

Nem Algarve, nem Madeira: “Bali português” fica no Norte de Portugal

16:00 1 Agosto, 2026 15:07 1 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

Parece Bali, mas fica no Norte de Portugal. Este espaço tem conquistado cada vez mais visitantes e fica a menos de uma hora do Porto

Eclipse solar. Crédito: Foto AI
Ciência, Nacional

Nem Faro, nem Lisboa: NASA confirma o único lugar de Portugal onde se vai poder assistir ao eclipse solar total

08:00 4 Agosto, 2026 12:49 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Apenas numa pequena zona de Portugal o Sol ficará totalmente encoberto durante alguns segundos, tornando possível assistir ao eclipse na sua forma mais total

Algarve, Cultura, Economia

FATACIL regressa a Lagoa com dez dias de música, gastronomia e tradição

07:15 4 Agosto, 2026 07:01 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Tony Carreira, Plutónio, Sara Correia, Richie Campbell e Os Quatro e Meia integram o cartaz musical da FATACIL 2026

Tempo

Chuva regressa hoje e estas vão ser as regiões afetadas

06:00 4 Agosto, 2026 14:36 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A humidade, a nebulosidade e a possibilidade de chuva fraca voltam a marcar o estado do tempo esta terça-feira

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

“Considero insuficiente”: reformada de 67 anos recebe 1.790€ mas considera a pensão ‘injusta’

18:00 2 Agosto, 2026 16:01 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de 25 anos a trabalhar como auxiliar de enfermagem, a reformada francesa recebe 1.790 euros brutos por mês, mas considera o valor insuficiente

Enfermeiro em zona de contaminação. Crédito: Freepik
Mundo, Saúde

Autoridades americanas ‘alertam’ para surto de doença que já provocou vítimas mortais: casos continuam a subir e esta pode ser a fonte de contaminação

08:30 4 Agosto, 2026 09:39 4 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com mais de 11.000 casos de infeção contabilizados, esta doença intestinal está a gerar algum pânico em diversos estados americanos

Algarve, Animais

Loulé entrega leitores de microchips às Juntas de Freguesia

07:00 4 Agosto, 2026 06:53 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Microchips permitem cruzar os dados dos animais com os respetivos tutores e facilitar o regresso a casa em caso de desaparecimento

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas nascidos entre estas datas vão ter direito à reforma sem penalizações se cumprirem todos estes requisitos

16:00 2 Agosto, 2026 15:06 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos trabalhadores podem chegar à reforma sem penalizações em 2026, desde que atinjam a idade legal e cumpram o prazo mínimo de descontos exigido

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Prepare o guarda-chuva: chuva pode cair até à noite nestes seis distritos

12:30 4 Agosto, 2026 11:48 4 Agosto, 2026 | João Luís

O tempo mantém-se instável, com possibilidade de chuva ainda durante várias horas. Saiba quais são as zonas que poderão ser afetadas

Mãe e filho no lar. Crédito: Foto AI
Europa, Vida & Lazer

“Nunca deixas de ser mãe”: mulher de 98 anos mudou-se para um lar para ficar junto do filho de 80

11:40 4 Agosto, 2026 11:56 4 Agosto, 2026 | João Luís

Aos 98 anos, a mulher tomou uma decisão pouco habitual para poder continuar a fazer parte do dia a dia do filho

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Mercadona ‘acelera’ em Portugal e estreia-se neste distrito: já há data para abertura da nova loja

14:50 3 Agosto, 2026 14:44 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Cadeia espanhola Mercadona vai abrir o primeiro supermercado num novo distrito português já no próximo mês

Mulher com o Cartão de Cidadão e o Bilhete de Identidade.
Nacional

Ainda tem Bilhete de Identidade? Documento deixa de ser válido em algumas situações a partir de ‘agora’

12:10 4 Agosto, 2026 12:06 4 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Se ainda tem o antigo Bilhete de Identidade, há uma alteração importante que pode apanhá-lo de surpresa

Algarve, Nacional, Saúde

Menos despesa, mas forte concentração mantém-se na radiologia algarvia

09:00 4 Agosto, 2026 08:50 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Encargos do SNS com exames de radiologia recuaram 1,1% no Algarve, contrariando o aumento de 3,2% registado a nível nacional

Trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Novas regras do IUC já são oficiais: conheça o novo calendário e saiba quando entra em vigor

12:40 4 Agosto, 2026 12:34 4 Agosto, 2026 | João Luís

O calendário do IUC vai mudar e haverá um ano de transição antes da entrada em vigor do modelo definitivo: veja as novidades

Casal de reformados. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Adeus reforma ‘a horas’: trabalhadores a partir desta idade com estes anos de descontos podem reformar-se antes dos 66 anos e 9 meses

15:40 3 Agosto, 2026 15:12 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Trabalhadores que tenham 60 anos ou mais podem optar pela reforma antecipada se tiverem contabilizado um certo número de anos de descontos

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Nacional

Começam a ser pagos hoje: conheça as datas de pagamento de subsídios e pensões da Segurança Social em agosto

12:40 3 Agosto, 2026 12:38 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Segurança Social já divulgou o calendário de pagamentos de agosto: pensões, subsídios, prestações familiares e outros apoios serão pagos em datas diferentes

Nacional, Vida & Lazer

Nem Algarve, nem Madeira: “Bali português” fica no Norte de Portugal

16:00 1 Agosto, 2026 15:07 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece Bali, mas fica no Norte de Portugal. Este espaço tem conquistado cada vez mais visitantes e fica a menos de uma hora do Porto

Últimas Notícias

  • Novas regras do IUC já são oficiais: conheça o novo calendário e saiba quando entra em vigor
    Novas regras do IUC já são oficiais: conheça o novo calendário e saiba quando entra em vigor
  • Prepare o guarda-chuva: chuva pode cair até à noite nestes seis distritos
    Prepare o guarda-chuva: chuva pode cair até à noite nestes seis distritos
  • Ainda tem Bilhete de Identidade? Documento deixa de ser válido em algumas situações a partir de ‘agora’
    Ainda tem Bilhete de Identidade? Documento deixa de ser válido em algumas situações a partir de ‘agora’
  • “Nunca deixas de ser mãe”: mulher de 98 anos mudou-se para um lar para ficar junto do filho de 80
    “Nunca deixas de ser mãe”: mulher de 98 anos mudou-se para um lar para ficar junto do filho de 80
  • Vai enviar dinheiro por MB WAY? O nome do titular pode não ser o do seu contacto, confirme isto antes
    Vai enviar dinheiro por MB WAY? O nome do titular pode não ser o do seu contacto, confirme isto antes

Opinião

  • Subida do preço do gasóleo deve-se sobretudo ao aumento da cotação nos mercados internacionais
    Subida do preço do gasóleo deve-se sobretudo ao aumento da cotação nos mercados internacionais
  • Um país preso por arames? | Por Luís Ganhão
    Um país preso por arames? | Por Luís Ganhão
  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para agosto | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para agosto | Por João Correia Tarólogo

Europe Direct Algarve

  • Atenção portugueses, já é oficial: regras europeias mudam e este documento deixa de ser válido para viajar
    Atenção portugueses, já é oficial: regras europeias mudam e este documento deixa de ser válido para viajar
  • Europa Nostra: Stabat Mater Dolorosa – Viagens pela cultura europeia | Por Rafael Procopiak
    Europa Nostra: Stabat Mater Dolorosa – Viagens pela cultura europeia | Por Rafael Procopiak
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento