Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Saúde

Faro lança programa municipal de apoio financeiro à cultura

O município de Faro lançou um conjunto de apoios e iniciativas de apoio financeiro ao associativismo, a artistas e agentes culturais do concelho, para ajudar a combater o impacto económico da covid-19 neste setor

19:10 7 Abril, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A Câmara de Faro prepara o lançamento de um conjunto de apoios e iniciativas específicas para o setor da cultura

“Não estamos a programar no Teatro, na Biblioteca ou no Museu, por isso todos as verbas que investiríamos na programação regular nos nossos espaços vão ser direcionadas para estas áreas, incentivando a criação cultural e de novos conteúdos criativos para quem está em casa”, afirmou à Lusa o vereador da Cultura da Câmara de Faro.

Paulo Santos revelou não existir um preocupação no valor total para os “apoios e investimento”, já que a Cultura está a viver “uma crise sem precedentes”, sendo necessário, nesta altura, “todo o apoio e solidariedade para com os artistas”, que são muitas vezes “os primeiros a unirem-se para angariar fundos para quem precisa”.

No âmbito do programa de apoio ao associativismo cultural, o vereador destacou o “alargamento do prazo do regulamento de apoio” e uma medida de exceção para que as associações “demonstrem como a crise pode afetar a sua subsistência” e as apoiar neste momento.

“O movimento cultural em Faro tem crescido muito nos últimos anos com estruturas autossuficientes, e esta crise pode levar à extinção de algumas associações, caso não haja algum amparo”, destacou.

O compromisso, assumiu Paulo Santos, é “programar com artistas locais e regionais”, quer no Teatro das Figuras, na Biblioteca ou no Museu, procurando não só “valorizar e mostrar o produção algarvia, mas apoiá-la”.

Como medidas de apoio ao setor, o município irá “antecipar, para o segundo semestre de 2020”, o desenvolvimento de um conjunto de “projetos-piloto previstos realizar no primeiro semestre de 2021”, no âmbito da candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura.

Na área da criação cultural surge o ciclo “Figuras em Casa”, com espetáculos e ‘performances’ realizados a partir da casa dos artistas e transmitidos em direto através das plataformas digitais do Município de Faro e do Teatro das Figuras.

O lançamento do projeto acontece no dia 9 de abril, com um concerto do acordeonista Nelson Conceição, às 21:30, na página de Facebook do Teatro das Figuras, seguido do DJ Discossauro, no dia 11, sábado.

Depois, à terça-feira, quinta-feira e sábado, haverá espetáculos, para os quais já estão a “chover candidaturas”, adiantou.

Não há prazo definido para o final desta iniciativa, que tem reservados 400 euros por evento e que poderá “vir a ser remodelado”, caso as medidas de contenção e espaços públicos se mantiverem depois de levantado o atual estado de emergência, “passando a acontecer, por exemplo, no pequeno auditório do Teatro, com transmissão via internet”.

O ciclo “Emergente”, outra proposta, pretende “apoiar residências artísticas realizadas na própria casa ou ateliê do artista”, cujo resultado será apresentado em 2021 no Teatro das Figuras, nos espaços expositivos do município de Faro ou seus parceiros, em espaço público ou em iniciativas organizadas pelo município.

O apoio é “de até 1.000 euros, para a criação, e mais 1.000 euros – que pode ser ajustado, dependendo das condições do projeto – para a atuação em 2021”.

Por fim, o projeto cultural “O papel da arte em tempo de crise!” – elaborado em conjunto com a cidade de Cluj (Roménia), parceira de candidatura à Capital Europeia da Cultura – procura envolver as áreas da pintura, fotografia e ilustração, num esforço de consciencializar o público para a importância de cumprir as recomendações das autoridades durante o estado de emergência, consequência da pandemia de covid-19.

“Este é acima de tudo um desafio para os artistas registarem, capturarem ou criarem imagens que, de alguma forma demonstrem que a sociedade está a viver este processo com responsabilidade, que estamos juntos – e por isso somos mais fortes – e destacar aqueles que são heróis, que tanto pode ser a senhora na caixa do supermercado, como o médico”, ilustrou Paulo Santos, referindo que há 400 euros de apoio para cada projeto.

Toda a informação sobre o programa de apoio Faro Consigo na Cultura está disponível no sítio de internet do município de Faro e, para os ciclos “Emergente” e “Figuras em Casa”, no sítio de internet do Teatro das Figuras.

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia Nacional Tech

Governo avisa: Portal da Segurança Social vai mudar e portugueses que não confirmem isto podem ter dificuldades

18:00 11 Maio, 2026 16:12 11 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de 12 de maio, o acesso ao Portal da Segurança Social com NISS e palavra-passe passa a exigir uma verificação adicional

Algarve Cultura Economia Gastronomia

Feira da Cabra regressa ao Azinhal com tradição, música e sabores algarvios

12:22 11 Maio, 2026 12:22 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Azinhal prepara três dias de festa com música, gastronomia regional e tradições ligadas à Cabra de Raça Algarvia no concelho de Castro Marim

Pessoa na rua em dia de chuva intensa. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva forte e trovoada têm os “dias contados”: estas regiões ainda vão ‘sofrer’, mas o sol regressa já neste dia

06:30 12 Maio, 2026 15:42 11 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Semana começou com instabilidade em Portugal Continental, mas a previsão aponta para uma mudança no estado do tempo já a partir de quinta-feira

Dia de granizo forte em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí ‘chuva de pedras’: chuva em força e muito granizo a caminho de Portugal a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

16:00 11 Maio, 2026 20:32 10 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Os próximos dias serão marcados por instabilidade atmosférica, com chuva e muito granizo a afetar estas regiões

Vigo, na Galiza.
Europa Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Algarve Desporto

Campeonatos territoriais levaram 300 atletas a Albufeira

18:22 11 Maio, 2026 18:23 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Albufeira recebeu cerca de 300 jovens atletas em competições integradas na Cidade Europeia do Desporto 2026

Salinas de Rio Maior.
Nacional Vida & Lazer

Nesta cidade a 80 km de Lisboa há um poço com água 7 vezes mais salgada que a do mar e é um dos fenómenos naturais mais invulgares do país

11:30 11 Maio, 2026 00:11 10 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Rio Maior, existe um poço natural com água sete vezes mais salgada do que a do mar e dali continua a sair o chamado “ouro branco”

Algarve

Casal de motociclistas perde a vida em despiste na A22 em Faro

08:00 11 Maio, 2026 08:03 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Despiste de mota na A22, em Faro, provoca a morte de um casal ligado ao meio motard durante a madrugada de domingo

Algarve Desporto

Dynamite Fighting Championship levou mais de 800 pessoas ao Parque de Feiras de Tavira

18:52 11 Maio, 2026 18:57 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Kickboxing Fight Tavira conquistou cinturões e várias medalhas no Dynamite Fighting Championship 49 perante mais de 800 espectadores

Elevador da Boca do Vento, em Almada.
Nacional Vida & Lazer

Elevador panorâmico com 50 metros de altura reabre nesta cidade portuguesa e o acesso é gratuito

15:20 10 Maio, 2026 03:29 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Almada, o elevador panorâmico da Boca do Vento já reabriu após obras de requalificação e continua com acesso gratuito

Recipiente com liquido para vacina covid-19. Crédito: Freepik
Mundo Saúde

Vacina da Pfizer contra a Covid-19 tem como efeito secundário hantavírus? Especialistas esclarecem

16:10 11 Maio, 2026 17:31 11 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Circula nas redes sociais a alegação de que o hantavírus consta como efeito secundário da vacina da Pfizer contra a Covid-19

Laranjas na estrada. Crédito: Magnific AI
Auto

Viu várias laranjas no meio da estrada? Saiba o que significam e o que deve fazer para evitar problemas

21:20 11 Maio, 2026 21:18 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Ver várias laranjas espalhadas na estrada pode não ser um simples acaso e há cuidados que podem ajudar a evitar problemas inesperados

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Idoso deixa apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora: vizinhos disseram que terá sido obrigado a fazer testamento e tribunal teve a última palavra

19:30 9 Maio, 2026 08:58 10 Maio, 2026 | João Luís

O idoso deixou apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora, mas familiares levantaram suspeitas sobre o testamento

Algarve Economia

Empresa especializada em resíduos abre instalações no concelho de Silves

17:40 11 Maio, 2026 17:36 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Multinacional holandesa Terberg reforça presença no Algarve com novas instalações dedicadas à limpeza urbana e resíduos

Idosa em loja de ouro. Crédito: Freepik AI
Europa

“Tive que vender tudo para comer”: com 66 anos, foi despedida pelo irmão e descobriu que nunca pagaram os seus descontos

18:50 10 Maio, 2026 18:48 10 Maio, 2026 | Luís Santos

Aos 66 anos, descobriu que nunca tiveram sido feitos descontos durante décadas de trabalho na empresa da própria família

Algarve

AMAL integra projeto europeu de combate à Cortaderia

16:40 11 Maio, 2026 16:22 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Planta invasora erva-das-pampas preocupa municípios algarvios devido ao impacto na biodiversidade e na paisagem natural

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia, Nacional, Tech

Governo avisa: Portal da Segurança Social vai mudar e portugueses que não confirmem isto podem ter dificuldades

18:00 11 Maio, 2026 16:12 11 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de 12 de maio, o acesso ao Portal da Segurança Social com NISS e palavra-passe passa a exigir uma verificação adicional

Algarve, Cultura, Economia, Gastronomia

Feira da Cabra regressa ao Azinhal com tradição, música e sabores algarvios

12:22 11 Maio, 2026 12:22 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Azinhal prepara três dias de festa com música, gastronomia regional e tradições ligadas à Cabra de Raça Algarvia no concelho de Castro Marim

Pessoa na rua em dia de chuva intensa. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva forte e trovoada têm os “dias contados”: estas regiões ainda vão ‘sofrer’, mas o sol regressa já neste dia

06:30 12 Maio, 2026 15:42 11 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Semana começou com instabilidade em Portugal Continental, mas a previsão aponta para uma mudança no estado do tempo já a partir de quinta-feira

Dia de granizo forte em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí ‘chuva de pedras’: chuva em força e muito granizo a caminho de Portugal a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

16:00 11 Maio, 2026 20:32 10 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Os próximos dias serão marcados por instabilidade atmosférica, com chuva e muito granizo a afetar estas regiões

Vigo, na Galiza.
Europa, Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Algarve, Desporto

Campeonatos territoriais levaram 300 atletas a Albufeira

18:22 11 Maio, 2026 18:23 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Albufeira recebeu cerca de 300 jovens atletas em competições integradas na Cidade Europeia do Desporto 2026

Salinas de Rio Maior.
Nacional, Vida & Lazer

Nesta cidade a 80 km de Lisboa há um poço com água 7 vezes mais salgada que a do mar e é um dos fenómenos naturais mais invulgares do país

11:30 11 Maio, 2026 00:11 10 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Rio Maior, existe um poço natural com água sete vezes mais salgada do que a do mar e dali continua a sair o chamado “ouro branco”

Algarve

Casal de motociclistas perde a vida em despiste na A22 em Faro

08:00 11 Maio, 2026 08:03 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Despiste de mota na A22, em Faro, provoca a morte de um casal ligado ao meio motard durante a madrugada de domingo

Algarve, Desporto

Dynamite Fighting Championship levou mais de 800 pessoas ao Parque de Feiras de Tavira

18:52 11 Maio, 2026 18:57 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Kickboxing Fight Tavira conquistou cinturões e várias medalhas no Dynamite Fighting Championship 49 perante mais de 800 espectadores

Elevador da Boca do Vento, em Almada.
Nacional, Vida & Lazer

Elevador panorâmico com 50 metros de altura reabre nesta cidade portuguesa e o acesso é gratuito

15:20 10 Maio, 2026 03:29 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Almada, o elevador panorâmico da Boca do Vento já reabriu após obras de requalificação e continua com acesso gratuito

Recipiente com liquido para vacina covid-19. Crédito: Freepik
Mundo, Saúde

Vacina da Pfizer contra a Covid-19 tem como efeito secundário hantavírus? Especialistas esclarecem

16:10 11 Maio, 2026 17:31 11 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Circula nas redes sociais a alegação de que o hantavírus consta como efeito secundário da vacina da Pfizer contra a Covid-19

Laranjas na estrada. Crédito: Magnific AI
Auto

Viu várias laranjas no meio da estrada? Saiba o que significam e o que deve fazer para evitar problemas

21:20 11 Maio, 2026 21:18 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Ver várias laranjas espalhadas na estrada pode não ser um simples acaso e há cuidados que podem ajudar a evitar problemas inesperados

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Idoso deixa apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora: vizinhos disseram que terá sido obrigado a fazer testamento e tribunal teve a última palavra

19:30 9 Maio, 2026 08:58 10 Maio, 2026 | João Luís

O idoso deixou apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora, mas familiares levantaram suspeitas sobre o testamento

Algarve, Economia

Empresa especializada em resíduos abre instalações no concelho de Silves

17:40 11 Maio, 2026 17:36 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Multinacional holandesa Terberg reforça presença no Algarve com novas instalações dedicadas à limpeza urbana e resíduos

Idosa em loja de ouro. Crédito: Freepik AI
Europa

“Tive que vender tudo para comer”: com 66 anos, foi despedida pelo irmão e descobriu que nunca pagaram os seus descontos

18:50 10 Maio, 2026 18:48 10 Maio, 2026 | Luís Santos

Aos 66 anos, descobriu que nunca tiveram sido feitos descontos durante décadas de trabalho na empresa da própria família

Algarve

AMAL integra projeto europeu de combate à Cortaderia

16:40 11 Maio, 2026 16:22 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Planta invasora erva-das-pampas preocupa municípios algarvios devido ao impacto na biodiversidade e na paisagem natural

Últimas Notícias

  • Chuva forte e trovoada têm os “dias contados”: estas regiões ainda vão ‘sofrer’, mas o sol regressa já neste dia
    Chuva forte e trovoada têm os “dias contados”: estas regiões ainda vão ‘sofrer’, mas o sol regressa já neste dia
  • Viu várias laranjas no meio da estrada? Saiba o que significam e o que deve fazer para evitar problemas
    Viu várias laranjas no meio da estrada? Saiba o que significam e o que deve fazer para evitar problemas
  • Dynamite Fighting Championship levou mais de 800 pessoas ao Parque de Feiras de Tavira
    Dynamite Fighting Championship levou mais de 800 pessoas ao Parque de Feiras de Tavira
  • Campeonatos territoriais levaram 300 atletas a Albufeira
    Campeonatos territoriais levaram 300 atletas a Albufeira
  • Governo avisa: Portal da Segurança Social vai mudar e portugueses que não confirmem isto podem ter dificuldades
    Governo avisa: Portal da Segurança Social vai mudar e portugueses que não confirmem isto podem ter dificuldades
  • Empresa especializada em resíduos abre instalações no concelho de Silves
    Empresa especializada em resíduos abre instalações no concelho de Silves

Opinião

  • Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro
  • A influência do abraço no nosso bem-estar | Por Andrea Moura
    A influência do abraço no nosso bem-estar | Por Andrea Moura
  • Habitação, urbanismo e deferimento tácito | Por António Nóbrega
    Habitação, urbanismo e deferimento tácito | Por António Nóbrega
  • Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota
    Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
    Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
  • Agrupamento de Olhão recebeu alunos e professores europeus no âmbito do Erasmus
    Agrupamento de Olhão recebeu alunos e professores europeus no âmbito do Erasmus
  • União Europeia volta a insistir na inspeção periódica para motas: Portugal vai ter de mudar?
    União Europeia volta a insistir na inspeção periódica para motas: Portugal vai ter de mudar?
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal