Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Saúde

Especialistas defendem vacinação da gripe para reduzir risco de outras doenças

Especialista recorda que a vacinação contra a gripe é “a primeira arma” e que deveria ser de acesso universal, fazendo inclusive parte do programa nacional de vacinação

13:50 25 Fevereiro, 2021 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Os autores de um estudo que analisou as últimas 10 épocas gripais em Portugal defendem uma maior aposta na vacinação para reduzir o risco de consequências da gripe noutros órgãos, como por exemplo o coração.

“Já sabíamos de antemão, antes da covid, que várias doenças infecciosas, sejam elas provocadas por bactérias ou por vírus, podem ter influência do coração”, disse à agência Lusa o cardiologista Carlos Rabaçal, presidente do Conselho Estratégico da Sociedade Portuguesa de Cardiologia.

O especialista recorda que a vacinação contra a gripe é “a primeira arma” e que deveria ser de acesso universal, fazendo inclusive parte do programa nacional de vacinação.

Aponta situações clínicas “claramente relacionadas com episódios gripais”, como as miocardites, que são inflamações do miocárdio (músculo cardíaco), doença que pode ser grave e que, muitas vezes, implica o internamento de doentes “particularmente jovens”.

“Eu vejo isso no meu serviço. A grande maioria das miocardites internadas no meu serviço, e quase que posso dizer nos hospitais do país, é de gente nova. E todos têm uma história mais ou menos idêntica, que é: estiveram com sintomas que pareciam claramente uma gripe, mas, depois de passarem, mais tarde, aparecem com queixas cardíacas”, explicou o cardiologista do Hospital de Vila Franca de Xira.

Carlos Rabaçal sublinha que muitos dos vírus do tipo influenza (que provoca gripes) “têm uma capacidade de invadirem o músculo cardíaco e, sem necessitarem de mais nada, provocarem doença que pode ser séria”.

“No ano passado tivemos uma miocardite fatal numa mulher jovem, de trinta e poucos anos, que era uma pessoa saudável” e que adoeceu depois de ter tido gripe, contou.

O especialista apontou ainda estudos internacionais que revelam que o risco de ter um enfarte agudo do miocárdio é 10 vezes superior nos dias seguintes à infeção por influenza e que o risco de ter um AVC (acidente vascular cerebral) é oito vezes superior, mesmo em pessoas saudáveis.

Disse ainda que o estudo realizado em Portugal mostrou que os picos de gripe e hospitalização por gripe coincidem com os picos de hospitalização por enfarte agudo do miocárdio, o que “reforça a importância de olharmos para a gripe enquanto infeção respiratória potencialmente grave e cujo impacto pode afetar, para além dos pulmões, também o coração e o cérebro”, disse.

Além de sublinhar a importância de estimular a vacinação – “o melhor meio de prevenir a gripe e as complicações com ela relacionadas” – Carlos Rabaçal afirma:” Sempre nos fez confusão, na altura das gripes, as urgências dos hospitais ficarem cheias de gente que vem pedir socorro e as pessoas ficam ali em cima umas das outras, sem máscaras”.

A este nível, disse esperar que as medidas de proteção impostas pela pandemia (máscaras, higiene das mãos e distanciamento físico) fiquem como hábito futuro.

“Espero que não esqueçamos. É efetivamente uma ferramenta extremamente importante para a prevenção da gripe e obviamente das complicações que ela pode trazer”, concluiu.

Neste momento, a vacina da gripe é fortemente recomendada pela Direção-Geral da Saúde (DGS) a pessoas de idade igual ou acima dos 65 anos, grávidas, doentes crónicos e imunodeprimidos, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados.

Na época gripal 2020/21 a vacina é gratuita nas pessoas com 65 anos ou mais, grávidas, utentes de lares e doentes da rede de cuidados continuados, abrangendo ainda algumas doenças crónicas como a diabetes, por exemplo.

Pode ser administrada mediante receita médica em todos os restantes cidadãos não incluídos nestes grupos, mas com uma compartição de 37%.

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Pensionistas nestas condições têm direito a pedir mais um apoio até 236 euros se cumprirem estes requisitos

08:40 3 Setembro, 2026 18:40 3 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este apoio que pode chegar aos 236,16€ é pago a pensionistas que cumpram alguns requisitos e é recebido junto com a pensão

Sara Anselmo morre aos 37 anos. Reprodução redes sociais
Algarve

Morreu Sara Anselmo, profissional de fitness de Albufeira, aos 37 anos

15:30 3 Setembro, 2026 17:11 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Profissional de fitness e mãe de um menino, Sara Anselmo morreu a 2 de setembro, três meses depois de completar 37 anos

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Trovoadas vão ‘castigar’ Portugal: podem cair até 12 raios por km² e há risco de granizo, chuva forte e rajadas neste dia

06:00 3 Setembro, 2026 19:11 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Segundo a Meteored, o tempo vai mudar depois de vários dias de calor, com os modelos a apontarem para um aumento significativo da instabilidade e trovoadas em várias regiões de Portugal continental

Mónica Isabel Beach Club.
Algarve

Vem aí a época baixa: neste hotel no Algarve junto à praia uma noite em regime de “Tudo Incluído” custa 60€ por pessoa nesta data

17:50 3 Setembro, 2026 15:58 3 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Há um hotel junto à praia em Albufeira onde uma noite em regime de “Tudo Incluído” pode custar 60 euros por pessoa

Algarve Cultura

Faro Alternativo regressa em outubro com três noites de punk, hardcore e metal

09:20 3 Setembro, 2026 09:24 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Passeio Ribeirinho volta a acolher o Faro Alternativo, com 17 bandas e um programa dedicado à música independente

Dia de chuva com trovoada. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e trovoada a caminho de Portugal: estas regiões estão na ‘mira’ do mau tempo neste dia

16:00 3 Setembro, 2026 00:00 3 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

O IPMA prevê chuva e trovoada em algumas regiões, num período marcado também por nebulosidade, vento e poeiras em suspensão

Mulher a utilizar o multibanco. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Clientes bancários que tenham a conta com saldo negativo podem sofrer estas consequências, ‘avisa’ o Banco de Portugal

17:30 3 Setembro, 2026 17:06 3 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Consequências por ter saldo negativo podem variar de acordo com várias condicionantes, de acordo com o Banco de Portugal

Mecânico a apontar lanterna dentro do capô. Crédito: Freepik
Auto

Carro para a vida? Mecânico com 40 anos de experiência revela o usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal

11:30 3 Setembro, 2026 16:13 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O carro custou apenas 600 euros e continua nas mãos do mesmo proprietário cerca de 15 anos depois

Pessoa a receber uma encomenda. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Agora é mesmo oficial: UE aprova novas regras para compras online e há novas taxas a caminho

17:00 3 Setembro, 2026 16:47 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A União Europeia deu mais um passo nas novas regras para as compras online, que vão trazer mudanças para as pequenas encomendas

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Adeus bagagem? Funcionário de aeroporto revela o que nunca deve fazer para identificar as suas malas (podem mesmo ficar ‘em terra’)

19:20 1 Setembro, 2026 22:38 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto muito comum para distinguir as malas das restantes pode interferir com o processamento da bagagem e atrasar o seu encaminhamento até ao avião

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: este é o número máximo de moedas que pode usar para pagamentos em Portugal

15:40 2 Setembro, 2026 15:04 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Legislação portuguesa prevê que estabelecimentos podem recusar um pagamento se for entregue um número de moedas superior a este

Inspeção Automóvel. Crédito: Freepik
Auto Europe Direct Algarve

Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa

06:30 2 Setembro, 2026 01:08 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para as inspeções automóveis estão a ser preparadas na União Europeia e podem trazer mudanças para milhões de condutores

Praia de Dona Ana. Crédito: Freepik
Algarve

“Quando o sol se põe, o encanto só aumenta”: australianos rendem-se a esta cidade do Algarve pelas suas praias, gastronomia e vida noturna

19:40 1 Setembro, 2026 19:02 1 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

As praias, os restaurantes e a vida noturna colocaram esta cidade algarvia entre os melhores locais para visitar na região

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Tech

Fabricantes avisam: não faça isto à máquina de lavar roupa logo depois de utilizá-la

20:30 3 Setembro, 2026 18:30 3 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Prática comum com a máquina de lavar roupa pode provocar danos permanentes no eletrodoméstico se for feita de forma exagerada, de acordo com fabricantes

André Ventura. Crédito: Lusa
Nacional

“Qualquer dia temos mais imigrantes que pessoas”: frase de André Ventura está a ‘dar que falar’ nas redes sociais

20:00 3 Setembro, 2026 19:42 3 Setembro, 2026 | João Luís

Frase do líder do Chega, André Ventura, voltou a circular nas redes sociais. Saiba em que contexto foi proferida

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Pensionistas nestas condições têm direito a pedir mais um apoio até 236 euros se cumprirem estes requisitos

08:40 3 Setembro, 2026 18:40 3 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este apoio que pode chegar aos 236,16€ é pago a pensionistas que cumpram alguns requisitos e é recebido junto com a pensão

Sara Anselmo morre aos 37 anos. Reprodução redes sociais
Algarve

Morreu Sara Anselmo, profissional de fitness de Albufeira, aos 37 anos

15:30 3 Setembro, 2026 17:11 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Profissional de fitness e mãe de um menino, Sara Anselmo morreu a 2 de setembro, três meses depois de completar 37 anos

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Trovoadas vão ‘castigar’ Portugal: podem cair até 12 raios por km² e há risco de granizo, chuva forte e rajadas neste dia

06:00 3 Setembro, 2026 19:11 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Segundo a Meteored, o tempo vai mudar depois de vários dias de calor, com os modelos a apontarem para um aumento significativo da instabilidade e trovoadas em várias regiões de Portugal continental

Mónica Isabel Beach Club.
Algarve

Vem aí a época baixa: neste hotel no Algarve junto à praia uma noite em regime de “Tudo Incluído” custa 60€ por pessoa nesta data

17:50 3 Setembro, 2026 15:58 3 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Há um hotel junto à praia em Albufeira onde uma noite em regime de “Tudo Incluído” pode custar 60 euros por pessoa

Algarve, Cultura

Faro Alternativo regressa em outubro com três noites de punk, hardcore e metal

09:20 3 Setembro, 2026 09:24 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Passeio Ribeirinho volta a acolher o Faro Alternativo, com 17 bandas e um programa dedicado à música independente

Dia de chuva com trovoada. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e trovoada a caminho de Portugal: estas regiões estão na ‘mira’ do mau tempo neste dia

16:00 3 Setembro, 2026 00:00 3 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

O IPMA prevê chuva e trovoada em algumas regiões, num período marcado também por nebulosidade, vento e poeiras em suspensão

Mulher a utilizar o multibanco. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Clientes bancários que tenham a conta com saldo negativo podem sofrer estas consequências, ‘avisa’ o Banco de Portugal

17:30 3 Setembro, 2026 17:06 3 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Consequências por ter saldo negativo podem variar de acordo com várias condicionantes, de acordo com o Banco de Portugal

Mecânico a apontar lanterna dentro do capô. Crédito: Freepik
Auto

Carro para a vida? Mecânico com 40 anos de experiência revela o usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal

11:30 3 Setembro, 2026 16:13 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O carro custou apenas 600 euros e continua nas mãos do mesmo proprietário cerca de 15 anos depois

Pessoa a receber uma encomenda. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Agora é mesmo oficial: UE aprova novas regras para compras online e há novas taxas a caminho

17:00 3 Setembro, 2026 16:47 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A União Europeia deu mais um passo nas novas regras para as compras online, que vão trazer mudanças para as pequenas encomendas

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Adeus bagagem? Funcionário de aeroporto revela o que nunca deve fazer para identificar as suas malas (podem mesmo ficar ‘em terra’)

19:20 1 Setembro, 2026 22:38 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto muito comum para distinguir as malas das restantes pode interferir com o processamento da bagagem e atrasar o seu encaminhamento até ao avião

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: este é o número máximo de moedas que pode usar para pagamentos em Portugal

15:40 2 Setembro, 2026 15:04 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Legislação portuguesa prevê que estabelecimentos podem recusar um pagamento se for entregue um número de moedas superior a este

Inspeção Automóvel. Crédito: Freepik
Auto, Europe Direct Algarve

Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa

06:30 2 Setembro, 2026 01:08 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para as inspeções automóveis estão a ser preparadas na União Europeia e podem trazer mudanças para milhões de condutores

Praia de Dona Ana. Crédito: Freepik
Algarve

“Quando o sol se põe, o encanto só aumenta”: australianos rendem-se a esta cidade do Algarve pelas suas praias, gastronomia e vida noturna

19:40 1 Setembro, 2026 19:02 1 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

As praias, os restaurantes e a vida noturna colocaram esta cidade algarvia entre os melhores locais para visitar na região

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Tech

Fabricantes avisam: não faça isto à máquina de lavar roupa logo depois de utilizá-la

20:30 3 Setembro, 2026 18:30 3 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Prática comum com a máquina de lavar roupa pode provocar danos permanentes no eletrodoméstico se for feita de forma exagerada, de acordo com fabricantes

André Ventura. Crédito: Lusa
Nacional

“Qualquer dia temos mais imigrantes que pessoas”: frase de André Ventura está a ‘dar que falar’ nas redes sociais

20:00 3 Setembro, 2026 19:42 3 Setembro, 2026 | João Luís

Frase do líder do Chega, André Ventura, voltou a circular nas redes sociais. Saiba em que contexto foi proferida

Últimas Notícias

  • Fabricantes avisam: não faça isto à máquina de lavar roupa logo depois de utilizá-la
    Fabricantes avisam: não faça isto à máquina de lavar roupa logo depois de utilizá-la
  • “Qualquer dia temos mais imigrantes que pessoas”: frase de André Ventura está a ‘dar que falar’ nas redes sociais
    “Qualquer dia temos mais imigrantes que pessoas”: frase de André Ventura está a ‘dar que falar’ nas redes sociais
  • Conheça a planta muito utilizada na comida que cultivada num vaso afasta os mosquitos
    Conheça a planta muito utilizada na comida que cultivada num vaso afasta os mosquitos
  • Segurança Social exige a reformado devolver 5.538 euros da pensão após vender a casa: tribunal anula decisão por este motivo
    Segurança Social exige a reformado devolver 5.538 euros da pensão após vender a casa: tribunal anula decisão por este motivo
  • Existe um tipo de conta bancária à ordem em Portugal cuja manutenção custa apenas 5 euros por ano e ‘todos’ podem ter direito
    Existe um tipo de conta bancária à ordem em Portugal cuja manutenção custa apenas 5 euros por ano e ‘todos’ podem ter direito

Opinião

  • O cansaço do povo | Por José Figueiredo Santos
    O cansaço do povo | Por José Figueiredo Santos
  • A vida não começa amanhã | Por Ana Alexandra Resende
    A vida não começa amanhã | Por Ana Alexandra Resende
  • Habitação: onde há mais procura, nem sempre há mais construção
    Habitação: onde há mais procura, nem sempre há mais construção

Europe Direct Algarve

  • Agora é mesmo oficial: UE aprova novas regras para compras online e há novas taxas a caminho
    Agora é mesmo oficial: UE aprova novas regras para compras online e há novas taxas a caminho
  • Prémio LUX 2026 chega a Tavira com sessão acessível do filme “Surda”
    Prémio LUX 2026 chega a Tavira com sessão acessível do filme “Surda”
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento