Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
plano de exercícios e treino
Foto DR
Nacional, Saúde

Especialista partilha como recuperar a forma após as férias com este plano de treinos

As férias de verão são, para muitos, um período de descanso, onde as preocupações com a rotina e a forma física ficam temporariamente em segundo plano

08:38 3 Setembro, 2024 08:38 3 Setembro, 2024
João Pedro LuísJoão Pedro LuísJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

As férias de verão são, para muitos, um período de descanso, onde as preocupações com a rotina e a forma física ficam temporariamente em segundo plano. Se, durante este período, o único exercício foi estender-se numa toalha de praia, não há motivo para preocupação. Agora é o momento de retomar os hábitos saudáveis e recuperar a forma física, compensando os excessos estivais.

A importância de um equilíbrio saudável

Durante as férias, é natural abrandar o ritmo, alargar os horários e até mesmo relaxar nas regras que seguimos rigorosamente durante o ano. Este descanso é essencial, mas deve ser encarado com moderação. “Uma pausa equilibrada não tem consequências negativas nem difíceis de recuperar com o regresso à rotina”, aconselha Mafalda Antunes, fisiologista do exercício e autora do blogue Pretty Fit.

No entanto, o sedentarismo prolongado e os excessos alimentares podem trazer algumas consequências indesejáveis. Entre elas, “a perda de massa muscular, a desregulação hormonal, a diminuição da resistência cardiorrespiratória e o aumento da resistência à insulina”, enumera Mafalda Antunes. Estes fatores podem comprometer a nossa saúde e dificultar o retorno à boa forma.

Como recuperar a forma física

Para recuperar a forma, é fundamental aliar uma alimentação equilibrada à prática regular de exercício físico. “A prática de 30 minutos de exercício físico diário é um comportamento de saúde que todas as mulheres deveriam ter”, afirma Mafalda Antunes. Este compromisso deve ser mantido pelo menos três vezes por semana para garantir resultados eficazes.

Além do exercício, o descanso é igualmente importante. Durante as férias, é comum que os horários de sono fiquem desregulados, o que pode afetar a recuperação da forma física. “A desregulação do sono aumenta a resistência do organismo à insulina e a produção de hormonas do stresse, o que contribui para o aumento de peso e a acumulação de gordura”, alerta a fisiologista. Ajustar os horários de sono, deitando-se mais cedo, é um passo importante neste processo.

Estratégias para manter a motivação

O regresso à rotina, especialmente aos treinos, pode ser desafiante após um período de pausa. Para evitar desistências, é essencial definir uma estratégia realista. “Uma estratégia simples é definir treinos curtos, privilegiando a intensidade de forma crescente e progressiva”, sugere Mafalda Antunes. Escolher um local de treino agradável, compatível com o seu estilo de vida, e manter expectativas realistas são fatores que ajudam a manter a motivação.

Além disso, partilhar este compromisso com um amigo ou familiar pode reforçar a sua determinação. “Convide uma amiga para treinar consigo. Desta forma, torna-se mais difícil dizer que não a algo que já tinha combinado”, recomenda a especialista.

Exercícios simples para recuperar a boa forma

Mafalda Antunes propõe ao Saber Viver cinco exercícios que pode realizar em casa ou no ginásio, para ajudar a recuperar a forma física:

  1. Agachamentos: Afaste os pés à largura dos ombros, flexione os joelhos como se fosse sentar-se, e volte à posição inicial. Pode adicionar halteres para aumentar a carga.
  2. Lunges Dinâmicos Alternados: Dê um passo grande à frente, descendo o joelho de trás em direção ao chão, e regresse à posição inicial. Este exercício também pode ser feito com halteres.
  3. Peso Morto com Barra: Incline o tronco para a frente com os joelhos ligeiramente flexionados, mantendo as costas direitas. Desça a barra até aos joelhos e, ao subir, contraia a zona lombar e os músculos posteriores da coxa.
  4. Flexões de Braços: Com as mãos afastadas além da largura dos ombros, flexione os cotovelos e trave a descida do tronco. Suba novamente, empurrando o chão. Pode fazer este exercício com ou sem apoio dos joelhos.
  5. Abdominais Invertidos: Deite-se de costas e eleve as pernas a 90 graus. Trave a descida das pernas até que os calcanhares quase toquem no chão, e volte a subir as pernas. Este exercício não é indicado para pessoas com problemas na zona lombar.

Recuperar a forma física após as férias exige disciplina e persistência, mas com um plano bem definido e o apoio certo, é possível voltar à rotina de forma saudável e eficaz.

Leia também: Saiba qual é o novo prazo de validade da carta de condução

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

LF
Algarve

Faro reúne meia centena de pessoas em protesto pela habitação e contra atuação policial

07:00 28 Outubro, 2026 06:55 28 Outubro, 2026

Manifestantes concentraram-se em Faro num protesto pelo direito à habitação e criticaram a intervenção da PSP em Lisboa e no Porto

Algarve Desporto Economia

Ferragudo celebra 27 anos como vila e reivindica financiamento mais justo para a freguesia

08:13 28 Outubro, 2026 08:13 28 Outubro, 2026

Comemorações dos 27 anos de Ferragudo como vila incluem atividades e um debate sobre o futuro do Algarve, num contexto de reivindicações financeiras

Algarve Cultura

Conservatório de Albufeira prepara regresso das aulas de ballet e convida famílias a manifestar interesse

07:20 28 Outubro, 2026 07:13 28 Outubro, 2026

Instituição quer reativar o ensino de ballet em Albufeira e está a recolher informações das famílias para organizar as futuras aulas

Cultura Ensino Europe Direct Algarve

Parlamento Europeu reúne nove escolas de Portugal, Irlanda e Reino Unido em Ferragudo

07:44 28 Outubro, 2026 07:44 28 Outubro, 2026

Estudantes de Portugal, Irlanda e Reino Unido participam em encontro de cidadania europeia promovido pelo Parlamento Europeu no Algarve

Opinião Saúde

O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório

07:30 28 Outubro, 2026 19:14 27 Outubro, 2026

"O AVC é tratável e evitável. Investir no seu combate não é apenas um dever clínico, mas um imperativo ético. Juntos, podemos mudar a história do AVC em Portugal"

Tempo

Vai chover no Halloween? Eis a previsão para o fim de semana em Portugal continental

06:00 28 Outubro, 2026 16:06 27 Outubro, 2026

Sol e temperaturas acima da média deverão marcar o fim de semana. Saiba o que se prevê para o Halloween e o feriado

Europe Direct Algarve Opinião Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Mulher a jogar no Euromilhões. Crédito: Freepik AI
Nacional

79 milhões de euros em jogo no Euromilhões desta terça-feira: já é conhecida a chave vencedora

23:20 27 Outubro, 2026 23:20 27 Outubro, 2026

O Euromilhões desta terça-feira, 27 de outubro, tem um jackpot de 79 milhões de euros. Confira os cinco números e as duas estrelas sorteados

Algarve Política

Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção

18:20 27 Outubro, 2026 18:22 27 Outubro, 2026

Tribunal de Faro ouviu quatro arguidos no processo de alegada corrupção que envolve a ex-presidente da Câmara de Vila Real de Santo António

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Nacional

Trabalhadores portugueses podem passar a ser inscritos automaticamente em fundos de pensões: proposta chega em 2027

17:40 27 Outubro, 2026 17:32 27 Outubro, 2026

Portugal prepara mudanças na poupança para a reforma. Regulador quer avançar com um sistema de inscrição automática em fundos de pensões privados

Cultura Europe Direct Algarve

Vila Real de Santo António recebe lançamento de livro sobre as fronteiras ibéricas e a Batalha do Guadiana

11:20 27 Outubro, 2026 11:11 27 Outubro, 2026

Fernando Pessanha participa no lançamento de obra sobre as fronteiras ibéricas, com destaque para um episódio da história militar de 1801

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva pode ganhar força em Portugal em novembro: vórtice polar dá sinais de mudança

09:30 27 Outubro, 2026 15:02 24 Outubro, 2026

Novembro poderá trazer mais chuva a Portugal. Uma alteração na circulação polar está entre os sinais acompanhados pelos modelos

Cabine de avião da Ryanair.
Europa Nacional

Ryanair estreia 4 rotas de inverno a partir do Porto para destinos na Polónia, Itália e Alemanha

19:50 27 Outubro, 2026 12:32 27 Outubro, 2026

Companhia aérea reforçou as ligações do Aeroporto Francisco Sá Carneiro com quatro destinos europeus, incluindo duas cidades polacas

Cultura Europe Direct Algarve

Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha

15:20 27 Outubro, 2026 15:12 27 Outubro, 2026

Projeto transfronteiriço desenvolveu rotas náutico-culturais para valorizar o património do Baixo Guadiana e promover novas experiências turísticas

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais, Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

LF
Algarve

Faro reúne meia centena de pessoas em protesto pela habitação e contra atuação policial

07:00 28 Outubro, 2026 06:55 28 Outubro, 2026

Manifestantes concentraram-se em Faro num protesto pelo direito à habitação e criticaram a intervenção da PSP em Lisboa e no Porto

Algarve, Desporto, Economia

Ferragudo celebra 27 anos como vila e reivindica financiamento mais justo para a freguesia

08:13 28 Outubro, 2026 08:13 28 Outubro, 2026

Comemorações dos 27 anos de Ferragudo como vila incluem atividades e um debate sobre o futuro do Algarve, num contexto de reivindicações financeiras

Algarve, Cultura

Conservatório de Albufeira prepara regresso das aulas de ballet e convida famílias a manifestar interesse

07:20 28 Outubro, 2026 07:13 28 Outubro, 2026

Instituição quer reativar o ensino de ballet em Albufeira e está a recolher informações das famílias para organizar as futuras aulas

Cultura, Ensino, Europe Direct Algarve

Parlamento Europeu reúne nove escolas de Portugal, Irlanda e Reino Unido em Ferragudo

07:44 28 Outubro, 2026 07:44 28 Outubro, 2026

Estudantes de Portugal, Irlanda e Reino Unido participam em encontro de cidadania europeia promovido pelo Parlamento Europeu no Algarve

Opinião, Saúde

O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório

07:30 28 Outubro, 2026 19:14 27 Outubro, 2026

"O AVC é tratável e evitável. Investir no seu combate não é apenas um dever clínico, mas um imperativo ético. Juntos, podemos mudar a história do AVC em Portugal"

Tempo

Vai chover no Halloween? Eis a previsão para o fim de semana em Portugal continental

06:00 28 Outubro, 2026 16:06 27 Outubro, 2026

Sol e temperaturas acima da média deverão marcar o fim de semana. Saiba o que se prevê para o Halloween e o feriado

Europe Direct Algarve, Opinião, Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Mulher a jogar no Euromilhões. Crédito: Freepik AI
Nacional

79 milhões de euros em jogo no Euromilhões desta terça-feira: já é conhecida a chave vencedora

23:20 27 Outubro, 2026 23:20 27 Outubro, 2026

O Euromilhões desta terça-feira, 27 de outubro, tem um jackpot de 79 milhões de euros. Confira os cinco números e as duas estrelas sorteados

Algarve, Política

Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção

18:20 27 Outubro, 2026 18:22 27 Outubro, 2026

Tribunal de Faro ouviu quatro arguidos no processo de alegada corrupção que envolve a ex-presidente da Câmara de Vila Real de Santo António

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Nacional

Trabalhadores portugueses podem passar a ser inscritos automaticamente em fundos de pensões: proposta chega em 2027

17:40 27 Outubro, 2026 17:32 27 Outubro, 2026

Portugal prepara mudanças na poupança para a reforma. Regulador quer avançar com um sistema de inscrição automática em fundos de pensões privados

Cultura, Europe Direct Algarve

Vila Real de Santo António recebe lançamento de livro sobre as fronteiras ibéricas e a Batalha do Guadiana

11:20 27 Outubro, 2026 11:11 27 Outubro, 2026

Fernando Pessanha participa no lançamento de obra sobre as fronteiras ibéricas, com destaque para um episódio da história militar de 1801

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva pode ganhar força em Portugal em novembro: vórtice polar dá sinais de mudança

09:30 27 Outubro, 2026 15:02 24 Outubro, 2026

Novembro poderá trazer mais chuva a Portugal. Uma alteração na circulação polar está entre os sinais acompanhados pelos modelos

Cabine de avião da Ryanair.
Europa, Nacional

Ryanair estreia 4 rotas de inverno a partir do Porto para destinos na Polónia, Itália e Alemanha

19:50 27 Outubro, 2026 12:32 27 Outubro, 2026

Companhia aérea reforçou as ligações do Aeroporto Francisco Sá Carneiro com quatro destinos europeus, incluindo duas cidades polacas

Cultura, Europe Direct Algarve

Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha

15:20 27 Outubro, 2026 15:12 27 Outubro, 2026

Projeto transfronteiriço desenvolveu rotas náutico-culturais para valorizar o património do Baixo Guadiana e promover novas experiências turísticas

Últimas Notícias

  • Ferragudo celebra 27 anos como vila e reivindica financiamento mais justo para a freguesia
    Ferragudo celebra 27 anos como vila e reivindica financiamento mais justo para a freguesia
  • Parlamento Europeu reúne nove escolas de Portugal, Irlanda e Reino Unido em Ferragudo
    Parlamento Europeu reúne nove escolas de Portugal, Irlanda e Reino Unido em Ferragudo
  • Conservatório de Albufeira prepara regresso das aulas de ballet e convida famílias a manifestar interesse
    Conservatório de Albufeira prepara regresso das aulas de ballet e convida famílias a manifestar interesse
  • Faro reúne meia centena de pessoas em protesto pela habitação e contra atuação policial
    Faro reúne meia centena de pessoas em protesto pela habitação e contra atuação policial
  • Vai chover no Halloween? Eis a previsão para o fim de semana em Portugal continental
    Vai chover no Halloween? Eis a previsão para o fim de semana em Portugal continental

Opinião

  • O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório
    O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório
  • Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman
    Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman
  • Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
    Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

Europe Direct Algarve

  • Parlamento Europeu reúne nove escolas de Portugal, Irlanda e Reino Unido em Ferragudo
    Parlamento Europeu reúne nove escolas de Portugal, Irlanda e Reino Unido em Ferragudo
  • Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
    Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal