Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Saúde

Espaço Saúde 360º Algarve vai falar sobre a Doença de Alzheimer na Biblioteca Municipal de Faro

O objetivo principal é informar e alterar a forma como estas patologias são encaradas pela sociedade através da disponibilização de informação credível, prática e objetiva

16:32 13 Setembro, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

‘’Saúde em Dia: Vamos falar sobre a Doença de Alzheimer’’ é como se intitula a sessão que terá lugar esta terça-feira, entre as 14:30 e as 16 horas, no auditório da Biblioteca Municipal de Faro, promovida pelo Espaço Saúde 360º Algarve em parceria com a Associação Portuguesa de Familiares e Amigos dos Doentes de Alzheimer – Núcleo do Algarve.

O objetivo principal é informar e alterar a forma como estas patologias são encaradas pela sociedade através da disponibilização de informação credível, prática e objetiva.

A sessão conta com a participação de Edite Reis (coordenadora do Núcleo do Algarve da Associação Portuguesa de Familiares e Amigos dos Doentes de Alzheimer) e de Margarida Ferreira (neuropsicóloga do Núcleo do Algarve da Associação Portuguesa de Familiares e Amigos dos Doentes de Alzheimer).

A Organização Mundial de Saúde estima que em todo o mundo existam cerca de 48 milhões de pessoas que sofrem de demência, número que pode atingir os 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050 para os 135.5 milhões. A doença de Alzheimer assume um lugar de destaque, representando cerca de 60 a 70% de todos os casos de demência.

Em Portugal o número de pessoas com demência ultrapassa a tendência europeia, estando previsto que os números dupliquem em 2050. Um dos fatores determinantes será um aumento significativo do número de pessoas com mais de 70 anos e, em particular, a faixa das pessoas com mais de 85 anos.

Assim, com esta iniciativa pretende-se promover a literacia em saúde sobre as demências, perceber o que as causa e como se podem prevenir, perceber qual o seu impacto no comportamento e qualidade de vida do doente e familiares, e que tipo de recursos é que existem para apoiar doentes e suas famílias.

A iniciativa é aberta ao público em geral e é gratuita, sendo a inscrição obrigatória aqui.

Sobre o Espaço Saúde 360º Algarve

O Espaço Saúde 360º Algarve é um projeto promovido pela Plata521forma Saúde em Diálogo e financiado pelo Programa Operacional Regional – CRESC Algarve 2020 e pela Portugal Inovação Social através de Fundos da União Europeia, que decorre até dezembro de 2022.

Esta iniciativa, inspirada pelas diretrizes e objetivos definidos no Plano de Ação para a Literacia em Saúde 2019-2021 da Direção Geral da Saúde, está alinhada com os princípios da coesão social e territorial e pretende promover a literacia em saúde em cidadãos com mais de 65 anos, baixa escolaridade e baixos rendimentos e em maior risco de isolamento de várias freguesias algarvias.

Este projeto tem como objetivo favorecer os determinantes comportamentais inerentes a um estilo de vida saudável, com avaliação final do impacto da intervenção na qualidade de vida e bem-estar de cada utente, através de uma abordagem integrada e centrada no cidadão e assente em parcerias e colaborações locais, tais como: municípios, freguesias, unidades de saúde, IPSS, associações de doentes, e outras entidades públicas e privadas na área social e da saúde.

Mais informações disponíveis aqui.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Irmãs gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: pai pensava que iam só ao Porto ter com amigos

10:45 29 Junho, 2026 11:43 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desde 24 de junho que duas irmãs gémeas portuguesas estão desaparecidas e a família descobriu que, afinal, tinham viajado para o Dubai

Algarve Cultura Política

Mulheres Social Democratas do Algarve juntam centenas no primeiro arraial em Armação de Pêra

07:49 30 Junho, 2026 07:57 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Encontro das Mulheres Social Democratas do Algarve reforçou convívio, partilha e união entre estruturas locais

Algarve

Governo quer mapas nas praias do Algarve para evitar dúvidas sobre chapéus-de-sol

07:17 30 Junho, 2026 07:18 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Medida pretende clarificar áreas concessionadas, zonas de passagem e espaços livres para chapéus-de-sol

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Algarve Cultura

Ecotopia Activa disponibiliza online documentários sobre hortas e Dieta Mediterrânica

07:39 30 Junho, 2026 07:41 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

“O Poder das Hortas” e “Mil Variedades” podem ser vistos gratuitamente no YouTube e no portal da Dieta Mediterrânica

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Europe Direct Algarve Opinião

Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha

12:28 29 Junho, 2026 12:29 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Novo Bauhaus Europeu facilita que a nossa investigação saia das publicações científicas e se traduza em soluções reais e tangíveis para o território"

Tempo

Nova cúpula de calor pode chegar a Portugal: temperaturas podem passar dos 40 ºC nestas regiões

23:00 29 Junho, 2026 19:27 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma nova cúpula de calor poderá afetar Portugal no início de julho, com temperaturas acima dos 40 ºC no interior

Nacional

APA avisa: banhos são desaconselhados nestas duas praias do Norte por contaminação microbiológica

20:40 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A Agência Portuguesa do Ambiente tem ativos dois alertas de desaconselhamento a banhos em praias do Alto Minho

Comunidade cigana. Crédito: Lusa
Nacional

Casa, contas pagas, 500€ por criança e scooters para a comunidade cigana? Eis o que se sabe sobre este caso

11:40 26 Junho, 2026 12:25 29 Junho, 2026 | João Luís

Publicação nas redes sociais acusa Câmara da Marinha Grande de dar casa, contas pagas, scooters e 500€ por criança à comunidade cigana, no entanto segundo a verificação do Polígrafo, a alegação é enganadora e resulta de uma leitura descontextualizada de um projeto municipal de apoio social

Telemóveis na gaveta. Crédito: Freepik
Tech

Tem telemóveis antigos guardados em casa? Estes modelos podem valer uma pequena fortuna

20:30 29 Junho, 2026 18:36 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns telemóveis antigos deixaram de ser apenas recordações esquecidas em gavetas e passaram a ser procurados por colecionadores

Opinião Política

António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco

16:37 29 Junho, 2026 16:34 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Falemos do presente voltando ao passado. O ponto de vista de um ativista venezuelano a viver em Portugal"

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

Vento forte na praia. Crédito: Magnific
Tempo

Vem aí uma nortada: calor regressa a Portugal antes do fim do mês mas vento pode ‘estragar’ a praia nestas regiões

17:00 27 Junho, 2026 15:04 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor vai regressar gradualmente a Portugal até ao final de junho, sobretudo no interior, onde os termómetros poderão aproximar-se dos 39 ºC

Algarve Economia

Portugal Travel Awards distinguem Vilalara como Melhor Hotel de Praia

08:13 30 Junho, 2026 08:15 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Distinção reconhece seis décadas de história, hospitalidade e ligação ao mar nas falésias de Porches, em Lagoa

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Irmãs gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: pai pensava que iam só ao Porto ter com amigos

10:45 29 Junho, 2026 11:43 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desde 24 de junho que duas irmãs gémeas portuguesas estão desaparecidas e a família descobriu que, afinal, tinham viajado para o Dubai

Algarve, Cultura, Política

Mulheres Social Democratas do Algarve juntam centenas no primeiro arraial em Armação de Pêra

07:49 30 Junho, 2026 07:57 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Encontro das Mulheres Social Democratas do Algarve reforçou convívio, partilha e união entre estruturas locais

Algarve

Governo quer mapas nas praias do Algarve para evitar dúvidas sobre chapéus-de-sol

07:17 30 Junho, 2026 07:18 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Medida pretende clarificar áreas concessionadas, zonas de passagem e espaços livres para chapéus-de-sol

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Algarve, Cultura

Ecotopia Activa disponibiliza online documentários sobre hortas e Dieta Mediterrânica

07:39 30 Junho, 2026 07:41 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

“O Poder das Hortas” e “Mil Variedades” podem ser vistos gratuitamente no YouTube e no portal da Dieta Mediterrânica

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Europe Direct Algarve, Opinião

Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha

12:28 29 Junho, 2026 12:29 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Novo Bauhaus Europeu facilita que a nossa investigação saia das publicações científicas e se traduza em soluções reais e tangíveis para o território"

Tempo

Nova cúpula de calor pode chegar a Portugal: temperaturas podem passar dos 40 ºC nestas regiões

23:00 29 Junho, 2026 19:27 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma nova cúpula de calor poderá afetar Portugal no início de julho, com temperaturas acima dos 40 ºC no interior

Nacional

APA avisa: banhos são desaconselhados nestas duas praias do Norte por contaminação microbiológica

20:40 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A Agência Portuguesa do Ambiente tem ativos dois alertas de desaconselhamento a banhos em praias do Alto Minho

Comunidade cigana. Crédito: Lusa
Nacional

Casa, contas pagas, 500€ por criança e scooters para a comunidade cigana? Eis o que se sabe sobre este caso

11:40 26 Junho, 2026 12:25 29 Junho, 2026 | João Luís

Publicação nas redes sociais acusa Câmara da Marinha Grande de dar casa, contas pagas, scooters e 500€ por criança à comunidade cigana, no entanto segundo a verificação do Polígrafo, a alegação é enganadora e resulta de uma leitura descontextualizada de um projeto municipal de apoio social

Telemóveis na gaveta. Crédito: Freepik
Tech

Tem telemóveis antigos guardados em casa? Estes modelos podem valer uma pequena fortuna

20:30 29 Junho, 2026 18:36 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns telemóveis antigos deixaram de ser apenas recordações esquecidas em gavetas e passaram a ser procurados por colecionadores

Opinião, Política

António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco

16:37 29 Junho, 2026 16:34 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Falemos do presente voltando ao passado. O ponto de vista de um ativista venezuelano a viver em Portugal"

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

Vento forte na praia. Crédito: Magnific
Tempo

Vem aí uma nortada: calor regressa a Portugal antes do fim do mês mas vento pode ‘estragar’ a praia nestas regiões

17:00 27 Junho, 2026 15:04 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor vai regressar gradualmente a Portugal até ao final de junho, sobretudo no interior, onde os termómetros poderão aproximar-se dos 39 ºC

Algarve, Economia

Portugal Travel Awards distinguem Vilalara como Melhor Hotel de Praia

08:13 30 Junho, 2026 08:15 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Distinção reconhece seis décadas de história, hospitalidade e ligação ao mar nas falésias de Porches, em Lagoa

Últimas Notícias

  • Portugal Travel Awards distinguem Vilalara como Melhor Hotel de Praia
    Portugal Travel Awards distinguem Vilalara como Melhor Hotel de Praia
  • Mulheres Social Democratas do Algarve juntam centenas no primeiro arraial em Armação de Pêra
    Mulheres Social Democratas do Algarve juntam centenas no primeiro arraial em Armação de Pêra
  • Ecotopia Activa disponibiliza online documentários sobre hortas e Dieta Mediterrânica
    Ecotopia Activa disponibiliza online documentários sobre hortas e Dieta Mediterrânica
  • Governo quer mapas nas praias do Algarve para evitar dúvidas sobre chapéus-de-sol
    Governo quer mapas nas praias do Algarve para evitar dúvidas sobre chapéus-de-sol
  • Faro celebra campeões nacionais de Ginástica Artística Special Olympics
    Faro celebra campeões nacionais de Ginástica Artística Special Olympics

Opinião

  • António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco
    António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco
  • Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha
    Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha
  • O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho
    O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho

Europe Direct Algarve

  • Escolas de Tavira e Castro Marim distinguidas no concurso nacional Pinóquio na Escola
    Escolas de Tavira e Castro Marim distinguidas no concurso nacional Pinóquio na Escola
  • Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha
    Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal