Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Saúde

Eis um guia sobre autotestes, mesmo a tempo do Natal

Se vai fazer um autoteste no Natal, este texto é para si. Como fazer um autoteste? Há alguma reação física que certifique que foi bem feito? Com que antecedência deve ser realizado?

20:12 24 Dezembro, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Com a ajuda do presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, o Expresso preparou-lhe um guia sobre autotestes, mesmo a tempo do Natal

Os autotestes à covid-19 são uma alternativa mais barata e conveniente aos testes rápidos de antigénio, feitos por profissionais, e aos PCR. Mas há cuidados a ter: “são muito vulneráveis à técnica, ou seja, se a zaragatoa não for introduzida de forma adequada, o resultado pode dar um falso negativo”, alerta o presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública. Ao Expresso, Ricardo Mexia explica como e quando é que se deve fazer um autoteste, numa altura em que muitos portugueses recorrem a esta opção para celebrarem o Natal junto das suas famílias.

COMO FAZER UM AUTOTESTE EM CASA?

“É importante que as pessoas percebam que não devem introduzir a zaragatoa de forma vertical”, alerta o médico de saúde pública. Tende-se a apontar a zaragatoa para cima, mas ela deve ser introduzida no nariz horizontalmente, com a cabeça inclinada para trás.

Depois, tem de se rodar a zaragatoa para recolher a amostra. Claro que um autoteste não é feito da mesma forma por um profissional: quando é realizado num laboratório ou numa farmácia, a zaragatoa é introduzida até à nasofaringe, isto é, “até ao fundo”. Ora, “um autoteste não é suposto ser feito assim”. Mas “se a pessoa se sentir confortável a fazer uma introdução mais profunda, desde que não se magoe, também o pode fazer”, diz o especialista. Porque, assim, a colheita é melhor do que se for feita apenas na zona mais exterior do nariz.

Ricardo Mexia aconselha também as pessoas a lerem as instruções que vêm com o próprio autoteste, porque há pequenas diferenças entre cada um.

COMO INTERPRETAR OS RESULTADOS?

Não é novidade, mas vale a pena relembrar. Colocada a amostra dentro do líquido, utiliza-se a pipeta de forma a libertar quatro ou cinco gotas na zona circular do dispositivo. Passados alguns minutos, deve olhar-se para a parte retangular, em que há normalmente duas letras: C de control e T de test.

Se o resultado der negativo, é expectável que a linha C fique riscada a vermelha. Se o teste for positivo, então terá as duas linhas visíveis. E se não aparecer uma risca no C, é porque houve algum problema com o teste e, portanto, o resultado não é válido.

HÁ ALGUMA REAÇÃO FÍSICA QUE CERTIFIQUE QUE FOI BEM FEITO?

Não. Muitas vezes, depois de se fazer a colheita é comum espirrar, mas “é uma reação nossa para tentar expulsar um corpo estranho”, explica o médico de saúde pública. Além de espirrar, há quem tenha a reação de soltar uma lágrima. No entanto, não se tratam de formas de certificação, é apenas o corpo a reagir.

Autotestes vão ser válidos para entrar em hotéis e restaurantes no Natal e Ano Novo

Leia também

Autotestes vão ser válidos para entrar em hotéis e restaurantes no Natal e Ano Novo


QUANTO TEMPO ANTES DE IR PARA UMA REUNIÃO FAMILIAR SE DEVE FAZER O TESTE?

“Antes de se estar em contacto com as pessoas é o ideal”, responde Ricardo Mexia. Aqui, a diferença entre meia hora e duas horas acaba por não ser muito significativa, o importante é fazer o teste antes de sair de casa ㅡ é mais seguro, caso o resultado dê positivo.

E NO DIA SEGUINTE, SE EXISTIR NOVO ENCONTRO, DEVE-SE REPETIR O AUTOTESTE?

A resposta é clara: “sim”. Como têm uma sensibilidade mais baixa, quando comparados com os PCR, “convém repeti-los mais amiúde”. Assim, se tiver um encontro familiar hoje e amanhã, por exemplo, convém fazer um teste nos dois dias, recomenda o médico.

Covid-19. Estamos “zangados e frustrados”, mas não sozinhos: psicólogos partilham cinco estratégias para ultrapassar outro Natal em pandemia

Leia também

Covid-19. Estamos “zangados e frustrados”, mas não sozinhos: psicólogos partilham cinco estratégias para ultrapassar outro Natal em pandemia


QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS AUTOTESTES, OS RÁPIDOS DE ANTIGÉNIO FEITOS POR UM PROFISSIONAL E OS PCR?

A grande diferença é a técnica de amostragem, diz o presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública.

“Do ponto de vista do processamento da amostra, um teste rápido de antigénio é muito semelhante a um autoteste, a diferença substantiva é a colheita”. Naturalmente, um profissional de saúde treinado faz uma colheita da amostra com mais qualidade do que uma pessoa que não está habituada a fazê-lo, justifica.

Apesar de não terem tanta fiabilidade, a grande vantagem dos autotestes é que, face ao seu preço e conveniência, podemos repeti-los com maior frequência. Têm ainda uma grande capacidade em detetar a infeção quanto maior for a carga viral.

– Notícia do Expresso, jornal parceiro do POSTAL

Cultura Nacional

Bandidos do Cante ficam fora da final da Eurovisão

09:55 13 Maio, 2026 09:59 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Eurovisão 2026: Portugal ficou fora da final, após atuação dos Bandidos do Cante na semifinal realizada em Viena

Algarve Cultura

Última casa de veraneio da Marginal de Quarteira é classificada como Monumento de Interesse Municipal

06:50 13 Maio, 2026 06:52 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Moradia de 1945 em Quarteira, conhecida como “Vila Maria Izidra”, recebe classificação de Interesse Municipal.

Mulher a jogar no Euromilhões. Crédito: Freepik AI
Economia Vida & Lazer

O erro mais comum no Euromilhões não está nos números: saiba do que se trata e como o tentar evitar

10:30 13 Maio, 2026 09:26 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria aposta sempre da mesma forma no Euromilhões. Pequenos pormenores passam despercebidos e raramente são discutidos

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 08:48 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Algarve Cultura Gastronomia

Parises celebra Festa dos Tabuleiros Floridos com procissão, caminhadas e tradições serranas

11:08 13 Maio, 2026 11:08 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Mercadinho, procissão e tabuleiros floridos animam aldeia de Parises durante festa em honra de Nossa Senhora de Fátima

Algarve Cultura

Fernando Dacosta fala sobre vida e legado de Amália Rodrigues na Biblioteca de Tavira

10:40 13 Maio, 2026 10:40 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

“Encontro com Autores” conta com a participação do escritor e jornalista Fernando Dacosta e de Maria Luísa Francisco

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Casal preocupado com a sua situação financeira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Está na lista de devedores da Autoridade Tributária? Saiba como consultar e o que fazer para retirar o nome

08:50 13 Maio, 2026 08:41 13 Maio, 2026 | João Luís

A lista de devedores à Autoridade Tributária é pública: veja como consultar e o que fazer para retirar o nome

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Antes do sol vem chuva e trovoada: mau tempo tem os ‘dias contados’ a partir desta data mas ainda vai afetar estas regiões

09:30 13 Maio, 2026 11:24 13 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Bom tempo deverá regressar a Portugal nos próximos dias mas antes ainda vai haver episódios de chuva e trovoada em algumas regiões

Dia de chuva, nevoeiro e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoadas e chuva forte: mau tempo continua a ‘atormentar’ Portugal e há regiões com nevoeiro

06:00 13 Maio, 2026 11:00 12 Maio, 2026 | João Luís

A chuva ainda não vai embora: o IPMA prevê aguaceiros, trovoada e nevoeiro em várias regiões de Portugal ao longo do dia

Opinião

Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão

08:22 13 Maio, 2026 09:33 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"O Estado não pode exigir atenção máxima aos condutores enquanto tolera estradas que confundem, distraem ou abandonam quem nelas circula"

Algarve

Variante a Olhão inaugurada após décadas de espera

09:20 13 Maio, 2026 09:29 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Ministro diz que Governo quer resolver problemas rodoviários do Algarve e desbloquear investimentos travados há anos

Laranjas na estrada. Crédito: Magnific AI
Auto

Viu várias laranjas no meio da estrada? Saiba o que significam e o que deve fazer para evitar problemas

21:20 11 Maio, 2026 21:18 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Ver várias laranjas espalhadas na estrada pode não ser um simples acaso e há cuidados que podem ajudar a evitar problemas inesperados

Casal de jovens em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vive numa casa arrendada? Há um simples detalhe no IRS que pode render algum dinheiro

09:10 13 Maio, 2026 09:04 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Os inquilinos vão ter de declarar algo no IRS de 2026 que muitos ainda ignoram. E pode valer dinheiro

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Idoso deixa apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora: vizinhos disseram que terá sido obrigado a fazer testamento e tribunal teve a última palavra

19:30 9 Maio, 2026 09:59 12 Maio, 2026 | João Luís

O idoso italiano deixou apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora, mas familiares levantaram suspeitas sobre o testamento

Algarve Cultura

Festa da Espiga volta a animar Salir com tradição, música, gastronomia e desfile etnográfico

08:00 12 Maio, 2026 08:00 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradição, música e gastronomia marcam nova edição da Festa da Espiga em Salir ao longo de três dias de animação

Cultura, Nacional

Bandidos do Cante ficam fora da final da Eurovisão

09:55 13 Maio, 2026 09:59 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Eurovisão 2026: Portugal ficou fora da final, após atuação dos Bandidos do Cante na semifinal realizada em Viena

Algarve, Cultura

Última casa de veraneio da Marginal de Quarteira é classificada como Monumento de Interesse Municipal

06:50 13 Maio, 2026 06:52 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Moradia de 1945 em Quarteira, conhecida como “Vila Maria Izidra”, recebe classificação de Interesse Municipal.

Mulher a jogar no Euromilhões. Crédito: Freepik AI
Economia, Vida & Lazer

O erro mais comum no Euromilhões não está nos números: saiba do que se trata e como o tentar evitar

10:30 13 Maio, 2026 09:26 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria aposta sempre da mesma forma no Euromilhões. Pequenos pormenores passam despercebidos e raramente são discutidos

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 08:48 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Algarve, Cultura, Gastronomia

Parises celebra Festa dos Tabuleiros Floridos com procissão, caminhadas e tradições serranas

11:08 13 Maio, 2026 11:08 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Mercadinho, procissão e tabuleiros floridos animam aldeia de Parises durante festa em honra de Nossa Senhora de Fátima

Algarve, Cultura

Fernando Dacosta fala sobre vida e legado de Amália Rodrigues na Biblioteca de Tavira

10:40 13 Maio, 2026 10:40 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

“Encontro com Autores” conta com a participação do escritor e jornalista Fernando Dacosta e de Maria Luísa Francisco

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Casal preocupado com a sua situação financeira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Está na lista de devedores da Autoridade Tributária? Saiba como consultar e o que fazer para retirar o nome

08:50 13 Maio, 2026 08:41 13 Maio, 2026 | João Luís

A lista de devedores à Autoridade Tributária é pública: veja como consultar e o que fazer para retirar o nome

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Antes do sol vem chuva e trovoada: mau tempo tem os ‘dias contados’ a partir desta data mas ainda vai afetar estas regiões

09:30 13 Maio, 2026 11:24 13 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Bom tempo deverá regressar a Portugal nos próximos dias mas antes ainda vai haver episódios de chuva e trovoada em algumas regiões

Dia de chuva, nevoeiro e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoadas e chuva forte: mau tempo continua a ‘atormentar’ Portugal e há regiões com nevoeiro

06:00 13 Maio, 2026 11:00 12 Maio, 2026 | João Luís

A chuva ainda não vai embora: o IPMA prevê aguaceiros, trovoada e nevoeiro em várias regiões de Portugal ao longo do dia

Opinião

Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão

08:22 13 Maio, 2026 09:33 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"O Estado não pode exigir atenção máxima aos condutores enquanto tolera estradas que confundem, distraem ou abandonam quem nelas circula"

Algarve

Variante a Olhão inaugurada após décadas de espera

09:20 13 Maio, 2026 09:29 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Ministro diz que Governo quer resolver problemas rodoviários do Algarve e desbloquear investimentos travados há anos

Laranjas na estrada. Crédito: Magnific AI
Auto

Viu várias laranjas no meio da estrada? Saiba o que significam e o que deve fazer para evitar problemas

21:20 11 Maio, 2026 21:18 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Ver várias laranjas espalhadas na estrada pode não ser um simples acaso e há cuidados que podem ajudar a evitar problemas inesperados

Casal de jovens em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vive numa casa arrendada? Há um simples detalhe no IRS que pode render algum dinheiro

09:10 13 Maio, 2026 09:04 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Os inquilinos vão ter de declarar algo no IRS de 2026 que muitos ainda ignoram. E pode valer dinheiro

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Idoso deixa apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora: vizinhos disseram que terá sido obrigado a fazer testamento e tribunal teve a última palavra

19:30 9 Maio, 2026 09:59 12 Maio, 2026 | João Luís

O idoso italiano deixou apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora, mas familiares levantaram suspeitas sobre o testamento

Algarve, Cultura

Festa da Espiga volta a animar Salir com tradição, música, gastronomia e desfile etnográfico

08:00 12 Maio, 2026 08:00 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradição, música e gastronomia marcam nova edição da Festa da Espiga em Salir ao longo de três dias de animação

Últimas Notícias

  • Parises celebra Festa dos Tabuleiros Floridos com procissão, caminhadas e tradições serranas
    Parises celebra Festa dos Tabuleiros Floridos com procissão, caminhadas e tradições serranas
  • Fernando Dacosta fala sobre vida e legado de Amália Rodrigues na Biblioteca de Tavira
    Fernando Dacosta fala sobre vida e legado de Amália Rodrigues na Biblioteca de Tavira
  • O erro mais comum no Euromilhões não está nos números: saiba do que se trata e como o tentar evitar
    O erro mais comum no Euromilhões não está nos números: saiba do que se trata e como o tentar evitar
  • Bandidos do Cante ficam fora da final da Eurovisão
    Bandidos do Cante ficam fora da final da Eurovisão
  • Antes do sol vem chuva e trovoada: mau tempo tem os ‘dias contados’ a partir desta data mas ainda vai afetar estas regiões
    Antes do sol vem chuva e trovoada: mau tempo tem os ‘dias contados’ a partir desta data mas ainda vai afetar estas regiões
  • Variante a Olhão inaugurada após décadas de espera
    Variante a Olhão inaugurada após décadas de espera

Opinião

  • Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão
    Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão
  • Aleitamento materno e relação afetiva | Por Filomena Matos
    Aleitamento materno e relação afetiva | Por Filomena Matos
  • Cancro do ovário: Mais informação e rapidez no acesso ao diagnóstico | Por Cláudia Fraga
    Cancro do ovário: Mais informação e rapidez no acesso ao diagnóstico | Por Cláudia Fraga
  • Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha
    Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha
  • Voo cancelado e sem indemnização? Esta regra da União Europeia pode valer-lhe o reembolso
    Voo cancelado e sem indemnização? Esta regra da União Europeia pode valer-lhe o reembolso
  • Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
    Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal