Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Saúde

É português e pode ‘revolucionar’ eficácia no tratamento de doentes com apenas uma gota de saliva

Investigadores portugueses desenvolveram um teste genético que pode ajudar médicos a escolher os medicamentos mais eficazes e adequados ao doente, evitando efeitos adversos que podem implicar despesas com internamento e, no limite, levar à morte

11:25 21 Janeiro, 2021 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Em declarações à agência Lusa, Ana Teresa Freitas, da startup portuguesa HeartGenetics, uma empresa que nasceu no Instituto Superior Técnico (IST), explica que o teste, único a nível europeu, avalia 88 variantes genéticas em 32 genes através de uma colheita de saliva.

“A indústria farmacêutica tem muita falha terapêutica e gasta milhões em medicamentos na Europa que depois vão para África ou para a Ásia e falham na eficácia”, disse, sublinhando que tanto a eficácia do fármaco como os eventuais efeitos adversos dependem das características genéticas de cada pessoa.

Ana Teresa Freitas, professora no IST, explica que um fármaco é desenhado “para agarrar determinada proteína” e que, “se essa proteína estiver alterada há falha terapêutica”, ou seja, o medicamento perde eficácia.

A especialista lembra que as pessoas podem reagir de forma diferente aos medicamentos, por diversas razões: “se a metabolização for muito rápida o organismo expulsa depressa e há pouco efeito [do fármaco] e se for lento pode ter toxicidade. Assim como, por exemplo, os genes de cada pessoa podem fazer ganhar peso com determinada medicação, ou ter reações cutâneas”.

“É por tudo isto que alguns fármacos são mais eficazes numas pessoas do que noutras”, afirma.

Em declarações à Lusa, contou que as agências reguladoras foram ao longo dos tempos elaborando ‘guidelines’ fármaco a fármaco, indicando que quem tem determinadas características no genoma pode ou não tomar determinados medicamentos, mas diz que esta informação existe de forma “muito dispersa”.

“Em ano e meio construímos um painel de laboratório em que, a partir de uma amostra de saliva que a pessoa pode colher em casa e enviar pelo correio, pois não se degrada à temperatura ambiente, no laboratório conseguimos extrair o DNA das células e ir a uma série de posições do genoma buscar, de uma forma agregada, toda a informação de que precisamos para cinco áreas terapêuticas: cardiologia, psiquiatria, gestão da dor, diabetes e oncologia”, explicou.

Para poder transformar toda esta informação em algo que todos pudessem entender, foi desenvolvido um software que, com a informação recolhida, elabora um relatório fácil de interpretar para cada pessoa.

“É como que um código de cores em que cada um sabe, consoante a cor, se pode ou não tomar determinado medicamento. Tudo isto está associado a uma aplicação para telemóvel, de forma a que a pessoa tenha sempre a informação consigo e a possa partilhar com o seu médico”, explicou a investigadora, acrescentando que, desta forma, consegue-se gerir melhor a terapêutica.

A especialista em genética humana e biologia computacional sublinha que o teste é feito “uma única vez” e acompanha a pessoa para toda a vida, frisando que a informação é “muito relevante sobretudo para os doentes polimedicados [que tomam vários medicamentos]”: “Ajuda a perceber se há medicamentos que podem interferir com o que a pessoa já está a tomar. Podem até ser ajustadas as dosagens”.

A equipa já preparou uma proposta para ter o teste em cinco hospitais (privados e públicos) e diz que o processo só atrasou “por causa da pandemia”.

Ana Teresa Freitas dá ainda o exemplo da importância que o teste tem na área da psiquiatria: “Pelo genoma, sabemos que 28% da população portuguesa vai ter falha terapêutica nas terapias de primeira linha. É por isso que se muda muitas vezes de medicação nos tratamentos nesta área”.

Segundo os dados mais recentes disponibilizados pelo Infarmed, em 2019, a autoridade nacional do medicamento recebeu mais de 10.600 notificações de reações adversas a medicamentos, a maioria (62,7%) das quais consideradas graves.

De acordo com o relatório “Farmacovigilância em Portugal 25+”, do Infarmed, todos os anos morrem na União Europeia mais de 197.000 pessoas devido a reações adversas a medicamentos.

O presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), Francisco Calheiros. Crédito: Lusa
Economia Nacional

CTP defende prioridade aos turistas portugueses e destaca crescimento no Algarve

13:32 26 Setembro, 2026 13:34 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Mercado nacional soma cerca de 25 milhões de dormidas, segundo a CTP, que destaca os turistas portugueses e contesta críticas aos preços no Algarve

Loulé a Capital Europeia da Cultura 2028. Crédito: CCDR Algarve
Algarve Cultura

Loulé ganha apoio da CCDR Algarve à candidatura a Capital Portuguesa da Cultura 2028

17:30 26 Setembro, 2026 17:19 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Cooperação regional marca apoio a Loulé, cuja candidatura reúne também a AMAL e o Turismo do Algarve. Financiamento de projetos poderá ser avaliado

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Saúde

Tem a tensão alta? Estes dois alimentos muito comuns podem fazê-la subir ainda mais

15:10 26 Setembro, 2026 22:54 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois alimentos muito comuns podem conter grandes quantidades de sódio e contribuir para o aumento da pressão arterial

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

GNR identifica suspeita de atropelamento com fuga que fez um ferido grave em Albufeira

12:54 26 Setembro, 2026 12:54 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Mulher de 50 anos foi constituída arguida por três crimes. Investigação ao atropelamento com fuga de novembro de 2025 foi conduzida pela GNR de Faro

Tavira.
Algarve

“Apaixonei-me pelo ritmo de vida”: britânica mudou-se sozinha para esta cidade algarvia e agora quer mostrá-la a outros viajantes

10:00 26 Setembro, 2026 10:13 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de deixar o Reino Unido, Karen encontrou em Tavira uma nova casa e criou um projeto a pensar em quem viaja sozinho

Nacional Vida & Lazer

Espanhóis destacam esta cidade alentejana para uma escapadinha económica e estes são os motivos

11:20 26 Setembro, 2026 11:15 25 Setembro, 2026 | João Luís

Imprensa espanhola destaca esta cidade alentejana para uma escapadinha económica: fique a par dos motivos mencionados

Avião voando sobre arranha-céus. Crédito: Magnific
Economia Vida & Lazer

Adeus ao desconforto em classe económica – estas 5 companhias estão a dar cartas em 2026

19:29 26 Setembro, 2026 19:29 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Assentos mais largos, refeições cuidadas e melhores serviços distinguem as cinco companhias que lideram a classe económica nos prémios Skytrax de 2026

Reformado de férias
Economia Europa

Ivo, reformado de 74 anos com pensão de 4.138 euros: “Nunca tive preocupações nem problemas económicos”

18:00 26 Setembro, 2026 23:16 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 74 anos, o reformado neerlandês recebe uma pensão de 4.138 euros e garante nunca ter tido problemas económicos

Animais Europa

A chegar a Portugal? Novo vírus já está na Península Ibérica e DGAV pede reforço da vigilância

10:10 26 Setembro, 2026 22:11 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O vírus Shamonda já foi detetado em explorações de bovinos em Espanha, naquela que é a primeira identificação da infeção na Península Ibérica

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Regresso à pastorícia e utilização de drones.
Algarve

Nem humanos nem máquinas: saiba quem está ‘responsável’ pela limpeza dos campos de golfe deste resort no Algarve

13:20 23 Setembro, 2026 12:48 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Rebanho de cabras e ovelhas ajuda a controlar a vegetação numa propriedade algarvia com 270 hectares e campos de golfe

Dia de chuva
Tempo

Vem aí uma depressão: “ciclone-bomba” chega a esta região com até 60 mm de chuva e rajadas de 85 km/h

18:40 26 Setembro, 2026 18:32 26 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored alerta para a chegada de uma depressão atlântica aos Açores, com até 60 mm de chuva, risco de trovoada e rajadas que podem atingir os 85 km/h

Vida & Lazer

Tem uma árvore-do-dinheiro em casa? Este erro comum pode fazer as folhas secarem e cair

17:10 26 Setembro, 2026 23:01 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A árvore-do-dinheiro é considerada uma planta fácil de manter, mas há erros que podem comprometer a sua saúde

Animais Mundo

Há 100 anos que não acontecia: descoberta nova espécie de felino selvagem que pesa pouco mais de 1 quilo

14:20 26 Setembro, 2026 22:40 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Leopardus tilcayo pesa cerca de 1,3 quilos, é mais pequeno do que um gato doméstico e passou despercebido à ciência durante décadas

Auto Europa

Volkswagen continua a ser a marca mais vendida na Europa, mas estas chinesas estão a crescer mais de 200%

11:30 26 Setembro, 2026 22:25 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Volkswagen continua a ser a marca automóvel mais vendida na Europa, mas os números de agosto mostram uma rápida subida dos fabricantes chineses

Europe Direct Algarve Gastronomia

Confrades de Portugal e quatro países europeus celebram gastronomia em Portimão

11:00 26 Setembro, 2026 09:44 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Cidade recebe confrades europeus num encontro que valoriza a gastronomia algarvia, os produtos regionais e o movimento confrádico

O presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), Francisco Calheiros. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

CTP defende prioridade aos turistas portugueses e destaca crescimento no Algarve

13:32 26 Setembro, 2026 13:34 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Mercado nacional soma cerca de 25 milhões de dormidas, segundo a CTP, que destaca os turistas portugueses e contesta críticas aos preços no Algarve

Loulé a Capital Europeia da Cultura 2028. Crédito: CCDR Algarve
Algarve, Cultura

Loulé ganha apoio da CCDR Algarve à candidatura a Capital Portuguesa da Cultura 2028

17:30 26 Setembro, 2026 17:19 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Cooperação regional marca apoio a Loulé, cuja candidatura reúne também a AMAL e o Turismo do Algarve. Financiamento de projetos poderá ser avaliado

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Saúde

Tem a tensão alta? Estes dois alimentos muito comuns podem fazê-la subir ainda mais

15:10 26 Setembro, 2026 22:54 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois alimentos muito comuns podem conter grandes quantidades de sódio e contribuir para o aumento da pressão arterial

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

GNR identifica suspeita de atropelamento com fuga que fez um ferido grave em Albufeira

12:54 26 Setembro, 2026 12:54 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Mulher de 50 anos foi constituída arguida por três crimes. Investigação ao atropelamento com fuga de novembro de 2025 foi conduzida pela GNR de Faro

Tavira.
Algarve

“Apaixonei-me pelo ritmo de vida”: britânica mudou-se sozinha para esta cidade algarvia e agora quer mostrá-la a outros viajantes

10:00 26 Setembro, 2026 10:13 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de deixar o Reino Unido, Karen encontrou em Tavira uma nova casa e criou um projeto a pensar em quem viaja sozinho

Nacional, Vida & Lazer

Espanhóis destacam esta cidade alentejana para uma escapadinha económica e estes são os motivos

11:20 26 Setembro, 2026 11:15 25 Setembro, 2026 | João Luís

Imprensa espanhola destaca esta cidade alentejana para uma escapadinha económica: fique a par dos motivos mencionados

Avião voando sobre arranha-céus. Crédito: Magnific
Economia, Vida & Lazer

Adeus ao desconforto em classe económica – estas 5 companhias estão a dar cartas em 2026

19:29 26 Setembro, 2026 19:29 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Assentos mais largos, refeições cuidadas e melhores serviços distinguem as cinco companhias que lideram a classe económica nos prémios Skytrax de 2026

Reformado de férias
Economia, Europa

Ivo, reformado de 74 anos com pensão de 4.138 euros: “Nunca tive preocupações nem problemas económicos”

18:00 26 Setembro, 2026 23:16 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 74 anos, o reformado neerlandês recebe uma pensão de 4.138 euros e garante nunca ter tido problemas económicos

Animais, Europa

A chegar a Portugal? Novo vírus já está na Península Ibérica e DGAV pede reforço da vigilância

10:10 26 Setembro, 2026 22:11 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O vírus Shamonda já foi detetado em explorações de bovinos em Espanha, naquela que é a primeira identificação da infeção na Península Ibérica

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Regresso à pastorícia e utilização de drones.
Algarve

Nem humanos nem máquinas: saiba quem está ‘responsável’ pela limpeza dos campos de golfe deste resort no Algarve

13:20 23 Setembro, 2026 12:48 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Rebanho de cabras e ovelhas ajuda a controlar a vegetação numa propriedade algarvia com 270 hectares e campos de golfe

Dia de chuva
Tempo

Vem aí uma depressão: “ciclone-bomba” chega a esta região com até 60 mm de chuva e rajadas de 85 km/h

18:40 26 Setembro, 2026 18:32 26 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored alerta para a chegada de uma depressão atlântica aos Açores, com até 60 mm de chuva, risco de trovoada e rajadas que podem atingir os 85 km/h

Vida & Lazer

Tem uma árvore-do-dinheiro em casa? Este erro comum pode fazer as folhas secarem e cair

17:10 26 Setembro, 2026 23:01 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A árvore-do-dinheiro é considerada uma planta fácil de manter, mas há erros que podem comprometer a sua saúde

Animais, Mundo

Há 100 anos que não acontecia: descoberta nova espécie de felino selvagem que pesa pouco mais de 1 quilo

14:20 26 Setembro, 2026 22:40 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Leopardus tilcayo pesa cerca de 1,3 quilos, é mais pequeno do que um gato doméstico e passou despercebido à ciência durante décadas

Auto, Europa

Volkswagen continua a ser a marca mais vendida na Europa, mas estas chinesas estão a crescer mais de 200%

11:30 26 Setembro, 2026 22:25 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Volkswagen continua a ser a marca automóvel mais vendida na Europa, mas os números de agosto mostram uma rápida subida dos fabricantes chineses

Europe Direct Algarve, Gastronomia

Confrades de Portugal e quatro países europeus celebram gastronomia em Portimão

11:00 26 Setembro, 2026 09:44 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Cidade recebe confrades europeus num encontro que valoriza a gastronomia algarvia, os produtos regionais e o movimento confrádico

Últimas Notícias

  • Adeus ao desconforto em classe económica – estas 5 companhias estão a dar cartas em 2026
    Adeus ao desconforto em classe económica – estas 5 companhias estão a dar cartas em 2026
  • Vem aí uma depressão: “ciclone-bomba” chega a esta região com até 60 mm de chuva e rajadas de 85 km/h
    Vem aí uma depressão: “ciclone-bomba” chega a esta região com até 60 mm de chuva e rajadas de 85 km/h
  • Ivo, reformado de 74 anos com pensão de 4.138 euros: “Nunca tive preocupações nem problemas económicos”
    Ivo, reformado de 74 anos com pensão de 4.138 euros: “Nunca tive preocupações nem problemas económicos”
  • Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
    Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
  • Loulé ganha apoio da CCDR Algarve à candidatura a Capital Portuguesa da Cultura 2028
    Loulé ganha apoio da CCDR Algarve à candidatura a Capital Portuguesa da Cultura 2028

Opinião

  • Depois do verão, está na altura de voltar a olhar para a nossa saúde? | Por Ireneia Lino
    Depois do verão, está na altura de voltar a olhar para a nossa saúde? | Por Ireneia Lino
  • A Europa cultural em ação do património resiliente à inovação e à celebração humana das cidades | Por João Palmeiro
    A Europa cultural em ação do património resiliente à inovação e à celebração humana das cidades | Por João Palmeiro
  • À Mesa com o Poder Local: Ajuste direto do presidente, fatura para os farenses | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local: Ajuste direto do presidente, fatura para os farenses | Por Adriana Martins

Europe Direct Algarve

  • Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
    Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
  • Confrades de Portugal e quatro países europeus celebram gastronomia em Portimão
    Confrades de Portugal e quatro países europeus celebram gastronomia em Portimão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento