Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Saúde

Doentes positivos internados por outros motivos são um desafio extra

Os administradores hospitalares consideram que o aumento de casos de doentes internados por motivos não covid-19 que testam positivo à entrada representa um desafio acrescido, mas globalmente os hospitais têm respondido sem parar a atividade programada.

12:55 12 Janeiro, 2022 12:55 12 Janeiro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Em declarações à agência Lusa, Xavier Barreto, da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), disse que os hospitais já faziam essa gestão noutras vagas na pandemia, embora em menor dimensão, dando o exemplo de alguns tratamentos.

“No hospital onde trabalho [Centro Hospitalar e Universitário de São João](…) tínhamos já áreas especificas, por exemplo, para tratamentos em hospital de dia, quando o doente tem mesmo de fazer um determinado fármaco por via endovenosa todas as semanas. Nestes casos, criámos uma área especifica onde esses doentes são tratados, para não correr o risco de infetar outros doentes”, explicou.

Questionado sobre se esta situação poderá implicar uma revisão das regras que definem o circuito dos doentes nos hospitais, o especialista remete a resposta para a Direção-Geral da Saúde (DGS), mas diz que não é por isso que os hospitais deixam de responder.

“A disseminação da infeção é tanta que os doentes não são internados por complicações associadas à covid, mas por outros motivos, ainda que depois se revele que estão positivos. E é natural que os hospitais comecem a segmentar essas áreas”, acrescentou.

O jornal I escreve hoje que os nos hospitais de Santa Maria (Lisboa) e São João (Porto) são já mais de metade os internamentos em enfermaria covid de doentes admitidos por outras causas, como, por exemplo, cirurgias.

Acrescenta ainda que o Hospital de Santa Maria já teve de abrir uma enfermaria específica para doentes que são admitidos para serem operados e que, ao serem testados para a covid-19 (protocolo antes do internamento), acusam positivo.

Xavier Barreto reconhece que este é “um desafio acrescido”, mas sublinha que, embora agora a dimensão destes doentes seja maior, os hospitais já encontravam solução para estes casos.

“Os hospitais têm feito essa adaptação (…), designadamente com áreas específicas para estes doentes, (…) reservando enfermarias para doentes internados não por covid-19, mas com covid-19”, afirmou Xavier Barreto, acrescentando que a APAH não tem indicação de paragem da atividade programada por sistema.

“Admito que num ou noutro hospital, com maior ocupação nas unidades de cuidados intensivos, o desafio seja maior, mas não tenho informação de paragem na atividade programada, que noutras vagas acabou por se ditada mais pela ocupação nos intensivos (…) e esses não têm tido um crescimento exponencial”, afirmou.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Encontradas as gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: afinal estão na Suíça e foram detidas com canábis nas malas

10:35 1 Julho, 2026 10:33 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Leila e Laila Lourenço foram detidas na Suíça depois de serem encontradas com vários quilos de canábis nas bagagens

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, acompanhada pelo presidente do Conselho de Administração da ULS Algarve, Tiago Botelho, durante a visita ao terreno de implantação do novo Hospital Central do Algarve, no Parque das Cidades. Crédito: Luís Forra | Lusa
Algarve Política

PSD Algarve reage a debate sobre acessos ao Hospital Central e pede entendimento urgente

11:26 1 Julho, 2026 11:37 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sociais-democratas alertam para o risco de novos atrasos no Hospital Central do Algarve e pedem responsabilidade institucional

Martelo de juíz.
Nacional

Mulher desferiu um soco a uma enfermeira no Hospital de Aveiro depois de lhe ter pedido que esperasse pela sua vez

15:11 1 Julho, 2026 14:40 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tribunal da Relação do Porto confirmou multa de 825 euros a mulher que agrediu enfermeira no Hospital de Aveiro

Algarve Cultura Gastronomia

Arraial abre Feira de Verão de Quarteira com festa brasileira e intercâmbio cultural

09:14 1 Julho, 2026 09:18 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Festa junta pratos típicos brasileiros, apresentação de Quadrilha e uma noite dedicada ao forró em Quarteira

Algarve Desporto

Portimão volta a ser capital mundial do futsal em agosto

15:38 1 Julho, 2026 15:42 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sporting, Benfica, Palma Futsal e Jimbee Cartagena disputam a 8.ª edição do torneio no Portimão Arena

Carro parado na garagem.
Auto

Vai deixar o carro parado no verão? O depósito deve ficar assim para evitar problemas no motor

15:50 1 Julho, 2026 15:55 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um engenheiro alerta para um erro comum quando se deixa o carro parado durante muito tempo

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Mundo

Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais

13:37 1 Julho, 2026 13:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Compras na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras com novas regras aduaneiras da UE. Saiba o que muda nas encomendas

Opinião

A realidade é sempre maior do que aquilo que conseguimos ver | Por Luís Ganhão

11:54 1 Julho, 2026 11:54 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Tal como existem inúmeros seres humanos (...) poderão existir inúmeras estruturas superiores, cada uma acolhendo universos inteiros com formas de vida semelhantes ou completamente diferentes da nossa"

Economia Europe Direct Algarve

Santa Casa de Albufeira ultrapassa 350 formandos com projeto CAPACITAR

09:01 1 Julho, 2026 09:04 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Desde 2024, o projeto CAPACITAR tem criado oportunidades de formação e desenvolvimento pessoal na região algarvia

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Nacional Tech

O alerta de sismos da Google já funciona em Portugal: veja como ativar e conheça a alternativa para iPhone

13:12 30 Junho, 2026 12:57 30 Junho, 2026 | João Luís

Android já permite receber alertas de sismos em Portugal através da Google. No iPhone, a principal alternativa passa pela app oficial do IPMA

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Portugal vai aquecer como o Saara: massa de ar africana traz máximas acima dos 40 ºC a partir deste dia

10:32 30 Junho, 2026 10:17 30 Junho, 2026 | João Luís

Massa de ar africana deverá trazer calor intenso a partir de quinta-feira, com máximas acima dos 40 ºC em várias zonas do interior

Telemóveis na gaveta. Crédito: Freepik
Tech

Tem telemóveis antigos guardados em casa? Estes modelos podem valer uma pequena fortuna

20:30 29 Junho, 2026 18:36 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns telemóveis antigos deixaram de ser apenas recordações esquecidas em gavetas e passaram a ser procurados por colecionadores

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Encontradas as gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: afinal estão na Suíça e foram detidas com canábis nas malas

10:35 1 Julho, 2026 10:33 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Leila e Laila Lourenço foram detidas na Suíça depois de serem encontradas com vários quilos de canábis nas bagagens

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, acompanhada pelo presidente do Conselho de Administração da ULS Algarve, Tiago Botelho, durante a visita ao terreno de implantação do novo Hospital Central do Algarve, no Parque das Cidades. Crédito: Luís Forra | Lusa
Algarve, Política

PSD Algarve reage a debate sobre acessos ao Hospital Central e pede entendimento urgente

11:26 1 Julho, 2026 11:37 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sociais-democratas alertam para o risco de novos atrasos no Hospital Central do Algarve e pedem responsabilidade institucional

Martelo de juíz.
Nacional

Mulher desferiu um soco a uma enfermeira no Hospital de Aveiro depois de lhe ter pedido que esperasse pela sua vez

15:11 1 Julho, 2026 14:40 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tribunal da Relação do Porto confirmou multa de 825 euros a mulher que agrediu enfermeira no Hospital de Aveiro

Algarve, Cultura, Gastronomia

Arraial abre Feira de Verão de Quarteira com festa brasileira e intercâmbio cultural

09:14 1 Julho, 2026 09:18 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Festa junta pratos típicos brasileiros, apresentação de Quadrilha e uma noite dedicada ao forró em Quarteira

Algarve, Desporto

Portimão volta a ser capital mundial do futsal em agosto

15:38 1 Julho, 2026 15:42 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sporting, Benfica, Palma Futsal e Jimbee Cartagena disputam a 8.ª edição do torneio no Portimão Arena

Carro parado na garagem.
Auto

Vai deixar o carro parado no verão? O depósito deve ficar assim para evitar problemas no motor

15:50 1 Julho, 2026 15:55 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um engenheiro alerta para um erro comum quando se deixa o carro parado durante muito tempo

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Mundo

Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais

13:37 1 Julho, 2026 13:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Compras na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras com novas regras aduaneiras da UE. Saiba o que muda nas encomendas

Opinião

A realidade é sempre maior do que aquilo que conseguimos ver | Por Luís Ganhão

11:54 1 Julho, 2026 11:54 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Tal como existem inúmeros seres humanos (...) poderão existir inúmeras estruturas superiores, cada uma acolhendo universos inteiros com formas de vida semelhantes ou completamente diferentes da nossa"

Economia, Europe Direct Algarve

Santa Casa de Albufeira ultrapassa 350 formandos com projeto CAPACITAR

09:01 1 Julho, 2026 09:04 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Desde 2024, o projeto CAPACITAR tem criado oportunidades de formação e desenvolvimento pessoal na região algarvia

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Nacional, Tech

O alerta de sismos da Google já funciona em Portugal: veja como ativar e conheça a alternativa para iPhone

13:12 30 Junho, 2026 12:57 30 Junho, 2026 | João Luís

Android já permite receber alertas de sismos em Portugal através da Google. No iPhone, a principal alternativa passa pela app oficial do IPMA

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Portugal vai aquecer como o Saara: massa de ar africana traz máximas acima dos 40 ºC a partir deste dia

10:32 30 Junho, 2026 10:17 30 Junho, 2026 | João Luís

Massa de ar africana deverá trazer calor intenso a partir de quinta-feira, com máximas acima dos 40 ºC em várias zonas do interior

Telemóveis na gaveta. Crédito: Freepik
Tech

Tem telemóveis antigos guardados em casa? Estes modelos podem valer uma pequena fortuna

20:30 29 Junho, 2026 18:36 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns telemóveis antigos deixaram de ser apenas recordações esquecidas em gavetas e passaram a ser procurados por colecionadores

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Últimas Notícias

  • Vai deixar o carro parado no verão? O depósito deve ficar assim para evitar problemas no motor
    Vai deixar o carro parado no verão? O depósito deve ficar assim para evitar problemas no motor
  • Portimão volta a ser capital mundial do futsal em agosto
    Portimão volta a ser capital mundial do futsal em agosto
  • Filomena Sintra garante que concessionários de praia em Castro Marim cumprem a legislação
    Filomena Sintra garante que concessionários de praia em Castro Marim cumprem a legislação
  • Mulher desferiu um soco a uma enfermeira no Hospital de Aveiro depois de lhe ter pedido que esperasse pela sua vez
    Mulher desferiu um soco a uma enfermeira no Hospital de Aveiro depois de lhe ter pedido que esperasse pela sua vez
  • “Os Dias do Vinho” prometem provas ao pôr-do-sol em Tavira
    “Os Dias do Vinho” prometem provas ao pôr-do-sol em Tavira

Opinião

  • Sabemos que a qualquer momento pode ocorrer um sismo de forte intensidade. Vamos prevenir | Por António Nóbrega
    Sabemos que a qualquer momento pode ocorrer um sismo de forte intensidade. Vamos prevenir | Por António Nóbrega
  • A realidade é sempre maior do que aquilo que conseguimos ver | Por Luís Ganhão
    A realidade é sempre maior do que aquilo que conseguimos ver | Por Luís Ganhão
  • O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

Europe Direct Algarve

  • Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais
    Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais
  • Santa Casa de Albufeira ultrapassa 350 formandos com projeto CAPACITAR
    Santa Casa de Albufeira ultrapassa 350 formandos com projeto CAPACITAR
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal