Segundo a Direção do Agrupamento disse ao POSTAL “o facto desses alunos terem estado em Milão na semana de Carnaval, motivou de imediato uma reação preventiva da Direção do Agrupamento, antes do regresso dos mesmos a Portimão, nomeadamente o alerta das autoridades competentes para a situação que iria ocorrer”.
Acontece que, apesar do alerta e da preocupação partilhada pela direção do Agrupamento e transmitida para a família, a recomendação dada pela Linha Saúde 24 e validada pelas referidas autoridades, foi a de que “toda a família deveria fazer uma vida normal”.
“Apesar da insistência para o conhecido período de incubação, a resposta voltou a ser de que deveriam fazer vida normal uma vez que todos os elementos da família estavam assintomáticos”, refere a direção do Agrupamento.
A verdade é que a direção do Agrupamento “em nenhum momento teve autonomia para barrar a entrada dos seus alunos e forçar uma quarentena dos mesmos”.
Face à confirmação de que duas pessoas da família estariam infetadas, a direção voltou “a não receber autorização para fechar a escola, uma vez que os seus alunos se mantém sem sintomas”.
Face à impossibilidade de uma decisão de quarentena, na primeira semana após o regresso de Itália e de fecho da escola na segunda semana, a direção do Agrupamento limitou-se “a pôr em prática decisões importantes que não careciam de autorização superior, nomeadamente o reforço das condições de higiene de todas as casas de banho da escola, o reforço da utilização de desinfetantes no período não letivo, a aplicação de um Plano de Contingência para fazer face ao problema e a concessão de todo o apoio aos pais que decidissem manter os seus filhos em casa”.
O POSTAL confirmou que os dois alunos em questão encontram-se de quarentena voluntária desde 9 de março inclusivé.
RELACIONADO:
Há mais dois casos no Algarve, já são cinco pessoas contagiadas por coronavírus
ÚLTIMA HORA: Há um terceiro caso de coronavírus no Algarve
Covid-19: Espanha com 47 mortos e 2002 casos positivos
Pena até cinco anos de prisão para quem furar quarentena
Covid-19: Lista de serviços e espaços encerrados ou condicionados em Portugal (atualizada)
Fecho de escolas decidido hoje. Saúde Pública reúne-se para discutir medidas de contenção
Covid-19: Governo admite fechar fronteiras e impor quarentena forçada
Lojas e restaurantes chineses fecham para férias por quebra de negócios