Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Saúde

Covid-19: Utentes da praia de Manta Rota queixam-se do incumprimento de regras

Praia estava “lotada” e as pessoas posicionavam-se “sem ter em conta qualquer medida de contingência e distanciamento social”

14:30 28 Julho, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Situações de aglomerados dependem “muito da sensibilização das pessoas”, sendo “impossível ter um polícia em cima de cada um”

Utentes da praia de Manta Rota têm-se queixado do incumprimento de regras para conter a pandemia de covid-19, mas a Câmara de Vila Real de Santo António garantiu que as zonas balneares do concelho “obedecem ao estipulado”.

Célia Santos frequenta a praia algarvia e contou à agência Lusa que, no domingo passado, pôde verificar no areal da praia de Manta Rota que a praia estava “lotada” e as pessoas se posicionavam “sem ter em conta qualquer medida de contingência e distanciamento social”.

“Ultrapassa-se largamente a lotação da praia e não há fiscalização do cumprimento da mesma. Não há distanciamento social. Não há qualquer indicação da lotação da praia, como sinalética ou bandeiras”, criticou a utente dessa praia.

A mesma fonte salientou que pôde também ver no passadiço de acesso à praia “pessoas aglomeradas”, que “não usavam máscaras” e “não respeitavam o distanciamento social.

“Não estão a ser fiscalizadas nem respeitadas as normas. Não se vê qualquer intervenção por parte das autoridades. A fruição destes espaços públicos no contexto da pandemia covid-19 é um atentado à saúde pública”, considerou ainda Célia Santos.

Carlos Sousa, que está há cerca de uma semana de férias na zona e tem frequentado a praia algarvia, também disse à Lusa que “a situação de incumprimento ou de maior proximidade entre as pessoas costuma verificar-se”.

Contudo, sublinhou, essa situação é mais visível “quando a maré está alta ou ao domingo, quando a afluência de pessoas é maior e muitos espanhóis aproveitam para passar o dia” naquela zona balnear de Vila Real de Santo António, no distrito de Faro.

“Durante a semana tem sido mais tranquilo e, mais ou menos, temos conseguido garantir esse afastamento. Mas no domingo, foi muito complicado”, afirmou, destacando que “há muitos espanhóis que aproveitam os fins de semana para passar o dia na praia” e “o distanciamento torna-se mais difícil” de respeitar.

Questionada pela Lusa sobre as queixas dos utentes, a autarquia garantiu que, “todas as zonas balneares do concelho obedecem ao estipulado” pelo Governo, nomeadamente, “no que se refere à utilização do areal, à existência de sinalética com capacidade de carga e às normas relativas a afastamento de toldos e utilização de bares, restaurantes e apoios de praia”.

A mesma fonte indicou que a capacidade de carga foi “determinada pela Agência Portuguesa do Ambiente” – no caso da praia de Manta Rota, a capacidade máxima estimada é de 6.300 pessoas – e que cabe “à Autoridade Marítima Nacional e Polícia Marítima a verificação do cumprimento destas determinações e a fiscalização e monitorização da respetiva capacidade”.

O capitão do porto de Vila Real de Santo António reconheceu à Lusa que a praia de Manta Rota é das mais frequentadas da zona – a par de Monte Gordo e Altura (concelho de Castro Marim) – e onde se aglomeram mais pessoas, mas garantiu que à capitania ainda não chegaram queixas sobre incumprimentos.

“A Polícia Marítima tem andado nas praias e embora, sobretudo ao fim de semana, haja reporte de muita gente, não temos registo formal de queixas”, referiu Rui Andrade, apelando ao cumprimento das regras impostas para evitar a propagação da covid-19.

Segundo aquele responsável, ao fim de semana “tem-se notado mais gente”, mas as situações de aglomerados dependem “muito da sensibilização das pessoas”, sendo “impossível ter um polícia em cima de cada um”, disse.

Ainda de acordo com o município, nas zonas concessionadas, “a entidade concessionária poderá intervir, determinar e aconselhar a manutenção do distanciamento social entre os utentes”.

Para prevenir a propagação da covid-19, a Câmara “definiu regras e instalou placas informativas com conselhos de prevenção e segurança à entrada de todas as praias”.

Determinou, ainda, “o uso de máscara em todos os passadiços e zonas de acesso ao areal”.

No sotavento (leste) algarvio, as duas praias com maior lotação são a de Monte Gordo, também em Vila Real de Santo António, e a de Faro, com uma capacidade de 12.600 banhistas cada uma.

Portugal contabiliza pelo menos 1.722 mortos associados à covid-19 em 50.410 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Edifício da Segurança Social.
Economia Nacional

Segurança Social não ‘perdoa’ fraudes e acaba de suspender 182 reformas por invalidez

12:12 2 Julho, 2026 12:00 2 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Após uma auditoria interna ligada a um alegado esquema fraudulento em Benavente, a Segurança Social suspendeu 182 pensões por invalidez

Algarve Ensino

Estão abertas as candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais da UAlg

11:09 2 Julho, 2026 11:17 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

UAlg disponibiliza 17 cursos técnicos superiores profissionais em áreas como saúde, turismo, tecnologias, artes e património

Algarve Cultura

Faro Tributo Fest leva três dias de rock ao Parque de Lazer das Figuras

09:10 2 Julho, 2026 08:59 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

AC/DC, Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Ramones e Creed vão ser recordados em três dias de música, dança e animação em Faro

Cascade Wellness Resort, em Lagos.
Algarve Vida & Lazer

Equipa do Flamengo já está no Algarve a preparar o jogo com o Benfica e o hotel eleito tem dois campos de futebol e vista para o mar

17:50 2 Julho, 2026 13:39 2 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Flamengo já iniciou a preparação em Portugal e escolheu um resort em Lagos para a primeira fase dos trabalhos antes do duelo com o Benfica

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Animais Nacional

Santuário no Alentejo recebe Julie, último elefante de circo em Portugal

15:15 2 Julho, 2026 15:15 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Julie deverá receber companhia ainda este ano, com a chegada de Kariba, outra elefanta africana que vive sozinha num zoo belga

Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos

08:06 2 Julho, 2026 08:08 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A responsabilidade de combater este problema é de todos nós. Qualquer pessoa pode ajudar a mapear plantas invasoras com uma simples aplicação no telefone"

Economia Europe Direct Algarve

NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST

07:47 2 Julho, 2026 07:49 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

DIBEST reforçou inovação, competitividade e sustentabilidade em microempresas algarvias ligadas ao turismo e economia azul

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Aviso vermelho por calor em 4 distritos: IPMA alerta para noites ‘tórridas’ e máximas extremas

06:00 2 Julho, 2026 21:24 1 Julho, 2026 | João Luís

Quatro distritos estão sob aviso vermelho devido ao calor extremo, com máximas acima dos 40 ºC e noites muito quentes em Portugal continental

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Mundo Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Algarve Auto

Automóveis clássicos voltam a percorrer as estradas do Algarve

07:00 2 Julho, 2026 07:03 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

33.ª edição do Algarve Classic Cars volta a juntar colecionadores, entusiastas e público apaixonado por clássicos

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Ensino Opinião

O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire

18:59 2 Julho, 2026 19:01 2 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

É imperativo repensar os mecanismos de proteção da classe docente e questionar seriamente a responsabilização legal e civil dos pais

Edifício da Segurança Social.
Economia, Nacional

Segurança Social não ‘perdoa’ fraudes e acaba de suspender 182 reformas por invalidez

12:12 2 Julho, 2026 12:00 2 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Após uma auditoria interna ligada a um alegado esquema fraudulento em Benavente, a Segurança Social suspendeu 182 pensões por invalidez

Algarve, Ensino

Estão abertas as candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais da UAlg

11:09 2 Julho, 2026 11:17 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

UAlg disponibiliza 17 cursos técnicos superiores profissionais em áreas como saúde, turismo, tecnologias, artes e património

Algarve, Cultura

Faro Tributo Fest leva três dias de rock ao Parque de Lazer das Figuras

09:10 2 Julho, 2026 08:59 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

AC/DC, Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Ramones e Creed vão ser recordados em três dias de música, dança e animação em Faro

Cascade Wellness Resort, em Lagos.
Algarve, Vida & Lazer

Equipa do Flamengo já está no Algarve a preparar o jogo com o Benfica e o hotel eleito tem dois campos de futebol e vista para o mar

17:50 2 Julho, 2026 13:39 2 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Flamengo já iniciou a preparação em Portugal e escolheu um resort em Lagos para a primeira fase dos trabalhos antes do duelo com o Benfica

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Animais, Nacional

Santuário no Alentejo recebe Julie, último elefante de circo em Portugal

15:15 2 Julho, 2026 15:15 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Julie deverá receber companhia ainda este ano, com a chegada de Kariba, outra elefanta africana que vive sozinha num zoo belga

Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos

08:06 2 Julho, 2026 08:08 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A responsabilidade de combater este problema é de todos nós. Qualquer pessoa pode ajudar a mapear plantas invasoras com uma simples aplicação no telefone"

Economia, Europe Direct Algarve

NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST

07:47 2 Julho, 2026 07:49 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

DIBEST reforçou inovação, competitividade e sustentabilidade em microempresas algarvias ligadas ao turismo e economia azul

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Aviso vermelho por calor em 4 distritos: IPMA alerta para noites ‘tórridas’ e máximas extremas

06:00 2 Julho, 2026 21:24 1 Julho, 2026 | João Luís

Quatro distritos estão sob aviso vermelho devido ao calor extremo, com máximas acima dos 40 ºC e noites muito quentes em Portugal continental

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Mundo, Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Algarve, Auto

Automóveis clássicos voltam a percorrer as estradas do Algarve

07:00 2 Julho, 2026 07:03 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

33.ª edição do Algarve Classic Cars volta a juntar colecionadores, entusiastas e público apaixonado por clássicos

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa, Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Ensino, Opinião

O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire

18:59 2 Julho, 2026 19:01 2 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

É imperativo repensar os mecanismos de proteção da classe docente e questionar seriamente a responsabilização legal e civil dos pais

Últimas Notícias

  • Estudantes de Enfermagem da UAlg desenvolvem trabalho comunitário em Faro
    Estudantes de Enfermagem da UAlg desenvolvem trabalho comunitário em Faro
  • Afogamento infantil motiva nova campanha de sensibilização da GNR e da APSI
    Afogamento infantil motiva nova campanha de sensibilização da GNR e da APSI
  • Ameixial volta a receber festival de música eletrónica no Espelho de Água
    Ameixial volta a receber festival de música eletrónica no Espelho de Água
  • Equipa do Flamengo já está no Algarve a preparar o jogo com o Benfica e o hotel eleito tem dois campos de futebol e vista para o mar
    Equipa do Flamengo já está no Algarve a preparar o jogo com o Benfica e o hotel eleito tem dois campos de futebol e vista para o mar
  • Amortizar o crédito habitação antes do prazo? Saiba o que pode pagar e que regras tem de cumprir
    Amortizar o crédito habitação antes do prazo? Saiba o que pode pagar e que regras tem de cumprir

Opinião

  • O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire
    O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
  • Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa

Europe Direct Algarve

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
  • NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST
    NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal