Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Saúde

Covid-19: OMS desconhece forma como vírus atua nas diferentes estações do ano

A OMS já assinalou que a covid-19 tem tendência a circular melhor em espaços fechados e recomendou a utilização maciça de máscaras caso não seja possível manter a distância recomendada de dois metros entre as pessoas

23:57 10 Junho, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Mike Ryan alertou que não se deve confiar que a chegada do calor irá suavizar o vírus na Europa

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse hoje desconhecer ainda se o novo coronavírus atua de forma diferente com as mudanças de temperatura nas diferentes estações do ano e evita comparações com o vírus da gripe sazonal.

“Para ser claro, até ao momento não temos dados que indiquem que o vírus pode atuar de forma mais agressiva ou transmitir-se mais, ou não” no inverno, destacou o diretor dos programas de emergência da OMS, Mike Ryan, citado pela agência EFE, quando questionado sobre o risco adicional que pode existir na América do Sul com a chegada do inverno.

Mike Ryan sublinhou não saber “como o vírus irá atuar no futuro”, após suposições de que na Europa e nos Estados Unidos, com o aumento das temperaturas, com a chegada do verão, haverá uma diminuição natural do contágio.

A preocupação contrária surgiu na América Latina, com a chegada do inverno, que aumenta o medo de um vírus mais forte, bem como uma maior capacidade de propagação deste.

Em ambos os casos, a atuação do novo coronavírus está a ser comparada com a gripe sazonal, uma doença com vários sintomas em comum com a covid-19 e que está associada ao inverno.

“Sabemos que estamos a entrar no ciclo da temporada da gripe no hemisfério sul, mas não sabemos como o novo coronavírus se irá comportar”, atirou Mike Ryan.

O responsável da OMS lembrou que em todo o hemisfério sul a gripe se comporta da mesma forma, ainda que em países como a Austrália, Chile, Argentina ou África do Sul se registe uma temporada gripal mais associada ao frio.

E acrescentou que em sentido contrário, nos países situados na região do equador, “o comportamento da gripe não é tão previsível e tem tendência a persistir durante todo o ano”.

Mike Ryan alertou que não se deve confiar que a chegada do calor irá suavizar o vírus na Europa.

“Muita gente diz que no verão o vírus será menos transmissível, porque toda a gente passa mais tempo no exterior, mas outros dirão que as pessoas tendem a procurar lugares fechados com ar condicionado por causa do calor”, realçou.

A OMS já assinalou que a covid-19 tem tendência a circular melhor em espaços fechados e recomendou a utilização maciça de máscaras caso não seja possível manter a distância recomendada de dois metros entre as pessoas.

Por outro lado, o médico especialista em doenças infeciosas retirou credibilidade ao estudo da Harvard Medical School de que o novo coronavírus já estaria a circular em Wuhan (na China, onde se acredita ter tido origem) desde agosto do ano passado.

O estudo baseia-se na análise de imagens de satélite que mostram um maior afluxo de carros no hospital principal daquela cidade chinesa durante aquele mês.

“É importante não criar muitas especulações” sobre isso, porque não há evidências para sustentar a conclusão do estudo, explicou Mike Ryan.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 411 mil mortos e infetou mais de 7,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo o balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano passou a ser o que tem mais casos confirmados, embora com menos mortes.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água prolongados de norte a sul: saiba se a sua região é uma das afetadas

18:00 6 Junho, 2026 17:06 6 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários concelhos portugueses têm interrupções programadas e cortes no abastecimento de água entre 8 e 12 de junho

Algarve

Atropelamento em Albufeira faz uma vítima mortal e deixa homem gravemente ferido

15:50 6 Junho, 2026 15:53 6 Junho, 2026 | João Luís

Mulher morreu e um homem ficou gravemente ferido após um atropelamento ocorrido nesta madrugada em Albufeira

Gonçalo Ramos. Crédito: Lusa
Algarve Desporto

Em dia de jogo: recorde todos os algarvios que já ‘pisaram’ pela seleção nacional portuguesa

16:30 6 Junho, 2026 16:17 6 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Pelo menos 16 jogadores naturais do Algarve já chegaram à Seleção A portuguesa. Recordamos os nomes algarvios que marcaram presença na história da equipa das quinas

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Sirenes de tsunami vão tocar nesta cidade algarvia nesta data

16:00 6 Junho, 2026 16:26 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quarteira, no concelho de Loulé, vai testar o sistema de alerta de tsunami no dia 8 de junho, às 11h05. As sirenes serão ativadas apenas como exercício de proteção civil

Interior do carro a escaldar. Crédito: Foto AI
Auto

Adeus carro a escaldar no verão: aprenda truques simples para baixar a temperatura no interior antes de entrar

15:33 6 Junho, 2026 15:33 6 Junho, 2026 | João Luís

O interior do carro pode atingir temperaturas muito superiores às do exterior no verão. Há truques que reduzem o calor antes de entrar

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Governo prepara novo Código da Estrada e coimas mais pesadas: o que pode mudar para os condutores

20:30 6 Junho, 2026 15:12 6 Junho, 2026 | João Luís

Código da Estrada: Governo quer rever regras, agravar coimas e acelerar notificações. Mudanças terão de passar pelo processo legislativo

Caminhada. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem precisa de ginásio: este hábito matinal pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue

12:20 6 Junho, 2026 12:03 6 Junho, 2026 | João Luís

Este hábito matinal depois do pequeno-almoço ajuda o corpo a usar melhor a glicose e a reduzir picos de açúcar no sangue ao longo do dia

Opinião Tech

Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal

07:30 6 Junho, 2026 12:04 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os millennials devem ser vistos não apenas como a 'geração sanduíche' e intermediaria do analógico para o digital, mas também como os arquitetos de uma nova era, onde a convergência de mundos pode gerar um inimaginável potencial"

Pessoas a andar em dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Ainda vai precisar de guarda-chuva? O tempo dá uma volta e há regiões que ainda acordam com chuva neste dia

06:00 6 Junho, 2026 14:42 5 Junho, 2026 | João Luís

Previsão do IPMA aponta para uma mudança no estado do tempo, com subida da temperatura, mas ainda com chuva em algumas regiões

Algarve Economia

Sudoeste Retail Park celebra quatro anos com feira de sabores algarvios

12:08 5 Junho, 2026 12:13 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Quarto aniversário do Sudoeste Retail Park destaca sabores algarvios, animação e crescimento da Retail Mind

Cortes de luz em casa. Crédito: Foto AI
Nacional

Milhares vão ficar sem luz: vai haver cortes de luz prolongados nesta data e estas serão as regiões afetadas

14:30 4 Junho, 2026 14:03 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

E-REDES tem previstas interrupções programadas e cortes de luz em vários concelhos no início de junho

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: depressão no Atlântico traz mau tempo a esta região

13:59 5 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão no Atlântico deverá deixar esta região com céu muito nublado, chuva e vento moderado nos próximos dias

Pessoa a pagar refeição com o telemóvel. Crédito: Freepik
Economia Tech

Usar o telemóvel para pagar tornou-se normal: há cuidados obrigatórios para proteger o seu dinheiro

20:00 5 Junho, 2026 14:31 5 Junho, 2026 | João Luís

Os pagamentos por telemóvel são práticos e rápidos, mas exigem medidas de segurança para proteger dados bancários e evitar usos indevidos

Sardinhas na grelha.
Gastronomia

Junho é o mês delas: saiba como escolher a melhor sardinha

19:00 5 Junho, 2026 15:34 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba como escolher a sardinha mais fresca na peixaria e que sinais deve observar antes de comprar

Cultura Opinião

9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos

18:20 5 Junho, 2026 18:23 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

O retrato comovente de um rapaz de 17 anos que vê a guerra passar da imaginação para a mais dura realidade

Vários Mercedes. Crédito: Foto DR
Auto Mundo

Adeus Mercedes? Nova lei pode impedir marca de vender veículos neste país

15:50 5 Junho, 2026 15:15 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma proposta de lei nos Estados Unidos, criada para reduzir a influência chinesa no setor automóvel, pode ter impacto inesperado na Mercedes-Benz

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água prolongados de norte a sul: saiba se a sua região é uma das afetadas

18:00 6 Junho, 2026 17:06 6 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários concelhos portugueses têm interrupções programadas e cortes no abastecimento de água entre 8 e 12 de junho

Algarve

Atropelamento em Albufeira faz uma vítima mortal e deixa homem gravemente ferido

15:50 6 Junho, 2026 15:53 6 Junho, 2026 | João Luís

Mulher morreu e um homem ficou gravemente ferido após um atropelamento ocorrido nesta madrugada em Albufeira

Gonçalo Ramos. Crédito: Lusa
Algarve, Desporto

Em dia de jogo: recorde todos os algarvios que já ‘pisaram’ pela seleção nacional portuguesa

16:30 6 Junho, 2026 16:17 6 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Pelo menos 16 jogadores naturais do Algarve já chegaram à Seleção A portuguesa. Recordamos os nomes algarvios que marcaram presença na história da equipa das quinas

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Sirenes de tsunami vão tocar nesta cidade algarvia nesta data

16:00 6 Junho, 2026 16:26 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quarteira, no concelho de Loulé, vai testar o sistema de alerta de tsunami no dia 8 de junho, às 11h05. As sirenes serão ativadas apenas como exercício de proteção civil

Interior do carro a escaldar. Crédito: Foto AI
Auto

Adeus carro a escaldar no verão: aprenda truques simples para baixar a temperatura no interior antes de entrar

15:33 6 Junho, 2026 15:33 6 Junho, 2026 | João Luís

O interior do carro pode atingir temperaturas muito superiores às do exterior no verão. Há truques que reduzem o calor antes de entrar

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Governo prepara novo Código da Estrada e coimas mais pesadas: o que pode mudar para os condutores

20:30 6 Junho, 2026 15:12 6 Junho, 2026 | João Luís

Código da Estrada: Governo quer rever regras, agravar coimas e acelerar notificações. Mudanças terão de passar pelo processo legislativo

Caminhada. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem precisa de ginásio: este hábito matinal pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue

12:20 6 Junho, 2026 12:03 6 Junho, 2026 | João Luís

Este hábito matinal depois do pequeno-almoço ajuda o corpo a usar melhor a glicose e a reduzir picos de açúcar no sangue ao longo do dia

Opinião, Tech

Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal

07:30 6 Junho, 2026 12:04 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os millennials devem ser vistos não apenas como a 'geração sanduíche' e intermediaria do analógico para o digital, mas também como os arquitetos de uma nova era, onde a convergência de mundos pode gerar um inimaginável potencial"

Pessoas a andar em dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Ainda vai precisar de guarda-chuva? O tempo dá uma volta e há regiões que ainda acordam com chuva neste dia

06:00 6 Junho, 2026 14:42 5 Junho, 2026 | João Luís

Previsão do IPMA aponta para uma mudança no estado do tempo, com subida da temperatura, mas ainda com chuva em algumas regiões

Algarve, Economia

Sudoeste Retail Park celebra quatro anos com feira de sabores algarvios

12:08 5 Junho, 2026 12:13 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Quarto aniversário do Sudoeste Retail Park destaca sabores algarvios, animação e crescimento da Retail Mind

Cortes de luz em casa. Crédito: Foto AI
Nacional

Milhares vão ficar sem luz: vai haver cortes de luz prolongados nesta data e estas serão as regiões afetadas

14:30 4 Junho, 2026 14:03 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

E-REDES tem previstas interrupções programadas e cortes de luz em vários concelhos no início de junho

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: depressão no Atlântico traz mau tempo a esta região

13:59 5 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão no Atlântico deverá deixar esta região com céu muito nublado, chuva e vento moderado nos próximos dias

Pessoa a pagar refeição com o telemóvel. Crédito: Freepik
Economia, Tech

Usar o telemóvel para pagar tornou-se normal: há cuidados obrigatórios para proteger o seu dinheiro

20:00 5 Junho, 2026 14:31 5 Junho, 2026 | João Luís

Os pagamentos por telemóvel são práticos e rápidos, mas exigem medidas de segurança para proteger dados bancários e evitar usos indevidos

Sardinhas na grelha.
Gastronomia

Junho é o mês delas: saiba como escolher a melhor sardinha

19:00 5 Junho, 2026 15:34 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba como escolher a sardinha mais fresca na peixaria e que sinais deve observar antes de comprar

Cultura, Opinião

9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos

18:20 5 Junho, 2026 18:23 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

O retrato comovente de um rapaz de 17 anos que vê a guerra passar da imaginação para a mais dura realidade

Vários Mercedes. Crédito: Foto DR
Auto, Mundo

Adeus Mercedes? Nova lei pode impedir marca de vender veículos neste país

15:50 5 Junho, 2026 15:15 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma proposta de lei nos Estados Unidos, criada para reduzir a influência chinesa no setor automóvel, pode ter impacto inesperado na Mercedes-Benz

Últimas Notícias

  • Governo prepara novo Código da Estrada e coimas mais pesadas: o que pode mudar para os condutores
    Governo prepara novo Código da Estrada e coimas mais pesadas: o que pode mudar para os condutores
  • Vai haver cortes de água prolongados de norte a sul: saiba se a sua região é uma das afetadas
    Vai haver cortes de água prolongados de norte a sul: saiba se a sua região é uma das afetadas
  • Tenista Carlos Alcaraz falha Roland Garros por lesão e escolhe esta praia no sul de Portugal para descansar
    Tenista Carlos Alcaraz falha Roland Garros por lesão e escolhe esta praia no sul de Portugal para descansar
  • Em dia de jogo: recorde todos os algarvios que já ‘pisaram’ pela seleção nacional portuguesa
    Em dia de jogo: recorde todos os algarvios que já ‘pisaram’ pela seleção nacional portuguesa
  • Sirenes de tsunami vão tocar nesta cidade algarvia nesta data
    Sirenes de tsunami vão tocar nesta cidade algarvia nesta data
  • Atropelamento em Albufeira faz uma vítima mortal e deixa homem gravemente ferido
    Atropelamento em Albufeira faz uma vítima mortal e deixa homem gravemente ferido

Opinião

  • Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal
    Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal
  • 9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos
    9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos
  • Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
    Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para junho | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para junho | Por João Correia Tarólogo
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
    “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
  • Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
    Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal