Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Saúde

Covid-19: Hospitais privados reiteram disponibilidade para responder à pandemia

Segundo Óscar Gaspar, o plano apresentado pela DGS para o outono-inverno apresenta “falhas”, uma vez que dá “ênfase ao setor público”

23:30 27 Outubro, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP), Óscar Gaspar, reiterou hoje a disponibilidade dos hospitais privados em dar resposta à pandemia da covid-19 e a outras doenças, realçando a “relação inexistente” com o Governo.

Óscar Gaspar falava aos jornalistas, no Palácio Belém, em Lisboa, após uma audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que está a auscultar o setor da saúde face ao agravamento da pandemia no país.

O dirigente da APHP disse “reiterar a disponibilidade” dos hospitais privados na “resposta aos problemas da covid-19” e às restantes “necessidades de saúde”, defendendo que “os portugueses precisam de uma resposta mais ampla”, envolvendo os setores público e privado, e que essa “colaboração era eficaz”.

Segundo Óscar Gaspar, o plano apresentado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) para o outono-inverno apresenta “falhas”, uma vez que dá “ênfase ao setor público”.

O presidente da APHP assinalou que, em agosto e setembro, os hospitais privados, aos quais as pessoas “estão a recorrer mais”, conseguiram “dar resposta” aos doentes não-covid-19 e “aliviar o Serviço Nacional de Saúde” (SNS).

Óscar Gaspar lamentou a “relação institucional inexistente” entre a tutela e o setor privado e que só no final da semana passada tenha havido “alguns contactos” das administrações regionais de saúde de Lisboa e Vale do Tejo e do Norte para aferir a capacidade de resposta dos hospitais privados para a nova fase da pandemia de covid-19, que, a seu ver, exigia “planeamento e organização” atempados.

O líder da APHP lastimou também que, depois de abril, os hospitais privados tenham deixado de estar envolvidos na resposta à pandemia, com as autoridades de saúde a considerarem que o SNS “era autossuficiente”.

Na segunda-feira, a ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou que os doentes não-covid-19 que vejam consultas, exames ou cirurgias no SNS serem desmarcados face ao agravamento da pandemia serão encaminhados para os setores privado e social.

A pandemia da covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 43,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência noticiosa francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.371 pessoas dos 124.432 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da DGS.

A covid-19 é uma doença respiratória causada por um novo coronavírus (tipo de vírus) detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China, e que se disseminou rapidamente pelo mundo.

A doença foi confirmada em Portugal em 02 de março.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Idosa com a carteira vazia.
Economia Nacional

Reformados recebem pensão mais alta este mês: veja as datas de pagamento

15:20 6 Julho, 2026 14:15 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As pensões de julho chegam com o subsídio de férias, aumentando o valor pago aos reformados

PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Algarve

“Sou vítima dele”: filha do homem apanhado a filmar crianças em Portimão quebra silêncio

14:40 6 Julho, 2026 14:10 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O caso do homem identificado por alegadamente filmar crianças num centro comercial de Portimão ganhou novos contornos

Veículo da GNR.
Algarve Auto

Jovem de 25 anos morre em despiste de carro em Albufeira: condutor fugiu e está a ser procurado

16:37 6 Julho, 2026 16:27 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um jovem de 25 anos morreu num despiste e o condutor da viatura abandonou o local, estando a ser procurado

Algarve Cultura Política

Cancelamento do Açoteia Rooftop Festival leva PSD Faro a exigir explicações

17:20 6 Julho, 2026 17:04 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Social-democratas dizem que o fim do Açoteia Rooftop Festival representa o abandono de um projeto com projeção internacional para Faro

Linha SNS24.
Nacional Saúde

Pode ficar sem médico de família? Nova regra no Registo Nacional de Utentes preocupa associação do setor

14:50 6 Julho, 2026 14:25 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As novas regras do Registo Nacional de Utentes já entraram em vigor e podem afetar quem não contacta o SNS há mais de cinco anos

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Opinião

Salário mediano apenas 11% acima dos salários mais baixos* em Portugal, o menor diferencial da Zona Euro

17:30 6 Julho, 2026 17:22 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Economia Opinião

O preço dos combustíveis e a lógica do livre mercado | Por José Figueiredo Santos

09:51 6 Julho, 2026 09:53 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Dizem que o barril desceu. Talvez tenha descido. Mas o preço, esse, não conhece o verbo descer. É uma palavra que nunca ninguém teve a paciência de lhe ensinar"

Europe Direct Algarve Opinião

União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas

18:25 6 Julho, 2026 18:31 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Tudo leva a crer que se reforçará o paradoxo da ordem comunitária. De um lado, o sistema de checks and balances, de outro, o crescimento da desafeição emocional e da fadiga institucional"

Europe Direct Algarve

José Aplinário felicita Juanma Moreno pelo novo mandato na presidência da Junta da Andaluzia

18:10 6 Julho, 2026 18:01 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cooperação transfronteiriça deverá aprofundar-se em áreas como água, turismo, agricultura, energia, cultura e proteção civil

Comboios parados junto a uma plataforma.
Algarve

Comboios elétricos chegam ao Algarve a 19 de julho e acabam-se os transbordos em Faro

11:47 6 Julho, 2026 11:38 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Linha ferroviária do Algarve passa a funcionar com comboios elétricos a partir de 19 de julho, eliminando o transbordo em Faro

Cão resgatado pela Associação dos Animais de Lisboa.
Animais Nacional Vídeo

“Patas completamente feridas e em sangue”: criança tenta alegadamente afogar cão bebé num lago e é alvo de queixa-crime [vídeo]

12:53 6 Julho, 2026 15:21 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Cão foi resgatado pela Associação dos Animais de Lisboa após alegadamente ter sido sujeito a maus-tratos junto a um lago na zona de Lisboa

Opinião Saúde

Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas

07:30 4 Julho, 2026 11:48 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os alimentos com elevado teor em água tendem a ser menos calóricos, para além de contribuírem com um bom aporte de fibra, que promove a função intestinal e a saciedade"

Ciência Opinião

Depois da menopausa, o ovário não se reforma: muda de profissão | Por Isabel Duarte

16:12 6 Julho, 2026 16:14 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"O ovário após a menopausa poderá não estar apenas presente, sem função aparente. Poderá estar a comunicar ativamente com o resto do organismo"

Ciência Europe Direct Algarve

Investigação liderada pela Necton aposta em ingredientes naturais e sustentáveis

16:00 6 Julho, 2026 15:55 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto, desenvolvido em Olhão, vai estudar a produção, extração e transformação da clorofila de microalgas em derivados bioativos

Europe Direct Algarve

União Europeia envia bombeiros, aviões e veículos para travar incêndios em Portugal e França

15:30 6 Julho, 2026 15:07 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Portugal recebeu 118 bombeiros e 45 veículos de Espanha, além de três aeronaves rescEU de Itália e Espanha

Ciência Europe Direct Algarve

Fundos europeus apoiam inovação e tecnologias estratégicas no Algarve

12:40 6 Julho, 2026 12:41 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Aviso do Algarve 2030 apoia centros tecnológicos, parques de ciência e tecnologia e incubadoras de base tecnológica

Idosa com a carteira vazia.
Economia, Nacional

Reformados recebem pensão mais alta este mês: veja as datas de pagamento

15:20 6 Julho, 2026 14:15 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As pensões de julho chegam com o subsídio de férias, aumentando o valor pago aos reformados

PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Algarve

“Sou vítima dele”: filha do homem apanhado a filmar crianças em Portimão quebra silêncio

14:40 6 Julho, 2026 14:10 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O caso do homem identificado por alegadamente filmar crianças num centro comercial de Portimão ganhou novos contornos

Veículo da GNR.
Algarve, Auto

Jovem de 25 anos morre em despiste de carro em Albufeira: condutor fugiu e está a ser procurado

16:37 6 Julho, 2026 16:27 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um jovem de 25 anos morreu num despiste e o condutor da viatura abandonou o local, estando a ser procurado

Algarve, Cultura, Política

Cancelamento do Açoteia Rooftop Festival leva PSD Faro a exigir explicações

17:20 6 Julho, 2026 17:04 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Social-democratas dizem que o fim do Açoteia Rooftop Festival representa o abandono de um projeto com projeção internacional para Faro

Linha SNS24.
Nacional, Saúde

Pode ficar sem médico de família? Nova regra no Registo Nacional de Utentes preocupa associação do setor

14:50 6 Julho, 2026 14:25 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As novas regras do Registo Nacional de Utentes já entraram em vigor e podem afetar quem não contacta o SNS há mais de cinco anos

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Opinião

Salário mediano apenas 11% acima dos salários mais baixos* em Portugal, o menor diferencial da Zona Euro

17:30 6 Julho, 2026 17:22 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Economia, Opinião

O preço dos combustíveis e a lógica do livre mercado | Por José Figueiredo Santos

09:51 6 Julho, 2026 09:53 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Dizem que o barril desceu. Talvez tenha descido. Mas o preço, esse, não conhece o verbo descer. É uma palavra que nunca ninguém teve a paciência de lhe ensinar"

Europe Direct Algarve, Opinião

União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas

18:25 6 Julho, 2026 18:31 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Tudo leva a crer que se reforçará o paradoxo da ordem comunitária. De um lado, o sistema de checks and balances, de outro, o crescimento da desafeição emocional e da fadiga institucional"

Europe Direct Algarve

José Aplinário felicita Juanma Moreno pelo novo mandato na presidência da Junta da Andaluzia

18:10 6 Julho, 2026 18:01 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cooperação transfronteiriça deverá aprofundar-se em áreas como água, turismo, agricultura, energia, cultura e proteção civil

Comboios parados junto a uma plataforma.
Algarve

Comboios elétricos chegam ao Algarve a 19 de julho e acabam-se os transbordos em Faro

11:47 6 Julho, 2026 11:38 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Linha ferroviária do Algarve passa a funcionar com comboios elétricos a partir de 19 de julho, eliminando o transbordo em Faro

Cão resgatado pela Associação dos Animais de Lisboa.
Animais, Nacional, Vídeo

“Patas completamente feridas e em sangue”: criança tenta alegadamente afogar cão bebé num lago e é alvo de queixa-crime [vídeo]

12:53 6 Julho, 2026 15:21 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Cão foi resgatado pela Associação dos Animais de Lisboa após alegadamente ter sido sujeito a maus-tratos junto a um lago na zona de Lisboa

Opinião, Saúde

Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas

07:30 4 Julho, 2026 11:48 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os alimentos com elevado teor em água tendem a ser menos calóricos, para além de contribuírem com um bom aporte de fibra, que promove a função intestinal e a saciedade"

Ciência, Opinião

Depois da menopausa, o ovário não se reforma: muda de profissão | Por Isabel Duarte

16:12 6 Julho, 2026 16:14 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"O ovário após a menopausa poderá não estar apenas presente, sem função aparente. Poderá estar a comunicar ativamente com o resto do organismo"

Ciência, Europe Direct Algarve

Investigação liderada pela Necton aposta em ingredientes naturais e sustentáveis

16:00 6 Julho, 2026 15:55 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto, desenvolvido em Olhão, vai estudar a produção, extração e transformação da clorofila de microalgas em derivados bioativos

Europe Direct Algarve

União Europeia envia bombeiros, aviões e veículos para travar incêndios em Portugal e França

15:30 6 Julho, 2026 15:07 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Portugal recebeu 118 bombeiros e 45 veículos de Espanha, além de três aeronaves rescEU de Itália e Espanha

Ciência, Europe Direct Algarve

Fundos europeus apoiam inovação e tecnologias estratégicas no Algarve

12:40 6 Julho, 2026 12:41 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Aviso do Algarve 2030 apoia centros tecnológicos, parques de ciência e tecnologia e incubadoras de base tecnológica

Últimas Notícias

  • Vozes e músicos da região dão vida ao “Fado no Coreto” em Tavira
    Vozes e músicos da região dão vida ao “Fado no Coreto” em Tavira
  • José Aplinário felicita Juanma Moreno pelo novo mandato na presidência da Junta da Andaluzia
    José Aplinário felicita Juanma Moreno pelo novo mandato na presidência da Junta da Andaluzia
  • Pode haver feriado nacional se Portugal ganhar o Mundial? Saiba o que diz a lei
    Pode haver feriado nacional se Portugal ganhar o Mundial? Saiba o que diz a lei
  • Tráfico de droga, álcool e falta de carta motivam 91 detenções no Algarve
    Tráfico de droga, álcool e falta de carta motivam 91 detenções no Algarve
  • Cancelamento do Açoteia Rooftop Festival leva PSD Faro a exigir explicações
    Cancelamento do Açoteia Rooftop Festival leva PSD Faro a exigir explicações

Opinião

  • União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
    União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
  • Salário mediano apenas 11% acima dos salários mais baixos* em Portugal, o menor diferencial da Zona Euro
    Salário mediano apenas 11% acima dos salários mais baixos* em Portugal, o menor diferencial da Zona Euro
  • Depois da menopausa, o ovário não se reforma: muda de profissão | Por Isabel Duarte
    Depois da menopausa, o ovário não se reforma: muda de profissão | Por Isabel Duarte

Europe Direct Algarve

  • União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
    União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
  • José Aplinário felicita Juanma Moreno pelo novo mandato na presidência da Junta da Andaluzia
    José Aplinário felicita Juanma Moreno pelo novo mandato na presidência da Junta da Andaluzia
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal