Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Saúde

Covid-19. Há dez concelhos em estado de alerta e quatro são do Algarve

Albufeira, Lagoa, Tavira e Vila do Bispo entram em estado de alerta. O país está “claramente na zona verde”, mas ministra avisa para um Rt que tem oscilado e que agora está acima de 1 — é “um sinal de alerta”

16:16 20 Maio, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Em situação de alerta estão agora 10 concelhos, dos quais cinco regressam a uma lista onde já tinham estado

Mariana Vieira da Silva apresentou esta quinta-feira o novo mapa do país em relação à pandemia, que está agora “num nível de crescimento” em relação à semana passada.

A ministra do Estado e da Presidência começou por dar conta de uma subida do R(t), que já está acima de 1, o que “significa que o país entrou num nível de crescimento da pandemia”, e o que deve ser para todos “um sinal de alerta”.

“A vantagem desta matriz de risco é que todos [os portugueses] podem acompanhar a evolução do país e, estando hoje com um R superior a 1, é momento de olhar para o risco de aumento de transmissão e tomar medidas de cautela”, apontou Vieira da Silva.

Ainda assim, Portugal mantém uma posição na matriz de risco “claramente no nível verde”, com uma situação “positiva”, “controlada”, graças a uma baixa incidência. Dos 118 casos por 100 mil habitantes reportados no início do desconfinamento, o país está agora em menos de 50 casos por 100 mil habitantes. Em resumo, zona verde, mas alertas, sobretudo em algumas zonas do território.

“Temos face à semana anterior, dois concelhos que recuam no desconfinamento, dois que estavam em fases anteriores do desconfinamento [em relação ao resto do país] e não avançam, e um que avança, que é Resende”, detalhou Vieira da Silva.

Neste momento, a grande maioria dos concelhos está no nível máximo de desconfinamento, estabelecido a 1 de maio — são 274 nessas condições.

Em situação de alerta estão agora 10 concelhos, dos quais cinco regressam a uma lista onde já tinham estado, e outros cinco se mantêm onde já estavam na semana passada.

Vieira da Silva dá conta ainda de quatro concelhos que ficam limitados ao conjunto de regras que o país tinha a 19 de abril. São eles Arganil, Montalegre, Lamego e Odemira.

O mapa de concelhos fica então alterado. Em relação à semana passada, recuperam:

  • Alvaiázere
  • Melgaço
  • Resende
  • Torres Vedras
  • Vale de Cambra
  • Vila Nova de Poiares

E em estado de alerta ficam 10 concelhos:

  • Albufeira
  • Castelo de Paiva
  • Fafe
  • Golegã
  • Lagoa
  • Oliveira do Hospital
  • Santa Comba Dão
  • Tavira
  • Vila do Bispo
  • Vila Nova de Paiva

APESAR DE RECUO, BOAS NOTÍCIAS DE ODEMIRA

A ministra quis dar uma nota especial sobre Odemira, que é positiva, apesar da obrigação de recuar no desconfinamento. O concelho ainda está acima dos 140 casos por mil habitantes a 14 dias (tem 287), mas chegou a ter cerca de mil. Ou seja, a situação “é significativamente melhor.”

Finda a cerca sanitária em São Teotónio, deixa de fazer sentido ter regras específicas por freguesia, pelo que todo o concelho fica na mesma situação.

FESTEJOS DO SPORTING AUMENTARAM CASOS EM LISBOA?

O número de casos em Lisboa e Vale do Tejo (LVT) continua a subir, mas a ministra não consegue ligar esse facto aos festejos do título de campeão nacional de futebol do Sporting. “Procurar causas com tantas variáveis (…) e com tão pouco tempo (…) não creio que seja a competência do Governo. Não sou capaz de tirar tais conclusões”, respondeu Mariana Vieira da Silva, quando questionada sobre o tema. A ministra lembrou até que “vínhamos já assistindo a um crescimento do R” antes de o Sporting confirmar o título.

Para a região de LVT, por enquanto a estratégia mantém-se: massificar a testagem, ora reforçando nas escolas, ora recomendando a testagem em empresas. “É esse trabalho que está a ser feito.”

MAIS ALÍVIOS SÓ DEPOIS DO INFARMED

O Governo ainda não consegue antecipar quando voltará a haver reunião de peritos no Infarmed, mas é para ela que remete decisões sobre novas medidas de desconfinamento, preparando o verão que aí vem. “Não tomaremos decisões de desconfinamento sem que haja reunião do Infarmed”, mas “há questões de agenda a serem vistas”.

Certo é que, “ao fim destes meses, já devemos viver com um justo equilíbrio entre cautela e uma sensação de se a pandemia está controlada ou não”. Vieira da Silva explica que, “com níveis de incidência tão baixos, é normal que o R possa ultrapassar o 1 e depois recuar”. Mas o tal alerta mantém-se. “Portanto, nós capacidade de estimar como vai ser a próxima semana não temos”, e “é preciso acompanhar”.


Notícia exclusiva do nosso parceiro Expresso

Idoso pensativo. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Estes pensionistas têm de fazer prova de vida até esta data para não perder a pensão: veja como o fazer sem sair de casa

07:00 13 Maio, 2026 16:24 12 Maio, 2026 | João Luís

Alguns pensionistas têm de fazer prova de vida até esta data para evitar a suspensão da pensão. Saiba como tratar do processo online

Algarve Cultura

Última casa de veraneio da Marginal de Quarteira é classificada como Monumento de Interesse Municipal

06:50 13 Maio, 2026 06:52 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Moradia de 1945 em Quarteira, conhecida como “Vila Maria Izidra”, recebe classificação de Interesse Municipal.

Dia de chuva, nevoeiro e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoadas e chuva forte: mau tempo continua a ‘atormentar’ Portugal e há regiões com nevoeiro

06:00 13 Maio, 2026 11:00 12 Maio, 2026 | João Luís

A chuva ainda não vai embora: o IPMA prevê aguaceiros, trovoada e nevoeiro em várias regiões de Portugal ao longo do dia

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 18:22 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí frio de rachar: chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal e estes serão os dias mais ‘gelados’

09:30 12 Maio, 2026 22:00 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Chuva, trovoada e granizo deverão marcar os próximos dias em Portugal, com descida acentuada das temperaturas em várias regiões do país

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Moedas e notas. Crédito: Freepik
Economia Europa Nacional

Dados da UE são ‘alarmantes’: esta cidade portuguesa é das piores da Europa para quem ganha salário abaixo deste valor

21:00 12 Maio, 2026 20:38 12 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Números da UE colocam esta cidade portuguesa sob pressão e mostram por que razão a habitação continua a ser uma das maiores preocupações das famílias

Algarve Cultura

Festa da Espiga volta a animar Salir com tradição, música, gastronomia e desfile etnográfico

08:00 12 Maio, 2026 08:00 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradição, música e gastronomia marcam nova edição da Festa da Espiga em Salir ao longo de três dias de animação

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia

Já viu isto no Multibanco? Este detalhe quase ‘invisível’ pode revelar uma grande fraude

14:50 12 Maio, 2026 14:48 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um pormenor quase impercetível numa caixa Multibanco pode indicar fraude. Saiba que sinais estão a passar despercebidos a muitos utilizadores

Algarve

Último adeus a casal motard: Funeral de Frederico Fernandes e Neuza Afonso realiza-se esta quarta-feira

18:10 12 Maio, 2026 18:36 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Amigos e familiares despedem-se esta quarta-feira de Frederico Fernandes e Neuza Afonso em Conceição de Tavira

Cortes de luz. Crédito: Freepik
Nacional

Vêm aí cortes de luz prolongados em Portugal e estas vão ser as regiões afetadas

16:30 12 Maio, 2026 16:19 12 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções programadas de energia elétrica e cortes de luz agendados para várias zonas do país

Paciente num hospital. Crédito: Magnific
Nacional Saúde

DGS e OMS ‘alertam’: é assim que se identifica um caso suspeito de Hantavírus e é isto que se deve fazer

20:20 12 Maio, 2026 20:09 12 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Autoridades de saúde lançaram recomendações aos profissionais de saúde, de modo a garantir que casos suspeitos de Hantavírus são eficazmente identificados

Laranjas na estrada. Crédito: Magnific AI
Auto

Viu várias laranjas no meio da estrada? Saiba o que significam e o que deve fazer para evitar problemas

21:20 11 Maio, 2026 21:18 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Ver várias laranjas espalhadas na estrada pode não ser um simples acaso e há cuidados que podem ajudar a evitar problemas inesperados

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Idoso deixa apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora: vizinhos disseram que terá sido obrigado a fazer testamento e tribunal teve a última palavra

19:30 9 Maio, 2026 09:59 12 Maio, 2026 | João Luís

O idoso italiano deixou apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora, mas familiares levantaram suspeitas sobre o testamento

Família em casa. Crédito: Freepik
Economia Nacional

‘Aqui ao lado’ criou-se apoio até 350€ para pais que deixam temporariamente o trabalho para cuidar dos filhos. E em Portugal, que apoios existem?

19:00 12 Maio, 2026 16:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Famílias com filhos podem ter acesso a apoios pouco conhecidos quando precisam de interromper temporariamente o trabalho em Portugal

Algarve Economia

Empresa especializada em resíduos abre instalações no concelho de Silves

17:40 11 Maio, 2026 17:36 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Multinacional holandesa Terberg reforça presença no Algarve com novas instalações dedicadas à limpeza urbana e resíduos

Idoso pensativo. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Estes pensionistas têm de fazer prova de vida até esta data para não perder a pensão: veja como o fazer sem sair de casa

07:00 13 Maio, 2026 16:24 12 Maio, 2026 | João Luís

Alguns pensionistas têm de fazer prova de vida até esta data para evitar a suspensão da pensão. Saiba como tratar do processo online

Algarve, Cultura

Última casa de veraneio da Marginal de Quarteira é classificada como Monumento de Interesse Municipal

06:50 13 Maio, 2026 06:52 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Moradia de 1945 em Quarteira, conhecida como “Vila Maria Izidra”, recebe classificação de Interesse Municipal.

Dia de chuva, nevoeiro e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoadas e chuva forte: mau tempo continua a ‘atormentar’ Portugal e há regiões com nevoeiro

06:00 13 Maio, 2026 11:00 12 Maio, 2026 | João Luís

A chuva ainda não vai embora: o IPMA prevê aguaceiros, trovoada e nevoeiro em várias regiões de Portugal ao longo do dia

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 18:22 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí frio de rachar: chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal e estes serão os dias mais ‘gelados’

09:30 12 Maio, 2026 22:00 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Chuva, trovoada e granizo deverão marcar os próximos dias em Portugal, com descida acentuada das temperaturas em várias regiões do país

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Moedas e notas. Crédito: Freepik
Economia, Europa, Nacional

Dados da UE são ‘alarmantes’: esta cidade portuguesa é das piores da Europa para quem ganha salário abaixo deste valor

21:00 12 Maio, 2026 20:38 12 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Números da UE colocam esta cidade portuguesa sob pressão e mostram por que razão a habitação continua a ser uma das maiores preocupações das famílias

Algarve, Cultura

Festa da Espiga volta a animar Salir com tradição, música, gastronomia e desfile etnográfico

08:00 12 Maio, 2026 08:00 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradição, música e gastronomia marcam nova edição da Festa da Espiga em Salir ao longo de três dias de animação

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia

Já viu isto no Multibanco? Este detalhe quase ‘invisível’ pode revelar uma grande fraude

14:50 12 Maio, 2026 14:48 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um pormenor quase impercetível numa caixa Multibanco pode indicar fraude. Saiba que sinais estão a passar despercebidos a muitos utilizadores

Algarve

Último adeus a casal motard: Funeral de Frederico Fernandes e Neuza Afonso realiza-se esta quarta-feira

18:10 12 Maio, 2026 18:36 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Amigos e familiares despedem-se esta quarta-feira de Frederico Fernandes e Neuza Afonso em Conceição de Tavira

Cortes de luz. Crédito: Freepik
Nacional

Vêm aí cortes de luz prolongados em Portugal e estas vão ser as regiões afetadas

16:30 12 Maio, 2026 16:19 12 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções programadas de energia elétrica e cortes de luz agendados para várias zonas do país

Paciente num hospital. Crédito: Magnific
Nacional, Saúde

DGS e OMS ‘alertam’: é assim que se identifica um caso suspeito de Hantavírus e é isto que se deve fazer

20:20 12 Maio, 2026 20:09 12 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Autoridades de saúde lançaram recomendações aos profissionais de saúde, de modo a garantir que casos suspeitos de Hantavírus são eficazmente identificados

Laranjas na estrada. Crédito: Magnific AI
Auto

Viu várias laranjas no meio da estrada? Saiba o que significam e o que deve fazer para evitar problemas

21:20 11 Maio, 2026 21:18 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Ver várias laranjas espalhadas na estrada pode não ser um simples acaso e há cuidados que podem ajudar a evitar problemas inesperados

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Idoso deixa apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora: vizinhos disseram que terá sido obrigado a fazer testamento e tribunal teve a última palavra

19:30 9 Maio, 2026 09:59 12 Maio, 2026 | João Luís

O idoso italiano deixou apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora, mas familiares levantaram suspeitas sobre o testamento

Família em casa. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

‘Aqui ao lado’ criou-se apoio até 350€ para pais que deixam temporariamente o trabalho para cuidar dos filhos. E em Portugal, que apoios existem?

19:00 12 Maio, 2026 16:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Famílias com filhos podem ter acesso a apoios pouco conhecidos quando precisam de interromper temporariamente o trabalho em Portugal

Algarve, Economia

Empresa especializada em resíduos abre instalações no concelho de Silves

17:40 11 Maio, 2026 17:36 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Multinacional holandesa Terberg reforça presença no Algarve com novas instalações dedicadas à limpeza urbana e resíduos

Últimas Notícias

  • Estes pensionistas têm de fazer prova de vida até esta data para não perder a pensão: veja como o fazer sem sair de casa
    Estes pensionistas têm de fazer prova de vida até esta data para não perder a pensão: veja como o fazer sem sair de casa
  • Última casa de veraneio da Marginal de Quarteira é classificada como Monumento de Interesse Municipal
    Última casa de veraneio da Marginal de Quarteira é classificada como Monumento de Interesse Municipal
  • Vem aí trovoadas e chuva forte: mau tempo continua a ‘atormentar’ Portugal e há regiões com nevoeiro
    Vem aí trovoadas e chuva forte: mau tempo continua a ‘atormentar’ Portugal e há regiões com nevoeiro
  • Dados da UE são ‘alarmantes’: esta cidade portuguesa é das piores da Europa para quem ganha salário abaixo deste valor
    Dados da UE são ‘alarmantes’: esta cidade portuguesa é das piores da Europa para quem ganha salário abaixo deste valor
  • DGS e OMS ‘alertam’: é assim que se identifica um caso suspeito de Hantavírus e é isto que se deve fazer
    DGS e OMS ‘alertam’: é assim que se identifica um caso suspeito de Hantavírus e é isto que se deve fazer
  • ‘Aqui ao lado’ criou-se apoio até 350€ para pais que deixam temporariamente o trabalho para cuidar dos filhos. E em Portugal, que apoios existem?
    ‘Aqui ao lado’ criou-se apoio até 350€ para pais que deixam temporariamente o trabalho para cuidar dos filhos. E em Portugal, que apoios existem?

Opinião

  • Aleitamento materno e relação afetiva | Por Filomena Matos
    Aleitamento materno e relação afetiva | Por Filomena Matos
  • Cancro do ovário: Mais informação e rapidez no acesso ao diagnóstico | Por Cláudia Fraga
    Cancro do ovário: Mais informação e rapidez no acesso ao diagnóstico | Por Cláudia Fraga
  • Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro
  • A influência do abraço no nosso bem-estar | Por Andrea Moura
    A influência do abraço no nosso bem-estar | Por Andrea Moura
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha
    Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha
  • Voo cancelado e sem indemnização? Esta regra da União Europeia pode valer-lhe o reembolso
    Voo cancelado e sem indemnização? Esta regra da União Europeia pode valer-lhe o reembolso
  • Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
    Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal