Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Saúde

Covid-19: Forças Armadas já tem mais de sete mil voluntários

Apesar de por agora o apoio ser disponibilizado apenas em Lisboa, o Ministério está “à disposição das autarquias” para alargar a outros pontos do país

03:27 8 Abril, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Os militares estão a distribuir refeições a pessoas em situação de sem-abrigo, tendo sido distribuídas “3.706 refeições”

Mais de 7.000 voluntários responderam ao apelo do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) para ajudar durante a pandemia de covid-19, anunciou hoje o ministro da Defesa, indicando que têm estado no Hospital das Forças Armadas e no apoio social.

João Gomes Cravinho foi hoje ouvido na comissão parlamentar de Defesa Nacional e, em resposta ao PAN e ao CDS-PP, adiantou que disponibilizaram-se “cerca de 7.700 pessoas”.

De acordo com o governante, quando o fizeram, “responderam a um conjunto de perguntas”, pelo que serão “distribuídos de acordo com as suas próprias preferências” e a “disponibilidade dos voluntários”.

“Ao fazerem a sua proposta, indicam os locais e unidades militares de preferência para fazerem o seu trabalho, e isso foi tido em conta”, explicou, assinalando que “fá-lo-ão mais próximo dos seus locais de residência”.

Até agora, os voluntários têm exercido funções no Hospital das Forças Armadas e no Instituto de Ação Social das Forças Armadas, revelou Gomes Cravinho, apontando que, “entrando em funcionamento os centros de acolhimento, têm já uma base de voluntários que podem chamar para entrar ao serviço, dar apoio”.

Gomes Cravinho indicou igualmente que, relativamente aos militares que estão na reserva por terem uma licença especial para efeitos eleitorais, eles “são chamados, não há um cancelamento automático, há um cancelamento atendendo à necessidade de chamar essas pessoas”.

No que toca aos médicos nestas condições, incluindo o presidente do Sporting, Frederico Varandas, foram 13 os que “regressaram às fileiras”, acrescentou o governante.

O ministro assinalou ainda que os militares estão a distribuir refeições a pessoas em situação de sem-abrigo, tendo sido distribuídas “3.706 refeições”.

Apesar de por agora este apoio ser disponibilizado apenas em Lisboa, o Ministério está “à disposição das autarquias” para alargar a outros pontos do país, “dependendo da capacidade específica nessa região”.

Nesta audição, todos os partidos elogiaram a prestação que as Forças Armadas têm tido durante o estado de emergência decretado devido à pandemia de covid-19, mas o ministro da Defesa Nacional foi questionado várias vezes sobre “o incidente de Vila Real”.

Os deputados de diversas forças políticas referiam-se a uma notícia do jornal Correio da Manhã, publicada na terça-feira, e que dava conta de que a PSP transmitiu uma ordem aos comandos por todo o país, rejeitando que os militares em apoio à Proteção Civil andem armados.

De acordo com a publicação, isto aconteceu dias depois de elementos armados do Exército terem montado um perímetro de segurança no lar de Vila Real, enquanto este era descontaminado por militares daquele ramo.

Sobre isto, o ministro da Defesa Nacional explicou que “o que aconteceu foi uma simples réplica de um procedimento normal”, que “foi rapidamente sanado”.

“Justificando-se as circunstâncias, não há nenhum tabu sobre a utilização de armas por militares na via pública”, assinalou.

Salientando que “houve centenas de interações” entre as Forças Armadas e as forças de segurança e apenas se registou um incidente, o governante falou em “total convergência” entre os militares e a PSP e num “grande conforto de parte a parte”.

Apontando que existe “um canal de comunicação” entre as forças de segurança e os militares, João Gomes Cravinho assinalou que qualquer “divergência é dirimida no plano político”, entre si e o ministro da Administração Interna, o que até agora ainda não foi preciso.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Nacional Tech

O alerta de sismos da Google já funciona em Portugal: veja como ativar e conheça a alternativa para iPhone

13:12 30 Junho, 2026 12:57 30 Junho, 2026 | João Luís

Android já permite receber alertas de sismos em Portugal através da Google. No iPhone, a principal alternativa passa pela app oficial do IPMA

Algarve

“Baby-sitter” detido por suspeitas de abuso sexual de crianças no Algarve

17:23 30 Junho, 2026 17:23 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Suspeito, de 19 anos, terá cometido 20 crimes de abuso sexual contra duas crianças de 7 e 8 anos em Portimão

Algarve Cultura Política

Mulheres Social Democratas do Algarve juntam centenas no primeiro arraial em Armação de Pêra

07:49 30 Junho, 2026 07:57 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Encontro das Mulheres Social Democratas do Algarve reforçou convívio, partilha e união entre estruturas locais

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Não foi o excesso de velocidade: esta foi a infração mais cometida no Algarve numa semana de fiscalização da GNR

21:20 30 Junho, 2026 15:16 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Comando territorial de Faro da GNR detetou 680 infrações rodoviárias no Algarve entre 22 e 28 de junho

Vertiporto.
Economia Nacional

Sabe o que é um vertiporto? Está a chegar o primeiro a Portugal e a localização já é conhecida

09:34 30 Junho, 2026 09:23 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Cidade de Santarém prepara-se para receber o primeiro vertiporto de Portugal, integrado num novo centro intermodal

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Economia Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Gastronomia

Especialistas revelam: alimentos enlatados e congelados são tão saudáveis como os frescos e estes são os motivos

19:40 30 Junho, 2026 14:52 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Produtos congelados ou enlatados podem ser tão nutritivos como os frescos e, em alguns casos, até conservar melhor certos nutrientes

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Especialistas avisam: Portugal vai parecer um “forno” nos primeiros dias de julho

18:50 30 Junho, 2026 15:27 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Prepare-se: Portugal continental deverá enfrentar pelo menos cinco dias de calor intenso no arranque de julho

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Irmãs gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: pai pensava que iam só ao Porto ter com amigos

10:45 29 Junho, 2026 11:43 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desde 24 de junho que duas irmãs gémeas portuguesas estão desaparecidas e a família descobriu que, afinal, tinham viajado para o Dubai

Interior de um carro. Crédito: Freepik AI
Auto Ciência Saúde

Caixa manual ou automática? Estudo aponta que uma das opções pode estimular o cérebro

18:30 30 Junho, 2026 13:09 30 Junho, 2026 | João Luís

Estudo sugere que conduzir com mudanças manuais pode exigir mais coordenação, atenção e atividade cerebral

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai de mota a Espanha? Já pode conduzir na berma, mas só nestas situações

16:40 30 Junho, 2026 14:44 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha aprovou novas regras para motociclistas que permitem circular na berma direita em situações de congestionamento

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

15:40 30 Junho, 2026 15:38 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O que se pode dizer de Parsifal que já não tenha sido dito? É uma ópera profundamente alemã, que incorpora ideias budistas e cristãs e a filosofia de Schopenhauer"

Calor dentro do carro. Crédito: Freepik
Auto

Vem aí uma onda de calor: saiba como arrefecer o habitáculo em poucos minutos antes de arrancar

14:22 30 Junho, 2026 13:33 30 Junho, 2026 | João Luís

Carro ao sol pode transformar-se num forno durante uma onda de calor. Saiba como arrefecer o habitáculo em poucos minutos antes de arrancar

Europe Direct Algarve

Incubadora Farol encerra ciclo de aceleração com seis projetos em Faro

11:32 30 Junho, 2026 11:31 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos apoiados pelo Farol abordam neurodivergência, economia circular, trabalho remoto e participação cívica

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Nacional, Tech

O alerta de sismos da Google já funciona em Portugal: veja como ativar e conheça a alternativa para iPhone

13:12 30 Junho, 2026 12:57 30 Junho, 2026 | João Luís

Android já permite receber alertas de sismos em Portugal através da Google. No iPhone, a principal alternativa passa pela app oficial do IPMA

Algarve

“Baby-sitter” detido por suspeitas de abuso sexual de crianças no Algarve

17:23 30 Junho, 2026 17:23 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Suspeito, de 19 anos, terá cometido 20 crimes de abuso sexual contra duas crianças de 7 e 8 anos em Portimão

Algarve, Cultura, Política

Mulheres Social Democratas do Algarve juntam centenas no primeiro arraial em Armação de Pêra

07:49 30 Junho, 2026 07:57 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Encontro das Mulheres Social Democratas do Algarve reforçou convívio, partilha e união entre estruturas locais

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Não foi o excesso de velocidade: esta foi a infração mais cometida no Algarve numa semana de fiscalização da GNR

21:20 30 Junho, 2026 15:16 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Comando territorial de Faro da GNR detetou 680 infrações rodoviárias no Algarve entre 22 e 28 de junho

Vertiporto.
Economia, Nacional

Sabe o que é um vertiporto? Está a chegar o primeiro a Portugal e a localização já é conhecida

09:34 30 Junho, 2026 09:23 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Cidade de Santarém prepara-se para receber o primeiro vertiporto de Portugal, integrado num novo centro intermodal

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Gastronomia

Especialistas revelam: alimentos enlatados e congelados são tão saudáveis como os frescos e estes são os motivos

19:40 30 Junho, 2026 14:52 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Produtos congelados ou enlatados podem ser tão nutritivos como os frescos e, em alguns casos, até conservar melhor certos nutrientes

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Especialistas avisam: Portugal vai parecer um “forno” nos primeiros dias de julho

18:50 30 Junho, 2026 15:27 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Prepare-se: Portugal continental deverá enfrentar pelo menos cinco dias de calor intenso no arranque de julho

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Irmãs gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: pai pensava que iam só ao Porto ter com amigos

10:45 29 Junho, 2026 11:43 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desde 24 de junho que duas irmãs gémeas portuguesas estão desaparecidas e a família descobriu que, afinal, tinham viajado para o Dubai

Interior de um carro. Crédito: Freepik AI
Auto, Ciência, Saúde

Caixa manual ou automática? Estudo aponta que uma das opções pode estimular o cérebro

18:30 30 Junho, 2026 13:09 30 Junho, 2026 | João Luís

Estudo sugere que conduzir com mudanças manuais pode exigir mais coordenação, atenção e atividade cerebral

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai de mota a Espanha? Já pode conduzir na berma, mas só nestas situações

16:40 30 Junho, 2026 14:44 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha aprovou novas regras para motociclistas que permitem circular na berma direita em situações de congestionamento

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

15:40 30 Junho, 2026 15:38 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O que se pode dizer de Parsifal que já não tenha sido dito? É uma ópera profundamente alemã, que incorpora ideias budistas e cristãs e a filosofia de Schopenhauer"

Calor dentro do carro. Crédito: Freepik
Auto

Vem aí uma onda de calor: saiba como arrefecer o habitáculo em poucos minutos antes de arrancar

14:22 30 Junho, 2026 13:33 30 Junho, 2026 | João Luís

Carro ao sol pode transformar-se num forno durante uma onda de calor. Saiba como arrefecer o habitáculo em poucos minutos antes de arrancar

Europe Direct Algarve

Incubadora Farol encerra ciclo de aceleração com seis projetos em Faro

11:32 30 Junho, 2026 11:31 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos apoiados pelo Farol abordam neurodivergência, economia circular, trabalho remoto e participação cívica

Últimas Notícias

  • Esta aldeia portuguesa foi fundada pelos Templários e tem trilhos e praia fluvial para desfrutar sem multidões
    Esta aldeia portuguesa foi fundada pelos Templários e tem trilhos e praia fluvial para desfrutar sem multidões
  • Não foi o excesso de velocidade: esta foi a infração mais cometida no Algarve numa semana de fiscalização da GNR
    Não foi o excesso de velocidade: esta foi a infração mais cometida no Algarve numa semana de fiscalização da GNR
  • Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos
    Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos
  • Especialistas revelam: alimentos enlatados e congelados são tão saudáveis como os frescos e estes são os motivos
    Especialistas revelam: alimentos enlatados e congelados são tão saudáveis como os frescos e estes são os motivos
  • “Segredos da Infância” aposta no brincar para aproximar famílias
    “Segredos da Infância” aposta no brincar para aproximar famílias

Opinião

  • O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • O futuro do imobiliário algarvio será escrito no interior | Por Marlos Gonçalves
    O futuro do imobiliário algarvio será escrito no interior | Por Marlos Gonçalves
  • António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco
    António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco

Europe Direct Algarve

  • O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • Incubadora Farol encerra ciclo de aceleração com seis projetos em Faro
    Incubadora Farol encerra ciclo de aceleração com seis projetos em Faro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal