Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Saúde

Comer fora? Horários das lojas? Reabertura dos parques? 17 perguntas & respostas sobre o desconfinamento

Saiba o que pode fazer já para a semana e aquilo que ainda não está ao seu alcance. O Governo quer garantir um regresso faseado à tão falada normalidade e estipulou regras para a abertura faseada das diferentes atividades e sectores

16:33 12 Março, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Como António Costa por várias vezes sublinhou durante a sua apresentação, trata-se de um plano de desconfinamento a “conta-gotas”. Com a preocupação de manter os portugueses disciplinados durante a Páscoa e garantir que o regresso à rua e à vida normal se vai fazendo devagarinho e de forma controlada.

1 – COM ESTE PLANO DE DESCONFINAMENTO, JÁ POSSO VOLTAR A SAIR DE CASA?

O dia 15 de março marca a reabertura de algumas atividades e serviços, mas o dever geral de confinamento mantém-se pelo menos até à Páscoa, 5 de abril.

2 – ACABA A RESTRIÇÃO DA CIRCULAÇÃO ENTRE CONCELHOS?

Não para já. A proibição estará em vigor no fim-de-semana de 20 e 21 de março, e também durante o período da Páscoa, mantendo-se entre 26 de março e 5 de abril.

3 – E O REGRESSO AO TRABALHO PRESENCIAL?

A regra é manter o teletrabalho, sempre que possível.

4 – AS ESCOLAS E ATL ABREM EM MARÇO?

O regresso às aulas presenciais vai ser faseado. Ou seja, as escolas abrem a 15 de março, mas não para todos os graus de ensino. Voltam primeiro as crianças mais novas, incluindo-se neste grupo as que frequentam creches e jardins de infância e as turmas até ao 4.º ano de escolaridade.

Após a Páscoa, no dia 5 de abril, será a vez de regressarem à escola os alunos do 2.º e 3.º ciclos – na prática os que frequentam entre o 5.º e o 9.º anos. A 19 de abril retomarão a atividade letiva presencial os alunos do secundário e do ensino superior.

Quanto às atividades de tempos livres, o calendário de abertura acompanha o das escolas.

5 – POSSO VOLTAR A COMER FORA?

A regra de reabertura a ‘conta-gotas’ é válida também neste sector. Só a partir de 5 de abril a atividade começará a voltar ao normal, e devagarinho. Primeiro com a abertura das esplanadas de restaurantes e pastelarias, mas com a limitação de os grupos não poderem exceder quatro pessoas.

A 19 de abril podem abrir portas os restaurantes, cafés e pastelarias, mantendo-se a limitação de quatro pessoas por grupo no interior dos estabelecimentos, alargando-se até um máximo de seis nos espaços exteriores. Regressam as limitações horárias, com licença de funcionamento até às 22h durante a semana e apenas até às 13h ao fim-de-semana e feriados.

A partir de 3 de maio, já com horário livre, passam a ser autorizados grupos de até seis pessoas no interior e até dez nas esplanadas.

6 – SERÁ POSSÍVEL ADQUIRIR BEBIDAS NO REGIME DE TAKE-AWAY?

Sim, restaurantes e similares passam a poder vendê-las já a partir do dia 15 de março. Mas no que toca a bebidas alcoólicas mantém-se a regra que proíbe a sua venda a partir das 20h, seja em take-away, seja nos estabelecimentos de comércio a retalho, incluindo supermercados e hipermercados.

7 – E JÁ POSSO IR AO CABELEIREIRO?

Sim, a partir do dia 15 de março abrem cabeleireiros, serviços de manicure e similares. Mas atenção: funcionamento exige marcação prévia.

8 – QUE OUTRAS LOJAS E ATIVIDADES PODEM ABRIR JÁ EM MARÇO?

O plano do Governo refere que as livrarias, bibliotecas e arquivos podem abrir a partir de 15 de março. As lojas de bens não essenciais estão incluídas nesta primeira fase, mas apenas para venda ao postigo, e há ainda a retoma do comércio automóvel e da mediação imobiliária. Também volta a ser possível a venda através do serviço de recolha de produtos adquiridos previamente online (‘click and collect’).

A 5 de abril podem abrir as lojas até 200 metros quadrados com porta para a rua. As restantes lojas e centros comerciais terão de esperar pelo dia 19 de abril para voltarem a receber clientes.

9 – AS LOJAS TERÃO LIMITAÇÕES HORÁRIAS?

As lojas podem estar abertas até às 21h durante a semana, mas regressa a proibição de encerramento às 13h aos fins-de-semana, para todos os serviços (com exceção dos super e hipermercados, já que o retalho alimentar pode funcionar até às 19h). Horário ficará em vigor pelo menos até ao início de maio, confirmou o Governo ao Expresso. A decisão pretende contrabalançar a abertura mais rápida da economia e ficou inscrita neste plano a dois meses como “regra geral”. Feriados também seguem a mesma regra.

10 – QUANDO PODEREI VOLTAR A ESTAR NUM PARQUE?

A 15 de março abrem os parques e espaços verdes.

11 – QUERO VOLTAR AO GINÁSIO. POSSO?

Ainda não. De acordo com o que está estabelecido, os ginásios só podem abrir a 5 de abril, e ainda sem aulas de grupo. Só a 3 de maio é permitida a abertura total, ainda que seja possível a realização de aulas com um PT na rua ou num espaço exterior, desde que respeitando o limite de pessoas fixado.

12 – E QUANTO ÀS ATIVIDADES DESPORTIVAS?

O dia 5 de abril é a data prevista também para que sejam retomadas as modalidades desportivas de baixo risco – basicamente as modalidades individuais sem contacto físico. A partir dessa data, a atividade física ao ar livre passa a poder ser feita em grupos de até quatro pessoas.

A 19 de abril, podem ser retomadas as modalidades desportivas de médio risco (ou seja, quase todos os desportos coletivos) e as atividades físicas ao ar livre são alargadas para grupos maiores, de até seis pessoas.

A 3 de maio todas as atividades desportivas podem regressar e deixa de haver limitação no número de pessoas para a prática de atividades físicas ao ar livre.

13 – POSSO VIAJAR?

A partir de dia 15 de março é levantada aos cidadãos portugueses a proibição das deslocações para fora do território continental.

14 – QUANDO POSSO VOLTAR A IR A UM MUSEU?

Museus, monumentos, palácios, galerias de arte e similares voltam a poder ser visitados a partir de 5 de abril.

15 – E PARA QUANDO A REABERTURA DE CINEMAS, TEATROS E O REGRESSO DOS CONCERTOS?

A primeira data a reter é o dia 19 de abril, data em que podem abrir cinemas, teatros, auditórios e salas de espetáculo, passando a ser possível a realização de eventos exteriores, embora com lotação reduzida.

Só a 3 de maio chega a licença para a realização de grandes eventos exteriores e interiores, mas com lotação condicionada.

16 – CASAMENTOS E BATIZADOS. PARA QUANDO?

A 19 de abril podem realizar-se festas de casamentos e baptizados, mas com a limitação de 25% da lotação que o espaço reservado permita. Mais convidados só a partir de 3 de maio, data em que a redução da limitação passa a 50%.

17 – CONTINUAM PROIBIDOS OS MERCADOS?

As feiras e mercados não alimentares voltam a poder realizar-se a partir de 15 de março, mediante decisão municipal.


Notícia exclusiva do nosso parceiro Expresso

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Novos dados sobre as gémeas portuguesas encontradas na Suíça: ficarão pelo menos três meses em prisão preventiva

09:42 7 Julho, 2026 09:28 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gémeas portuguesas detidas na Suíça por suspeitas de tráfico de droga vão permanecer em prisão preventiva durante pelo menos três meses

Gonçalo Ramos. Crédito: Lusa
Algarve Desporto Nacional

Povo ‘pediu’ algarvio Gonçalo Ramos em campo contra a Espanha mas Roberto Martinez não ‘ouviu’: “Talvez no prolongamento seria bom”

09:14 7 Julho, 2026 09:14 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Roberto Martínez explicou por que manteve Gonçalo Ramos no banco na derrota de Portugal frente à Espanha nos oitavos de final do Mundial 2026

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve

Treinador de 29 anos detido por suspeitas de abuso sexual de crianças em Vila Real de Santo António

10:33 7 Julho, 2026 10:01 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Aos 29 anos, treinador foi detido em Vila Real de Santo António por suspeitas de abuso sexual de crianças em contexto de educação desportiva

Idosa com a carteira vazia.
Economia Nacional

Reformados recebem pensão mais alta este mês: veja as datas de pagamento

15:20 6 Julho, 2026 14:15 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As pensões de julho chegam com o subsídio de férias, aumentando o valor pago aos reformados

Algarve

Quercus hasteia Bandeira Qualidade de Ouro na Praia de Monte Gordo

10:43 7 Julho, 2026 10:25 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Águas do Algarve foi destacada pelo papel no tratamento de águas residuais e na proteção do ambiente marinho

Copo de água fria. Crédito: Magnific
Saúde

Água gelada faz mal? Nutricionista esclarece este e outros mitos em dias de calor

10:20 7 Julho, 2026 15:21 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com temperaturas acima dos 40 ºC em várias zonas do país, beber água e escolher melhor as refeições torna-se ainda mais importante

Veículo da GNR.
Algarve Auto

Jovem de 25 anos morre em despiste de carro em Albufeira: condutor fugiu e está a ser procurado

16:37 6 Julho, 2026 16:27 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um jovem de 25 anos morreu num despiste e o condutor da viatura abandonou o local, estando a ser procurado

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Nacional

“Bebé milagre” declarado morto foi encontrado vivo na morgue horas depois: pais tinham consumido marijuana

08:00 7 Julho, 2026 18:01 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um bebé de 18 meses, no Arizona, foi declarado morto após quase se afogar numa piscina

PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Algarve

“Sou vítima dele”: filha do homem apanhado a filmar crianças em Portimão quebra silêncio

14:40 6 Julho, 2026 14:10 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O caso do homem identificado por alegadamente filmar crianças num centro comercial de Portimão ganhou novos contornos

Europe Direct Algarve Opinião

40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho

08:10 7 Julho, 2026 07:56 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A História tem demonstrado que é nos momentos de crise que a Europa encontra a janela de oportunidade para os maiores avanços"

Tempo

O calor não vai dar tréguas: modelo europeu deixa Portugal a vermelho em julho

06:30 7 Julho, 2026 15:07 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois da primeira onda de calor do verão, o modelo europeu aponta para temperaturas acima da média durante o resto de julho

Algarve Cultura

Lagoa Jazz Fest regressa ao Sítio das Fontes com três dias de música e natureza

11:00 6 Julho, 2026 11:00 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

XXI edição do festival junta música, natureza e artistas internacionais no Parque Municipal do Sítio das Fontes

Algarve Cultura Política

Cancelamento do Açoteia Rooftop Festival leva PSD Faro a exigir explicações

17:20 6 Julho, 2026 17:04 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Social-democratas dizem que o fim do Açoteia Rooftop Festival representa o abandono de um projeto com projeção internacional para Faro

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Dois homens ficam em prisão preventiva por tráfico de estupefacientes em Lagoa

11:11 6 Julho, 2026 11:14 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ação da GNR contou com militares de intervenção e binómio cinotécnico de deteção de droga da Unidade de Intervenção

Comboios parados junto a uma plataforma.
Algarve

Comboios elétricos chegam ao Algarve a 19 de julho e acabam-se os transbordos em Faro

11:47 6 Julho, 2026 11:38 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Linha ferroviária do Algarve passa a funcionar com comboios elétricos a partir de 19 de julho, eliminando o transbordo em Faro

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Novos dados sobre as gémeas portuguesas encontradas na Suíça: ficarão pelo menos três meses em prisão preventiva

09:42 7 Julho, 2026 09:28 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gémeas portuguesas detidas na Suíça por suspeitas de tráfico de droga vão permanecer em prisão preventiva durante pelo menos três meses

Gonçalo Ramos. Crédito: Lusa
Algarve, Desporto, Nacional

Povo ‘pediu’ algarvio Gonçalo Ramos em campo contra a Espanha mas Roberto Martinez não ‘ouviu’: “Talvez no prolongamento seria bom”

09:14 7 Julho, 2026 09:14 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Roberto Martínez explicou por que manteve Gonçalo Ramos no banco na derrota de Portugal frente à Espanha nos oitavos de final do Mundial 2026

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve

Treinador de 29 anos detido por suspeitas de abuso sexual de crianças em Vila Real de Santo António

10:33 7 Julho, 2026 10:01 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Aos 29 anos, treinador foi detido em Vila Real de Santo António por suspeitas de abuso sexual de crianças em contexto de educação desportiva

Idosa com a carteira vazia.
Economia, Nacional

Reformados recebem pensão mais alta este mês: veja as datas de pagamento

15:20 6 Julho, 2026 14:15 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As pensões de julho chegam com o subsídio de férias, aumentando o valor pago aos reformados

Algarve

Quercus hasteia Bandeira Qualidade de Ouro na Praia de Monte Gordo

10:43 7 Julho, 2026 10:25 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Águas do Algarve foi destacada pelo papel no tratamento de águas residuais e na proteção do ambiente marinho

Copo de água fria. Crédito: Magnific
Saúde

Água gelada faz mal? Nutricionista esclarece este e outros mitos em dias de calor

10:20 7 Julho, 2026 15:21 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com temperaturas acima dos 40 ºC em várias zonas do país, beber água e escolher melhor as refeições torna-se ainda mais importante

Veículo da GNR.
Algarve, Auto

Jovem de 25 anos morre em despiste de carro em Albufeira: condutor fugiu e está a ser procurado

16:37 6 Julho, 2026 16:27 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um jovem de 25 anos morreu num despiste e o condutor da viatura abandonou o local, estando a ser procurado

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Nacional

“Bebé milagre” declarado morto foi encontrado vivo na morgue horas depois: pais tinham consumido marijuana

08:00 7 Julho, 2026 18:01 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um bebé de 18 meses, no Arizona, foi declarado morto após quase se afogar numa piscina

PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Algarve

“Sou vítima dele”: filha do homem apanhado a filmar crianças em Portimão quebra silêncio

14:40 6 Julho, 2026 14:10 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O caso do homem identificado por alegadamente filmar crianças num centro comercial de Portimão ganhou novos contornos

Europe Direct Algarve, Opinião

40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho

08:10 7 Julho, 2026 07:56 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A História tem demonstrado que é nos momentos de crise que a Europa encontra a janela de oportunidade para os maiores avanços"

Tempo

O calor não vai dar tréguas: modelo europeu deixa Portugal a vermelho em julho

06:30 7 Julho, 2026 15:07 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois da primeira onda de calor do verão, o modelo europeu aponta para temperaturas acima da média durante o resto de julho

Algarve, Cultura

Lagoa Jazz Fest regressa ao Sítio das Fontes com três dias de música e natureza

11:00 6 Julho, 2026 11:00 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

XXI edição do festival junta música, natureza e artistas internacionais no Parque Municipal do Sítio das Fontes

Algarve, Cultura, Política

Cancelamento do Açoteia Rooftop Festival leva PSD Faro a exigir explicações

17:20 6 Julho, 2026 17:04 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Social-democratas dizem que o fim do Açoteia Rooftop Festival representa o abandono de um projeto com projeção internacional para Faro

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Dois homens ficam em prisão preventiva por tráfico de estupefacientes em Lagoa

11:11 6 Julho, 2026 11:14 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ação da GNR contou com militares de intervenção e binómio cinotécnico de deteção de droga da Unidade de Intervenção

Comboios parados junto a uma plataforma.
Algarve

Comboios elétricos chegam ao Algarve a 19 de julho e acabam-se os transbordos em Faro

11:47 6 Julho, 2026 11:38 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Linha ferroviária do Algarve passa a funcionar com comboios elétricos a partir de 19 de julho, eliminando o transbordo em Faro

Últimas Notícias

  • Vinhos, mariscos e animação marcam nova edição do Portimão Wine Tasting
    Vinhos, mariscos e animação marcam nova edição do Portimão Wine Tasting
  • Quercus hasteia Bandeira Qualidade de Ouro na Praia de Monte Gordo
    Quercus hasteia Bandeira Qualidade de Ouro na Praia de Monte Gordo
  • Treinador de 29 anos detido por suspeitas de abuso sexual de crianças em Vila Real de Santo António
    Treinador de 29 anos detido por suspeitas de abuso sexual de crianças em Vila Real de Santo António
  • Água gelada faz mal? Nutricionista esclarece este e outros mitos em dias de calor
    Água gelada faz mal? Nutricionista esclarece este e outros mitos em dias de calor
  • Trail Entre a Serra e o Mar estreia-se em agosto em São Brás de Alportel
    Trail Entre a Serra e o Mar estreia-se em agosto em São Brás de Alportel

Opinião

  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
  • União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
    União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
  • Salário mediano apenas 11% acima dos salários mais baixos* em Portugal, o menor diferencial da Zona Euro
    Salário mediano apenas 11% acima dos salários mais baixos* em Portugal, o menor diferencial da Zona Euro

Europe Direct Algarve

  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
  • União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
    União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal