Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Política, Saúde

Boris Johnson em quarentena após tentar escapar ao isolamento profilático

Inglaterra entra na última etapa do plano de desconfinamento. Os defensores do alívio de restrições chamam-lhe o “dia da liberdade”. Mas há também alertas sobre os riscos de deixar o número de infeções continuar a subir

21:32 18 Julho, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Primeiro-ministro britânico tentou escapar ao isolamento profilático

Boris Johnson decidiu ficar em quarentena, mas só depois de ter sido fortemente criticado por tentar escapar ao isolamento profilático.

O primeiro-ministro britânico e o ministro das Finanças estiveram em contacto com o ministro da Saúde do Reino Unido que está infetado.

O embaraço acontece nas vésperas do dia em que os britânicos levantam quase todas as restrições.

Notícia exclusiva do nosso parceiro SIC Notícias – VEJA AQUI O VÍDEO


Quase todas as restrições levantadas a partir de segunda-feira


A partir desta segunda-feira, os ingleses deixarão de fazer contas ao número de pessoas com quem podem estar, jantar no restaurante ou convidar para o casamento, poderão beber uma cerveja ao balcão do pub, cantar e dançar sem restrições, não pensar se estão ou não a mais de dois metros da pessoa ao lado e até deixar a máscara em casa, ainda que a recomendação seja para continuar usá-la em locais fechados onde se juntam várias pessoas, como é o caso dos transportes públicos.

O plano de desconfinamento delineado pelo governo britânico chega à quarta e última fase a 19 de julho, já apelidado por alguns como o “dia da liberdade”. Quase todas as restrições relativas aos contactos sociais são levantadas e a opção passa agora por apelar à responsabilidade individual.

“A pandemia ainda não acabou e é preciso manter os cuidados”, tem avisado o primeiro-ministro, entretanto a cumprir isolamento após contacto com o seu ministro da Saúde, Sajid Javid, que testou positivo para a covid-19. Há planos para acabar também com esta regra para quem tem a vacinação completa e para os menores de 18 anos, mas só mais à frente, a 16 de agosto.

Quanto à situação da epidemia no país, o Reino Unido ultrapassou a fasquia das 50 mil novas infeções diárias e estima-se que o pico desta vaga não aconteça antes de meados de agosto, escreve a BCC, citando os cálculos dos especialistas que aconselham o Governo. É possível que o país chegue às 100 mil infeções ou mais, com 1000 a 2000 internamentos por dia no momento mais crítico e uma a duas centenas de mortes diárias.

Neste momento, o número de hospitalizações diárias está a aumentar mas em números muito distantes do pico da terceira de vaga, no início do ano.

Os mesmos especialistas admitem que todas estas previsões têm bastante grau de incerteza e podem até pecar por defeito. Mas também se espera que a cobertura vacinal continue a progredir. Atualmente, 53% dos britânicos têm a vacinação completa (67,8% se se considerar apenas a população adulta) e 68% têm pelo menos uma dose (87,8% dos adultos).

VIVER COM O VÍRUS

A ideia é então reabrir o que ainda não funciona – como as discotecas e clubes noturnos, fechados desde março de 2020 – e tornar mais normal a vida em sociedade. Cinemas e teatros passam a funcionar sem restrições de lugares e não haverá limites ao número de pessoas que podem estar em eventos desportivos ou culturais, por exemplo.

No entanto, o Governo apela a que os promotores destes eventos que juntam muitas pessoas usem os certificados covid (provas de vacinação, recuperação recente da doença ou teste negativo) para acesso a esses locais. E admite tornar esta condição obrigatória se se verificar que não estão a ser tomadas as medidas necessárias à prevenção dos contágios.

Quanto ao trabalho, nesta fase do plano recomenda-se um regresso gradual aos locais de emprego.

Na página do Governo, deixa-se o alerta: “Apesar de a maioria das restrições legais serem levantadas nesta fase 4 e de muitas pessoas estarem vacinadas, é possível ser infetado e transmitir o vírus. Além disso, estamos a viver a terceira vaga desta pandemia”. Mas também o que se acredita ser o caminho: “A covid-19 fará parte das nossas vidas nos tempos mais próximos. Por isso, precisamos de aprender a viver com isso e a gerir o risco, para nós e em relação aos outros.”

Fazer um teste quando se tem sintomas e cumprir o isolamento em caso de resultado positivo, organizar rastreios ocasionais em situação de elevado risco e conviver o máximo possível ao ar livre, evitando convívios alargados e duradouros, são algumas dos comportamentos que o executivo de Boris Johnson quer que continuem a ser postos em prática pela sociedade.

No capítulo das viagens, os cidadãos vacinados que cheguem da longa lista de países que estão no grupo âmbar, como Portugal, já não terão de cumprir quarentena à chegada. Apenas o farão se não tiverem a vacinação completa ou se regressarem de países na lista vermelha.

O APELO DOS CIENTISTAS

Em relação às máscaras, acaba a obrigatoriedade de uso, mas a recomendação é também para continuar a usar em espaços fechados com muita gente, incluindo transportes públicos.

Ainda assim e dada a elevada incidência no país, um conjunto de especialistas tem apelado a Boris Johnson para que reveja esta medida em particular e mantenha a obrigatoriedade: “Se não usarmos máscara, o vírus espalha-se mais rapidamente. É tao simples quanto isto”, defendeu Julian Tang, um virologista da Universidade de Leicester, citado pelo The Guardian.

Um grupo de investigadores foi mais longe e escreveu um artigo publicado na revista médica The Lancet classificando a decisão de Boris Johnson como “perigosa e prematura”. Isto por considerarem que os níveis de vacinação ainda não são suficientes para proteger o SNS de um agravar da situação, decorrente de um aumento esperado de internamentos, por exporem milhões de crianças e adolescentes não vacinados ao contágio e por poderem potenciar o aparecimento de mais variantes.


Notícia exclusiva do nosso parceiro Expresso

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Irmãs gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: pai pensava que iam só ao Porto ter com amigos

10:45 29 Junho, 2026 11:43 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desde 24 de junho que duas irmãs gémeas portuguesas estão desaparecidas e a família descobriu que, afinal, tinham viajado para o Dubai

Praia Verde, Algarve.
Algarve

Polícia Marítima chamada à Praia Verde no Algarve para ‘travar’ banhistas com chapéus-de-sol em frente às áreas concessionadas

13:02 29 Junho, 2026 12:50 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No domingo, a Polícia Marítima foi chamada à Praia Verde e a Altura por causa da colocação de chapéus-de-sol em frente a concessões de praia

Algarve

Queda à água nas Docas de Faro faz uma vítima mortal

06:55 29 Junho, 2026 06:55 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Manobras de reanimação foram realizadas no local, mas o homem acabou por morrer nas Docas de Faro este domingo

Corredor de hospital.
Algarve Economia

Loulé e Faro contra o Estado? Municípios algarvios em desacordo com a responsabilidade dos custos do futuro Hospital Central do Algarve

16:27 29 Junho, 2026 15:24 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Municípios de Loulé e Faro contestam a intenção do Estado de lhes atribuir os custos dos acessos ao futuro Hospital Central do Algarve

Folha de um exame nacional. Crédito: Foto AI
Nacional

Polémica nos exames nacionais: “Professores de Geografia foram convocados para classificar provas de Francês”

10:28 29 Junho, 2026 11:36 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Exames nacionais 'debaixo de olho': há atrasos e relatos de professores convocados para corrigir disciplinas fora da sua área de ensino

Opinião Política

António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco

16:37 29 Junho, 2026 16:34 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Falemos do presente voltando ao passado. O ponto de vista de um ativista venezuelano a viver em Portugal"

Europe Direct Algarve Opinião

Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha

12:28 29 Junho, 2026 12:29 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Novo Bauhaus Europeu facilita que a nossa investigação saia das publicações científicas e se traduza em soluções reais e tangíveis para o território"

Mulher a beber água. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Bebe água da garrafa? A escolha entre plástico, vidro e metal pode fazer mais diferença do que imagina

19:00 28 Junho, 2026 12:42 28 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todas as garrafas reutilizáveis são iguais. Saiba qual o material mais indicado para o seu dia a dia

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vêm aí dias de calor e sol forte: radiação UV muito elevada em Portugal nestes dias e estas serão as horas de maior risco

17:51 28 Junho, 2026 17:51 28 Junho, 2026 | João Luís

Radiação UV muito elevada deverá marcar os próximos dias em Portugal, sobretudo entre as 12:00 e as 15:00. Saiba que cuidados deve ter

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Algarve Cultura

Silves celebra o verão com música e gastronomia no Castelo ao pôr do sol

08:00 28 Junho, 2026 06:47 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves entre 2 e 30 de julho, com música ao vivo, gastronomia e animação ao pôr do sol

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

Vento forte na praia. Crédito: Magnific
Tempo

Vem aí uma nortada: calor regressa a Portugal antes do fim do mês mas vento pode ‘estragar’ a praia nestas regiões

17:00 27 Junho, 2026 15:04 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor vai regressar gradualmente a Portugal até ao final de junho, sobretudo no interior, onde os termómetros poderão aproximar-se dos 39 ºC

Algarve Cultura Gastronomia

Música popular e petiscos animam Festas Populares de Boliqueime

16:47 29 Junho, 2026 16:51 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Festas decorrem de 3 a 5 de julho, no Largo do Adro, com entrada livre, música popular e gastronomia regional

Avião da Iberia.
Vida & Lazer

Iberia faz mudanças e assume nova designação para a bagagem de mão

15:30 28 Junho, 2026 15:54 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia aérea espanhola Iberia alterou a designação da bagagem de mão sem mexer nas regras de peso ou dimensões

Algarve Política

Casa do Povo da Conceição recebeu sessão ordinária da Assembleia Municipal de Faro

16:06 29 Junho, 2026 16:15 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Foram aprovados votos de pesar, votos de louvor, moções e recomendações apresentadas por várias forças políticas

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Irmãs gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: pai pensava que iam só ao Porto ter com amigos

10:45 29 Junho, 2026 11:43 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desde 24 de junho que duas irmãs gémeas portuguesas estão desaparecidas e a família descobriu que, afinal, tinham viajado para o Dubai

Praia Verde, Algarve.
Algarve

Polícia Marítima chamada à Praia Verde no Algarve para ‘travar’ banhistas com chapéus-de-sol em frente às áreas concessionadas

13:02 29 Junho, 2026 12:50 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No domingo, a Polícia Marítima foi chamada à Praia Verde e a Altura por causa da colocação de chapéus-de-sol em frente a concessões de praia

Algarve

Queda à água nas Docas de Faro faz uma vítima mortal

06:55 29 Junho, 2026 06:55 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Manobras de reanimação foram realizadas no local, mas o homem acabou por morrer nas Docas de Faro este domingo

Corredor de hospital.
Algarve, Economia

Loulé e Faro contra o Estado? Municípios algarvios em desacordo com a responsabilidade dos custos do futuro Hospital Central do Algarve

16:27 29 Junho, 2026 15:24 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Municípios de Loulé e Faro contestam a intenção do Estado de lhes atribuir os custos dos acessos ao futuro Hospital Central do Algarve

Folha de um exame nacional. Crédito: Foto AI
Nacional

Polémica nos exames nacionais: “Professores de Geografia foram convocados para classificar provas de Francês”

10:28 29 Junho, 2026 11:36 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Exames nacionais 'debaixo de olho': há atrasos e relatos de professores convocados para corrigir disciplinas fora da sua área de ensino

Opinião, Política

António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco

16:37 29 Junho, 2026 16:34 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Falemos do presente voltando ao passado. O ponto de vista de um ativista venezuelano a viver em Portugal"

Europe Direct Algarve, Opinião

Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha

12:28 29 Junho, 2026 12:29 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Novo Bauhaus Europeu facilita que a nossa investigação saia das publicações científicas e se traduza em soluções reais e tangíveis para o território"

Mulher a beber água. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Bebe água da garrafa? A escolha entre plástico, vidro e metal pode fazer mais diferença do que imagina

19:00 28 Junho, 2026 12:42 28 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todas as garrafas reutilizáveis são iguais. Saiba qual o material mais indicado para o seu dia a dia

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vêm aí dias de calor e sol forte: radiação UV muito elevada em Portugal nestes dias e estas serão as horas de maior risco

17:51 28 Junho, 2026 17:51 28 Junho, 2026 | João Luís

Radiação UV muito elevada deverá marcar os próximos dias em Portugal, sobretudo entre as 12:00 e as 15:00. Saiba que cuidados deve ter

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Algarve, Cultura

Silves celebra o verão com música e gastronomia no Castelo ao pôr do sol

08:00 28 Junho, 2026 06:47 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves entre 2 e 30 de julho, com música ao vivo, gastronomia e animação ao pôr do sol

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

Vento forte na praia. Crédito: Magnific
Tempo

Vem aí uma nortada: calor regressa a Portugal antes do fim do mês mas vento pode ‘estragar’ a praia nestas regiões

17:00 27 Junho, 2026 15:04 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor vai regressar gradualmente a Portugal até ao final de junho, sobretudo no interior, onde os termómetros poderão aproximar-se dos 39 ºC

Algarve, Cultura, Gastronomia

Música popular e petiscos animam Festas Populares de Boliqueime

16:47 29 Junho, 2026 16:51 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Festas decorrem de 3 a 5 de julho, no Largo do Adro, com entrada livre, música popular e gastronomia regional

Avião da Iberia.
Vida & Lazer

Iberia faz mudanças e assume nova designação para a bagagem de mão

15:30 28 Junho, 2026 15:54 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia aérea espanhola Iberia alterou a designação da bagagem de mão sem mexer nas regras de peso ou dimensões

Algarve, Política

Casa do Povo da Conceição recebeu sessão ordinária da Assembleia Municipal de Faro

16:06 29 Junho, 2026 16:15 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Foram aprovados votos de pesar, votos de louvor, moções e recomendações apresentadas por várias forças políticas

Últimas Notícias

  • Música popular e petiscos animam Festas Populares de Boliqueime
    Música popular e petiscos animam Festas Populares de Boliqueime
  • Loulé e Faro contra o Estado? Municípios algarvios em desacordo com a responsabilidade dos custos do futuro Hospital Central do Algarve
    Loulé e Faro contra o Estado? Municípios algarvios em desacordo com a responsabilidade dos custos do futuro Hospital Central do Algarve
  • Casa do Povo da Conceição recebeu sessão ordinária da Assembleia Municipal de Faro
    Casa do Povo da Conceição recebeu sessão ordinária da Assembleia Municipal de Faro
  • Gimnochamps soma pódios e resultados de destaque no Nacional de Ginástica
    Gimnochamps soma pódios e resultados de destaque no Nacional de Ginástica
  • Grupo Vila Galé está em festa: projeto que nasceu no Algarve celebra 40 anos de vida com hotéis entre Portugal, Espanha, Brasil e Cuba
    Grupo Vila Galé está em festa: projeto que nasceu no Algarve celebra 40 anos de vida com hotéis entre Portugal, Espanha, Brasil e Cuba

Opinião

  • António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco
    António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco
  • Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha
    Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha
  • O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho
    O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho

Europe Direct Algarve

  • Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha
    Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha
  • CTT avisam: estas encomendas podem ficar mais caras a partir de julho
    CTT avisam: estas encomendas podem ficar mais caras a partir de julho
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal