Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Opinião, Saúde

Arte-terapia para melhorar o bem-estar na universidade | Por Pedro Simão Mendes

Numa época em que a preocupação com a saúde mental ganha ênfase na nossa sociedade, o recurso a intervenções através da arte-terpia pode ser uma das vias de promoção de bem-estar

07:30 30 Novembro, 2024 17:11 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Um estudo realizado no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa testou a eficácia de um workshop de arte-terapia em grupo desenvolvido para promover o bem-estar de estudantes na universidade. Os resultados indicaram um aumento do bem-estar subjetivo, caracterizado por emoções positivas (com destaque para gratidão, inspiração e relaxamento), satisfação com a vida e a redução de sentimentos negativos.

“Os jovens universitários e as jovens universitárias enfrentam desafios únicos que podem afetar a sua saúde mental” – quem o afirma é a psicóloga e investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-Iscte) Patrícia Arriaga, primeira autora deste estudo. Considerando fatores como a pressão para o bom desempenho académico, mas também sentimentos de solidão, que podem causar ansiedade e sintomas depressivos, “a promoção da saúde mental em estudantes universitários é essencial para o sucesso académico e social, e também para prevenir o desenvolvimento ou o agravamento de perturbações psicológicas”, afirma Patrícia Arriaga.

Uma das formas de promover o bem-estar que tem recebido atenção na investigação é a arte-terapia. Neste sentido, em colaboração com o CIS-Iscte, o Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (CIES-Iscte) e arte terapeutas da Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia (SPAT), foi desenvolvido um Workshop de arte-terapia para realizar em contexto de grupo dirigido a estudantes universitários e avaliado o seu impacto em 89 estudantes que aderiram à iniciativa.

PEDRO SIMÃO MENDES
Doutorado em Psicologia Básica pela Universidade do Minho
Comunicação de Ciência no CIS-Iscte
Numa época em que a preocupação com a saúde mental ganha ênfase na nossa sociedade, (...) o recurso a intervenções através da arte-terpia pode ser uma das vias de promoção de bem-estar.

Em workshops de três horas, realizados por arte-terapeutas certificadas, os/as participantes exploraram diversos recursos artísticos, como som e música, imagética guiada, artes visuais, e ainda escrita criativa e encenação dramática. Para avaliar o impacto destas sessões, foi pedido a estudantes que preenchessem questionários acerca de bem-estar, estados de ansiedade e solidão, e autoconsciência antes e após o workshop. Tendo o workshop sido desenvolvido para realizar em grupo, foi ainda avaliada a perceção de coesão no grupo, em termos de sentimentos de ligação, união e sincronismo entre os/as estudantes em cada grupo. Duas a três semanas após o workshop foi avaliada novamente a solidão e a satisfação com a vida.

“De uma forma geral, após o workshop, houve um aumento significativo do bem-estar subjetivo relatado pelas pessoas participantes”, afirma a investigadora Sibila Marques (CIS-Iscte). Estes resultados foram ainda acompanhados pela redução de estados de ansiedade, sugerindo que o envolvimento nas atividades ajudou a reduzir sensações imediatas de stress e tensão. A investigadora e arte-terapeuta Raquel Freitas (CIES-Iscte, SPAT) acrescenta que “o workshop facilitou o aumento da consciência dos próprios pensamentos e sentimentos, mas também acerca do ambiente circundante e reduziu preocupações com julgamentos sociais”. Para além disso, foi registada uma redução temporária dos sentimentos de solidão, que as autoras do estudo atribuem às ligações interpessoais proporcionadas durante a atividade de grupo, atendendo ainda à elevada coesão de grupo que foi expressa pelo/as estudantes.

Porém, de acordo com a equipa de investigação, duas a três semanas após o workshop, as perceções de satisfação com a vida e de solidão regrediram aos níveis reportados antes do workshop, indicando a ausência de um efeito duradouro. “Apesar de os/as participantes terem avaliado positivamente a sua experiência e a coesão no grupo facilitada pelas terapeutas, uma única intervenção é insuficiente para o desenvolvimento pleno dos grupos e para gerar efeitos duradouros. Ainda assim, os resultados temporários positivos no bem-estar e o interesse manifestado em continuar as atividades são indicativos da relevância de prosseguir com estas intervenções em estudantes universitários”, conclui a investigadora Patrícia Arriaga. A investigadora salientou ainda a necessidade de maior investimento na saúde mental neste contexto, acompanhado de investigação que analise a eficácia destas intervenções e produzir recomendações baseadas em evidências.

Numa época em que a preocupação com a saúde mental ganha ênfase na nossa sociedade, com diferentes estratégias a serem adotadas – como é o caso dos cheques-psicólogos para estudantes universitários/as distribuídos pelo Governo – o recurso a intervenções através da arte-terpia pode ser uma das vias de promoção de bem-estar. A equipa de investigação é composta por Patrícia Arriaga, Madga P. Simões, Sibila Marques, Raquel Freitas, Helena D. Pinto, Maria Paula Prior, Sílvia Candeias e Margarida Rodrigues.

O trabalho foi publicado na revista The Arts in Psychotherapy e inclui material suplementar a especificar e explicar os objetivos de cada atividade realizada no Workshop, permitido a sua replicabilidade.

Leia também: Acreditar num mundo justo pode promover o bem-estar? | Por Pedro Simão Mendes

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional

Homem com dores no peito recebe pulseira verde e morre à espera de ser atendido nas urgências

13:30 11 Julho, 2026 12:46 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Utente de 63 anos deslocou-se pelos próprios meios às urgências, mas caiu inanimado na sala de espera

Algarve Edição Papel Saúde

Lusíadas reforça aposta no Algarve com hospital de 60 milhões em Faro

08:00 11 Julho, 2026 07:27 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve soma apostas dos Lusíadas: Vilamoura abriu em 2025 e Faro terá hospital de 60 milhões com 500 empregos previstos

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Domingo traz descida das temperaturas e chuva a estas regiões de Portugal

14:00 11 Julho, 2026 12:46 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de um sábado ainda marcado pelo calor no interior, a aproximação de uma frente atlântica vai aumentar a nebulosidade e poderá trazer chuva

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente atlântica aproxima-se de Portugal: estas regiões podem contar com chuva a partir deste dia

06:00 11 Julho, 2026 12:21 11 Julho, 2026 | João Luís

Uma frente atlântica deverá chegar a Portugal continental este fim-de-semana, trazendo chuva a estas regiões

Praia da Barreta. Crédito: Algarve Cave Tours | DR
Algarve Nacional

Praia ‘secreta’ no Algarve continua longe das multidões e tem água mais quente do que imagina

18:50 11 Julho, 2026 12:45 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quilómetros de areal, paisagem protegida e acesso exclusivo por barco ajudam a manter esta praia no Algarve fora das praias mais concorridas do verão

Algarve Cultura

Teatro ao ar livre anima freguesias de Silves com “A Última Baforada de CO2”

15:50 11 Julho, 2026 15:52 11 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Espetáculo de teatro passa hoje por Silves e segue depois para Armação de Pêra e São Marcos da Serra, sempre com entrada livre. O POSTAL foi ver e recomenda

Bombeiros chegam a local de acidente. Crédito: Foto AI
Nacional

Duas jovens morrem após carro ‘voar’ de viaduto e incendiar-se na autoestrada

15:14 11 Julho, 2026 15:14 11 Julho, 2026 | João Luís

Acidente em São Mamede de Infesta fez duas vítimas mortais e dois feridos. Carro caiu de um viaduto para a A4 e incendiou-se

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Mecânico com 40 anos de experiência revela o carro usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal

22:50 11 Julho, 2026 12:50 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Comprar um carro usado por menos de 600 euros e mantê-lo em circulação durante cerca de 15 anos sem avarias graves parece improvável, mas foi isso que aconteceu a um mecânico com mais de quatro décadas de experiência. O profissional revela agora qual foi...

Vida & Lazer

Tem alguma destas plantas no jardim? Pode estar a atrair carraças para perto de casa

21:30 11 Julho, 2026 12:47 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vegetação densa, relva alta e zonas húmidas criam o ambiente ideal para carraças

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Iluminar o contador da luz. Crédito: Freepik
Algarve Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal em mais de 100 zonas este domingo: estas são as localidades afetadas (Algarve incluído)

19:50 10 Julho, 2026 19:30 10 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 12 de julho, em várias localidades do país

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Vêm aí novos radares de velocidade média: saiba como funcionam e a partir de quando poderão estar nas estradas

20:30 11 Julho, 2026 15:00 11 Julho, 2026 | João Luís

Portugal vai receber 12 novos radares de velocidade média, que calculam a velocidade ao longo de um troço

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Supermercado pede para deixar mochilas e malas na entrada. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Supermercado pode exigir aos clientes que deixem as mochilas à entrada? Há regras a cumprir

09:30 11 Julho, 2026 15:03 9 Julho, 2026 | João Luís

Deixar mochilas à entrada de um supermercado pode ser exigido em alguns casos, mas há regras que têm de ser cumpridas

Ciência Edição Papel Opinião Política

Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas

07:30 11 Julho, 2026 07:11 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Quando a ciência deixa de orientar a política e passa a ser refém da geopolítica, é como enfrentar uma tempestade depois de abandonar a bússola. Numa crise desta dimensão, renunciar ao conhecimento é escolher a deriva"

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Nacional

Homem com dores no peito recebe pulseira verde e morre à espera de ser atendido nas urgências

13:30 11 Julho, 2026 12:46 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Utente de 63 anos deslocou-se pelos próprios meios às urgências, mas caiu inanimado na sala de espera

Algarve, Edição Papel, Saúde

Lusíadas reforça aposta no Algarve com hospital de 60 milhões em Faro

08:00 11 Julho, 2026 07:27 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve soma apostas dos Lusíadas: Vilamoura abriu em 2025 e Faro terá hospital de 60 milhões com 500 empregos previstos

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Domingo traz descida das temperaturas e chuva a estas regiões de Portugal

14:00 11 Julho, 2026 12:46 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de um sábado ainda marcado pelo calor no interior, a aproximação de uma frente atlântica vai aumentar a nebulosidade e poderá trazer chuva

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente atlântica aproxima-se de Portugal: estas regiões podem contar com chuva a partir deste dia

06:00 11 Julho, 2026 12:21 11 Julho, 2026 | João Luís

Uma frente atlântica deverá chegar a Portugal continental este fim-de-semana, trazendo chuva a estas regiões

Praia da Barreta. Crédito: Algarve Cave Tours | DR
Algarve, Nacional

Praia ‘secreta’ no Algarve continua longe das multidões e tem água mais quente do que imagina

18:50 11 Julho, 2026 12:45 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quilómetros de areal, paisagem protegida e acesso exclusivo por barco ajudam a manter esta praia no Algarve fora das praias mais concorridas do verão

Algarve, Cultura

Teatro ao ar livre anima freguesias de Silves com “A Última Baforada de CO2”

15:50 11 Julho, 2026 15:52 11 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Espetáculo de teatro passa hoje por Silves e segue depois para Armação de Pêra e São Marcos da Serra, sempre com entrada livre. O POSTAL foi ver e recomenda

Bombeiros chegam a local de acidente. Crédito: Foto AI
Nacional

Duas jovens morrem após carro ‘voar’ de viaduto e incendiar-se na autoestrada

15:14 11 Julho, 2026 15:14 11 Julho, 2026 | João Luís

Acidente em São Mamede de Infesta fez duas vítimas mortais e dois feridos. Carro caiu de um viaduto para a A4 e incendiou-se

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Mecânico com 40 anos de experiência revela o carro usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal

22:50 11 Julho, 2026 12:50 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Comprar um carro usado por menos de 600 euros e mantê-lo em circulação durante cerca de 15 anos sem avarias graves parece improvável, mas foi isso que aconteceu a um mecânico com mais de quatro décadas de experiência. O profissional revela agora qual foi...

Vida & Lazer

Tem alguma destas plantas no jardim? Pode estar a atrair carraças para perto de casa

21:30 11 Julho, 2026 12:47 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vegetação densa, relva alta e zonas húmidas criam o ambiente ideal para carraças

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Iluminar o contador da luz. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal em mais de 100 zonas este domingo: estas são as localidades afetadas (Algarve incluído)

19:50 10 Julho, 2026 19:30 10 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 12 de julho, em várias localidades do país

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Vêm aí novos radares de velocidade média: saiba como funcionam e a partir de quando poderão estar nas estradas

20:30 11 Julho, 2026 15:00 11 Julho, 2026 | João Luís

Portugal vai receber 12 novos radares de velocidade média, que calculam a velocidade ao longo de um troço

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Supermercado pede para deixar mochilas e malas na entrada. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Supermercado pode exigir aos clientes que deixem as mochilas à entrada? Há regras a cumprir

09:30 11 Julho, 2026 15:03 9 Julho, 2026 | João Luís

Deixar mochilas à entrada de um supermercado pode ser exigido em alguns casos, mas há regras que têm de ser cumpridas

Ciência, Edição Papel, Opinião, Política

Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas

07:30 11 Julho, 2026 07:11 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Quando a ciência deixa de orientar a política e passa a ser refém da geopolítica, é como enfrentar uma tempestade depois de abandonar a bússola. Numa crise desta dimensão, renunciar ao conhecimento é escolher a deriva"

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Mecânico com 40 anos de experiência revela o carro usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal
    Mecânico com 40 anos de experiência revela o carro usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal
  • Tem alguma destas plantas no jardim? Pode estar a atrair carraças para perto de casa
    Tem alguma destas plantas no jardim? Pode estar a atrair carraças para perto de casa
  • Vêm aí novos radares de velocidade média: saiba como funcionam e a partir de quando poderão estar nas estradas
    Vêm aí novos radares de velocidade média: saiba como funcionam e a partir de quando poderão estar nas estradas
  • Separação, divórcio ou partilhas? Saiba como desvincular alguém do crédito habitação
    Separação, divórcio ou partilhas? Saiba como desvincular alguém do crédito habitação
  • Praia ‘secreta’ no Algarve continua longe das multidões e tem água mais quente do que imagina
    Praia ‘secreta’ no Algarve continua longe das multidões e tem água mais quente do que imagina

Opinião

  • Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas
    Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas
  • O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos
    O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos
  • A economia azul como caminho de futuro | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva
    A economia azul como caminho de futuro | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva

Europe Direct Algarve

  • Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
    Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
  • Culture Next expande a rede com cinco novos membros | Por João Palmeiro
    Culture Next expande a rede com cinco novos membros | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal