Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Saúde

Alvito e Cuba em risco extremo de contágio. Há um concelho algarvio em risco muito elevado

O risco extremo de infeção verifica-se quando um concelho tem uma incidência cumulativa a 14 dias acima dos 960 casos de infeção por 100 mil habitantes

18:05 8 Outubro, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Portugal tem esta sexta-feira dois concelhos em risco extremo de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, Alvito e Cuba, mais um em relação à semana anterior, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) hoje divulgado.

O risco extremo de infeção verifica-se quando um concelho tem uma incidência cumulativa a 14 dias acima dos 960 casos de infeção por 100 mil habitantes.

No boletim da passada sexta-feira, dia em que são comunicados os valores dos concelhos, Alcoutim era o único nessa lista, tendo saído entretanto. O novo relatório das autoridades revela que está agora neste patamar o concelho de Alvito com 2.391 casos e Cuba com 968 casos.

A análise é referente à incidência cumulativa a 14 dias entre 23 de setembro e 06 de outubro.

Na nota explicativa dos dados por concelhos é referido que a incidência cumulativa “corresponde ao quociente entre o número de novos casos confirmados nos 14 dias anteriores ao momento de análise e a população residente estimada”.

Em risco muito elevado, ou seja, com uma incidência de entre 480 e 959,9 casos por 100 mil habitantes, estão quatro concelhos, mais dois em relação à semana anterior: Alcoutim (674), Arganil (819), Beja (519) e Ferreira do Alentejo (602).

Entre ao 240 e os 479,9 casos por 100 mil habitantes a 14 dias o boletim relata a existência de 16 concelhos nessas condições.

Segundo o boletim, entre os 120 e os 239,9 casos por 100 mil habitantes a 14 dias estão 50 concelhos, menos 13 do que na semana anterior.

A crescer está a lista dos concelhos com zero casos de infeção. Nesta situação estão 39 dos 308 concelhos, mais sete em relação ao relatório da sexta-feira passada.

Portugal registou hoje mais 841 casos confirmados de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 e oito mortes associadas à covid-19, assim como uma diminuição no número de internamentos, segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Segundo o boletim epidemiológico da DGS divulgado hoje, estão internadas 332 pessoas, menos 21 do que na quinta-feira, das quais 52 em cuidados intensivos, menos cinco nas últimas 24 horas.

Entre as oito pessoas que morreram, seis tinham mais de 80 anos, uma pertencia à faixa etária entre os 70 e os 79 anos e uma entre os 40 e os 49 anos.

As mortes ocorreram na região de Lisboa (3), na região Norte (2), na região Centro (2) e no Alentejo (1).

A taxa de incidência de infeções com SARS-CoV-2 nos últimos 14 dias voltou hoje a descer, fixando-se agora nos 86,5 casos por 100 mil habitantes a nível nacional, mas o índice de transmissibilidade (Rt) registou uma subida.

Segundo o boletim epidemiológico conjunto da Direção-Geral da Saúde e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge divulgado hoje, a nível nacional a taxa de incidência desceu de 90,5 para 86,5. Em Portugal continental, este indicador desceu dos 90,5 casos e infeção para 86,7.

O Rt – que estima o número de casos secundários de infeção resultantes de cada pessoa portadora do vírus – registou uma subida relativamente aos valores registados desde o início da semana, passando a nível nacional de 0,91 para 0,92 e em Portugal de 0,90 para 0,91.

Portugal mantém-se na zona verde da matriz de risco.

Os dados do Rt e da incidência de novos casos por 100 mil habitantes a 14 dias – indicadores que compõem a matriz de risco de acompanhamento da pandemia – são atualizados pelas autoridades de saúde à segunda-feira, à quarta-feira e à sexta-feira.

A covid-19 provocou pelo menos 4.830.270 mortes em todo o mundo, entre mais de 236,66 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.027 pessoas e foram contabilizados 1.074.109 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Vertiporto.
Economia Nacional

Sabe o que é um vertiporto? Está a chegar o primeiro a Portugal e a localização já é conhecida

09:34 30 Junho, 2026 09:23 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Cidade de Santarém prepara-se para receber o primeiro vertiporto de Portugal, integrado num novo centro intermodal

PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Algarve

Pai acusa homem de filmar os três filhos num centro comercial em Portimão

12:25 30 Junho, 2026 11:58 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

PSP está a investigar um caso em Portimão após um homem ter sido acusado de filmar três crianças num centro comercial

Agente da PSP. Crédito: Lusa
Algarve

PSP identifica homem que terá filmado crianças no Algarve: pai diz que há mais relatos

12:46 30 Junho, 2026 12:47 30 Junho, 2026 | João Luís

Homem suspeito de filmar crianças num centro comercial em Portimão foi identificado pela PSP, que apreendeu um telemóvel e investiga o caso

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Guarda-sol colocado à frente de concessão na praia. Crédito: Foto AI
Algarve Vida & Lazer

Praias no Algarve passam a ter mapa à entrada para os banhistas saberem onde podem colocar os chapéus-de-sol

09:52 30 Junho, 2026 09:40 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No Algarve, as praias vão passar a ter mapas à entrada para esclarecer de forma visual onde os banhistas podem colocar chapéus-de-sol

Calor dentro do carro. Crédito: Freepik
Auto

Vem aí uma onda de calor: saiba como arrefecer o habitáculo em poucos minutos antes de arrancar

14:22 30 Junho, 2026 13:33 30 Junho, 2026 | João Luís

Carro ao sol pode transformar-se num forno durante uma onda de calor. Saiba como arrefecer o habitáculo em poucos minutos antes de arrancar

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Ciência Europe Direct Algarve

Salinas tradicionais de Castro Marim mostram potencial no sequestro de carbono

10:52 30 Junho, 2026 10:51 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa liderada pela Universidade do Algarve demonstrou o potencial das salinas no combate às alterações climáticas

Homem a esfregar os olhos em frente ao computador. Créditos: Freepik AI
Economia Nacional

Morreu um familiar? Pode ter de entregar o IRS por ele até este dia

13:48 30 Junho, 2026 13:32 30 Junho, 2026 | João Luís

Herdeiros podem ter de entregar o IRS de um familiar falecido: saiba quem deve tratar da declaração e que coimas se aplicam

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Irmãs gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: pai pensava que iam só ao Porto ter com amigos

10:45 29 Junho, 2026 11:43 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desde 24 de junho que duas irmãs gémeas portuguesas estão desaparecidas e a família descobriu que, afinal, tinham viajado para o Dubai

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Economia Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Europe Direct Algarve

Incubadora Farol encerra ciclo de aceleração com seis projetos em Faro

11:32 30 Junho, 2026 11:31 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos apoiados pelo Farol abordam neurodivergência, economia circular, trabalho remoto e participação cívica

Pano amarelo em mota parada na berma. Crédito: Freepik AI
Auto

Viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Descubra o que significa

21:30 29 Junho, 2026 18:31 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Pode parecer um detalhe sem importância, mas um pano amarelo pode servir para pedir ajuda em caso de avaria ou dificuldade na estrada

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Vento forte na praia. Crédito: Magnific
Tempo

Vem aí uma nortada: calor regressa a Portugal antes do fim do mês mas vento pode ‘estragar’ a praia nestas regiões

17:00 27 Junho, 2026 15:04 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor vai regressar gradualmente a Portugal até ao final de junho, sobretudo no interior, onde os termómetros poderão aproximar-se dos 39 ºC

Ensino Europe Direct Algarve

Escolas de Tavira e Castro Marim distinguidas no concurso nacional Pinóquio na Escola

18:33 29 Junho, 2026 19:07 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos algarvios sobre “Okupas na UE” e alergias foram premiados na categoria do 3.º Ciclo do Ensino Básico

Vertiporto.
Economia, Nacional

Sabe o que é um vertiporto? Está a chegar o primeiro a Portugal e a localização já é conhecida

09:34 30 Junho, 2026 09:23 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Cidade de Santarém prepara-se para receber o primeiro vertiporto de Portugal, integrado num novo centro intermodal

PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Algarve

Pai acusa homem de filmar os três filhos num centro comercial em Portimão

12:25 30 Junho, 2026 11:58 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

PSP está a investigar um caso em Portimão após um homem ter sido acusado de filmar três crianças num centro comercial

Agente da PSP. Crédito: Lusa
Algarve

PSP identifica homem que terá filmado crianças no Algarve: pai diz que há mais relatos

12:46 30 Junho, 2026 12:47 30 Junho, 2026 | João Luís

Homem suspeito de filmar crianças num centro comercial em Portimão foi identificado pela PSP, que apreendeu um telemóvel e investiga o caso

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Guarda-sol colocado à frente de concessão na praia. Crédito: Foto AI
Algarve, Vida & Lazer

Praias no Algarve passam a ter mapa à entrada para os banhistas saberem onde podem colocar os chapéus-de-sol

09:52 30 Junho, 2026 09:40 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No Algarve, as praias vão passar a ter mapas à entrada para esclarecer de forma visual onde os banhistas podem colocar chapéus-de-sol

Calor dentro do carro. Crédito: Freepik
Auto

Vem aí uma onda de calor: saiba como arrefecer o habitáculo em poucos minutos antes de arrancar

14:22 30 Junho, 2026 13:33 30 Junho, 2026 | João Luís

Carro ao sol pode transformar-se num forno durante uma onda de calor. Saiba como arrefecer o habitáculo em poucos minutos antes de arrancar

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Ciência, Europe Direct Algarve

Salinas tradicionais de Castro Marim mostram potencial no sequestro de carbono

10:52 30 Junho, 2026 10:51 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa liderada pela Universidade do Algarve demonstrou o potencial das salinas no combate às alterações climáticas

Homem a esfregar os olhos em frente ao computador. Créditos: Freepik AI
Economia, Nacional

Morreu um familiar? Pode ter de entregar o IRS por ele até este dia

13:48 30 Junho, 2026 13:32 30 Junho, 2026 | João Luís

Herdeiros podem ter de entregar o IRS de um familiar falecido: saiba quem deve tratar da declaração e que coimas se aplicam

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Irmãs gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: pai pensava que iam só ao Porto ter com amigos

10:45 29 Junho, 2026 11:43 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desde 24 de junho que duas irmãs gémeas portuguesas estão desaparecidas e a família descobriu que, afinal, tinham viajado para o Dubai

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Europe Direct Algarve

Incubadora Farol encerra ciclo de aceleração com seis projetos em Faro

11:32 30 Junho, 2026 11:31 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos apoiados pelo Farol abordam neurodivergência, economia circular, trabalho remoto e participação cívica

Pano amarelo em mota parada na berma. Crédito: Freepik AI
Auto

Viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Descubra o que significa

21:30 29 Junho, 2026 18:31 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Pode parecer um detalhe sem importância, mas um pano amarelo pode servir para pedir ajuda em caso de avaria ou dificuldade na estrada

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Vento forte na praia. Crédito: Magnific
Tempo

Vem aí uma nortada: calor regressa a Portugal antes do fim do mês mas vento pode ‘estragar’ a praia nestas regiões

17:00 27 Junho, 2026 15:04 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor vai regressar gradualmente a Portugal até ao final de junho, sobretudo no interior, onde os termómetros poderão aproximar-se dos 39 ºC

Ensino, Europe Direct Algarve

Escolas de Tavira e Castro Marim distinguidas no concurso nacional Pinóquio na Escola

18:33 29 Junho, 2026 19:07 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos algarvios sobre “Okupas na UE” e alergias foram premiados na categoria do 3.º Ciclo do Ensino Básico

Últimas Notícias

  • Mercadona abre hoje novo supermercado em Portugal e cria 64 postos de trabalho: saiba onde
    Mercadona abre hoje novo supermercado em Portugal e cria 64 postos de trabalho: saiba onde
  • PJ detém dois jovens suspeitos de violação e de gravações ilícitas
    PJ detém dois jovens suspeitos de violação e de gravações ilícitas
  • Vem aí uma onda de calor: saiba como arrefecer o habitáculo em poucos minutos antes de arrancar
    Vem aí uma onda de calor: saiba como arrefecer o habitáculo em poucos minutos antes de arrancar
  • Algarve MiniBasketball Cup junta centenas de jovens atletas em Faro
    Algarve MiniBasketball Cup junta centenas de jovens atletas em Faro
  • Morreu um familiar? Pode ter de entregar o IRS por ele até este dia
    Morreu um familiar? Pode ter de entregar o IRS por ele até este dia

Opinião

  • O futuro do imobiliário algarvio será escrito no interior | Por Marlos Gonçalves
    O futuro do imobiliário algarvio será escrito no interior | Por Marlos Gonçalves
  • António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco
    António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco
  • Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha
    Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha

Europe Direct Algarve

  • Incubadora Farol encerra ciclo de aceleração com seis projetos em Faro
    Incubadora Farol encerra ciclo de aceleração com seis projetos em Faro
  • Salinas tradicionais de Castro Marim mostram potencial no sequestro de carbono
    Salinas tradicionais de Castro Marim mostram potencial no sequestro de carbono
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal