Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Saúde

Algarve tem 74 novos casos e um óbito. Alentejo tem mais 91 e 2 óbitos

Portugal tem mais 5784 novos casos coronavírus, 48 óbitos e mais 2034 recuperados. Acompanhe os mais recentes desenvolvimentos sobre a doença Covid-19 no POSTAL

16:15 8 Novembro, 2020 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Portugal contabiliza hoje mais 48 mortos relacionados com a covid-19 e 5.784 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 2.896 mortes e 179.324 casos de infeção, estando hoje ativos 76.647 casos, mais 3.702 do que no sábado.

A DGS indica que das 48 mortes registadas nas últimas 24 horas, 27 ocorreram na região Norte, 14 na região de Lisboa e Vale do Tejo, quatro na região Centro, duas no Alentejo e uma no Algarve.

Sobre os internamentos hospitalares, o boletim epidemiológico revela que estão internadas 2.522 pessoas (mais 102 do que no sábado) e destas estão 378, mais 12 doentes, em cuidados intensivos.

A DGS refere também que as autoridades de saúde têm em vigilância 90.506 contactos, menos 844 em relação a sábado, e que foram dados como recuperados, nas últimas 24 horas, mais 2.034 doentes, num total de 99.781 desde o início da pandemia.

A região Norte continua a ser a que regista a maioria dos novos casos, tendo sido reportados 3.923 nas últimas 24 horas, totalizando 86.28, somando 1.306 mortos desde o início da pandemia, em março.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo foram notificados mais 1.073 novos casos de infeção, contabilizando-se agora 68.798 casos e 1.123 mortes.

Na região Centro registaram-se mais 590 casos de infeção, contabilizando-se 16.347 e 356 mortos.

No Alentejo foram registados mais 91 novos casos de covid-19, totalizando 3.452 e 65 mortos.

A região do Algarve tem hoje notificados mais 74 casos de infeção, somando agora 3.441 casos e 30 mortos desde o início da pandemia.

Na Região Autónoma dos Açores foram registados 20 novos casos nas últimas 24 horas, somando 455 infeções detetadas e 15 mortos desde o início da pandemia.

A Madeira registou 13 casos nas últimas 24 horas, contabilizando 547 infeções e um óbito.

Os casos confirmados distribuem-se por todas as faixas etárias, situando-se entre os 20 e os 59 anos o registo de maior número de infeções.

O novo coronavírus já infetou em Portugal pelo menos 81.282 homens e 98.042 mulheres, de acordo com os casos declarados.

Do total de vítimas mortais, 1.485 eram homens e 1.411 mulheres.

O maior número de óbitos continua a concentrar-se nas pessoas com mais de 80 anos.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,2 milhões de mortos em mais de 49,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo o último balanço feito pela agência francesa AFP.

Sobre os casos por concelho, a DGS deixou esta segunda-feira (dia 2 de novembro de 2020) de os divulgar. Recorda-se que eram atualizados só às segundas-feiras.

———————————————————

À data de domingo, dia 1 de novembro, os concelhos de Loulé, Albufeira e Faro apresentavam o maior número de casos confirmados

Informação incompleta sobre os casos Covid-19

Ao que o POSTAL apurou, o total de casos confirmados Covid-19 elevava-se a 2879 (DGS apresenta hoje 3.441), com 36 falecimentos a lamentar (DGS contabiliza 30).

À data de domingo, dia 1 de novembro, os concelhos de Loulé, Albufeira e Faro apresentavam o maior número de casos confirmados.

Quanto aos casos ativos e de recuperados por concelho, os dados estão incompletos e estão no gráfico assinalados com * nos concelhos em que não há acesso à informação.

Estes dados baseiam-se nas informações disponíveis da Entidade Regional de Saúde do Algarve e das autarquias algarvias que disponibilizam essa informação.

RELACIONADO:

Covid: 915 funcionários públicos e 128 professores vão apoiar no rastreio e na vigilância

PONTOS ESSENCIAIS: Medidas do estado de emergência

Veja aqui a lista dos 121 municípios de “risco elevado de transmissão” Covid-19

Novo máximo de Infeções. Algarve tem mais 82 casos e Alentejo mais 49 com 3 óbitos

Covid-19: Três surtos em São Brás de Alportel “encerrados”

Covid-19: São Brás de Alportel surpreendido com inclusão em lista de “alto risco de contágio”

Covid-19: São Brás de Alportel entre os 121 concelhos que vão entrar em confinamento parcial

Há 593 escolas com casos confirmados das quais 38 no Algarve [Ver lista]

E AINDA:

Por favor, não compre Pugs, Shitzu e Buldogues

Curiosidade: O que significa ter uma fita amarela na trela do cão?

Vídeo reproduz em humanos o sofrimento causado por fogos de artifício em animais

Saiba como proteger os cães do barulho do fogo de artifício

Convívio com gatos pode aumentar imunidade contra a covid-19

DIARIAMENTE, AS NOTÍCIAS MAIS RELEVANTES SOBRE COVID-19

Mais de 50 milhões de casos e 1,2 milhões de mortos no mundo

Mais de 50 milhões de casos do novo coronavírus foram oficialmente detetados em todo o mundo, desde o início da pandemia no final de 2019, até às 16:15 de hoje, segundo o último balanço da AFP.

No total, mais de 50.010.400 casos, incluindo 1.251.980 mortes, foram registados no mundo desde o início da pandemia por covid-19 em dezembro, na China.

O aumento no número de casos de infeção detetados é apenas parcialmente explicado pelo aumento dos testes realizados e muitos países, especialmente na Europa e nos Estados Unidos, dois locais que estão a enfrentar uma nova e importante vaga de contaminações.

A Europa, com 12,6 milhões de casos confirmados (e mais de 305.000 mortes), é a região mais afetada do mundo, à frente da América Latina e Caribe (11,6 milhões de casos, 411 mil mortes) e da Ásia (11 milhões de casos, quase 177 mil mortes por covid-19).

O balanço foi realizado a partir de dados recolhidos pelas delegações da AFP junto das autoridades nacionais competentes e de informações da Organização Mundial de Saúde OMS).

Jerónimo considera medidas “desproporcionais, incongruentes e desadequadas”

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, classificou hoje as medidas aprovadas pelo Governo no sábado como “desproporcionais, incongruentes e desadequadas”, defendendo que o caminho deveria ser o reforço do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Num comício em Castanheira do Ribatejo (no concelho de Vila Franca de Xira), Jerónimo de Sousa referiu-se às medidas aprovadas no Conselho de Ministros extraordinário e que concretizam o decreto do estado de emergência que vigorará entre segunda-feira e dia 23 de novembro.

“As medidas adotadas pelo Governo na sequência da declaração do Estado de Emergência, aprovado esta sexta-feira na Assembleia da República, com o voto contra do PCP, afiguram-se não só desproporcionais, incongruentes e desadequadas como sobretudo não têm correspondência com as exigências colocadas no plano da saúde pública e da capacitação do SNS para enfrentar a epidemia de Covid-19, e para criar condições de proteção sanitária para que a vida nacional prossiga”, defendeu.

Jerónimo de Sousa criticou que, a pretexto da subida de casos de covid-19, aumentem “as vozes dos que reclamam mais restrições às liberdades, mais cortes de direitos e mesmo medidas mais musculadas, trocando a pedagogia pela via repressiva no combate à pandemia”

“Aquilo de que o País necessita é de medidas que estimulem a proteção individual, promovam a pedagogia da proteção e assegurem condições de segurança sanitária para que a vida nacional possa prosseguir nas suas múltiplas dimensões”, defendeu.

INATEL disponibiliza de imediato cerca de 250 camas para libertar hospitais

A Fundação INATEL tem disponíveis de imediato cerca de 250 camas para acolher utentes não covid, que tiveram alta dos hospitais mas que não têm para onde ir, criando assim mais vagas de internamento.

O presidente da Fundação INATEL (Instituto Nacional para o Aproveitamento dos Tempos Livres), Francisco Madelino, revelou hoje à Lusa que esta semana uma das unidades hoteleiras vai receber “24 a 25 pessoas”, que “serão acompanhadas por equipas de apoio que vão estar nas instalações em permanência 24 horas”.

“Estamos a marcar o hotel da Feira e temos em reserva instalações em Entre-os-Rios e Oeiras, para este período que vai ser conturbado. Nestas três instalações, a INATEL tem disponível num curtíssimo prazo, cerca de 250 camas, lembrando que também é preciso garantir quartos para as equipas”, sublinhou Francisco Madelino.

Segundo explicou, só na região Norte “são mais de 100 camas que vão ser libertadas e essas pessoas vão já nesta primeira fase para as instalações da INATEL na Feira”, numa intervenção em articulação com a Segurança Social.

“A fundação tem tido um papel permanente, estando ao serviço no apoio a pessoas idosas em lares de terceira idade que não tenham covid e ao pessoal de saúde. Com o facto da pandemia ter subido muito é determinante para os hospitais libertarem camas de pessoas que tiveram alta e reforçar a capacidade de resposta do sistema de saúde”, afirmou.

Segundo Francisco Madelino, muitos destes utentes “são idosos, mas podem não ser”.

“São pessoas que não têm uma família de acolhimento nem sítio para onde ir. Esta é uma intervenção articulada com a Segurança Social, que articula com a Administração [Regional] de Saúde as equipas que são necessárias”, precisou.

O presidente revelou ainda que a Fundação Inatel possui 17 unidades hoteleiras, que estão disponíveis para dar resposta, “se for necessário neste período de inverno”, e que têm “uma capacidade total de aproximadamente mil camas”.

“Temos estado a colaborar no apoio de retaguarda. Por exemplo, as pessoas que estiveram em quarentena nas Flores fizeram-no em hotéis da INATEL. Em Manteigas, tivemos estudantes de Medicina, que estiveram no lar de Reguengos [Monsaraz], a fazer quarentena”, exemplificou, sublinhando a disponibilidade para responder às necessidades do país, se a fundação for chamada, no âmbito do diploma publicado pelo Governo que prevê a requisição de recursos, meios e estabelecimentos de prestação de cuidados de saúde integrados nos setores privado, social e cooperativo.

Surto infeta 37 utentes e nove funcionários em lar de Caminha

Trinta e sete utentes e nove funcionários do lar do Bom Jesus dos Mareantes, em Caminha, no distrito de Viana do Castelo, estão infetados com o novo coronavírus, revelou hoje à Lusa o presidente da Câmara.

Em declarações à agência Lusa, Miguel Alves explicou que os casos positivos foram hoje conhecidos, após terem sido testados, na sexta-feira, os 63 utentes e 36 funcionários da instituição.

“A instituição tem 37 utentes positivos e 26 negativos. Nove funcionárias testaram positivo e 27 negativo. De todas estas pessoas, apenas uma utente está hospitalizada desde quinta-feira”, especificou o autarca socialista.

Miguel Alves adiantou que “as famílias dos utentes positivos já foram todas informadas”, estando em curso “medidas de reforço das condições de segurança e isolamento entre utentes”.

“Os utentes positivos já estão separados dos restantes. A direção e funcionários da instituição estão a fazer um bom trabalho, mas nunca se sabe como é que a situação pode evoluir”, sublinhou.

Miguel Alves garantiu que “a direção do lar, a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Caminha estão em permanente contacto e colaboração para tentar travar a evolução do surto”.

O autarca alertou que “se o mês de outubro foi mau para Caminha, com o número de casos a triplicar, relativamente ao acumulado dos meses anteriores, em que a média foi de cinco casos por dia, novembro pode ser pior”.

“Estamos com 10 novos casos por dia, sem contabilizar com os casos do lar”, reforçou.

Miguel Alves apelou “ao cumprimento das medidas decretadas, mas também à responsabilidade individual”.

“Sabemos que 70% dos casos no concelho de Caminha têm origem em festas, almoços de família ou convívios pós-laborais. Está na hora de todos percebermos que a nossa atitude conta. Para bem, mas, também, infelizmente, para o mal”, frisou.

Seis dos 10 municípios do distrito de Viana do Castelo integram a lista de 121 concelhos que apresentam risco elevado de transmissão da covid-19. Além de Caminha, foram considerados concelhos de elevado risco Viana do Castelo, Valença, Ponte de Lima, Paredes de Coura, Vila Nova de Cerveira.

Número de mortes e de infeções volta a subir em África

África registou nas últimas 24 horas um aumento 378 mortes relacionadas com a covid-19 e quase mais 15 mil casos de infeção pelo novo coronavírus, mas o indicador que mais subiu foi o número de recuperados.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nos 55 Estados-membros da organização contabilizam-se hoje 1.870 348 infetados, (mais 14.952 do que no dia anterior), 44.849 mortos (mais 378) e 1.577.213 recuperados (mais 21.942).

Mantendo a tendência de subida dos últimos dias, o maior número de casos de infeção e de mortes continua a registar-se na África Austral, com 822.133 infeções, 21.296 mortes por covid-19 (mais 34 que no dia anterior) e 749.059 recuperados.

A África Oriental regista 226.367 casos e 4.139 mortos e na região da África Ocidental há agora 193.962 infetados, dos quais 2.790 são vítimas mortais.

A África Central contabiliza 61.377 casos e subiu para 1.156 óbitos, mais um que no dia anterior.

No Norte de África contabilizam-se 566.959 casos e 15.468 óbitos.

A África do Sul é o país com mais vítimas mortais (19.789), seguido do Egito com 6.355 mortos e 108.962 infetados, e de Marrocos, que contabiliza 4.197 vítimas mortais e 252.185 casos de infeção.

A Argélia surge logo a seguir, com 61.392 infeções e 2.035 mortos.

Entre os seis países mais afetados estão também a Etiópia, que regista 99.201 casos de infeção e 1.518 vítimas mortais, e a Nigéria, com 63.790 infetados e 1.154 mortos.

No grupo dos países que têm o português como língua oficial, Angola regista 303 óbitos e 12.335 casos, Cabo Verde (100 mortos e 9.291 casos), Moçambique (99 mortos e 13.577 casos), Guiné Equatorial (85 mortos e 5.092 casos), Guiné-Bissau (42 mortos e 2.414 casos) e São Tomé e Príncipe (16 mortos e 960 casos).

Ordem dos Médicos concorda com estado de emergência e faz aviso à população

A Ordem dos Médicos congratulou-se hoje com a declaração de estado de emergência, que queria ativado mais precocemente, e avisou a população sobre um agravamento da pandemia nas próximas semanas e a necessidade de manter medidas preventivas.

Reagindo à aprovação pelo Governo, no sábado, das medidas que vão vigorar entre segunda-feira e 23 de novembro, como o recolher obrigatório noturno nos concelhos de maior risco de contágio, o bastonário e o Gabinete de Crise para a Covid-19 da Ordem dos Médicos (OM) manifestaram, “neste momento de crescente atividade pandémica e de imperiosa coesão nacional no combate ao inimigo comum, a total concordância” com a declaração do estado de emergência.

Em comunicado hoje divulgado, a OM faz também um alerta à população, avisando que vai haver um agravamento progressivo da covid-19 nas próximas semanas, e que é necessário manter “uma total adesão” às medidas preventivas.

“Só a intervenção a montante na interrupção das cadeias de transmissão pode precaver e impedir a rutura do Sistema Nacional de Saúde (SNS)”, afirma a OM no comunicado, transmitindo o que chama uma mensagem de serenidade e de responsabilidade, para relembrar que o combate à pandemia depende de todos, e cada um, sendo “essencial” cumprir as medidas de proteção individual e coletiva.

O bastonário e o gabinete de crise manifestam ainda solidariedade com os profissionais de saúde no combate à pandemia, nomeadamente os das localidades no limite de recursos técnicos e humanos, e reitera a necessidade de contratação urgente de médicos e demais profissionais de saúde, enaltecendo ainda o envolvimento e a “colaboração indispensável” das Forças Armadas Portuguesas nesta situação de emergência nacional “que deveria ter sido antecipada e ativada mais precocemente”.

O reforço da “necessidade imperiosa” de uma gestão articulada e comum, a nível nacional, de recursos humanos e de internamento hospitalar disponíveis, na atual fase da pandemia, é também defendido no comunicado, que conclui relembrando a citação do filósofo grego Sócrates: “A Saúde não é tudo, mas tudo é nada sem Saúde”.

As medidas do estado de emergência, aprovado sábado pelo Governo, preveem que em 121 municípios, onde há “risco elevado de transmissão da covid-19”, abrangendo 70% da população residente, incluindo todos os concelhos das Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto, a circulação vai ficar limitada nos próximos dois fins de semana, entre as 13:00 de sábado e as 05:00 de domingo e as 13:00 de domingo e as 05:00 de segunda-feira.

O executivo aprovou ainda outras medidas para o continente, como a possibilidade da medição de temperatura corporal por meios não invasivos e de exigir testes de diagnóstico para a covid-19, a limitação a seis pessoas de grupos em restaurantes, salvo do mesmo agregado familiar, e a possibilidade de requisitar recursos, meios e estabelecimentos de saúde dos setores privado e social, após tentativa de acordo e mediante justa compensação.

Turista com vista aérea de Lisboa. Crédito: Freepik
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros queixam-se que são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

16:30 22 Agosto, 2026 16:20 22 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram ir embora por não se sentirem bem-vindos

Elemento da Polícia Marítima.
Algarve

Homem morre durante mergulho recreativo ao largo de Alvor

12:20 23 Agosto, 2026 12:17 23 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Prática de mergulho terminou em tragédia a 2,8 quilómetros da praia dos Três Irmãos; vítima, de 56 anos, não resistiu à reanimação

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma ‘carga de água’: chuva em força acompanhada de ventos fortes ‘invadem’ Portugal nesta data e estas serão as regiões afetadas

09:00 23 Agosto, 2026 00:20 23 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Depressão atlântica chega a Portugal e vai trazer períodos de chuva intensa e ventos fortes a estas regiões

Ilha de Tavira. Crédito: Freepik
Algarve

“Adoro viver aqui”: casal norte-americano muda-se para esta cidade no Algarve e destaca a simpatia de quem ali mora

10:30 22 Agosto, 2026 17:52 20 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Casal escolheu uma cidade no Algarve para começar uma nova etapa da vida e encontrou na proximidade dos moradores razões para ficar

Algarve Nacional Política

PCP desafia PS em Olhão a chumbar Orçamento e acusa Governo de política “desastrosa”

12:30 23 Agosto, 2026 12:27 23 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Em Olhão, Paulo Raimundo disse que viabilizar o Orçamento responsabilizará o PS pela política do Governo e afastará o Chega do debate

Algarve Edição Papel

Algarve recebe 3,7 milhões do Fundo Ambiental para reforçar gestão da água

11:00 23 Agosto, 2026 10:52 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O reforço do Fundo Ambiental destina 3,7 milhões de euros ao Algarve para eficiência hídrica e adaptação a cenários de maior escassez de água

Portagem em Portugal.
Auto Economia

Muitos condutores não sabem: esta ‘distração’ na Via Verde pode resultar em multas muito pesadas (e não só)

12:10 23 Agosto, 2026 11:47 23 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Uma falha na Via Verde pode sair mais cara do que imagina. Conheça as coimas, os prazos e as consequências previstas na lei

Cultura Edição Papel Opinião

Tempus fugit (o tempo foge): A Dieta Atlântica e a contribuição histórica de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto

11:30 23 Agosto, 2026 15:06 21 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A Dieta Atlântica, muito pouco falada, é na verdade muito semelhante à sua 'prima' Mediterrânica, contribuindo também com inúmeros benefícios para a saúde"

Ilha do Corvo. Crédito: Foto DR
Nacional

Esta ilha portuguesa que fica no ‘coração’ do Atlântico é a mais isolada da Europa, tem mais vacas que habitantes e ali ‘ninguém’ tranca a porta

17:30 22 Agosto, 2026 16:34 22 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 400 habitantes e cerca de 800 vacas, esta ilha portuguesa sem semáforos é considerada isolada por ter uma comunidade muito autónoma

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva forte e vento de 80 km/h a caminho de Portugal: estas regiões serão afetadas pela tempestade e este será o pior dia

09:00 22 Agosto, 2026 14:26 21 Agosto, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica deverá mudar o tempo em Portugal, trazendo chuva, rajadas de vento que podem atingir 80 km/h

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Portugal vai ter cortes de água prolongados nestes dias e estas serão as regiões afetadas

20:00 21 Agosto, 2026 17:52 21 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Cortes de água vão afetar várias zonas do país nos próximos dias, com interrupções prolongadas que chegam às 10 horas e abrangem também o Algarve

Algarve Cultura Edição Papel

Torneios, banquetes e animação regressam aos Dias Medievais de Castro Marim

10:00 23 Agosto, 2026 10:34 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Castro Marim regressa à Idade Média de 26 a 30 de agosto, com torneios, banquetes, animação, artes e ofícios e milhares de visitantes

Cidade de Olhão, Algarve.
Algarve

“Sensação de deixar os problemas para trás”: família descobre esta cidade no Algarve com influência árabe e diz ser boa para “desacelerar”

09:40 23 Agosto, 2026 14:54 22 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Cidade no Algarve conquistou uma família estrangeira com as suas casas brancas, ruelas de pescadores e influência árabe

Algarve Cultura Edição Papel

Entrevista a José Manuel Figueiredo Santos: “Uma democracia não pode viver apenas de eleições”

08:00 23 Agosto, 2026 10:10 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Em 'O Triunfo do Conformismo', José Manuel Figueiredo Santos usa a sátira para pensar o Algarve, a democracia, as redes sociais e a cidadania

Opinião

Prometeu foi de férias | Por Ana Alexandra Resende

15:21 21 Agosto, 2026 15:24 21 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Passamos a juventude inteira a lutar pela liberdade e, quando finalmente a conquistamos, usamos essa liberdade para construir as nossas próprias correntes"

Arroz. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Nem agulha nem carolino: este arroz destacou-se por ter menos arsénio e nenhum pesticida detetado

12:07 22 Agosto, 2026 11:57 22 Agosto, 2026 | João Luís

Testes laboratoriais encontraram diferenças entre tipos de arroz e ajudam a perceber que variedade apresenta níveis inferiores de arsénio

Turista com vista aérea de Lisboa. Crédito: Freepik
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros queixam-se que são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

16:30 22 Agosto, 2026 16:20 22 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram ir embora por não se sentirem bem-vindos

Elemento da Polícia Marítima.
Algarve

Homem morre durante mergulho recreativo ao largo de Alvor

12:20 23 Agosto, 2026 12:17 23 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Prática de mergulho terminou em tragédia a 2,8 quilómetros da praia dos Três Irmãos; vítima, de 56 anos, não resistiu à reanimação

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma ‘carga de água’: chuva em força acompanhada de ventos fortes ‘invadem’ Portugal nesta data e estas serão as regiões afetadas

09:00 23 Agosto, 2026 00:20 23 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Depressão atlântica chega a Portugal e vai trazer períodos de chuva intensa e ventos fortes a estas regiões

Ilha de Tavira. Crédito: Freepik
Algarve

“Adoro viver aqui”: casal norte-americano muda-se para esta cidade no Algarve e destaca a simpatia de quem ali mora

10:30 22 Agosto, 2026 17:52 20 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Casal escolheu uma cidade no Algarve para começar uma nova etapa da vida e encontrou na proximidade dos moradores razões para ficar

Algarve, Nacional, Política

PCP desafia PS em Olhão a chumbar Orçamento e acusa Governo de política “desastrosa”

12:30 23 Agosto, 2026 12:27 23 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Em Olhão, Paulo Raimundo disse que viabilizar o Orçamento responsabilizará o PS pela política do Governo e afastará o Chega do debate

Algarve, Edição Papel

Algarve recebe 3,7 milhões do Fundo Ambiental para reforçar gestão da água

11:00 23 Agosto, 2026 10:52 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O reforço do Fundo Ambiental destina 3,7 milhões de euros ao Algarve para eficiência hídrica e adaptação a cenários de maior escassez de água

Portagem em Portugal.
Auto, Economia

Muitos condutores não sabem: esta ‘distração’ na Via Verde pode resultar em multas muito pesadas (e não só)

12:10 23 Agosto, 2026 11:47 23 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Uma falha na Via Verde pode sair mais cara do que imagina. Conheça as coimas, os prazos e as consequências previstas na lei

Cultura, Edição Papel, Opinião

Tempus fugit (o tempo foge): A Dieta Atlântica e a contribuição histórica de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto

11:30 23 Agosto, 2026 15:06 21 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A Dieta Atlântica, muito pouco falada, é na verdade muito semelhante à sua 'prima' Mediterrânica, contribuindo também com inúmeros benefícios para a saúde"

Ilha do Corvo. Crédito: Foto DR
Nacional

Esta ilha portuguesa que fica no ‘coração’ do Atlântico é a mais isolada da Europa, tem mais vacas que habitantes e ali ‘ninguém’ tranca a porta

17:30 22 Agosto, 2026 16:34 22 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 400 habitantes e cerca de 800 vacas, esta ilha portuguesa sem semáforos é considerada isolada por ter uma comunidade muito autónoma

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva forte e vento de 80 km/h a caminho de Portugal: estas regiões serão afetadas pela tempestade e este será o pior dia

09:00 22 Agosto, 2026 14:26 21 Agosto, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica deverá mudar o tempo em Portugal, trazendo chuva, rajadas de vento que podem atingir 80 km/h

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Portugal vai ter cortes de água prolongados nestes dias e estas serão as regiões afetadas

20:00 21 Agosto, 2026 17:52 21 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Cortes de água vão afetar várias zonas do país nos próximos dias, com interrupções prolongadas que chegam às 10 horas e abrangem também o Algarve

Algarve, Cultura, Edição Papel

Torneios, banquetes e animação regressam aos Dias Medievais de Castro Marim

10:00 23 Agosto, 2026 10:34 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Castro Marim regressa à Idade Média de 26 a 30 de agosto, com torneios, banquetes, animação, artes e ofícios e milhares de visitantes

Cidade de Olhão, Algarve.
Algarve

“Sensação de deixar os problemas para trás”: família descobre esta cidade no Algarve com influência árabe e diz ser boa para “desacelerar”

09:40 23 Agosto, 2026 14:54 22 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Cidade no Algarve conquistou uma família estrangeira com as suas casas brancas, ruelas de pescadores e influência árabe

Algarve, Cultura, Edição Papel

Entrevista a José Manuel Figueiredo Santos: “Uma democracia não pode viver apenas de eleições”

08:00 23 Agosto, 2026 10:10 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Em 'O Triunfo do Conformismo', José Manuel Figueiredo Santos usa a sátira para pensar o Algarve, a democracia, as redes sociais e a cidadania

Opinião

Prometeu foi de férias | Por Ana Alexandra Resende

15:21 21 Agosto, 2026 15:24 21 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Passamos a juventude inteira a lutar pela liberdade e, quando finalmente a conquistamos, usamos essa liberdade para construir as nossas próprias correntes"

Arroz. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Nem agulha nem carolino: este arroz destacou-se por ter menos arsénio e nenhum pesticida detetado

12:07 22 Agosto, 2026 11:57 22 Agosto, 2026 | João Luís

Testes laboratoriais encontraram diferenças entre tipos de arroz e ajudam a perceber que variedade apresenta níveis inferiores de arsénio

Últimas Notícias

  • PCP desafia PS em Olhão a chumbar Orçamento e acusa Governo de política “desastrosa”
    PCP desafia PS em Olhão a chumbar Orçamento e acusa Governo de política “desastrosa”
  • Homem morre durante mergulho recreativo ao largo de Alvor
    Homem morre durante mergulho recreativo ao largo de Alvor
  • Muitos condutores não sabem: esta ‘distração’ na Via Verde pode resultar em multas muito pesadas (e não só)
    Muitos condutores não sabem: esta ‘distração’ na Via Verde pode resultar em multas muito pesadas (e não só)
  • Algarve recebe 3,7 milhões do Fundo Ambiental para reforçar gestão da água
    Algarve recebe 3,7 milhões do Fundo Ambiental para reforçar gestão da água
  • Torneios, banquetes e animação regressam aos Dias Medievais de Castro Marim
    Torneios, banquetes e animação regressam aos Dias Medievais de Castro Marim

Opinião

  • Tempus fugit (o tempo foge): A Dieta Atlântica e a contribuição histórica de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto
    Tempus fugit (o tempo foge): A Dieta Atlântica e a contribuição histórica de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto
  • A crise sísmica: o mundo atravessa um período de instabilidade tectónica sem precedentes. A prevenção é o único caminho
    A crise sísmica: o mundo atravessa um período de instabilidade tectónica sem precedentes. A prevenção é o único caminho
  • Um “Fuck Chega” com cheirinho a “Free Palestine” | Por José Figueiredo Santos
    Um “Fuck Chega” com cheirinho a “Free Palestine” | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
    Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: quando a identidade também constrói um futuro mais belo, sustentável e inclusivo em que podemos sempre ser Nós | Por Hugo Paixão
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: quando a identidade também constrói um futuro mais belo, sustentável e inclusivo em que podemos sempre ser Nós | Por Hugo Paixão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento