Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Saúde

Algarve regista novo máximo da pandemia com 978 novos casos nas últimas 24 horas

Covid-19: mais de 30 mil novos casos (um novo máximo da pandemia) e 18 mortes em Portugal. R(t) e incidência continuam a subir, mas internamentos baixaram

16:16 31 Dezembro, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O boletim desta sexta-feira da Direção-Geral da Saúde sobre a evolução da pandemia dá conta de mais 30.829 infetados, 18 mortes e 10.523 recuperados em Portugal nas últimas 24 horas. Há agora 178.712 casos ativos em todo o país, mais 20.288 do que na véspera.

O ano de 2021 termina com o maior número de casos registados desde o início da pandemia, superando os 28.659 reportados esta quinta-feira, era o novo máximo até então. O número de infetados encaminha-se, assim, para a previsão de Marta Temido, que admitiu que Portugal pode superar a barreira dos 37 mil novos casos de covid-19 por dia na primeira semana de janeiro.

Os 30.829 novos casos que constam no boletim da DGS estão bastante acima da média mensal de dezembro, que se fixou nos 7052 contágios diários.

Apesar do galopante aumento de casos, que pelo quarto dia consecutivo atingem valores recorde, verificou-se esta sexta-feira um alívio no número de internamentos: há agora menos 10 doentes em enfermaria, o que perfaz um total de 1024 internados nos hospitais do país, dos quais 145 estão em unidades de cuidados intensivos, onde há mais uma cama ocupada.

Quanto às mortes, foram reportadas mais duas do que na véspera (16) e o valor fica acima da média de dezembro (16,5). Entre os 18 óbitos divulgados pela DGS, 16 foram declarados em pessoas com 70 ou mais anos.

A matriz de risco assinala uma subida no R(t), ou índice de transmissibilidade, para 1,35 na globalidade do território nacional e 1,36 no continente. A incidência também cresce e vai já nos 1182,7 casos por 100 mil habitantes no território nacional e 1188,4 no continente.

A anterior atualização, na quarta-feira, dava conta de um R(t) de 1,29 na globalidade do território nacional e de 1,30 no continente, e uma incidência de 923,4 casos por 100 mil habitantes no território nacional e de 927,6 no continente.

Os números gerais da pandemia de covid-19 em Portugal, desde que foi conhecido o primeiro caso em março de 2020, ficam assim: 1.389.646 infeções, 18.955 óbitos e 1.191.979 recuperados. Há 169.559 contactos em vigilância, mais 9.594 do que na véspera.

QUASE METADE DOS NOVOS CASOS NA REGIÃO DE LISBOA

Lisboa e Vale do Tejo continua a ser, há 18 dias, a região mais afetada: as autoridades de saúde locais identificaram mais 14.903 casos de covid-19, o que representa 48,34% do total diário nacional. Há ainda a registar sete mortes nesta zona do país nas últimas 24 horas.

A segunda região com mais infetados é o Norte, onde foram confirmados 9435 novos contágios, o que constitui 30,6% dos casos divulgados no boletim da DGS, que assinala também três óbitos.

O Centro tem mais 3340 infetados e três mortes, seguido pelo Algarve com 978 casos e dois óbitos, enquanto a Madeira regista 914 novos contágios e também duas fatalidades, acima do Alentejo com 911 infetados e uma vítima mortal. Sem qualquer morte a assinalar, há nos Açores mais 348 casos de covid-19.

Os números absolutos de casos e mortes por região ficam assim:

Relativamente a casos confirmados por faixa etária, a fotografia do país é a seguinte:

Quanto a mortes confirmadas por covid-19 por faixa etária, o retrato do país é o seguinte:

Comparativamente com a situação registada em Portugal no mesmo dia há um ano, o país tem hoje mais 23.202 novos casos de infeção – contabilizaram-se 7.627 novos casos em 31 de dezembro de 2020 – e mais 106.216 casos ativos (há um ano totalizavam 72.496).

O número de internamentos é significativamente inferior, uma vez que há um ano estavam internadas 2.840 pessoas, 482 das quais em cuidados intensivos, havendo também menos óbitos (no mesmo dia de 2020, o boletim da DGS contabilizava 76 mortes nas 24 horas anteriores).

Segundo os dados da DGS, a maioria dos óbitos diários continua a registar-se entre os idosos com mais de 80 anos, num total de 10, seguido da faixa etária dos 70 aos 79, com seis mortes registadas, tendo ainda ocorrido uma morte no grupo entre os 60 e 69 anos e outra entre os 40 e 49 anos.

O maior número de óbitos desde o início da pandemia concentra-se nos idosos com mais de 80 anos (12.298), seguindo-se as faixas etárias entre os 70 e os 79 anos (4.104) e entre os 60 e os 69 anos (1.743).

O maior número de novos casos diagnosticados situa-se no grupo etário entre os 20 e os 29 anos (6.614), seguido das faixas entre 40 e 49 anos (5.698), entre 30 e 39 anos (5.285), entre 50 e 59 anos (4.348), entre 10 e 19 anos (3.614), entre os 60 e os 69 anos (2.326), até aos 09 anos (1.797), entre 70 aos 79 anos (1.132) e dos idosos com mais de 80 anos (606).

Desde o início da pandemia, em março de 2020, a região de Lisboa e Vale do Tejo registou 545.342 casos e 7.975 mortes.

Na região Norte registaram-se 506.095 infeções e 5.771 óbitos e a região Centro tem agora um total acumulado de 196.095 infeções e 3.360 mortes.

O Algarve totaliza 59.060 contágios e 585 óbitos e o Alentejo soma 48.821 casos e 1.088 mortos por covid-19.

A Região Autónoma da Madeira soma desde o início da pandemia 21.928 infeções e 125 mortes e o arquipélago dos Açores 12.305 casos e 51 óbitos.

As autoridades regionais dos Açores e da Madeira divulgam diariamente os seus dados, que podem não coincidir com a informação divulgada no boletim da DGS.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.955 pessoas, 9.956 entre os homens e 8.999 entre as mulheres.

Já foram contabilizados 1.389.646 casos de infeção, dos quais 650.550 homens, 737.917 mulheres e 1.179 casos de sexo que se encontra sob investigação, uma vez que estes dados não são fornecidos de forma automática.

A covid-19 provocou 5.428.240 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Uma nova variante, a Ómicron, considerada preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, em 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 110 países, sendo dominante em Portugal.

♦ LINKS ÚTEIS

  • Atualização semanal da execução do Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19
  • ECDC – listagem que permite seguir o número de vacinas já administradas na Europa
  • Universidade de Oxford – dados sobre evolução da vacinação contra a covid-19
  • Bloomberg – listagem que permite seguir o número de vacinas já administradas no mundo
  • London School of Hygiene & Tropical Medicine – gráfico que mostra o progresso dos projetos de vacinas
  • Agência Europeia dos Medicamentos
  • Covid-19 DGS – relatórios de situação diários
  • Direção-Geral da Saúde (DGS)
  • Organização Mundial da Saúde (OMS)
  • ECDC – Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças

MAPA COM OS CASOS A NÍVEL GLOBAL

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Encontradas as gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: afinal estão na Suíça e foram detidas com canábis nas malas

10:35 1 Julho, 2026 10:33 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Leila e Laila Lourenço foram detidas na Suíça depois de serem encontradas com vários quilos de canábis nas bagagens

Algarve Cultura Desporto

Verão em Quarteira junta música, leitura, desporto e convívio

12:43 1 Julho, 2026 12:48 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mare Funtastic anima Quarteira entre julho e setembro com música, mercados, desporto, lazer e propostas para todas as idades

Economia Nacional

Conheça as datas de pagamento dos subsídios e pensões para julho

06:30 1 Julho, 2026 15:48 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calendário de pagamentos da Segurança Social para julho já foi divulgado

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Nacional Tech

O alerta de sismos da Google já funciona em Portugal: veja como ativar e conheça a alternativa para iPhone

13:12 30 Junho, 2026 12:57 30 Junho, 2026 | João Luís

Android já permite receber alertas de sismos em Portugal através da Google. No iPhone, a principal alternativa passa pela app oficial do IPMA

Comboio parado na plataforma.
Algarve

Faz hoje 137 anos que o primeiro comboio chegou ao Algarve

11:23 1 Julho, 2026 11:23 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Ferrovia no Algarve celebra 137 anos desde a chegada oficial do comboio a Faro, num percurso marcado debates sobre o futuro da mobilidade

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, acompanhada pelo presidente do Conselho de Administração da ULS Algarve, Tiago Botelho, durante a visita ao terreno de implantação do novo Hospital Central do Algarve, no Parque das Cidades. Crédito: Luís Forra | Lusa
Algarve Política

PSD Algarve reage a debate sobre acessos ao Hospital Central e pede entendimento urgente

11:26 1 Julho, 2026 11:37 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sociais-democratas alertam para o risco de novos atrasos no Hospital Central do Algarve e pedem responsabilidade institucional

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Opinião

A realidade é sempre maior do que aquilo que conseguimos ver | Por Luís Ganhão

11:54 1 Julho, 2026 11:54 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Tal como existem inúmeros seres humanos (...) poderão existir inúmeras estruturas superiores, cada uma acolhendo universos inteiros com formas de vida semelhantes ou completamente diferentes da nossa"

Economia Europe Direct Algarve

Santa Casa de Albufeira ultrapassa 350 formandos com projeto CAPACITAR

09:01 1 Julho, 2026 09:04 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Desde 2024, o projeto CAPACITAR tem criado oportunidades de formação e desenvolvimento pessoal na região algarvia

Tempo

Calor extremo instala-se em Portugal e pode durar vários dias seguidos: cúpula de calor traz máximas acima dos 40 ºC

06:00 1 Julho, 2026 15:49 30 Junho, 2026 | João Luís

Portugal poderá enfrentar vários dias seguidos de temperaturas extremas, com uma cúpula de calor a empurrar máximas acima dos 40 ºC

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Portugal vai aquecer como o Saara: massa de ar africana traz máximas acima dos 40 ºC a partir deste dia

10:32 30 Junho, 2026 10:17 30 Junho, 2026 | João Luís

Massa de ar africana deverá trazer calor intenso a partir de quinta-feira, com máximas acima dos 40 ºC em várias zonas do interior

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Gastronomia

Especialistas revelam: alimentos enlatados e congelados são tão saudáveis como os frescos e estes são os motivos

19:40 30 Junho, 2026 14:52 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Produtos congelados ou enlatados podem ser tão nutritivos como os frescos e, em alguns casos, até conservar melhor certos nutrientes

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Encontradas as gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: afinal estão na Suíça e foram detidas com canábis nas malas

10:35 1 Julho, 2026 10:33 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Leila e Laila Lourenço foram detidas na Suíça depois de serem encontradas com vários quilos de canábis nas bagagens

Algarve, Cultura, Desporto

Verão em Quarteira junta música, leitura, desporto e convívio

12:43 1 Julho, 2026 12:48 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mare Funtastic anima Quarteira entre julho e setembro com música, mercados, desporto, lazer e propostas para todas as idades

Economia, Nacional

Conheça as datas de pagamento dos subsídios e pensões para julho

06:30 1 Julho, 2026 15:48 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calendário de pagamentos da Segurança Social para julho já foi divulgado

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Nacional, Tech

O alerta de sismos da Google já funciona em Portugal: veja como ativar e conheça a alternativa para iPhone

13:12 30 Junho, 2026 12:57 30 Junho, 2026 | João Luís

Android já permite receber alertas de sismos em Portugal através da Google. No iPhone, a principal alternativa passa pela app oficial do IPMA

Comboio parado na plataforma.
Algarve

Faz hoje 137 anos que o primeiro comboio chegou ao Algarve

11:23 1 Julho, 2026 11:23 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Ferrovia no Algarve celebra 137 anos desde a chegada oficial do comboio a Faro, num percurso marcado debates sobre o futuro da mobilidade

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, acompanhada pelo presidente do Conselho de Administração da ULS Algarve, Tiago Botelho, durante a visita ao terreno de implantação do novo Hospital Central do Algarve, no Parque das Cidades. Crédito: Luís Forra | Lusa
Algarve, Política

PSD Algarve reage a debate sobre acessos ao Hospital Central e pede entendimento urgente

11:26 1 Julho, 2026 11:37 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sociais-democratas alertam para o risco de novos atrasos no Hospital Central do Algarve e pedem responsabilidade institucional

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Opinião

A realidade é sempre maior do que aquilo que conseguimos ver | Por Luís Ganhão

11:54 1 Julho, 2026 11:54 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Tal como existem inúmeros seres humanos (...) poderão existir inúmeras estruturas superiores, cada uma acolhendo universos inteiros com formas de vida semelhantes ou completamente diferentes da nossa"

Economia, Europe Direct Algarve

Santa Casa de Albufeira ultrapassa 350 formandos com projeto CAPACITAR

09:01 1 Julho, 2026 09:04 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Desde 2024, o projeto CAPACITAR tem criado oportunidades de formação e desenvolvimento pessoal na região algarvia

Tempo

Calor extremo instala-se em Portugal e pode durar vários dias seguidos: cúpula de calor traz máximas acima dos 40 ºC

06:00 1 Julho, 2026 15:49 30 Junho, 2026 | João Luís

Portugal poderá enfrentar vários dias seguidos de temperaturas extremas, com uma cúpula de calor a empurrar máximas acima dos 40 ºC

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Portugal vai aquecer como o Saara: massa de ar africana traz máximas acima dos 40 ºC a partir deste dia

10:32 30 Junho, 2026 10:17 30 Junho, 2026 | João Luís

Massa de ar africana deverá trazer calor intenso a partir de quinta-feira, com máximas acima dos 40 ºC em várias zonas do interior

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Gastronomia

Especialistas revelam: alimentos enlatados e congelados são tão saudáveis como os frescos e estes são os motivos

19:40 30 Junho, 2026 14:52 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Produtos congelados ou enlatados podem ser tão nutritivos como os frescos e, em alguns casos, até conservar melhor certos nutrientes

Últimas Notícias

  • Verão em Quarteira junta música, leitura, desporto e convívio
    Verão em Quarteira junta música, leitura, desporto e convívio
  • Há motivos para alarme? Portugueses são os segundos mais pessimistas na UE
    Há motivos para alarme? Portugueses são os segundos mais pessimistas na UE
  • António José Seguro fez as malas e saiu das Caldas da Rainha rumo a Paris: vai almoçar com Macron e conversar com portugueses
    António José Seguro fez as malas e saiu das Caldas da Rainha rumo a Paris: vai almoçar com Macron e conversar com portugueses
  • Algarve ultrapassa os 4.000 €/m² e atinge novo máximo no preço da habitação
    Algarve ultrapassa os 4.000 €/m² e atinge novo máximo no preço da habitação
  • PJ detém médica de Benavente suspeita de passar atestados para falsas reformas por invalidez
    PJ detém médica de Benavente suspeita de passar atestados para falsas reformas por invalidez

Opinião

  • A realidade é sempre maior do que aquilo que conseguimos ver | Por Luís Ganhão
    A realidade é sempre maior do que aquilo que conseguimos ver | Por Luís Ganhão
  • O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • O futuro do imobiliário algarvio será escrito no interior | Por Marlos Gonçalves
    O futuro do imobiliário algarvio será escrito no interior | Por Marlos Gonçalves

Europe Direct Algarve

  • Santa Casa de Albufeira ultrapassa 350 formandos com projeto CAPACITAR
    Santa Casa de Albufeira ultrapassa 350 formandos com projeto CAPACITAR
  • O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal