Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Política, Saúde

O que está em cima da mesa: adiar regresso às aulas, teste e certificado na passagem de ano, controlo nas fronteiras, teletrabalho

Não há certezas ainda, só hipóteses que o Conselho de Ministros vai dirimir hoje, mas parece certo que o país entrará em situação de “calamidade”, para reforçar os poderes do Governo

10:08 25 Novembro, 2021
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Entre as medidas a ponderar estarão o adiamento do regresso às aulas no 2º período (avançada pela RTP e confirmada pelo Expresso), a exigência de testes – junto com certificado – nas festas de ano novo, o regresso da exigência dos certificados em hotéis e restaurantes, um reforço de controlo das fronteiras e o regresso ao teletrabalho (em modo de recomendação, mas talvez mais depois das festas)

O Governo prepara-se para colocar o país em situação de “calamidade” para fazer face ao aumento dos contágios de Covid-19, ficando assim com poderes reforçados para fazer face aos próximos meses – um dado mais importante quando a Assembleia da República estará dissolvida por causa das eleições antecipadas.

Nos últimos dias, por isso mesmo, António Costa ouviu os partidos, procurando um consenso mais amplo em tempo de pré-campanha e de nova aceleração dos contágios. Mas não deu certezas, só algumas pistas. As mais sólidas são, por norma, as que o seu número dois no PS deixa em São Bento aos jornalistas.

E José Luís Carneiro foi direto ao ponto. Em São Bento, logo após ter sido recebido pelo seu líder, deixou claras as indicações – e as interrogações.

Pista número 1: juntar ao certificado a testagem para entrada em recintos fechados. A frase do secretário-geral adjunto rezava assim:

“É muito importante todos termos uma consciência da nossa responsabilidade individual, coletiva, e estarmos preparados para medidas de reforço, nomeadamente em relação ao uso da máscara, testagem no acesso aos recintos fechados e espaços interiores, necessidade de fazermos do certificado de vacinação e da testagem um procedimento regular nas nossas vidas”

A ideia de uma dupla certificação – exigir o certificado de vacinação e, ao mesmo tempo, um teste negativo – pode aplicar-se apenas em “sítios onde haja uma aglomeração de pessoas”, como eventualmente as discotecas, segunda o que disse Rui Rio também esta quarta-feira, à saída de São Bento. A fórmula parece excluir locais como restaurantes, mas pode aplicar-se por exemplo a todas as festas de ano novo (uma hipótese aventada pela RTP esta noite e que pode tornar mais difíceis as festas de passagem de ano tradicionalmente organizadas pelas câmaras municipais).

Avançando esta dupla certificação, ficará excluída à partida uma redução de lotação dos serviços, ou dos seus horários – uma opção que o Governo reserva para um segundo momento, caso a pandemia piore – tal como o Expresso já avançou no último sábado.

Mas é possível que regressem agora os certificados obrigatórios (e/ou testes negativos) em restaurantes e hotéis, uma hipótese aventada pelo “Público” esta quinta-feira, ainda que sem certeza sobre se apenas ao fim de semana, ou em todos os dias.

Quanto ao Natal, tudo indica que haverá apenas recomendação de cuidados: “Tem de haver consciência pessoal e familiar no sentido de se protegerem e não cometerem erros como os do ano passado”, disse o líder do PSD em São Bento, secundado por quase todos os restantes líderes partidários.

Pista número dois: maior controlo de fronteiras. Ou, na versão socialista, “estarmos preparados para a necessidade do reforço das entradas e das saídas do país, portanto, do controlo das fronteiras”, referiu no final da reunião. A justificação dada foi o facto de Portugal ser “um país aberto ao mundo”, exposto “aos riscos que proveem de regiões onde a vacinação ainda não alcançou níveis” como o do país. Mas na sua base está, claro, o facto de estarmos à beira da época de Natal, quando regressam a Portugal muitos emigrantes. A RTP dizia, esta quarta-feira à noite, que uma hipótese em cima da mesa é a de reforço das multas para as transportadoras aéreas que não façam a adequada fiscalização dos voos, no que respeita aos certificados de vacinação e a um teste negativo feito nas 48 horas anteriores ao voo. Outra hipótese é a de passar a ser obrigatório, à chegada aos aeroportos, o preenchimento de um documento eletrónico que permita localizar os passageiros, caso apareçam casos positivos no mesmo voo (como acontece já nas regiões autónomas).

Pista número três: regresso ao teletrabalho. A líder parlamentar do PS já o tinha antecipado há uma semana, José Luís Carneiro confirmou-o agora: “O recurso ao teletrabalho para efeitos de proteção e de apoio familiar, caso venha a ser julgado necessário, é com certeza um dos recursos que devemos ter à nossa mão, não colocando em causa o funcionamento essencial dos serviços e da oferta de bens públicos essenciais”. O n.º 2 do PS sublinhou que deverá ser uma “recomendação do teletrabalho como já ocorreu em determinados períodos da pandemia”, tendo que ser avaliado “os termos, o âmbito e a intensidade” – e será isso que o Governo vai hoje decidir. Mas quanto a isso há outra hipótese em cima da mesa: o de o teletrabalho poder ser obrigatório depois das festas, por um período de algumas semanas, para evitar uma onda de contágios como a do ano passado, diz o “Negócios”.

Mas, na mesma linha, há mais hipóteses na mesa de trabalho do Governo. Uma delas foi avançada ontem pela RTP: a de o Governo adiar por uma semana o regresso às aulas no segundo período – semana que seria compensada depois, no final do ano letivo. O objetivo, segundo a estação pública, seria dar uns dias após o período de festas, para que as crianças passassem o tempo de incubação do vírus, para reduzir o perigo de um alastramento pós-férias. A informação de que esta hipótese vai ser equacionada esta quinta-feira foi confirmada pelo Expresso – e recolhe alguns apoios dentro do Conselho de Ministros.

Quanto ao uso de máscaras, parece já certo que ela será pelo menos recomendada – se não obrigatória – pelo menos em locais “com maior aglomeração de pessoas”, expressão também usada por Rui Rio à saída do encontro com António Costa, ou mesmo em todos os espaços públicos fechados.

– Notícia do Expresso, jornal parceiro do POSTAL

Elevador da Glória.
Economia Nacional

Elevador da Glória: Fidelidade contesta indemnização de 1.000.000€ e alega que vítima sofreu durante pouco tempo antes de morrer

10:20 28 Outubro, 2026 10:00 28 Outubro, 2026

Seguradora contesta o valor pedido pela família de uma das vítimas mortais do acidente e apresenta as razões para justificar a sua posição

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Algarve Cultura

Sandra Ramos apresenta em Portimão livro sobre autismo, maternidade e superação

11:00 28 Outubro, 2026 11:01 28 Outubro, 2026

Escritora regressa a Portimão para apresentar uma história real sobre autismo e maternidade, numa obra solidária que já vendeu 350 exemplares

Algarve Desporto Economia

Ferragudo celebra 27 anos como vila e reivindica financiamento mais justo para a freguesia

08:13 28 Outubro, 2026 08:13 28 Outubro, 2026

Comemorações dos 27 anos de Ferragudo como vila incluem atividades e um debate sobre o futuro do Algarve, num contexto de reivindicações financeiras

Luís Montenegro a discursar.
Nacional

Montenegro elogia PSP nos protestos pela habitação: “Especialmente cuidadosa e competente”

11:50 28 Outubro, 2026 11:41 28 Outubro, 2026

Primeiro-ministro defende atuação da polícia nas manifestações pela habitação e afirma que o direito de protesto deve respeitar a lei

Opinião Política

A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel

09:50 28 Outubro, 2026 09:54 28 Outubro, 2026

"Voltar à luta de classes exige mais do que recuperar o vocabulário. Exige estar onde os salários falham, onde as rendas expulsam e onde trabalhar deixou de garantir autonomia"

Algarve Cultura Opinião

História de Tavira: Idade do Bronze. Um novo tempo – Parte 3 | Por José Manuel do Carmo

11:50 28 Outubro, 2026 11:45 28 Outubro, 2026

"No Sul, os pequenos assentamentos nas proximidades da costa e estuários, junto a terrenos férteis, mantêm uma economia agropastoril complementada por recursos marinhos e fluviais"

Economia Europe Direct Algarve

Olhão reúne 120 participantes de três regiões para promover a inovação social e o emprego

09:39 28 Outubro, 2026 10:19 28 Outubro, 2026

Encontro sobre inovação social reuniu mais de 50 entidades do Algarve, Alentejo e Andaluzia para debater inclusão, empreendedorismo e emprego

Cultura Ensino Europe Direct Algarve

Parlamento Europeu reúne nove escolas de Portugal, Irlanda e Reino Unido em Ferragudo

07:44 28 Outubro, 2026 07:44 28 Outubro, 2026

Estudantes de Portugal, Irlanda e Reino Unido participam em encontro de cidadania europeia promovido pelo Parlamento Europeu no Algarve

Europe Direct Algarve

Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas

10:30 28 Outubro, 2026 10:21 28 Outubro, 2026

Jornalistas com mais de dois anos de experiência podem candidatar-se ao curso de Jornalismo Parlamentar, com inscrições abertas até 30 de outubro

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Algarve Política

Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção

18:20 27 Outubro, 2026 18:22 27 Outubro, 2026

Tribunal de Faro ouviu quatro arguidos no processo de alegada corrupção que envolve a ex-presidente da Câmara de Vila Real de Santo António

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Opinião

Uns armam barraca, outros armam tendas (ou da arte nacional de distinguir entre o cidadão incómodo e o adepto estimável) | Por José Figueiredo Santos

08:46 27 Outubro, 2026 08:48 27 Outubro, 2026

"É uma arte antiga, esta de confundir a paz pública com o silêncio dos descontentes"

Europe Direct Algarve Opinião Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Cultura Europe Direct Algarve

Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha

15:20 27 Outubro, 2026 15:12 27 Outubro, 2026

Projeto transfronteiriço desenvolveu rotas náutico-culturais para valorizar o património do Baixo Guadiana e promover novas experiências turísticas

Elevador da Glória.
Economia, Nacional

Elevador da Glória: Fidelidade contesta indemnização de 1.000.000€ e alega que vítima sofreu durante pouco tempo antes de morrer

10:20 28 Outubro, 2026 10:00 28 Outubro, 2026

Seguradora contesta o valor pedido pela família de uma das vítimas mortais do acidente e apresenta as razões para justificar a sua posição

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Algarve, Cultura

Sandra Ramos apresenta em Portimão livro sobre autismo, maternidade e superação

11:00 28 Outubro, 2026 11:01 28 Outubro, 2026

Escritora regressa a Portimão para apresentar uma história real sobre autismo e maternidade, numa obra solidária que já vendeu 350 exemplares

Algarve, Desporto, Economia

Ferragudo celebra 27 anos como vila e reivindica financiamento mais justo para a freguesia

08:13 28 Outubro, 2026 08:13 28 Outubro, 2026

Comemorações dos 27 anos de Ferragudo como vila incluem atividades e um debate sobre o futuro do Algarve, num contexto de reivindicações financeiras

Luís Montenegro a discursar.
Nacional

Montenegro elogia PSP nos protestos pela habitação: “Especialmente cuidadosa e competente”

11:50 28 Outubro, 2026 11:41 28 Outubro, 2026

Primeiro-ministro defende atuação da polícia nas manifestações pela habitação e afirma que o direito de protesto deve respeitar a lei

Opinião, Política

A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel

09:50 28 Outubro, 2026 09:54 28 Outubro, 2026

"Voltar à luta de classes exige mais do que recuperar o vocabulário. Exige estar onde os salários falham, onde as rendas expulsam e onde trabalhar deixou de garantir autonomia"

Algarve, Cultura, Opinião

História de Tavira: Idade do Bronze. Um novo tempo – Parte 3 | Por José Manuel do Carmo

11:50 28 Outubro, 2026 11:45 28 Outubro, 2026

"No Sul, os pequenos assentamentos nas proximidades da costa e estuários, junto a terrenos férteis, mantêm uma economia agropastoril complementada por recursos marinhos e fluviais"

Economia, Europe Direct Algarve

Olhão reúne 120 participantes de três regiões para promover a inovação social e o emprego

09:39 28 Outubro, 2026 10:19 28 Outubro, 2026

Encontro sobre inovação social reuniu mais de 50 entidades do Algarve, Alentejo e Andaluzia para debater inclusão, empreendedorismo e emprego

Cultura, Ensino, Europe Direct Algarve

Parlamento Europeu reúne nove escolas de Portugal, Irlanda e Reino Unido em Ferragudo

07:44 28 Outubro, 2026 07:44 28 Outubro, 2026

Estudantes de Portugal, Irlanda e Reino Unido participam em encontro de cidadania europeia promovido pelo Parlamento Europeu no Algarve

Europe Direct Algarve

Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas

10:30 28 Outubro, 2026 10:21 28 Outubro, 2026

Jornalistas com mais de dois anos de experiência podem candidatar-se ao curso de Jornalismo Parlamentar, com inscrições abertas até 30 de outubro

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais, Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Algarve, Política

Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção

18:20 27 Outubro, 2026 18:22 27 Outubro, 2026

Tribunal de Faro ouviu quatro arguidos no processo de alegada corrupção que envolve a ex-presidente da Câmara de Vila Real de Santo António

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Opinião

Uns armam barraca, outros armam tendas (ou da arte nacional de distinguir entre o cidadão incómodo e o adepto estimável) | Por José Figueiredo Santos

08:46 27 Outubro, 2026 08:48 27 Outubro, 2026

"É uma arte antiga, esta de confundir a paz pública com o silêncio dos descontentes"

Europe Direct Algarve, Opinião, Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Cultura, Europe Direct Algarve

Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha

15:20 27 Outubro, 2026 15:12 27 Outubro, 2026

Projeto transfronteiriço desenvolveu rotas náutico-culturais para valorizar o património do Baixo Guadiana e promover novas experiências turísticas

Últimas Notícias

  • Fábio Paim reage após ser acusado de violar jovem em Faro: “Acusação não é condenação”
    Fábio Paim reage após ser acusado de violar jovem em Faro: “Acusação não é condenação”
  • Grande Prémio de Fórmula 1 no Algarve terá mobilidade como um dos maiores desafios
    Grande Prémio de Fórmula 1 no Algarve terá mobilidade como um dos maiores desafios
  • Montenegro elogia PSP nos protestos pela habitação: “Especialmente cuidadosa e competente”
    Montenegro elogia PSP nos protestos pela habitação: “Especialmente cuidadosa e competente”
  • Protestos pela habitação: 430 advogados defendem que polícias devem recusar ordens ilegítimas de superiores para dispersar manifestantes
    Protestos pela habitação: 430 advogados defendem que polícias devem recusar ordens ilegítimas de superiores para dispersar manifestantes
  • Dificuldades no acesso a sites em Portugal: o que se sabe após as falhas na NOS
    Dificuldades no acesso a sites em Portugal: o que se sabe após as falhas na NOS

Opinião

  • História de Tavira: Idade do Bronze. Um novo tempo – Parte 3 | Por José Manuel do Carmo
    História de Tavira: Idade do Bronze. Um novo tempo – Parte 3 | Por José Manuel do Carmo
  • A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel
    A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel
  • O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório
    O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório

Europe Direct Algarve

  • Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas
    Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas
  • Olhão reúne 120 participantes de três regiões para promover a inovação social e o emprego
    Olhão reúne 120 participantes de três regiões para promover a inovação social e o emprego
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal