Os resultados finais provisórios oficiais das Europeias revelam, no sítio on-line do Governo, que Mendes Bota não será, como já era esperado, eleito para um lugar em Bruxelas.
O sítio oficial de divulgação de resultados passou a disponibilizar a informação de que “com os resultados de inscritos e votantes já disponíveis (7.965 inscritos e 481 votantes) dos consulados que têm suspenso o apuramento por estarem a aguardaros votos de mesas com menos de 100 eleitores, é possível concluir pela certeza da distribuição dos quatro mandatos ainda não atribuídos (…) às candidaturas da Aliança Portugal, CDU – Coligação Democrática Unitária, Partido da Terra e Partido Socialista”.
Distribuição de deputados
A ser assim o PS elege oito eurodeputados, a Aliança Portugal sete, a CDU três e o Movimento Partido da Terra dois e cada um destes partidos recolhe um eurodeputado dos quatro cujos mandatos ainda não estão atribuídos.
O Bloco de esquerda mantém a eleição de somente um deputado, Marisa Matias, para Bruxelas e Estrasburgo.
Certo é entretanto aquilo que já se adivinhava, mas matematicamente não se podia afirmar, Mendes Bota, nono da lista proposta pela coligação PSD/CDS-PP não foi eleito e o Algarve falha assim a colocação de um homem no hemiciclo europeu.
O CDS-PP só conseguiu passagem para a Europa para um dos seus homens Nuno Melo e perde assim na aliança com o PSD um deputado na União.
Veja os resultados oficiais – para aceder ao sítio oficial de resultados das Europeias clique na imagem e no caso do Algarve escolha a região no mapa do sítio on-line oficial: