Skip to content
Postal

Postal

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
    • Europa
    • Mundo
    • Economia
    • Política
    • Europe Direct Algarve
    • Opinião
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
      • Cultura.Sul
    • Lifestyle
      • Astrologia
      • Animais
      • Insólito
      • Pensamentos
      • Gastronomia
    • Video
    • Desporto
    • Saúde
    • Auto
    • Tech
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Ofertas & Descobertas
Menu
Ouvir
Legislativas 2022, Saúde

Eleições: entre 3 a 7% dos portugueses estarão em isolamento no dia da ida às urnas

Previsões mais recentes indicam que entre 310 mil e 720 mil portugueses poderão estar em isolamento devido à pandemia de covid-19 no dia das eleições legislativas, a 30 de janeiro.

10:20 15 Janeiro, 2022 | Expresso
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

Entre 3% e 7% dos portugueses poderão estar em isolamento devido à pandemia de covid-19 no dia das eleições legislativas, 30 de janeiro, altura em que a incidência de infeções deverá estar mais baixa, indicam os cenários do INSA.

“Relativamente aos indivíduos em isolamento ou quarentena, a verificarem-se os cenários traçados, já deveremos estar em fase descendente nessa altura e, de acordo com as nossas simulações, esse valor a 30 de janeiro poderá estar entre 03% a 07% da população”, adiantou à Lusa Baltazar Nunes, investigador do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Segundo o responsável pela Unidade de Investigação Epidemiológica do INSA, se o máximo tiver sido alcançado nos últimos dias, e o país não ultrapassar os 40 mil a 50 mil casos diários, o cenário para o final do mês é de que o número de isolamentos estará “mais próximo dos 3% do que dos 7%”.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, a população residente em Portugal é de cerca de 10,3 milhões de pessoas, o que quer dizer que poderão estar isoladas ou em quarentena no dia das eleições entre cerca de 310 mil e 720 mil pessoas.

Baltazar Nunes salientou ainda que a situação epidemiológica a 30 de janeiro, dia em que os portugueses são chamados a eleger os 230 deputados, será, em grande parte, determinada pela eficácia das medidas de contenção implementadas durante a última semana de dezembro e as primeiras de janeiro deste ano.

Além disso, a situação da pandemia no final do mês depende do desenrolar da vacinação de reforço e das crianças dos 5 aos 11 anos, adiantou o especialista, ao avançar que, “quanto maior for a cobertura vacinal destes grupos, melhor será a situação epidemiológica a 30 de janeiro”.

INCIDÊNCIA DE INFEÇÕES DEVERÁ COMEÇAR O “PROCESSO DESCENDENTE NAS PRÓXIMAS SEMANAS”

De acordo com investigador do INSA, a incidência de infeções deverá começar o seu “processo descendente nas próximas semanas” e, caso se verifiquem os cenários previstos, no dia das legislativas é provável que o país esteja “com níveis de incidência acumulada mais baixos do que os atuais e que o índice de transmissibilidade (Rt) esteja abaixo ou perto de 1”.

Segundo avançou a Direção-Geral da Saúde na sexta-feira, a incidência por 100 mil habitantes está nos 3.813,6 a nível nacional e o Rt – que estima o número de casos secundários de infeção resultantes de cada pessoa portadora do vírus – registou uma descida, passando para 1,19.

Relativamente à pressão sobre os serviços de saúde, que tem aumentado gradualmente nos últimos dias, Baltazar Nunes adiantou que, também de acordo com os cenários, o máximo de ocupação de camas em unidades de cuidados intensivos (UCI) será registado entre a primeira e a segunda semana de fevereiro.

“Se os cenários delineados se verificarem, na semana de 30 de janeiro, estaremos próximos ou a atingir o máximo de camas em enfermaria e em unidades de cuidados intensivos. Os nossos cenários projetavam máximos em enfermaria que podem variar entre 1.300 e 3.700 e em UCI entre 184 a 453”.

Na sexta-feira, 1.699 doentes com covid-19 estavam internados em enfermaria e 162 nas unidades de cuidados intensivos dos hospitais de Portugal continental.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 19.237 pessoas e foram contabilizados 1.814.567 casos de infeção, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde.

×
Publicidade
Auto, Nacional, Tech

Passou num radar e não sabe se foi multado? Veja como o saber ’em segundos’

14:08 9 Maio, 2025 15:12 9 Maio, 2025 | POSTAL

Foi apanhado num radar e ficou com a dúvida se vai ter de pagar multa? Há um portal onde pode confirmar isso em minutos, e até contestar

Algarve

Apoio ao arrendamento: Tavira abre inscrições para famílias em situação de vulnerabilidade

07:45 10 Maio, 2025 19:36 8 Maio, 2025 | POSTAL

Município de Tavira abre candidaturas entre 19 e 30 de maio para apoiar famílias no pagamento integral da renda de casa

Opinião, Saúde

O lúpus é mais do que uma doença, é um desafio com impacto na saúde mental | Por Carlos Carneiro

07:30 10 Maio, 2025 14:44 9 Maio, 2025 | POSTAL

"A incerteza da doença, a luta com a dor e a necessidade de tratamento podem levar a problemas emocionais como depressão e ansiedade"

Lifestyle

Especialistas avisam: não deve (mesmo) guardar este alimento no seu frigorífico

18:50 9 Maio, 2025 19:56 9 Maio, 2025 | POSTAL

Nem todos os alimentos devem ser guardados no frigorífico. Um dos mais populares em Portugal perde qualidade quando exposto a baixas temperaturas

Algarve, Cultura

Philosophy Spring Festival regressa a Portimão com literatura, cinema e liberdade como mote

07:15 10 Maio, 2025 19:27 8 Maio, 2025 | POSTAL

Festival filosófico da Secundária Teixeira Gomes celebra o amor aos livros e à liberdade com tertúlias, cinema, teatro e encontros

Algarve, Saúde

Rastreio gratuito em Alcoutim deteta lesões de pele e sensibiliza para os cuidados a adotar

08:15 10 Maio, 2025 20:08 8 Maio, 2025 | POSTAL

Ação decorre a 19 e 20 de maio e percorre as freguesias do concelho com rastreio, tratamento e transporte assegurado

Auto

Um carro para a vida? Mecânicos apontam as duas marcas com menos avarias

19:04 9 Maio, 2025 19:57 9 Maio, 2025 | POSTAL

Quer um carro que dure para sempre? Veja o que dizem os mecânicos sobre as marcas mais fiáveis e descubra as qual quase nunca têm avarias

Europa, Lifestyle, Saúde

Nesta ilha a 2 horas e meia de Portugal as pessoas vivem até aos 100 anos e estes são os motivos

12:51 9 Maio, 2025 15:17 9 Maio, 2025 | POSTAL

Fica a pouco mais de duas horas de voo e tem um dos maiores índices de longevidade do mundo. Descubra os 4 hábitos que explicam o fenómeno

Lifestyle, Saúde

‘Dá’ anos de vida e protege o coração: nutricionistas rendidos à “planta da imortalidade” que quase ninguém conhece

19:25 9 Maio, 2025 18:55 9 Maio, 2025 | POSTAL

Rica em compostos naturais, esta planta ancestral protege o coração, equilibra o metabolismo e pode ajudar a viver mais tempo

Lifestyle, Nacional

Descubra a praia fluvial no sul do país que tem água a 25 graus e chapéus de sol ‘à borla’

22:10 9 Maio, 2025 22:10 9 Maio, 2025 | POSTAL

Para além das águas a temperaturas elevadas, a praia que se situa no sul do país distingue-se por disponibilizar 'sombras' gratuitamente

Europa, Lifestyle

Adeus britânicos: espanhóis ‘fartos’ do excesso de turismo fazem estragos em Espanha e preocupam turistas

18:20 8 Maio, 2025 14:39 9 Maio, 2025 | POSTAL

A onda de protestos e as ameaças dos espanhóis 'fartos' do excesso de turistas em Espanha está a preocupar os britânicos, que temem medidas mais agressivas por parte dos ativistas

Economia, Tech

O que fazer se o multibanco ‘engolir’ o seu cartão? Veja como resolver facilmente o problema

18:30 7 Maio, 2025 23:08 7 Maio, 2025 | POSTAL

Descubra o que fazer se o seu cartão bancário for retido pelo multibanco. Aprenda as melhores práticas para evitar este problema

Economia, Mundo

Descoberta mina de ouro, prata e cobre: é uma das maiores do mundo e vai transformar este país numa potência mundial

10:58 8 Maio, 2025 11:19 8 Maio, 2025 | POSTAL

Com cobre, prata e ouro a brotar da terra, este país pode reescrever o seu destino económico e surpreender os mercados

Algarve, Lifestyle

É um fenómeno natural: esta praia do Algarve tem nascentes e ‘bolhas’ de água doce que saem da areia

16:00 9 Maio, 2025 19:55 9 Maio, 2025 | POSTAL

Praia do Algarve que fica na fronteira entre o sotavento e o barlavento destaca-se pelas nascentes de água doce que se veem na maré baixa

Lifestyle, Saúde

Nem peixe, nem frango: esta é a carne mais rica em ferro e que quase ninguém come

14:30 6 Maio, 2025 21:00 7 Maio, 2025 | POSTAL

Entre as várias opções de alimentação, há uma carne que se destaca pelo seu elevado teor de ferro, mas que é frequentemente esquecida nas escolhas alimentares do dia a dia

Lifestyle, Nacional

Conheça a cidade portuguesa que é para os ingleses uma ‘alternativa’ a Roma e sem tanto turismo

14:10 7 Maio, 2025 14:06 7 Maio, 2025 | POSTAL

Há uma cidade portuguesa que é para os ingleses uma 'alternativa' a Roma, num ano em que muitos turistas vão viajar para a cidade italiana

Auto, Nacional, Tech

Passou num radar e não sabe se foi multado? Veja como o saber ’em segundos’

14:08 9 Maio, 2025 15:12 9 Maio, 2025 | POSTAL

Foi apanhado num radar e ficou com a dúvida se vai ter de pagar multa? Há um portal onde pode confirmar isso em minutos, e até contestar

Algarve

Apoio ao arrendamento: Tavira abre inscrições para famílias em situação de vulnerabilidade

07:45 10 Maio, 2025 19:36 8 Maio, 2025 | POSTAL

Município de Tavira abre candidaturas entre 19 e 30 de maio para apoiar famílias no pagamento integral da renda de casa

Opinião, Saúde

O lúpus é mais do que uma doença, é um desafio com impacto na saúde mental | Por Carlos Carneiro

07:30 10 Maio, 2025 14:44 9 Maio, 2025 | POSTAL

"A incerteza da doença, a luta com a dor e a necessidade de tratamento podem levar a problemas emocionais como depressão e ansiedade"

Lifestyle

Especialistas avisam: não deve (mesmo) guardar este alimento no seu frigorífico

18:50 9 Maio, 2025 19:56 9 Maio, 2025 | POSTAL

Nem todos os alimentos devem ser guardados no frigorífico. Um dos mais populares em Portugal perde qualidade quando exposto a baixas temperaturas

Algarve, Cultura

Philosophy Spring Festival regressa a Portimão com literatura, cinema e liberdade como mote

07:15 10 Maio, 2025 19:27 8 Maio, 2025 | POSTAL

Festival filosófico da Secundária Teixeira Gomes celebra o amor aos livros e à liberdade com tertúlias, cinema, teatro e encontros

Algarve, Saúde

Rastreio gratuito em Alcoutim deteta lesões de pele e sensibiliza para os cuidados a adotar

08:15 10 Maio, 2025 20:08 8 Maio, 2025 | POSTAL

Ação decorre a 19 e 20 de maio e percorre as freguesias do concelho com rastreio, tratamento e transporte assegurado

Auto

Um carro para a vida? Mecânicos apontam as duas marcas com menos avarias

19:04 9 Maio, 2025 19:57 9 Maio, 2025 | POSTAL

Quer um carro que dure para sempre? Veja o que dizem os mecânicos sobre as marcas mais fiáveis e descubra as qual quase nunca têm avarias

Europa, Lifestyle, Saúde

Nesta ilha a 2 horas e meia de Portugal as pessoas vivem até aos 100 anos e estes são os motivos

12:51 9 Maio, 2025 15:17 9 Maio, 2025 | POSTAL

Fica a pouco mais de duas horas de voo e tem um dos maiores índices de longevidade do mundo. Descubra os 4 hábitos que explicam o fenómeno

Lifestyle, Saúde

‘Dá’ anos de vida e protege o coração: nutricionistas rendidos à “planta da imortalidade” que quase ninguém conhece

19:25 9 Maio, 2025 18:55 9 Maio, 2025 | POSTAL

Rica em compostos naturais, esta planta ancestral protege o coração, equilibra o metabolismo e pode ajudar a viver mais tempo

Lifestyle, Nacional

Descubra a praia fluvial no sul do país que tem água a 25 graus e chapéus de sol ‘à borla’

22:10 9 Maio, 2025 22:10 9 Maio, 2025 | POSTAL

Para além das águas a temperaturas elevadas, a praia que se situa no sul do país distingue-se por disponibilizar 'sombras' gratuitamente

Europa, Lifestyle

Adeus britânicos: espanhóis ‘fartos’ do excesso de turismo fazem estragos em Espanha e preocupam turistas

18:20 8 Maio, 2025 14:39 9 Maio, 2025 | POSTAL

A onda de protestos e as ameaças dos espanhóis 'fartos' do excesso de turistas em Espanha está a preocupar os britânicos, que temem medidas mais agressivas por parte dos ativistas

Economia, Tech

O que fazer se o multibanco ‘engolir’ o seu cartão? Veja como resolver facilmente o problema

18:30 7 Maio, 2025 23:08 7 Maio, 2025 | POSTAL

Descubra o que fazer se o seu cartão bancário for retido pelo multibanco. Aprenda as melhores práticas para evitar este problema

Economia, Mundo

Descoberta mina de ouro, prata e cobre: é uma das maiores do mundo e vai transformar este país numa potência mundial

10:58 8 Maio, 2025 11:19 8 Maio, 2025 | POSTAL

Com cobre, prata e ouro a brotar da terra, este país pode reescrever o seu destino económico e surpreender os mercados

Algarve, Lifestyle

É um fenómeno natural: esta praia do Algarve tem nascentes e ‘bolhas’ de água doce que saem da areia

16:00 9 Maio, 2025 19:55 9 Maio, 2025 | POSTAL

Praia do Algarve que fica na fronteira entre o sotavento e o barlavento destaca-se pelas nascentes de água doce que se veem na maré baixa

Lifestyle, Saúde

Nem peixe, nem frango: esta é a carne mais rica em ferro e que quase ninguém come

14:30 6 Maio, 2025 21:00 7 Maio, 2025 | POSTAL

Entre as várias opções de alimentação, há uma carne que se destaca pelo seu elevado teor de ferro, mas que é frequentemente esquecida nas escolhas alimentares do dia a dia

Lifestyle, Nacional

Conheça a cidade portuguesa que é para os ingleses uma ‘alternativa’ a Roma e sem tanto turismo

14:10 7 Maio, 2025 14:06 7 Maio, 2025 | POSTAL

Há uma cidade portuguesa que é para os ingleses uma 'alternativa' a Roma, num ano em que muitos turistas vão viajar para a cidade italiana

Últimas

  • Rastreio gratuito em Alcoutim deteta lesões de pele e sensibiliza para os cuidados a adotar
    Rastreio gratuito em Alcoutim deteta lesões de pele e sensibiliza para os cuidados a adotar
  • Apoio ao arrendamento: Tavira abre inscrições para famílias em situação de vulnerabilidade
    Apoio ao arrendamento: Tavira abre inscrições para famílias em situação de vulnerabilidade
  • Philosophy Spring Festival regressa a Portimão com literatura, cinema e liberdade como mote
    Philosophy Spring Festival regressa a Portimão com literatura, cinema e liberdade como mote
  • Descubra a praia fluvial no sul do país que tem água a 25 graus e chapéus de sol ‘à borla’
    Descubra a praia fluvial no sul do país que tem água a 25 graus e chapéus de sol ‘à borla’
  • Adeus palha de aço: conheça o truque da cebola para deixar qualquer grelha a brilhar sem recurso a químicos
    Adeus palha de aço: conheça o truque da cebola para deixar qualquer grelha a brilhar sem recurso a químicos
  • Nem médica, nem advogada: jovem de 22 anos ganha 9.000€/mês e trabalha 5 horas por dia num emprego que não requer experiência
    Nem médica, nem advogada: jovem de 22 anos ganha 9.000€/mês e trabalha 5 horas por dia num emprego que não requer experiência
  • ‘Dá’ anos de vida e protege o coração: nutricionistas rendidos à “planta da imortalidade” que quase ninguém conhece
    ‘Dá’ anos de vida e protege o coração: nutricionistas rendidos à “planta da imortalidade” que quase ninguém conhece

Opinião

  • O lúpus é mais do que uma doença, é um desafio com impacto na saúde mental | Por Carlos Carneiro
    O lúpus é mais do que uma doença, é um desafio com impacto na saúde mental | Por Carlos Carneiro
  • Declaração de Leipzig: um compromisso para com o futuro democrático da Europa
    Declaração de Leipzig: um compromisso para com o futuro democrático da Europa
  • SNS Bichológico | Por Jose Figueiredo Santos
    SNS Bichológico | Por Jose Figueiredo Santos
  • 40 visões da Europa: A entrada de Portugal no cenário europeu – O salto português | Por Ana Catarina Serra
    40 visões da Europa: A entrada de Portugal no cenário europeu – O salto português | Por Ana Catarina Serra

Europe Direct Algarve

  • Declaração de Leipzig: um compromisso para com o futuro democrático da Europa
    Declaração de Leipzig: um compromisso para com o futuro democrático da Europa
  • 40 visões da Europa: A entrada de Portugal no cenário europeu – O salto português | Por Ana Catarina Serra
    40 visões da Europa: A entrada de Portugal no cenário europeu – O salto português | Por Ana Catarina Serra
  • 40 visões da Europa: Enquanto Putin avança, a Europa ainda não decidiu como reagir | Por António Valentim Domingos 
    40 visões da Europa: Enquanto Putin avança, a Europa ainda não decidiu como reagir | Por António Valentim Domingos 
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
Ficha Técnica e Contactos do Postal
©2025 Postal