Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Edição Papel, Política

AUTÁRQUICAS: Por vontade de alguns o Algarve ficava só com marinas de recreio, entrevista a Vasco Cardoso (PCP)

Para o responsável do PCP no Algarve, o turismo é um sector fundamental para a região, mas é urgente pensar em alternativas de produção complementares. Quer manter Silves e aposta forte em Vila Real de Santo António

14:00 23 Maio, 2021 11:02 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A pandemia trouxe problemas novos mas também expôs problemas velhos e não pode ser desculpa para tudo: despedimentos, salários em atraso, por exemplo. Para o responsável do PCP no Algarve, o turismo é um sector fundamental para a região, mas é urgente pensar em alternativas de produção complementares.

Vasco Cardoso vai mais longe: por vontade de alguns o Algarve ficaria só com marinas de recreio. Quanto às expectativas da CDU nas próximas eleições autárquicas, aposta no reforço de posições e no aumento do número de votos e de mandatos. Quer manter Silves e aposta forte em Vila Real de Santo António.

P – Quais são as perspectivas da CDU para as eleições autárquicas no Algarve?
R – A CDU parte para estas eleições com o objectivo de concorrer aos 16 concelhos e 73 freguesias do Algarve, visando quer o aumento do número de votos, quer de mandatos.

Queremos consolidar as maiorias existentes, como na Câmara de Silves e nas Juntas de Freguesia de Silves, São Bartolomeu de Messines e Santa Bárbara de Nexe, disputar maiorias noutros concelhos como é o caso de Vila Real de Santo António e recuperar posições na vereação de importantes câmaras municipais como é o caso de Faro, Olhão, Portimão ou Lagos.

P – A CDU conta neste momento com a Câmara de Silves. É para manter?
R – O trabalho realizado pela CDU em Silves é notável e distingue-se entre os 16 concelhos do Algarve. A gestão CDU permitiu sanear as contas do município que o PSD tinha comprometido. Avançar com um importante conjunto de investimentos e obras que estão a mudar a face do concelho, incluindo com a solução de problemas crónicos como as cheias em Armação de Pêra ou Messines. Valorizar o património cultural e a actividade económica de que a promoção da laranja é um exemplo. Valorizar os trabalhadores da autarquia com Silves a ser a primeira câmara a efectivar as 35 horas de trabalho, ou agora a aplicar o suplemento de insalubridade e penosidade. Valorizar o trabalho com todas as freguesias sem discriminações. Promovendo a participação das populações. Criando novos elementos de valorização do território como o PDM de 2ª geração (também aqui a primeira câmara do Algarve), o Geopark ou a zona protegida da baía de Armação de Pêra. Por tudo isto são legítimas as expectativas de ver reconhecido o nosso trabalho.


[Autárquicas em VRSA] A CDU tem condições para se afirmar como alternativa. Não tenho dúvidas de que iremos disputar até ao fim estas eleições


P – E relativamente à Câmara de VRSA que já foi por duas vezes de maioria CDU, perante o caso que levou à resignação da presidente Conceição Cabrita, quais são as vossas expectativas?
R – A situação em VRSA é preocupante. A gestão PS primeiro e a gestão do PSD de Luís Gomes/Conceição Cabrita fizeram este concelho bater no fundo. Uma dívida monstruosa, serviços públicos privatizados, taxas e tarifas municipais no máximo e uma câmara sem meios e sem projecto. A CDU tem tido uma atitude combativa e construtiva com soluções para o concelho. E tem condições para se afirmar como alternativa. Não tenho dúvidas de que iremos disputar até ao fim estas eleições.

P – A CDU que sempre teve uma presença forte nas autarquias do país, tem vindo a perder algum desse poder na última década. No Algarve, esse declínio em concelhos de forte tradição operária como Silves e VRSA, como explica essa perda de influência, estrutural ou é apenas circunstancial?
R – Falando da última década, designadamente em relação a esses dois concelhos o cenário é precisamente o contrário. Em 2009 tínhamos um único vereador no concelho de Silves e nenhum em VRSA e partimos para estas eleições – em 2021 – com a presidência da CM de Silves (4 vereadores) e com um vereador em VRSA (tendo ficado a 200 ou 300 votos de eleger o 2º em 2017). São dois concelhos onde temos crescido.


Recusamos a ideia de dar dinheiro ao turismo em abstracto. Sobretudo desviar recursos públicos para os grandes grupos económicos que ganharam milhões de euros nos últimos anos e que agora querem dinheiro do Estado


P – O país e o Algarve, em particular, atravessam uma crise profunda devido à pandemia com reflexos na economia, em especial no turismo e no desemprego. Como analisa a resposta do Governo a esta situação?
R – O Governo continua a pensar no défice e na submissão ao Euro em vez de responder aos problemas do País.

O Orçamento do Estado para 2021 tem a base para responder a muitos dos problemas que o Governo não está a utilizar. Se é verdade que, por iniciativa do PCP no OE foi possível assegurar o pagamento dos salários a 100% em situações de layoff, garantir o prolongamento do subsídio de desemprego por mais 6 meses, aumentar as reformas pelo 4º ano consecutivo, contratar profissionais para o SNS e outras medidas, o facto é que, em matérias como a resposta às MPME, aos sectores da cultura, ou mesmo em relação ao investimento no SNS, o Governo continua a marcar passo.

No imediato, são precisas medidas urgentes que permitam ultrapassar a epidemia – testagem, rastreio e vacinação em massa – a par da garantia de apoios sociais a quem deles necessita e de apoios às MPME que estão a passar por grandes dificuldades.

Recusamos a ideia de dar dinheiro ao turismo em abstracto. Sobretudo desviar recursos públicos para os grandes grupos económicos que ganharam milhões de euros nos últimos anos e que agora querem dinheiro do Estado. O exemplo do Grupo JJW (hotelaria) que é propriedade de um dos homens mais ricos do planeta e que tem centenas de trabalhadores com salários em atraso desde Janeiro fala por si. Coisa diferente são as pequenas empresas de restauração, alojamento, transportes, bares, discotecas e outras, que precisam de apoios para retomar a actividade.

A situação social é também ela muito grave. E não é apenas por causa da epidemia, é também pelo aproveitamento que tem sido feito. A epidemia passou a ser desculpa para tudo. E vivem- se situações de salários em atraso, de alterações forçadas de horários de trabalho, de despedimentos selvagens que foram praticados nestes meses. O Governo não tem nenhuma desculpa para não intervir nestas situações, incluindo com os apoios sociais que são necessários.


A epidemia passou a ser desculpa para tudo. E vivem-se situações de salários em atraso, de alterações forçadas de horários de trabalho, de despedimentos selvagens que foram praticados nestes meses


P – Faz sentido que 9 meses depois, o Algarve continue sem um plano de emergência?
R – Mais do que um plano de emergência, e recordo que o País tem muitos planos sem que isso se traduza em avanços, a região precisa que o Governo utilize todas as possibilidades que o Orçamento do Estado comporta para responder aos problemas. Infelizmente não é isso que está a acontecer!

P – Como vai ser o Algarve no pós pandemia?
R – Se se mantiver a mesma política de favorecimento dos grupos económicos privados, de falta de investimento público, de desrespeito pelos direitos dos trabalhadores, de desvalorização dos serviços públicos e privatizações, temo que os problemas gravíssimos que hoje enfrentamos se possam ainda agravar mais.

P – No que respeita aos investimentos do Estado, acha que a região tem recebido os apoios correspondentes ao peso que representa do ponto de vista da sua economia?
R – A epidemia trouxe problemas novos mas expôs também problemas estruturais com que o Algarve se confronta. Desde logo a sua dependência quase exclusiva do turismo e o modelo de baixos salários, trabalho precário e desemprego que lhe está associado. O Algarve precisa urgentemente de diversificar a sua actividade económica e não é nessa direcção que vai o Governo PS.

O saldo dos últimos anos, sobretudo desde que PSD, PSD e CDS amarraram o País ao Euro, é a de um investimento público medíocre e mal orientado nas últimas duas décadas.

Há investimentos públicos que estão por concretizar há largos anos. Veja-se a electrificação da linha do Algarve, a conclusão das obras na EN 125, a construção do novo Hospital Central, a requalificação dos portos e das barras do Algarve, a intervenção na floresta, o alargamento da oferta de transportes públicos, o fim das portagens, o pa-pel da TAP e do Aeroporto de Faro ao serviço da região, a regionalização, etc – tudo isso está afastado das pro-postas e da acção do Governo PS, mas também do PSD.


[Diversificação económica] O Algarve tem um potencial imenso no plano turístico (…) mas não há nem país nem região desenvolvida sem produção


P – Parece ser consensual a ideia de que o Algarve vive numa excessiva dependência da actividade turística, impondo-se uma diversificação da sua base produtiva. Que resposta tem o PCP como propostas para construir uma alternativa económica sem colocar em causa o turismo?
R – O Algarve tem um potencial imenso no plano turístico que deve ser apro-veitado e desenvolvido em harmonia com outros sectores da actividade económica. Mas não há nem país nem região desenvolvida sem produção – é isso que defendemos há muitos anos. Entre outros exemplos, falamos do abasteci-mento alimentar da região e da necessidade de se investir nas pes-cas e na agricultura. É preciso travar a des-truição da nossa frota pesqueira. Por vontade de alguns o Algarve ficava só com marinas de recreio, ora a região precisa de investir a sério na modernização dos seus portos de pes-ca e comerciais. No plano agrícola a região precisa de esti-mular a produção não para o mercado mas para o abasteci-mento das necessidades alimentares dos algarvios.

Investimentos que facilitem o acesso à água, aos circuitos de abastecimen-to, transporte e armazenamento de produtos, a criação de um matadouro regional, o apoio à agricultura fami-liar, o apoio à actividade florestal, entre outros, são fundamentais. Por outro lado a região não pode prescindir da indústria. Há grande po-tencial na construção e reparação naval com exemplos interessantes que po-dem ser ampliados. Na manutenção ferroviária (se quere-mos que este modo de transporte se afirme) há possibilidades de investir em VRSA ou Tunes. No aproveita-mento e transformação de recursos geológicos aumentando os níveis de exigência ambiental. Na captação de novas indústrias, incluindo de elevada incorporação tecnológica (é também para isso que a região tem uma universidade), com uma política que aponte à substituição de importa-ções por produção nacional. P

P – Há quem defenda a classificação do Algarve como uma região em situação de calamidade. Subscreve?
R – Essas classificações só fazem sen-tido se atrás delas existirem os meios e os recursos que ajudem a ultra-passar os problemas. É nisso que o PCP está concentrado.

Falta concretizar a regionalização

P – Em termos estratégicos o que tem faltado para resolver os problemas estruturais do Algarve?
R – Os problemas do Algarve, sendo específicos, não são no entanto muito diferentes dos do resto do País. Poderíamos dizer que falta concretizar a regionalização que só não é uma realidade porque PS, PSD e CDS a têm bloqueado. Mas queremos sublinhar que o País e a região o que precisam de facto é de uma outra política, diferente da que o Governo PS executa, mas que se afasta também dos projectos de retrocesso social que PSD, CDS e os seus sucedâneos representam.

Uma política que não confunde os lucros das grandes empresas com os interesses do país, que valorize o trabalho e os trabalhadores, promova os serviços públicos e os desenvolva, defenda a produção nacional, recupere o controlo público de sectores estratégicos – correios, telecomunicações, energia, banca -, afirme a nossa soberania e o direito do povo português a decidir do seu futuro.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Supermercado da Mercadona.
Economia Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Temperaturas elevadas. Crédito: Freepik AI
Tempo

El Niño pode atingir força histórica: modelos apontam para aquecimento acima dos 3 ºC

06:00 22 Julho, 2026 09:09 21 Julho, 2026 | João Luís

Novas projeções internacionais reforçam um cenário de forte aquecimento no Pacífico Equatorial, com possíveis efeitos no clima global nos próximos meses

Algarve Economia Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Algarve Opinião

Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes

17:20 21 Julho, 2026 17:01 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma vez mais, chamo a atenção dos responsáveis para a urgente necessidade de se resolver o grave problema que é o atravessamento da povoação pela Estrada Nacional 125"

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Pagou IMI sem ter de pagar? Fisco admite erro e vai devolver dinheiro a estes proprietários

21:50 21 Julho, 2026 20:45 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Fisco reconheceu erros na cobrança do IMI a senhorios com contratos de rendas antigas

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Tempo

Calor aperta no Algarve esta quarta-feira: estas zonas podem aproximar-se dos 40 ºC

22:00 21 Julho, 2026 20:46 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma massa de ar quente e seco vai elevar as temperaturas no Algarve, com o Sotavento e as zonas interiores a concentrarem os valores mais altos da região

Algarve Cultura

Festival de luz, arte e cultura volta a transformar o centro histórico de Portimão

15:50 21 Julho, 2026 16:02 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Badoxa, Cláudia Pascoal, Edmundo Inácio e Luís Trigacheiro integram a maior edição de sempre da Noitada, em Portimão

Casal de reformados sorridente em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Já se encontra na reforma? Saiba qual o mecanismo legal que pode aumentar o valor da pensão

07:00 19 Julho, 2026 17:02 19 Julho, 2026 | João Luís

Quem já está reformado pode, em alguns casos, aumentar o valor da pensão: veja como funciona este mecanismo legal

Ensino

Quase ninguém conseguiu candidatar-se ao Ensino Superior no 1.º dia: número caiu de mais de 10 mil para apenas 304

20:30 21 Julho, 2026 20:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os problemas associados aos exames nacionais digitais estão a atrasar milhares de estudantes e a dificultar o acesso ao processo

Homem a levar uma vacina.
Saúde

Ensaio clínico da vacina para prevenir cancro do pâncreas trouxe respostas imunitárias duradouras

18:20 21 Julho, 2026 15:38 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Vacina experimental para prevenir o cancro do pâncreas mostrou resultados animadores numa primeira fase do ensaio clínico

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado

18:07 21 Julho, 2026 19:16 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"No Algarve, vejo um enorme potencial para o desenvolvimento de projetos que liguem cultura, artesanato, educação ambiental e inovação criativa"

Opinião Política

Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão

15:35 21 Julho, 2026 15:35 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Não deixa de ser revelador que, em Portugal, a palavra 'cunha' continue a ser pronunciada com uma naturalidade quase desarmante"

Ladrão a fugir com telemóvel roubado. Crédito: Freepik AI
Economia Vida & Lazer

Roubaram-lhe o telemóvel? Há um detalhe nos primeiros minutos que pode salvar a sua conta bancária

11:30 21 Julho, 2026 09:13 21 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Os primeiros minutos após o roubo de um telemóvel podem evitar prejuízos financeiros. Saiba o que bloquear sem perder tempo

Supermercado da Mercadona.
Economia, Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Temperaturas elevadas. Crédito: Freepik AI
Tempo

El Niño pode atingir força histórica: modelos apontam para aquecimento acima dos 3 ºC

06:00 22 Julho, 2026 09:09 21 Julho, 2026 | João Luís

Novas projeções internacionais reforçam um cenário de forte aquecimento no Pacífico Equatorial, com possíveis efeitos no clima global nos próximos meses

Algarve, Economia, Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Algarve, Opinião

Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes

17:20 21 Julho, 2026 17:01 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma vez mais, chamo a atenção dos responsáveis para a urgente necessidade de se resolver o grave problema que é o atravessamento da povoação pela Estrada Nacional 125"

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Pagou IMI sem ter de pagar? Fisco admite erro e vai devolver dinheiro a estes proprietários

21:50 21 Julho, 2026 20:45 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Fisco reconheceu erros na cobrança do IMI a senhorios com contratos de rendas antigas

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Tempo

Calor aperta no Algarve esta quarta-feira: estas zonas podem aproximar-se dos 40 ºC

22:00 21 Julho, 2026 20:46 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma massa de ar quente e seco vai elevar as temperaturas no Algarve, com o Sotavento e as zonas interiores a concentrarem os valores mais altos da região

Algarve, Cultura

Festival de luz, arte e cultura volta a transformar o centro histórico de Portimão

15:50 21 Julho, 2026 16:02 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Badoxa, Cláudia Pascoal, Edmundo Inácio e Luís Trigacheiro integram a maior edição de sempre da Noitada, em Portimão

Casal de reformados sorridente em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Já se encontra na reforma? Saiba qual o mecanismo legal que pode aumentar o valor da pensão

07:00 19 Julho, 2026 17:02 19 Julho, 2026 | João Luís

Quem já está reformado pode, em alguns casos, aumentar o valor da pensão: veja como funciona este mecanismo legal

Ensino

Quase ninguém conseguiu candidatar-se ao Ensino Superior no 1.º dia: número caiu de mais de 10 mil para apenas 304

20:30 21 Julho, 2026 20:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os problemas associados aos exames nacionais digitais estão a atrasar milhares de estudantes e a dificultar o acesso ao processo

Homem a levar uma vacina.
Saúde

Ensaio clínico da vacina para prevenir cancro do pâncreas trouxe respostas imunitárias duradouras

18:20 21 Julho, 2026 15:38 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Vacina experimental para prevenir o cancro do pâncreas mostrou resultados animadores numa primeira fase do ensaio clínico

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado

18:07 21 Julho, 2026 19:16 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"No Algarve, vejo um enorme potencial para o desenvolvimento de projetos que liguem cultura, artesanato, educação ambiental e inovação criativa"

Opinião, Política

Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão

15:35 21 Julho, 2026 15:35 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Não deixa de ser revelador que, em Portugal, a palavra 'cunha' continue a ser pronunciada com uma naturalidade quase desarmante"

Ladrão a fugir com telemóvel roubado. Crédito: Freepik AI
Economia, Vida & Lazer

Roubaram-lhe o telemóvel? Há um detalhe nos primeiros minutos que pode salvar a sua conta bancária

11:30 21 Julho, 2026 09:13 21 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Os primeiros minutos após o roubo de um telemóvel podem evitar prejuízos financeiros. Saiba o que bloquear sem perder tempo

Últimas Notícias

  • El Niño pode atingir força histórica: modelos apontam para aquecimento acima dos 3 ºC
    El Niño pode atingir força histórica: modelos apontam para aquecimento acima dos 3 ºC
  • Calor aperta no Algarve esta quarta-feira: estas zonas podem aproximar-se dos 40 ºC
    Calor aperta no Algarve esta quarta-feira: estas zonas podem aproximar-se dos 40 ºC
  • Pagou IMI sem ter de pagar? Fisco admite erro e vai devolver dinheiro a estes proprietários
    Pagou IMI sem ter de pagar? Fisco admite erro e vai devolver dinheiro a estes proprietários
  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Salário mínimo pode aumentar mais do que o previsto em 2027? Saiba a resposta do Governo
    Salário mínimo pode aumentar mais do que o previsto em 2027? Saiba a resposta do Governo

Opinião

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
  • Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes
    Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes
  • Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão
    Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento