Skip to content

Postal

Postal

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Lifestyle
      • Astrologia
      • Animais
      • Insólito
      • Pensamentos
      • Gastronomia
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
      • Cultura.Sul
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Ofertas & Descobertas
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Edição Papel, Política

AUTÁRQUICAS: Por vontade de alguns o Algarve ficava só com marinas de recreio, entrevista a Vasco Cardoso (PCP)

Para o responsável do PCP no Algarve, o turismo é um sector fundamental para a região, mas é urgente pensar em alternativas de produção complementares. Quer manter Silves e aposta forte em Vila Real de Santo António

14:00 23 Maio, 2021 11:02 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A pandemia trouxe problemas novos mas também expôs problemas velhos e não pode ser desculpa para tudo: despedimentos, salários em atraso, por exemplo. Para o responsável do PCP no Algarve, o turismo é um sector fundamental para a região, mas é urgente pensar em alternativas de produção complementares.

Vasco Cardoso vai mais longe: por vontade de alguns o Algarve ficaria só com marinas de recreio. Quanto às expectativas da CDU nas próximas eleições autárquicas, aposta no reforço de posições e no aumento do número de votos e de mandatos. Quer manter Silves e aposta forte em Vila Real de Santo António.

P – Quais são as perspectivas da CDU para as eleições autárquicas no Algarve?
R – A CDU parte para estas eleições com o objectivo de concorrer aos 16 concelhos e 73 freguesias do Algarve, visando quer o aumento do número de votos, quer de mandatos.

Queremos consolidar as maiorias existentes, como na Câmara de Silves e nas Juntas de Freguesia de Silves, São Bartolomeu de Messines e Santa Bárbara de Nexe, disputar maiorias noutros concelhos como é o caso de Vila Real de Santo António e recuperar posições na vereação de importantes câmaras municipais como é o caso de Faro, Olhão, Portimão ou Lagos.

P – A CDU conta neste momento com a Câmara de Silves. É para manter?
R – O trabalho realizado pela CDU em Silves é notável e distingue-se entre os 16 concelhos do Algarve. A gestão CDU permitiu sanear as contas do município que o PSD tinha comprometido. Avançar com um importante conjunto de investimentos e obras que estão a mudar a face do concelho, incluindo com a solução de problemas crónicos como as cheias em Armação de Pêra ou Messines. Valorizar o património cultural e a actividade económica de que a promoção da laranja é um exemplo. Valorizar os trabalhadores da autarquia com Silves a ser a primeira câmara a efectivar as 35 horas de trabalho, ou agora a aplicar o suplemento de insalubridade e penosidade. Valorizar o trabalho com todas as freguesias sem discriminações. Promovendo a participação das populações. Criando novos elementos de valorização do território como o PDM de 2ª geração (também aqui a primeira câmara do Algarve), o Geopark ou a zona protegida da baía de Armação de Pêra. Por tudo isto são legítimas as expectativas de ver reconhecido o nosso trabalho.


[Autárquicas em VRSA] A CDU tem condições para se afirmar como alternativa. Não tenho dúvidas de que iremos disputar até ao fim estas eleições


P – E relativamente à Câmara de VRSA que já foi por duas vezes de maioria CDU, perante o caso que levou à resignação da presidente Conceição Cabrita, quais são as vossas expectativas?
R – A situação em VRSA é preocupante. A gestão PS primeiro e a gestão do PSD de Luís Gomes/Conceição Cabrita fizeram este concelho bater no fundo. Uma dívida monstruosa, serviços públicos privatizados, taxas e tarifas municipais no máximo e uma câmara sem meios e sem projecto. A CDU tem tido uma atitude combativa e construtiva com soluções para o concelho. E tem condições para se afirmar como alternativa. Não tenho dúvidas de que iremos disputar até ao fim estas eleições.

P – A CDU que sempre teve uma presença forte nas autarquias do país, tem vindo a perder algum desse poder na última década. No Algarve, esse declínio em concelhos de forte tradição operária como Silves e VRSA, como explica essa perda de influência, estrutural ou é apenas circunstancial?
R – Falando da última década, designadamente em relação a esses dois concelhos o cenário é precisamente o contrário. Em 2009 tínhamos um único vereador no concelho de Silves e nenhum em VRSA e partimos para estas eleições – em 2021 – com a presidência da CM de Silves (4 vereadores) e com um vereador em VRSA (tendo ficado a 200 ou 300 votos de eleger o 2º em 2017). São dois concelhos onde temos crescido.


Recusamos a ideia de dar dinheiro ao turismo em abstracto. Sobretudo desviar recursos públicos para os grandes grupos económicos que ganharam milhões de euros nos últimos anos e que agora querem dinheiro do Estado


P – O país e o Algarve, em particular, atravessam uma crise profunda devido à pandemia com reflexos na economia, em especial no turismo e no desemprego. Como analisa a resposta do Governo a esta situação?
R – O Governo continua a pensar no défice e na submissão ao Euro em vez de responder aos problemas do País.

O Orçamento do Estado para 2021 tem a base para responder a muitos dos problemas que o Governo não está a utilizar. Se é verdade que, por iniciativa do PCP no OE foi possível assegurar o pagamento dos salários a 100% em situações de layoff, garantir o prolongamento do subsídio de desemprego por mais 6 meses, aumentar as reformas pelo 4º ano consecutivo, contratar profissionais para o SNS e outras medidas, o facto é que, em matérias como a resposta às MPME, aos sectores da cultura, ou mesmo em relação ao investimento no SNS, o Governo continua a marcar passo.

No imediato, são precisas medidas urgentes que permitam ultrapassar a epidemia – testagem, rastreio e vacinação em massa – a par da garantia de apoios sociais a quem deles necessita e de apoios às MPME que estão a passar por grandes dificuldades.

Recusamos a ideia de dar dinheiro ao turismo em abstracto. Sobretudo desviar recursos públicos para os grandes grupos económicos que ganharam milhões de euros nos últimos anos e que agora querem dinheiro do Estado. O exemplo do Grupo JJW (hotelaria) que é propriedade de um dos homens mais ricos do planeta e que tem centenas de trabalhadores com salários em atraso desde Janeiro fala por si. Coisa diferente são as pequenas empresas de restauração, alojamento, transportes, bares, discotecas e outras, que precisam de apoios para retomar a actividade.

A situação social é também ela muito grave. E não é apenas por causa da epidemia, é também pelo aproveitamento que tem sido feito. A epidemia passou a ser desculpa para tudo. E vivem- se situações de salários em atraso, de alterações forçadas de horários de trabalho, de despedimentos selvagens que foram praticados nestes meses. O Governo não tem nenhuma desculpa para não intervir nestas situações, incluindo com os apoios sociais que são necessários.


A epidemia passou a ser desculpa para tudo. E vivem-se situações de salários em atraso, de alterações forçadas de horários de trabalho, de despedimentos selvagens que foram praticados nestes meses


P – Faz sentido que 9 meses depois, o Algarve continue sem um plano de emergência?
R – Mais do que um plano de emergência, e recordo que o País tem muitos planos sem que isso se traduza em avanços, a região precisa que o Governo utilize todas as possibilidades que o Orçamento do Estado comporta para responder aos problemas. Infelizmente não é isso que está a acontecer!

P – Como vai ser o Algarve no pós pandemia?
R – Se se mantiver a mesma política de favorecimento dos grupos económicos privados, de falta de investimento público, de desrespeito pelos direitos dos trabalhadores, de desvalorização dos serviços públicos e privatizações, temo que os problemas gravíssimos que hoje enfrentamos se possam ainda agravar mais.

P – No que respeita aos investimentos do Estado, acha que a região tem recebido os apoios correspondentes ao peso que representa do ponto de vista da sua economia?
R – A epidemia trouxe problemas novos mas expôs também problemas estruturais com que o Algarve se confronta. Desde logo a sua dependência quase exclusiva do turismo e o modelo de baixos salários, trabalho precário e desemprego que lhe está associado. O Algarve precisa urgentemente de diversificar a sua actividade económica e não é nessa direcção que vai o Governo PS.

O saldo dos últimos anos, sobretudo desde que PSD, PSD e CDS amarraram o País ao Euro, é a de um investimento público medíocre e mal orientado nas últimas duas décadas.

Há investimentos públicos que estão por concretizar há largos anos. Veja-se a electrificação da linha do Algarve, a conclusão das obras na EN 125, a construção do novo Hospital Central, a requalificação dos portos e das barras do Algarve, a intervenção na floresta, o alargamento da oferta de transportes públicos, o fim das portagens, o pa-pel da TAP e do Aeroporto de Faro ao serviço da região, a regionalização, etc – tudo isso está afastado das pro-postas e da acção do Governo PS, mas também do PSD.


[Diversificação económica] O Algarve tem um potencial imenso no plano turístico (…) mas não há nem país nem região desenvolvida sem produção


P – Parece ser consensual a ideia de que o Algarve vive numa excessiva dependência da actividade turística, impondo-se uma diversificação da sua base produtiva. Que resposta tem o PCP como propostas para construir uma alternativa económica sem colocar em causa o turismo?
R – O Algarve tem um potencial imenso no plano turístico que deve ser apro-veitado e desenvolvido em harmonia com outros sectores da actividade económica. Mas não há nem país nem região desenvolvida sem produção – é isso que defendemos há muitos anos. Entre outros exemplos, falamos do abasteci-mento alimentar da região e da necessidade de se investir nas pes-cas e na agricultura. É preciso travar a des-truição da nossa frota pesqueira. Por vontade de alguns o Algarve ficava só com marinas de recreio, ora a região precisa de investir a sério na modernização dos seus portos de pes-ca e comerciais. No plano agrícola a região precisa de esti-mular a produção não para o mercado mas para o abasteci-mento das necessidades alimentares dos algarvios.

Investimentos que facilitem o acesso à água, aos circuitos de abastecimen-to, transporte e armazenamento de produtos, a criação de um matadouro regional, o apoio à agricultura fami-liar, o apoio à actividade florestal, entre outros, são fundamentais. Por outro lado a região não pode prescindir da indústria. Há grande po-tencial na construção e reparação naval com exemplos interessantes que po-dem ser ampliados. Na manutenção ferroviária (se quere-mos que este modo de transporte se afirme) há possibilidades de investir em VRSA ou Tunes. No aproveita-mento e transformação de recursos geológicos aumentando os níveis de exigência ambiental. Na captação de novas indústrias, incluindo de elevada incorporação tecnológica (é também para isso que a região tem uma universidade), com uma política que aponte à substituição de importa-ções por produção nacional. P

P – Há quem defenda a classificação do Algarve como uma região em situação de calamidade. Subscreve?
R – Essas classificações só fazem sen-tido se atrás delas existirem os meios e os recursos que ajudem a ultra-passar os problemas. É nisso que o PCP está concentrado.

Falta concretizar a regionalização

P – Em termos estratégicos o que tem faltado para resolver os problemas estruturais do Algarve?
R – Os problemas do Algarve, sendo específicos, não são no entanto muito diferentes dos do resto do País. Poderíamos dizer que falta concretizar a regionalização que só não é uma realidade porque PS, PSD e CDS a têm bloqueado. Mas queremos sublinhar que o País e a região o que precisam de facto é de uma outra política, diferente da que o Governo PS executa, mas que se afasta também dos projectos de retrocesso social que PSD, CDS e os seus sucedâneos representam.

Uma política que não confunde os lucros das grandes empresas com os interesses do país, que valorize o trabalho e os trabalhadores, promova os serviços públicos e os desenvolva, defenda a produção nacional, recupere o controlo público de sectores estratégicos – correios, telecomunicações, energia, banca -, afirme a nossa soberania e o direito do povo português a decidir do seu futuro.

×
Publicidade
Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Nacional

Frente fria muito ativa a chegar a Portugal: este vai ser o dia com mais chuva da semana e estas vão ser as regiões mais ‘castigadas’

06:00 11 Dezembro, 2025 09:08 11 Dezembro, 2025 | João Luís

A frente fria mais intensa da semana a chegar a Portugal: veja quando vai chover mais e quais serão as zonas mais 'castigadas'

Algarve, Política

Macário Correia eleito presidente do Conselho Fiscal da Associação Nacional das Assembleias Municipais

12:50 11 Dezembro, 2025 12:48 11 Dezembro, 2025 | Cristina Mendonça

PSD Faro saúda a eleição de Macário Correia para a ANAM, considerando-o uma garantia de rigor e serviço público

Vizinhos a comentar a nova obra. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

Vizinha ergue parede entre garagem e arrecadação sem autorização do condomínio: tribunal ordena demolição mas alega que outros moradores fizeram obras semelhantes

19:30 11 Dezembro, 2025 18:07 11 Dezembro, 2025 | João Luís

Uma vizinha ergueu uma parede sem autorização do condomínio e o caso acabou no tribunal espanhol: a obra vai mesmo abaixo e estes foram os motivos

Condóminos zangados com varanda fechada. Crédito: Freepik AI
Europa

Condóminos denunciam proprietário por ampliar e fechar a varanda sem autorização: tribunal concorda mas ainda haverá ‘última palavra’

14:00 11 Dezembro, 2025 10:16 11 Dezembro, 2025 | Gonçalo Viegas

Um proprietário decidiu ampliar e fechar a sua própria varanda e foi denunciado pelos restantes condóminos por ter alterado a configuração exterior do edifício

Membro da ASAE.
Gastronomia, Nacional

ASAE arrecada 2.425 litros de azeite ‘falso’ nesta zona do país e avisa: se reparar nisto não compre

15:25 11 Dezembro, 2025 15:25 11 Dezembro, 2025 | Miguel Frazão

Operação recente revelou o que se escondia por detrás de milhares de litros de azeite 'falso' e ASAE emite um aviso público

Empregado de mesa cobra cliente com multibanco. Créditos: Freepik
Europa

CEO da Ryanair vai jantar fora mas não estava preparado para o que lhe iria aparecer na conta

22:38 11 Dezembro, 2025 22:35 11 Dezembro, 2025 | Francisco Nascimento

Parecia um jantar normal, até que o restaurante decidiu pregar uma partida a Michael O'leary, CEO da Ryanair

Homem a pegar na mangueira do combustível. Crédito: Freepik
Auto

Gasolina com aditivos é uma grande mentira? Uma das maiores gasolineiras em Espanha respondeu

18:20 11 Dezembro, 2025 17:47 11 Dezembro, 2025 | Luís Santos

Conheça o debate que está a marcar o setor e saiba se a gasolina com aditivos oferece realmente vantagens para o seu motor

Algarve

Homem de 60 anos detido pela PJ por fogo posto no Pego do Inferno

18:00 11 Dezembro, 2025 17:52 11 Dezembro, 2025 | Cristina Mendonça

PJ detém suspeito de atear fogo no Pego do Inferno, em Tavira, incêndio só não cresceu devido à rápida resposta dos bombeiros

Algarve, Desporto

VRSA, Castro Marim e Ayamonte conquistam galardão de Comunidade Europeia do Desporto

18:30 11 Dezembro, 2025 18:09 11 Dezembro, 2025 | Cristina Mendonça

Título europeu reconhece projeto conjunto que une três municípios em torno do desporto, saúde e inclusão

Idosa feliz. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Mulher de 62 anos consegue pensão vitalícia de 1.400 euros após mais de 20 anos dedicada à família: decisão final coube ao tribunal

11:00 10 Dezembro, 2025 10:12 10 Dezembro, 2025 | João Luís

A mulher de 62 anos conseguiu uma pensão vitalícia após décadas fora do mercado de trabalho: tribunal espanhol explica os motivos da decisão

Passaporte em cima de uma mochila.
Nacional

Validade do passaporte vai mudar em 2026: saiba de quanto em quanto tempo terá de o renovar

18:10 8 Dezembro, 2025 10:54 11 Dezembro, 2025 | Miguel Frazão

Em 2026 a validade do passaporte português vai mudar e há regras que terá de cumprir para conseguir viajar

Trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Europe Direct Algarve

Fim dos carros a combustão: União Europeia reconsidera posição e esta pode ser a nova data

11:50 10 Dezembro, 2025 10:10 11 Dezembro, 2025 | João Luís

Meta para acabar com os carros a combustão pode afinal mudar. A UE enfrenta pressão de vários países e da indústria automóvel e uma nova data já está a ganhar força nos bastidores

Postas de bacalhau à venda. Crédito: Freepik
Lifestyle

Especialistas avisam: se vir estes sinais no bacalhau, não o leve para casa

12:20 9 Dezembro, 2025 14:53 9 Dezembro, 2025 | Tiago Alcobia

Há sinais discretos no bacalhau que podem indicar má qualidade. Conheça os detalhes que merecem atenção antes de levar o peixe para casa

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Europa, Mundo

“Com 1.000€ por mês temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 8 Dezembro, 2025 23:55 7 Dezembro, 2025 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a escolher este destino de custo de vida barato e clima quente 'perto' de Portugal para passar a reforma

Idosa com chaves de casa e contrato para vender. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

“Permite-me voltar a respirar”: reformada de 75 anos vendeu um terço da casa para fazer frente às dívidas e ‘ganhar’ fôlego

18:00 9 Dezembro, 2025 15:58 9 Dezembro, 2025 | Rubén Gonçalves

A decisão de uma reformada de 75 anos surpreendeu muitos: vendeu um terço da casa para obter liquidez urgente e evitar perder a habitação

Idosa a passear. Crédito: Freepik
Algarve, Europa

Britânicos consideram esta cidade no Algarve “perfeita para reformados” e um dos melhores destinos de inverno na Europa

17:30 8 Dezembro, 2025 16:47 8 Dezembro, 2025 | Rubén Gonçalves

Considerada como destino ideal para quem procura sol de inverno: esta cidade no Algarve tem um clima ameno, ruas caminháveis e ambiente tranquilo

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Nacional

Frente fria muito ativa a chegar a Portugal: este vai ser o dia com mais chuva da semana e estas vão ser as regiões mais ‘castigadas’

06:00 11 Dezembro, 2025 09:08 11 Dezembro, 2025 | João Luís

A frente fria mais intensa da semana a chegar a Portugal: veja quando vai chover mais e quais serão as zonas mais 'castigadas'

Algarve, Política

Macário Correia eleito presidente do Conselho Fiscal da Associação Nacional das Assembleias Municipais

12:50 11 Dezembro, 2025 12:48 11 Dezembro, 2025 | Cristina Mendonça

PSD Faro saúda a eleição de Macário Correia para a ANAM, considerando-o uma garantia de rigor e serviço público

Vizinhos a comentar a nova obra. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

Vizinha ergue parede entre garagem e arrecadação sem autorização do condomínio: tribunal ordena demolição mas alega que outros moradores fizeram obras semelhantes

19:30 11 Dezembro, 2025 18:07 11 Dezembro, 2025 | João Luís

Uma vizinha ergueu uma parede sem autorização do condomínio e o caso acabou no tribunal espanhol: a obra vai mesmo abaixo e estes foram os motivos

Condóminos zangados com varanda fechada. Crédito: Freepik AI
Europa

Condóminos denunciam proprietário por ampliar e fechar a varanda sem autorização: tribunal concorda mas ainda haverá ‘última palavra’

14:00 11 Dezembro, 2025 10:16 11 Dezembro, 2025 | Gonçalo Viegas

Um proprietário decidiu ampliar e fechar a sua própria varanda e foi denunciado pelos restantes condóminos por ter alterado a configuração exterior do edifício

Membro da ASAE.
Gastronomia, Nacional

ASAE arrecada 2.425 litros de azeite ‘falso’ nesta zona do país e avisa: se reparar nisto não compre

15:25 11 Dezembro, 2025 15:25 11 Dezembro, 2025 | Miguel Frazão

Operação recente revelou o que se escondia por detrás de milhares de litros de azeite 'falso' e ASAE emite um aviso público

Empregado de mesa cobra cliente com multibanco. Créditos: Freepik
Europa

CEO da Ryanair vai jantar fora mas não estava preparado para o que lhe iria aparecer na conta

22:38 11 Dezembro, 2025 22:35 11 Dezembro, 2025 | Francisco Nascimento

Parecia um jantar normal, até que o restaurante decidiu pregar uma partida a Michael O'leary, CEO da Ryanair

Homem a pegar na mangueira do combustível. Crédito: Freepik
Auto

Gasolina com aditivos é uma grande mentira? Uma das maiores gasolineiras em Espanha respondeu

18:20 11 Dezembro, 2025 17:47 11 Dezembro, 2025 | Luís Santos

Conheça o debate que está a marcar o setor e saiba se a gasolina com aditivos oferece realmente vantagens para o seu motor

Algarve

Homem de 60 anos detido pela PJ por fogo posto no Pego do Inferno

18:00 11 Dezembro, 2025 17:52 11 Dezembro, 2025 | Cristina Mendonça

PJ detém suspeito de atear fogo no Pego do Inferno, em Tavira, incêndio só não cresceu devido à rápida resposta dos bombeiros

Algarve, Desporto

VRSA, Castro Marim e Ayamonte conquistam galardão de Comunidade Europeia do Desporto

18:30 11 Dezembro, 2025 18:09 11 Dezembro, 2025 | Cristina Mendonça

Título europeu reconhece projeto conjunto que une três municípios em torno do desporto, saúde e inclusão

Idosa feliz. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Mulher de 62 anos consegue pensão vitalícia de 1.400 euros após mais de 20 anos dedicada à família: decisão final coube ao tribunal

11:00 10 Dezembro, 2025 10:12 10 Dezembro, 2025 | João Luís

A mulher de 62 anos conseguiu uma pensão vitalícia após décadas fora do mercado de trabalho: tribunal espanhol explica os motivos da decisão

Passaporte em cima de uma mochila.
Nacional

Validade do passaporte vai mudar em 2026: saiba de quanto em quanto tempo terá de o renovar

18:10 8 Dezembro, 2025 10:54 11 Dezembro, 2025 | Miguel Frazão

Em 2026 a validade do passaporte português vai mudar e há regras que terá de cumprir para conseguir viajar

Trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Europe Direct Algarve

Fim dos carros a combustão: União Europeia reconsidera posição e esta pode ser a nova data

11:50 10 Dezembro, 2025 10:10 11 Dezembro, 2025 | João Luís

Meta para acabar com os carros a combustão pode afinal mudar. A UE enfrenta pressão de vários países e da indústria automóvel e uma nova data já está a ganhar força nos bastidores

Postas de bacalhau à venda. Crédito: Freepik
Lifestyle

Especialistas avisam: se vir estes sinais no bacalhau, não o leve para casa

12:20 9 Dezembro, 2025 14:53 9 Dezembro, 2025 | Tiago Alcobia

Há sinais discretos no bacalhau que podem indicar má qualidade. Conheça os detalhes que merecem atenção antes de levar o peixe para casa

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Europa, Mundo

“Com 1.000€ por mês temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 8 Dezembro, 2025 23:55 7 Dezembro, 2025 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a escolher este destino de custo de vida barato e clima quente 'perto' de Portugal para passar a reforma

Idosa com chaves de casa e contrato para vender. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

“Permite-me voltar a respirar”: reformada de 75 anos vendeu um terço da casa para fazer frente às dívidas e ‘ganhar’ fôlego

18:00 9 Dezembro, 2025 15:58 9 Dezembro, 2025 | Rubén Gonçalves

A decisão de uma reformada de 75 anos surpreendeu muitos: vendeu um terço da casa para obter liquidez urgente e evitar perder a habitação

Idosa a passear. Crédito: Freepik
Algarve, Europa

Britânicos consideram esta cidade no Algarve “perfeita para reformados” e um dos melhores destinos de inverno na Europa

17:30 8 Dezembro, 2025 16:47 8 Dezembro, 2025 | Rubén Gonçalves

Considerada como destino ideal para quem procura sol de inverno: esta cidade no Algarve tem um clima ameno, ruas caminháveis e ambiente tranquilo

Últimas

  • CEO da Ryanair vai jantar fora mas não estava preparado para o que lhe iria aparecer na conta
    CEO da Ryanair vai jantar fora mas não estava preparado para o que lhe iria aparecer na conta
  • Combustível mais barato da Península Ibérica? Este posto espanhol tem gasóleo a 1€ por litro e fica ‘aqui ao lado’
    Combustível mais barato da Península Ibérica? Este posto espanhol tem gasóleo a 1€ por litro e fica ‘aqui ao lado’
  • Vizinha ergue parede entre garagem e arrecadação sem autorização do condomínio: tribunal ordena demolição mas alega que outros moradores fizeram obras semelhantes
    Vizinha ergue parede entre garagem e arrecadação sem autorização do condomínio: tribunal ordena demolição mas alega que outros moradores fizeram obras semelhantes
  • VRSA, Castro Marim e Ayamonte conquistam galardão de Comunidade Europeia do Desporto
    VRSA, Castro Marim e Ayamonte conquistam galardão de Comunidade Europeia do Desporto
  • Gasolina com aditivos é uma grande mentira? Uma das maiores gasolineiras em Espanha respondeu
    Gasolina com aditivos é uma grande mentira? Uma das maiores gasolineiras em Espanha respondeu
  • Nova tempestade ameaça Portugal: chuva ‘a potes’ e vento muito forte colocam várias regiões em alerta vermelho
    Nova tempestade ameaça Portugal: chuva ‘a potes’ e vento muito forte colocam várias regiões em alerta vermelho

Opinião

  • Um conhecido jornalista burguês elogia o comunismo, é sincero, mas não convence
    Um conhecido jornalista burguês elogia o comunismo, é sincero, mas não convence
  • Índia e África, uma história de duas curvas de crescimento | Por João Palmeiro
    Índia e África, uma história de duas curvas de crescimento | Por João Palmeiro
  • Como tentei desmontar o “Eu é que sou o Presidente de Junta” de Herman José | Por Paulo Freitas do Amaral
    Como tentei desmontar o “Eu é que sou o Presidente de Junta” de Herman José | Por Paulo Freitas do Amaral
  • A política não é um espetáculo: É nossa! | Por Luís Ganhão
    A política não é um espetáculo: É nossa! | Por Luís Ganhão
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍

Europe Direct Algarve

  • Empresário olhanense Pedro Marcelino vence competição europeia de inovação em mobilidade urbana
    Empresário olhanense Pedro Marcelino vence competição europeia de inovação em mobilidade urbana
  • Chemnitz 2025 encerra o ano com recordes e novo apelo | Por João Palmeiro
    Chemnitz 2025 encerra o ano com recordes e novo apelo | Por João Palmeiro
  • Fim dos carros a combustão: União Europeia reconsidera posição e esta pode ser a nova data
    Fim dos carros a combustão: União Europeia reconsidera posição e esta pode ser a nova data
Seguir
Configurações de privacidade
©2025 Postal