Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Opinião, Saúde

Uma oportunidade no meio de tanta incerteza

Mudar o sentir, mudar a perspectiva do que nos rodeia, é um processo de autoconhecimento desafiador e gratificante, que obriga os adultos, tal como a criança que aprende a andar, a mudar rotinas e a sentir que as coisas podem ter novos sentires.

15:33 10 Janeiro, 2022 15:33 10 Janeiro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Ana Meira*

O ser humano vive por ciclos e cada ciclo apresenta novos desafios.

Em certo momento, a criança sai do colo da mãe e quer movimentar-se sozinha, até que se põe em pé e se auto desafia a andar, sente a necessidade de crescer, de mudar os seus esquemas internos. Cada uma segue o seu ritmo, tem os seus medos, mas é o desassossego da rotina que move a criança para uma nova fase da sua vida e é na conquista de novos saberes que vai crescendo e ganhando confiança e autoconhecimento para o seu futuro. Este é um processo, bem definido por Piaget, em que “o conhecimento é um processo e não um acumular de informação, é uma reorganização progressiva e uma construção individual” e assim, a criança vai-se adaptando ao meio, pelos processos de assimilação e acomodação.

Neste constante crescimento da existência, em qualquer idade, olha-se para a incerteza com alguma desconfiança, como se de “um medo” se tratasse, mas é esta inquietude que move as pessoas, na procura permanente da segurança, de novas oportunidades, de novas formas de estar.

Sofrer com mudanças é natural, é um mecanismo de defesa, mas, se se resiste, pode-se refrear o crescimento pessoal.

Mudar o sentir, mudar a perspectiva do que nos rodeia, é um processo de autoconhecimento desafiador e gratificante, que obriga os adultos, tal como a criança que aprende a andar, a mudar rotinas e a sentir que as coisas podem ter novos sentires.

Estamos numa época festiva, numa época de troca de afectos. Gosta-se de desejar algo de bom e de carinhoso ao outro. Deseja-se Paz, Alegria, Saúde.

O Amor e a Compaixão estão no ar e os sorrisos estão fáceis.

Há necessidade de se estar com quem se gosta, mas a incerteza instalou-se na vida de todos, como se dum vírus se tratasse.

Quantas consoadas não foram alteradas? Quantos jantares de Natal não ficaram reduzidos, inesperadamente, de 15 para 3 pessoas? Quantos não conseguiram estar com quem queriam? Quantos ficaram interditos de visitar quem mais amam?

Quantos não tiveram de fazer testes, à procura de um valor negativo, para estarem com quem amam ou para interditar esses mesmos encontros?

E esta incerteza Natalícia traz angústia e inquietude.

Mas, a bem da saúde mental, há que que combater o vírus da incerteza e tentar transformar este desassossego em novas oportunidades, em novas formas de lidar com a vida, em novas formas de crescer. É um desafio pessoal e único, para cada um, pois, cada um tem a sua própria história.

É uma questão difícil e é um problema transversal à maior parte das famílias e amigos.

Cada um tem de desenvolver algumas competências pessoais e sociais que ajudem a lidar com a mudança, como o autoconhecimento, a proactividade, a resiliência, a esperança, a curiosidade, a flexibilidade, a criatividade, a resolução de problemas, entre outros. É preciso estar-se preparado para este mundo em constante mudança e com oferta excessiva em instabilidade.

Há que apreciar o que a cada um foi permitido viver, com prazer, evitando a vitimização que não ajuda a dar saltos no crescimento.

Sugiro o repensar na forma de lidar com as novas situações que interferem nos hábitos dos afectos. Usufruir o que têm, centrando-se na parte positiva da vida, é um bom desafio.

Talvez seja um momento de alterar rotinas, de olhar para si, sem julgamentos, num exercício de quietude, descobrir novos caminhos, novas formas de se posicionar no mundo, de forma a conhecer-se melhor e a gostar mais de si.

Diz-se, frequentemente, “ano novo, vida nova”, mas todos sabemos que não é assim. Vamos todos continuar com a nossa vida. Mas talvez, cada um, possa fazer pequenas alterações na sua trajetória pessoal, uma sintonia mais pessoal, escolhendo aquilo a que tem de dar mais atenção e aquilo para que deve fazer algum exercício de desapego, escolher entre o importante e o prioritário e a perca de tempo.

Já pensou sobre essas coisas?

Imagine que vai fazer uma mala para 2022. Nessa mala tem de incluir o que mais importante é para a sua sobrevivência psicológica, para a sua saúde mental, para o seu equilíbrio pessoal, para o seu crescimento. O que pretende levar nessa sua bagagem? E o que gostaria de largar ou diminuir ou deixar de sentir?

Sugiro que, para além das pequenas decisões pessoais, mas com muito significado, escolha um conjunto de sentimentos e comportamentos que ajudem a lidar com a incerteza e com a inquietação e que tragam autoconfiança e reconhecimento.

Encha a mala de condimentos que deem valor à sua vida. É fundamental um necessaire de autocuidado físico, psicológico e social, uma bolsa de afeto e alegria, um pacote de resiliência e uma boa embalagem de empatia. Também é útil um pequeno caderno com lembretes de reforço positivo e dicas motivacionais.

Eu, pessoalmente, adoro a magia desta época, em que voam sorriso e frases boas. Adoro a magia do acreditar em que a paz e a bondade são possíveis. Adoro ver o Pai Natal e todas as crenças envolvidas. Adoro estar em família, que fisicamente longe está de coração próximo.

Mas também é uma época de dor por aqueles a quem não é permitido do todo ter ou ver a magia no ar.

Mas na vida há sempre dualidade e temos que viver com elas.

Se me leu, por favor, cuide da sua saúde mental e física, com empatia, um sorriso e muita resiliência e provoque a mudança e o bem estar em si.

Leia coisas que o ajudem a crescer. A página de Ordem dos Psicólogos tem muitas orientações. Sugiro este link: https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/incerteza_como_lidar_com_ela.pdf

*Delegação Regional Sul da Ordem dos Psicólogos Portugueses

Elevador da Boca do Vento, em Almada.
Nacional Vida & Lazer

Elevador panorâmico com 50 metros de altura reabre nesta cidade portuguesa e o acesso é gratuito

15:20 10 Maio, 2026 03:29 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Almada, o elevador panorâmico da Boca do Vento já reabriu após obras de requalificação e continua com acesso gratuito

Praia da Falésia. Crédito: Magnific
Algarve Europa Vida & Lazer

Britânicos elegem praia do Algarve com 5 km de extensão e água quente como a melhor da Europa

09:50 9 Maio, 2026 13:28 10 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Esta praia do Algarve foi distinguida como a melhor da Europa, desta vez num ranking elaborado pelos britânicos

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Depressão fria não dá tréguas com chuva ‘a potes’, vento forte e descida das temperaturas: mau tempo fica até esta data e este será o pior dia

06:30 11 Maio, 2026 10:57 10 Maio, 2026 | João Luís

Mau tempo vai manter-se com chuva forte, vento e frio em Portugal: saiba quando será o pior período e quais as regiões mais afetadas

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí uma ‘tormenta’: mau tempo vai apertar com chuva forte, trovoada e vento e estas vão ser as regiões mais afetadas

09:10 10 Maio, 2026 13:18 9 Maio, 2026 | João Luís

Mau tempo vai apertar com chuva forte, trovoada e rajadas de vento. Saiba quais serão as regiões mais afetadas, segundo o IPMA

Agente da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Adeus pontos: não respeitar este sinal é ‘hábito’ de muitos portugueses mas multas vão até 600€ e perda de 4 pontos na carta de condução

21:00 10 Maio, 2026 15:06 9 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos acabam por ignor este sinal, mas a multa pode chegar aos 600€, com perda de pontos na carta de condução e inibição de conduzir

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Banco de Portugal avisa: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio

08:30 9 Maio, 2026 18:08 8 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Conheça as situações em que, de acordo com o Banco de Portugal, a sua conta bancária pode ser bloqueada sem ser feito qualquer aviso prévio

Idosa em loja de ouro. Crédito: Freepik AI
Europa

“Tive que vender tudo para comer”: com 66 anos, foi despedida pelo irmão e descobriu que nunca pagaram os seus descontos

18:50 10 Maio, 2026 18:48 10 Maio, 2026 | Luís Santos

Aos 66 anos, descobriu que nunca tiveram sido feitos descontos durante décadas de trabalho na empresa da própria família

Algarve Cultura Edição Papel

Tavira afirma-se como centro internacional dos provérbios com os 18 anos da Associação de Paremiologia

08:30 10 Maio, 2026 09:06 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Fundada em 2008, a associação reúne investigadores de mais de 50 países e afirma a cidade como referência internacional no estudo dos provérbios

Algarve Economia Edição Papel

Algarve mantém desemprego acima da média nacional no arranque de 2026

15:00 9 Maio, 2026 11:12 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Taxa de desemprego no Algarve supera média nacional e mantém região entre as mais afetadas do país no primeiro timestre de 2026

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vêm aí cortes de água prolongados: torneira vai ‘secar’ em Portugal e estas são as regiões afetadas

06:00 10 Maio, 2026 16:15 8 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários concelhos portugueses já têm avisos publicados para cortes e falhas no abastecimento de água para a semana que começa a 11 de maio

Benidorm. Crédito: Magnific
Europa Vida & Lazer Vídeo

“Sinto-me envergonhado”: britânico queixa-se de hábito “inaceitável” dos turistas neste destino paradisíaco a 2 h de Portugal

18:00 10 Maio, 2026 13:24 10 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Britânico a residir neste destino turístico próximo de Portugal falou abertamente sobre um hábito desrespeitoso por parte dos turistas

Idosa com a carta de condução. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Carta de condução anterior a 2008? A data impressa pode enganar e pode estar a conduzir com ela caducada sem saber

20:30 10 Maio, 2026 14:23 9 Maio, 2026 | João Luís

Se tem carta de condução antiga, atenção: a data impressa pode não corresponder à validade legal. Veja como evitar multas

Homem sentado no aeroporto. Crédito: Freepik
Economia Europa

Agora é oficial: se o seu voo for cancelado por falta de combustível é isto que acontece

16:10 8 Maio, 2026 15:41 8 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma decisão recente de Bruxelas veio pôr fim às dúvidas sobre cancelamentos de voos. O esclarecimento afeta indemnizações, preços e regras das companhias aéreas

Espada de São Jorge com flor. Crédito: Shutterstock
Vida & Lazer

Há um truque para a espada-de-são-jorge dar flor e poucos o conhecem

17:20 10 Maio, 2026 17:32 10 Maio, 2026 | Luís Santos

Poucos sabem, mas a espada-de-são-jorge pode dar flores perfumadas quando recebe os cuidados e as condições certas dentro de casa

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Idoso deixa apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora: vizinhos disseram que terá sido obrigado a fazer testamento e tribunal teve a última palavra

19:30 9 Maio, 2026 08:58 10 Maio, 2026 | João Luís

O idoso deixou apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora, mas familiares levantaram suspeitas sobre o testamento

Elevador da Boca do Vento, em Almada.
Nacional, Vida & Lazer

Elevador panorâmico com 50 metros de altura reabre nesta cidade portuguesa e o acesso é gratuito

15:20 10 Maio, 2026 03:29 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Almada, o elevador panorâmico da Boca do Vento já reabriu após obras de requalificação e continua com acesso gratuito

Praia da Falésia. Crédito: Magnific
Algarve, Europa, Vida & Lazer

Britânicos elegem praia do Algarve com 5 km de extensão e água quente como a melhor da Europa

09:50 9 Maio, 2026 13:28 10 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Esta praia do Algarve foi distinguida como a melhor da Europa, desta vez num ranking elaborado pelos britânicos

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Depressão fria não dá tréguas com chuva ‘a potes’, vento forte e descida das temperaturas: mau tempo fica até esta data e este será o pior dia

06:30 11 Maio, 2026 10:57 10 Maio, 2026 | João Luís

Mau tempo vai manter-se com chuva forte, vento e frio em Portugal: saiba quando será o pior período e quais as regiões mais afetadas

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí uma ‘tormenta’: mau tempo vai apertar com chuva forte, trovoada e vento e estas vão ser as regiões mais afetadas

09:10 10 Maio, 2026 13:18 9 Maio, 2026 | João Luís

Mau tempo vai apertar com chuva forte, trovoada e rajadas de vento. Saiba quais serão as regiões mais afetadas, segundo o IPMA

Agente da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Adeus pontos: não respeitar este sinal é ‘hábito’ de muitos portugueses mas multas vão até 600€ e perda de 4 pontos na carta de condução

21:00 10 Maio, 2026 15:06 9 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos acabam por ignor este sinal, mas a multa pode chegar aos 600€, com perda de pontos na carta de condução e inibição de conduzir

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Banco de Portugal avisa: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio

08:30 9 Maio, 2026 18:08 8 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Conheça as situações em que, de acordo com o Banco de Portugal, a sua conta bancária pode ser bloqueada sem ser feito qualquer aviso prévio

Idosa em loja de ouro. Crédito: Freepik AI
Europa

“Tive que vender tudo para comer”: com 66 anos, foi despedida pelo irmão e descobriu que nunca pagaram os seus descontos

18:50 10 Maio, 2026 18:48 10 Maio, 2026 | Luís Santos

Aos 66 anos, descobriu que nunca tiveram sido feitos descontos durante décadas de trabalho na empresa da própria família

Algarve, Cultura, Edição Papel

Tavira afirma-se como centro internacional dos provérbios com os 18 anos da Associação de Paremiologia

08:30 10 Maio, 2026 09:06 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Fundada em 2008, a associação reúne investigadores de mais de 50 países e afirma a cidade como referência internacional no estudo dos provérbios

Algarve, Economia, Edição Papel

Algarve mantém desemprego acima da média nacional no arranque de 2026

15:00 9 Maio, 2026 11:12 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Taxa de desemprego no Algarve supera média nacional e mantém região entre as mais afetadas do país no primeiro timestre de 2026

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vêm aí cortes de água prolongados: torneira vai ‘secar’ em Portugal e estas são as regiões afetadas

06:00 10 Maio, 2026 16:15 8 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários concelhos portugueses já têm avisos publicados para cortes e falhas no abastecimento de água para a semana que começa a 11 de maio

Benidorm. Crédito: Magnific
Europa, Vida & Lazer, Vídeo

“Sinto-me envergonhado”: britânico queixa-se de hábito “inaceitável” dos turistas neste destino paradisíaco a 2 h de Portugal

18:00 10 Maio, 2026 13:24 10 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Britânico a residir neste destino turístico próximo de Portugal falou abertamente sobre um hábito desrespeitoso por parte dos turistas

Idosa com a carta de condução. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Carta de condução anterior a 2008? A data impressa pode enganar e pode estar a conduzir com ela caducada sem saber

20:30 10 Maio, 2026 14:23 9 Maio, 2026 | João Luís

Se tem carta de condução antiga, atenção: a data impressa pode não corresponder à validade legal. Veja como evitar multas

Homem sentado no aeroporto. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Agora é oficial: se o seu voo for cancelado por falta de combustível é isto que acontece

16:10 8 Maio, 2026 15:41 8 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma decisão recente de Bruxelas veio pôr fim às dúvidas sobre cancelamentos de voos. O esclarecimento afeta indemnizações, preços e regras das companhias aéreas

Espada de São Jorge com flor. Crédito: Shutterstock
Vida & Lazer

Há um truque para a espada-de-são-jorge dar flor e poucos o conhecem

17:20 10 Maio, 2026 17:32 10 Maio, 2026 | Luís Santos

Poucos sabem, mas a espada-de-são-jorge pode dar flores perfumadas quando recebe os cuidados e as condições certas dentro de casa

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Idoso deixa apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora: vizinhos disseram que terá sido obrigado a fazer testamento e tribunal teve a última palavra

19:30 9 Maio, 2026 08:58 10 Maio, 2026 | João Luís

O idoso deixou apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora, mas familiares levantaram suspeitas sobre o testamento

Últimas Notícias

  • Depressão fria não dá tréguas com chuva ‘a potes’, vento forte e descida das temperaturas: mau tempo fica até esta data e este será o pior dia
    Depressão fria não dá tréguas com chuva ‘a potes’, vento forte e descida das temperaturas: mau tempo fica até esta data e este será o pior dia
  • Adeus pontos: não respeitar este sinal é ‘hábito’ de muitos portugueses mas multas vão até 600€ e perda de 4 pontos na carta de condução
    Adeus pontos: não respeitar este sinal é ‘hábito’ de muitos portugueses mas multas vão até 600€ e perda de 4 pontos na carta de condução
  • Carta de condução anterior a 2008? A data impressa pode enganar e pode estar a conduzir com ela caducada sem saber
    Carta de condução anterior a 2008? A data impressa pode enganar e pode estar a conduzir com ela caducada sem saber
  • “Tive que vender tudo para comer”: com 66 anos, foi despedida pelo irmão e descobriu que nunca pagaram os seus descontos
    “Tive que vender tudo para comer”: com 66 anos, foi despedida pelo irmão e descobriu que nunca pagaram os seus descontos
  • “Sinto-me envergonhado”: britânico queixa-se de hábito “inaceitável” dos turistas neste destino paradisíaco a 2 h de Portugal
    “Sinto-me envergonhado”: britânico queixa-se de hábito “inaceitável” dos turistas neste destino paradisíaco a 2 h de Portugal
  • Há um truque para a espada-de-são-jorge dar flor e poucos o conhecem
    Há um truque para a espada-de-são-jorge dar flor e poucos o conhecem

Opinião

  • Habitação, urbanismo e deferimento tácito | Por António Nóbrega
    Habitação, urbanismo e deferimento tácito | Por António Nóbrega
  • Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota
    Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota
  • Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
    Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
  • O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
    O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • União Europeia volta a insistir na inspeção periódica para motas: Portugal vai ter de mudar?
    União Europeia volta a insistir na inspeção periódica para motas: Portugal vai ter de mudar?
  • “Europa na minha região” leva projetos europeus ao centro de Faro
    “Europa na minha região” leva projetos europeus ao centro de Faro
  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal