Skip to content
Postal

Postal

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
    • Europa
    • Mundo
    • Economia
    • Política
    • Europe Direct Algarve
    • Opinião
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
      • Cultura.Sul
    • Lifestyle
      • Astrologia
      • Animais
      • Insólito
      • Pensamentos
      • Gastronomia
    • Video
    • Desporto
    • Saúde
    • Auto
    • Tech
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Ofertas & Descobertas
  • ANUNCIAR
Menu
Mário Beja Santos, assessor do Instituto do Consumidor e consultor do POSTAL
Ouvir
Cultura, Opinião

O retrato do jornalismo de imprensa: entre a hecatombe e a determinação da mudança | Por Mário Beja Santos

Uma leitura essencial sobre o passado glorioso, o presente frágil e o futuro incerto da imprensa escrita portuguesa

07:30 29 Junho, 2025 19:02 26 Junho, 2025 | Cristina Mendonça

Trata-se de um ensaio feito por um jornalista credenciado, trabalho mais do que pertinente, crónica de um desastre anunciado, uma viagem com muitos testemunhos, não se escondem os riscos que impendem sobre a liberdade de expressão, mas o autor manifesta-se esperançoso: “Numa altura em que os jornais parecem moribundos, desacreditados e o saco de pancada onde se descarregam frustrações sociais, espero que este livro possa de alguma forma dignificar a luta de todos os jornalistas que resistem e que continuam a acreditar na profissão, mesmo ameaçados quase diariamente de despedimento. A nossa luta. Coragem, camaradas.” E entramos na leitura, empolgante e movimentada da vida dos jornais, o título do ensaio é O Jornal e o seu autor, Rui Frias, é jornalista, Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2025.

Antes de falarmos das redações que estão à míngua, importa passar em revista que já houve o sonho de oferecer jornais grátis, na expetativa de serem pagos pela publicidade, tudo falhou clamorosamente, o digital, com os jornais online e as redes sociais fizeram secar a venda de jornais, estes continuam embaraçados à procura do melhor modelo de negócio que permita assegurar jornais em papel, introduzindo no negócio livros de cultura variada e numa caterva de iniciativas. Mas os números de jornais vendidos diariamente em Portugal são eloquentes: de 315.139 exemplares em 2011 para 108.500 em 2021. O que se passou com o Covid também ajudou à festa, mas naqueles dez anos desapareceram jornais e jornalistas. E continua premente a questão da reinvenção do jornalismo.

O jornalista Rui Frias | Foto DR

Rui Frias escreve e ninguém o contesta nesta paisagem desoladora: “Os perigos são óbvios e saltam à vista: crescimento da desinformação, do populismo e de uma certa bipolarização social cada vez mais extremada. E tornam mais necessária do que nunca a intermediação do jornalismo, numa altura em que, paradoxalmente, este se encontra mais fragilizado. Sobretudo entre os jornais, outrora território nacional da grande reportagem, do jornalismo de investigação e das notícias incómodas para os poderes. As redações são debilitadas. Perderam sangue, perderam músculo, perderam massa cinzenta. Das centenas de jornalistas divididos por secções, gabinetes de reportagem, equipas de investigação, especialistas em política, saúde, educação, ciência e ambiente, críticos de arte, literatura e gastronomia que povoaram as redações até ao virar do século, sobram agora na maioria delas, ‘pequenas equipas multidisciplinares’ – como passaram a chamar os gestores -, com gente obrigada a dividir-se entre alhos e bugalhos ao longo do dia, às vezes na mesma hora, para manter a máquina da atualidade a funcionar na voragem do imediatismo digital. Com isso, perde-se, inevitavelmente o rigor, a intermediação, a verdade. E apressa-se o caminho para a morte.” E desfilam os testemunhos, desde os tempos em que os jornalistas não tinham cursos, quando a redação era um ambiente extraordinário. Não são esquecidos os choques tecnológicos, lembra-se a máquina de escrever e a tipografia, as secções regionais e a Sociedade, lembra-se a importância da fundação do Expresso como Público, viragens de significado como também acontecera com o Diário de Notícias, em 1864, marcando a entrada na era do jornalismo industrial.

Recorda-se os entusiasmos da década de 1980, a era da liberalização do setor, os novos títulos, a atração pelos assuntos europeus, a proliferação dos enviados especiais e, de repente, o choque com a informação na hora, a crescente capilaridade na internet, o aparecimento da redação digital dos jornais, até a ilusão de que se poderia replicar no digital o modelo de negócio que suportara o jornal em papel.

Tudo mudou: “Em pouco mais de dez anos, os jornais feitos com jornalismo de rua, reportagem no terreno, contactos diretos, relacionamento com as fontes e tempo para cruzar informação deram lugar a sites alimentados ao minuto por notícias de agências acabadas de chegar, soundbytes apanhados nas televisões e fait-divers com potencial para viralizar nas redes sociais replicados há exaustão por todos os órgãos de media, sem tempo para se zelar minimamente pela veracidade dos factos.” É o triunfo do tabloide, entretanto acentua-se a crise financeira, já tinham morrido os jornais vespertinos, os despedimentos coletivos nunca mais pararam, os jornalistas tornaram-se precários, os jornalistas procuraram mudar de profissão (num estudo do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa sobre os jornalistas, em 2021, dos cerca de 800 jornalistas inquiridos, metade ganhavam menos de mil euros).

O relacionamento do jornalista com o mundo faz-se, regra geral, com recurso à prótese digital. “Se os jornalistas nas redações são hoje metade (ou nem isso) do que eram no final do século passado, agora cada jornalista tem pelo menos dois monitores na sua secretária, dividindo-se entre plataformas, sites, agências, cada vez mais amarrado à cadeira e de olhos fixados nos ecrãs.”

Rui Frias não esquece de fazer a apologia do jornalismo investigativo, lembra o caso Watergate, hoje em dia uma raridade, conta mais histórias de camaradas que procurar medrar no jornalismo de investigação, a necessidade de ter tempo para escutar as fontes, para conviver com as pessoas. E chega a hora de abandonar o ritmo das penúrias e vocações que sucumbem para acende o facho da esperança, tocar a trombeta da inovação em tempos de crise, seguem-se depoimentos de quem se lançou na aventura, caso dos jornais locais, projetos a evoluir para o jornalismo de investigação, fazendo ganhar a confiança dos leitores usando da transparência, trocando a velocidade pela profundidade, fazendo recurso de media multiplataformas (papel, áudio, vídeo, redes sociais…) usando podcasts ativos. Como alguém observa ao autor: “O jornalismo é cada vez mais um serviço em constante mutação de produtos. E o que nós tentamos é ter um serviço completo, que cruze variadas dimensões.

Os jornais ganham com a multiplicidade de plataformas para chegar aos leitores, ou ouvintes, ou o que seja. Precisamos de ter uma componente 360 graus, para que as pessoas que estão do outro lado possam chegar até nós da forma que mais gostam.”

É nesta constante luta pela sobrevivência que ganha realce a inovação. Diga-se o que se disser, a missão dos jornalistas está mais atual do que nunca, a despeito dos despedimentos e da falta de salários. E assim o autor se despede: “Continuo a acreditar que o bom jornalismo pode mudar o mundo.”

De leitura obrigatória.

Leia também: Cuidados com a saúde da criança, é a base do melhor futuro que se lhe pode dar | Por Mário Beja Santos

×
Publicidade
Lifestyle, Nacional

“Movem-se de forma arrogante pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

20:15 11 Outubro, 2025 19:19 11 Outubro, 2025 | Gonçalo Viegas

Aumenta a tensão com a presença 'excessiva' de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que consideram mesmo abandonar a mesma por não se sentirem bem-vindos

Algarve, Economia

Esta é uma das cidades mais baratas do Algarve para comprar casa e está perto do mar e do rio

19:30 11 Outubro, 2025 15:14 7 Outubro, 2025 | Miguel Frazão

Se pretende comprar casa ao pé na praia no Algarve, saiba que há uma cidade onde o preço médio do metro quadrado não chega aos 3.000€

Economia, Europa

Nem casas, nem prédios: os ‘okupas’ têm novos alvos e recuperá-los não é tarefa fácil

20:00 11 Outubro, 2025 16:35 11 Outubro, 2025 | Tiago Alcobia

Um fenómeno em crescimento está a mudar o rumo das ocupações ilegais e a expor falhas na lei que protegem a propriedade privada

Desporto, Mundo, Nacional

Neves quebrou a ‘resistência’ irlandesa e Portugal fica mais perto do Mundial2026

22:33 11 Outubro, 2025 22:35 11 Outubro, 2025 | Henrique Dias Freire

Ao cair do pano, Neves, que herdou a camisola ‘21’ de Diogo Jota, marcou de cabeça, aproveitando um centro de Francisco Trincão

Auto, Economia

Especialistas avisam: este erro ao abastecer o carro pode estar a custar 500€ por ano

16:30 11 Outubro, 2025 18:08 11 Outubro, 2025 | João Luís

Parece inofensivo, mas há um detalhe ao abastecer que pode estar a esvaziar a sua carteira, e a prejudicar o carro sem que se aperceba

Europe Direct Algarve

Depois das tampas: conheça as novas regras da UE que vão ‘transformar’ as garrafas de plástico

19:10 11 Outubro, 2025 18:58 11 Outubro, 2025 | Rubén Gonçalves

A União Europeia prepara novas regras que vão transformar as embalagens de bebidas e garrafas de plástico

Algarve, Pub

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

02:12 18 Novembro, 2024 16:28 28 Março, 2025 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Economia

E quando se dispensa a pessoa ‘errada’? Empresa despede trabalhador por estar perto da reforma e colegas demitem-se por ‘solidariedade’

18:50 11 Outubro, 2025 18:37 11 Outubro, 2025 | Rubén Gonçalves

Esta empresa despediu um trabalhador e viu toda a equipa abandonar o trabalho em solidariedade. Meses depois, tentou recuperá-lo, mas já era tarde demais

Algarve, Economia, Nacional

Grupo Hoti com hotéis em Monte Gordo e Lisboa travados há anos por disputas legais

10:10 11 Outubro, 2025 10:10 11 Outubro, 2025 | Henrique Dias Freire

No Algarve, o início do projeto deu-se quando o Grupo Hoti venceu em 2016 um concurso público internacional promovido pela autarquia pombalina

Algarve, Cultura

Música e emoção: Lena D’Água traz a Portimão o espetáculo que celebra o seu percurso e novo álbum

07:15 11 Outubro, 2025 07:56 8 Outubro, 2025 | Cristina Mendonça

O concerto de Lena D’Água em Portimão celebra quatro décadas de carreira e o sucesso do álbum 'Tropical Glaciar'

Auto, Nacional

Tem isto no carro? Este é o documento que as autoridades podem pedir e quase ninguém leva (não é a carta nem o cartão de cidadão)

19:30 10 Outubro, 2025 20:20 10 Outubro, 2025 | João Luís

Quase ninguém o leva no carro, mas as autoridades podem exigí-lo numa fiscalização: saiba qual é o documento e como evitar uma multa

Europa, Lifestyle

“Estava com dificuldades”: avião da Ryanair fez aterragem de emergência e este foi o motivo

10:30 10 Outubro, 2025 10:22 10 Outubro, 2025 | Miguel Frazão

Após várias tentativas falhadas, um avião da Ryanair teve de aterrar de emergência noutro aeroporto e o motivo só foi revelado mais tarde

Algarve, Opinião

Pontes em vez de Muros | Por José Pinto

11:56 10 Outubro, 2025 12:15 10 Outubro, 2025 | Cristina Mendonça

"A maioria do povo de Cabanas, espera que o próximo executivo autárquico se resolva finalmente pela construção de um equipamento pedonal para a Ilha de Cabanas e não se fique apenas pela promessa"

Lifestyle, Tech

Adeus tomadas ‘tradicionais’: conheça a solução moderna (e sem obras) que se instala em minutos e acaba com os furos nas paredes

19:30 9 Outubro, 2025 18:16 9 Outubro, 2025 | Rubén Gonçalves

As novas tomadas modulares prometem acabar com as obras, o pó e as extensões espalhadas pela casa

Auto, Economia

Multas até 600€ nas passadeiras: o simples pormenor que muitos ignoram (ou desconhecem)

12:30 10 Outubro, 2025 11:55 11 Outubro, 2025 | Tiago Alcobia

Descubra o detalhe que pode custar caro aos peões e condutores e saiba como cumprir a lei sem riscos de multas nas passadeiras

Mundo

Detido em Espanha o brasileiro que liderava rede de ‘phishing’ internacional

12:21 9 Outubro, 2025 12:29 9 Outubro, 2025 | Cristina Mendonça

Autoridades espanholas desmantelaram uma das redes de ‘phishing’ mais ativas, liderada por um jovem brasileiro

Lifestyle, Nacional

“Movem-se de forma arrogante pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

20:15 11 Outubro, 2025 19:19 11 Outubro, 2025 | Gonçalo Viegas

Aumenta a tensão com a presença 'excessiva' de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que consideram mesmo abandonar a mesma por não se sentirem bem-vindos

Algarve, Economia

Esta é uma das cidades mais baratas do Algarve para comprar casa e está perto do mar e do rio

19:30 11 Outubro, 2025 15:14 7 Outubro, 2025 | Miguel Frazão

Se pretende comprar casa ao pé na praia no Algarve, saiba que há uma cidade onde o preço médio do metro quadrado não chega aos 3.000€

Economia, Europa

Nem casas, nem prédios: os ‘okupas’ têm novos alvos e recuperá-los não é tarefa fácil

20:00 11 Outubro, 2025 16:35 11 Outubro, 2025 | Tiago Alcobia

Um fenómeno em crescimento está a mudar o rumo das ocupações ilegais e a expor falhas na lei que protegem a propriedade privada

Desporto, Mundo, Nacional

Neves quebrou a ‘resistência’ irlandesa e Portugal fica mais perto do Mundial2026

22:33 11 Outubro, 2025 22:35 11 Outubro, 2025 | Henrique Dias Freire

Ao cair do pano, Neves, que herdou a camisola ‘21’ de Diogo Jota, marcou de cabeça, aproveitando um centro de Francisco Trincão

Auto, Economia

Especialistas avisam: este erro ao abastecer o carro pode estar a custar 500€ por ano

16:30 11 Outubro, 2025 18:08 11 Outubro, 2025 | João Luís

Parece inofensivo, mas há um detalhe ao abastecer que pode estar a esvaziar a sua carteira, e a prejudicar o carro sem que se aperceba

Europe Direct Algarve

Depois das tampas: conheça as novas regras da UE que vão ‘transformar’ as garrafas de plástico

19:10 11 Outubro, 2025 18:58 11 Outubro, 2025 | Rubén Gonçalves

A União Europeia prepara novas regras que vão transformar as embalagens de bebidas e garrafas de plástico

Algarve, Pub

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

02:12 18 Novembro, 2024 16:28 28 Março, 2025 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Economia

E quando se dispensa a pessoa ‘errada’? Empresa despede trabalhador por estar perto da reforma e colegas demitem-se por ‘solidariedade’

18:50 11 Outubro, 2025 18:37 11 Outubro, 2025 | Rubén Gonçalves

Esta empresa despediu um trabalhador e viu toda a equipa abandonar o trabalho em solidariedade. Meses depois, tentou recuperá-lo, mas já era tarde demais

Algarve, Economia, Nacional

Grupo Hoti com hotéis em Monte Gordo e Lisboa travados há anos por disputas legais

10:10 11 Outubro, 2025 10:10 11 Outubro, 2025 | Henrique Dias Freire

No Algarve, o início do projeto deu-se quando o Grupo Hoti venceu em 2016 um concurso público internacional promovido pela autarquia pombalina

Algarve, Cultura

Música e emoção: Lena D’Água traz a Portimão o espetáculo que celebra o seu percurso e novo álbum

07:15 11 Outubro, 2025 07:56 8 Outubro, 2025 | Cristina Mendonça

O concerto de Lena D’Água em Portimão celebra quatro décadas de carreira e o sucesso do álbum 'Tropical Glaciar'

Auto, Nacional

Tem isto no carro? Este é o documento que as autoridades podem pedir e quase ninguém leva (não é a carta nem o cartão de cidadão)

19:30 10 Outubro, 2025 20:20 10 Outubro, 2025 | João Luís

Quase ninguém o leva no carro, mas as autoridades podem exigí-lo numa fiscalização: saiba qual é o documento e como evitar uma multa

Europa, Lifestyle

“Estava com dificuldades”: avião da Ryanair fez aterragem de emergência e este foi o motivo

10:30 10 Outubro, 2025 10:22 10 Outubro, 2025 | Miguel Frazão

Após várias tentativas falhadas, um avião da Ryanair teve de aterrar de emergência noutro aeroporto e o motivo só foi revelado mais tarde

Algarve, Opinião

Pontes em vez de Muros | Por José Pinto

11:56 10 Outubro, 2025 12:15 10 Outubro, 2025 | Cristina Mendonça

"A maioria do povo de Cabanas, espera que o próximo executivo autárquico se resolva finalmente pela construção de um equipamento pedonal para a Ilha de Cabanas e não se fique apenas pela promessa"

Lifestyle, Tech

Adeus tomadas ‘tradicionais’: conheça a solução moderna (e sem obras) que se instala em minutos e acaba com os furos nas paredes

19:30 9 Outubro, 2025 18:16 9 Outubro, 2025 | Rubén Gonçalves

As novas tomadas modulares prometem acabar com as obras, o pó e as extensões espalhadas pela casa

Auto, Economia

Multas até 600€ nas passadeiras: o simples pormenor que muitos ignoram (ou desconhecem)

12:30 10 Outubro, 2025 11:55 11 Outubro, 2025 | Tiago Alcobia

Descubra o detalhe que pode custar caro aos peões e condutores e saiba como cumprir a lei sem riscos de multas nas passadeiras

Mundo

Detido em Espanha o brasileiro que liderava rede de ‘phishing’ internacional

12:21 9 Outubro, 2025 12:29 9 Outubro, 2025 | Cristina Mendonça

Autoridades espanholas desmantelaram uma das redes de ‘phishing’ mais ativas, liderada por um jovem brasileiro

Últimas

  • Neves quebrou a ‘resistência’ irlandesa e Portugal fica mais perto do Mundial2026
    Neves quebrou a ‘resistência’ irlandesa e Portugal fica mais perto do Mundial2026
  • Portugal na lista? Estes países foram considerados os destinos mais vantajosos para reformados
    Portugal na lista? Estes países foram considerados os destinos mais vantajosos para reformados
  • Quer eliminar a humidade? Estes são os cinco sítios onde nunca deve ter o desumidificador em casa
    Quer eliminar a humidade? Estes são os cinco sítios onde nunca deve ter o desumidificador em casa
  • “Movem-se de forma arrogante pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa
    “Movem-se de forma arrogante pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa
  • Nem casas, nem prédios: os ‘okupas’ têm novos alvos e recuperá-los não é tarefa fácil
    Nem casas, nem prédios: os ‘okupas’ têm novos alvos e recuperá-los não é tarefa fácil

Opinião

  • Investigação quer melhorar as condições de jovens NEET | Por Pedro Simão Mendes
    Investigação quer melhorar as condições de jovens NEET | Por Pedro Simão Mendes
  • Declaração de Timisoara, cidades apelam a um papel central no alargamento da UE
    Declaração de Timisoara, cidades apelam a um papel central no alargamento da UE
  • As redes sociais | Por Luís Ganhão
    As redes sociais | Por Luís Ganhão
  • Pontes em vez de Muros | Por José Pinto
    Pontes em vez de Muros | Por José Pinto
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍

Europe Direct Algarve

  • Depois das tampas: conheça as novas regras da UE que vão ‘transformar’ as garrafas de plástico
    Depois das tampas: conheça as novas regras da UE que vão ‘transformar’ as garrafas de plástico
  • Declaração de Timisoara, cidades apelam a um papel central no alargamento da UE
    Declaração de Timisoara, cidades apelam a um papel central no alargamento da UE
  • Quem é o verdadeiro dono do arroz basmati? A resposta divide dois países e a União Europeia
    Quem é o verdadeiro dono do arroz basmati? A resposta divide dois países e a União Europeia
Seguir
  • Política de Privacidade, Termos e Condições, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
Ficha Técnica e Contactos do Postal
©2025 Postal