Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
FILOMENA MATOS - Especialista na área da Saúde Infantil. FOTO DR
Opinião, Saúde

O impacto da utilização do telemóvel por bebés e crianças pequenas | Por Filomena Matos

“A utilização do telemóvel pela criança, ao diminuir o tempo de interação entre os pais e a criança e ao automatizar pequenos gestos, também pode interferir negativamente no desenvolvimento da destreza manual”

14:10 3 Março, 2026 12:57 3 Março, 2026 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Na semana passada fui de férias.  A viagem de 5 horas foi boa. A tripulação era simpática, um sorriso pronto e o voo foi calmo e sem sobressaltos… a não ser… que na fila de bancos atrás do meu se instalou uma família com uma criança que teria entre os 2 e os 3 anos de idade. Quando o voo se iniciou, começou também uma sessão de gritos e chamadas de atenção da criança.  A criança sossegou quando lhe deram para as mãos… um telemóvel!!! E aí começou um festival de barulho, com jogos e desenhos animados cheios de gritos e cenas de violência… os pais, tendo a criança “sossegada” passaram o voo a discutir projetos. A atenção dispensada à criança foi quase nula. A criança adormeceu um pouco durante a viagem e, quando acordou, a situação repetiu-se: gritos até lhe darem o telemóvel… e o telemóvel substituiu com total sucesso a atenção dos pais.

É esse sucesso que me leva a refletir hoje sobre o que queremos para o futuro do nosso mundo e da nossa espécie.

Somos a espécie dominante a nível mundial. A nossa evolução permite-nos na atualidade a capacidade de viver, no mundo desenvolvido, com conforto, com direitos, com saúde e uma longevidade nunca vistas, resultado da evolução da ciência, da medicina e dos cuidados.

A nossa evolução e a vontade de fazer mais e melhor, permitiu-nos desenvolver tecnologia que tornou as nossas casas mais confortáveis, as nossas comunicações mais fáceis e diminuir com a imagem a distância. Com o telemóvel, estamos sempre à distância de uma chamada para ouvirmos a voz de quem amamos, ou para tratar de negócios ou trabalho. Mas o telemóvel (principalmente os que são pequenos computadores) não tem apenas o fator positivo. Também algumas questões se colocam no que respeita, por exemplo ao desenvolvimento infantil.

Para chegar até aqui ao estado de grande conforto em que vivemos, nunca poderemos esquecer os cuidados das mães e das avós (porque eram elas que ficavam em casa) às crianças, o acompanhamento indelével dos primeiros anos, com uma proximidade e uma atenção que fizeram toda a diferença na afirmação da nossa espécie no planeta. Com essa proximidade e atenção, foi possível criar um sentimento de pertença, de grupo. E a nossa segurança assenta nessas mesmas relações que se criam na família, seja ela de que tipo for. Também é verdade que, em toda a nossa história, este é o Século da criança. Nunca até meados do século passado se deu tanta importância aos primeiros anos de vida porque, sabemos que esses são anos importantíssimos para o desenvolvimento de competências imprescindíveis para a autonomia e autodeterminação da criança. O desenvolvimento da ciência também permitiu uma melhor saúde desde o início da vida. Esses primeiros anos, são as bases de um futuro saudável a todos os níveis (biológico, psicológico e social). Sabemos que para o desenvolvimento adequado da criança é imprescindível a atenção dos seus pais/ cuidadores. Porque a criança precisa, em primeiro lugar, de amor. Depois de atenção.  Porque a atenção a faz sentir especial e a faz confiar. Essa confiança contribui para o bem-estar da criança e para a construção da resiliência. Por outro lado, a criança precisa de quem oriente os seus passos, de uma educação dirigida para que possa chegar ao máximo das suas potencialidades. Precisa de interação.  Essa interação vai contribuir para o desenvolvimento da empatia, a capacidade que temos de compreender os sentimentos dos outros, de sermos capazes de desenvolver o sentimento de compaixão. O sentimento de compaixão é uma das formas de diminuirmos a violência no mundo.

E o que acontece quando damos um telemóvel a um bebé, ou a uma criança pequena? Quando damos um telemóvel a uma criança, poderemos estar a hipotecar a sua evolução enquanto pessoa individual: um telemóvel nas mãos de uma criança representa um abandono intencional, porque o telemóvel não interage com a criança, nem a ajuda a resolver os seus problemas de desenvolvimento.  O telemóvel prende a atenção da criança pelos estímulos visuais e auditivos que emite. Mas o telemóvel não responde às necessidades da criança. Não tem sentimentos e não interage com a criança. Não contribui para o seu desenvolvimento. E quanto mais cedo a criança tiver contacto com o telemóvel, mais grave é. Sabemos que os primeiros 1000 dias de vida da criança são cruciais para o seu desenvolvimento global. Têm um papel fundamental na regulação emocional e no vínculo com os pais/cuidadores e a elevada plasticidade biológica que caracteriza este período, permite transformações rápidas a nível físico, neurológico e emocional, o que influencia a saúde da criança, no presente e no futuro. Podemos assim dizer, de um modo geral, que os primeiros três anos de vida do ser humano são cruciais para o seu desenvolvimento, a nível da sua inteligência, da sua personalidade, da sua capacidade de confiar e de acreditar, enfim do seu lugar no mundo.

Quando falamos em inteligência, falamos das várias características e necessidades desta competência humana. Para o desenvolvimento da inteligência contribuem vários fatores pessoais, contextuais e culturais. Os fatores pessoais relacionam-se com os genes e com a saúde. Por outro lado, os fatores contextuais dizem respeito ao local em que a criança nasceu, à família onde nasceu, aos alimentos a que tem acesso, ao estado de Paz do local onde nasceu, etc.. Os fatores culturais também interferem no desenvolvimento porque podem impedir que a criança se desenvolva por falta de estímulos ou por crenças desadequadas, mas que são lei em algumas culturas. Cada família tem as suas regras próprias, regras essas que são transmitidas de pais para filhos, decorrentes da interação desenvolvida dentro da família.

Para a sobrevivência da nossa espécie, torna-se necessário que não percamos as capacidades extraordinárias que temos desenvolvido ao longo dos milénios em que existimos. E para esse desenvolvimento contribui a capacidade de entendermos o outro.  Por isso, dar um telemóvel a uma criança pequena contribui principalmente para que ela não desenvolva a capacidade de pensar por si, impedimo-la de ver o mundo, de conseguir estar atenta ao que se passa à sua volta e de desenvolver capacidades de empatia, e de confiar nos outros. Também a pode impedir de desenvolver outras competências, como a destreza manual. A destreza manual, que nos permite tornarmo-nos independentes nas atividades de vida diária, como comer com talheres, vestirmo-nos, tornarmo-nos independentes nos cuidados de higiene, atar os atacadores dos sapatos, escrever, jogar à bola e ao berlinde, entre muitas outras atividades, desenvolve-se desde que nascemos e das aprendizagens que vamos tendo com os nossos pais e outros familiares.

A utilização do telemóvel pela criança, ao diminuir o tempo de interação entre os pais e a criança e ao automatizar pequenos gestos, também pode interferir negativamente no desenvolvimento da destreza manual, já que para utilizar o telemóvel a criança não necessita de usar todos os dedos das mãos, nem adaptar os seus dedos a várias situações; basta-lhe conseguir agarrar o telemóvel e premir teclas, ou tocar em teclas. Estas são algumas das muitas interferências negativas que o telemóvel pode ter no desenvolvimento da criança. Cabe-nos a nós decidir que futuro queremos para os nossos filhos…

Leia também: Tavira e General unidos no ciclismo feminino

Máquina para reciclar garrafas de plástico junto ao supermercado.
Economia Nacional

Viu uma máquina azul à porta do supermercado? Todos os que a usarem a partir deste dia vão receber dinheiro

11:20 16 Março, 2026 11:13 16 Março, 2026 | Miguel Frazão

Vai entrar em vigor o sistema que permite receber 0,10€ por cada garrafa de plástico devolvida em máquinas instaladas em supermercados

Imagem aérea Ilha do Farol. Crédito: Foto DR
Algarve Vida & Lazer

“Um pedaço de paraíso”: esta ilha algarvia tem uma torre de 46 m que pode subir e encontrar uma vista 360º

15:50 16 Março, 2026 11:45 16 Março, 2026 | Francisco Nascimento

Esta ilha algarvia, que muitos consideram um paraíso, tem uma torre de 46 metros que qualquer pessoa pode subir e encontrar uma vista panorâmica

Dia de vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí frio ‘de rachar’ e ventos fortes com rajadas de 120 km/h nestas datas e esta será a região mais afetada

06:00 16 Março, 2026 01:32 16 Março, 2026 | Gonçalo Viegas

No decorrer da próxima semana, uma depressão traz instabilidade no tempo a Portugal, com previsão de ventos fortes sobretudo nesta região

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Algarve Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis estão rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 15 Março, 2026 15:23 15 Março, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidade de “Maldivas portuguesas”, está a encantar os espanhóis pelas praias de águas cristalinas e pelo ambiente sereno

Homem a abastecer o carro num posto de combustível.
Auto Economia

Depósito cheio sem esvaziar a carteira: conheça o método alemão e poupe até 20€ por abastecimento

11:30 16 Março, 2026 11:09 16 Março, 2026 | Rubén Gonçalves

Simples ajustes nos hábitos de abastecimento podem poupar dezenas de euros por mês ao encher o depósito

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Nova depressão vai deixar Portugal a ‘tremer’ de frio a partir deste dia: vai chover a ‘potes’ e há possibilidade de cheias para estas regiões

16:00 16 Março, 2026 12:12 16 Março, 2026 | Rubén Gonçalves

A depressão que se aproxima de Portugal poderá trazer chuva, vento forte e agitação marítima, com os primeiros efeitos a fazerem-se sentir nos Açores e na Madeira

Ladrão a ver mulher a colocar PIN no Multibanco. Crédito: Freepik
Europa Tech

Se vir isto no Multibanco, afaste-se: espanhóis alertam para a “armadilha libanesa” e explicam como proteger o seu dinheiro

19:20 15 Março, 2026 19:04 15 Março, 2026 | João Luís

Autoridades espanholas alertam para um esquema conhecido como “armadilha libanesa”, usado para roubar cartões e códigos nos Multibancos

Segurança Social. Crédito: Lusa
Nacional

Segurança Social cria nova regra no acesso a plataforma e quem não agir ficará ‘barrado’

11:10 16 Março, 2026 11:05 16 Março, 2026 | Francisco Nascimento

Uma mudança iminente no acesso a portal da Segurança Social promete reforçar a proteção digital e quem não agir perderá o acesso

Mosca a voar na cozinha. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus moscas: esta folha que tem na sua cozinha pode ajudar a ‘acabar’ com os insetos em casa

11:50 16 Março, 2026 11:18 16 Março, 2026 | Tiago Alcobia

Um truque simples e natural pode ajudar a manter moscas e outros insetos afastados de casa, sem recorrer a produtos químicos. Descubra como funciona

Algarve Cultura

Azulejaria portuguesa inspira oficina para famílias em Tavira

15:40 16 Março, 2026 15:22 16 Março, 2026 | Cristina Mendonça

Oficina de pintura de azulejo no Museu de Tavira convida famílias a descobrir tradição da azulejaria portuguesa

Algarve

Procissão e bênção de imagem marcaram celebração da Ordem de São Lázaro em Tavira

11:40 16 Março, 2026 11:18 16 Março, 2026 | Cristina Mendonça

Tavira recebeu cerimónia da Ordem de São Lázaro com bênção de nova imagem e tomada de posse da Comendadoria do Algarve

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ têm novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

14:20 15 Março, 2026 12:58 15 Março, 2026 | Tiago Alcobia

Em Espanha, os ‘okupas’ estão a mudar de estratégia e a escolher novos alvos. A tendência preocupa proprietários e levanta dúvidas sobre a lei

Algarve Desporto

Alte recebe centenas de atletas para BTT e Trail a 25 de abril

16:10 16 Março, 2026 15:50 16 Março, 2026 | Cristina Mendonça

BTT e Trail regressam a Alte a 25 de abril com percursos pela Serra do Caldeirão e participação de atletas de todo o país

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Muitos vão ficar ‘às secas’: vai haver cortes de água prolongados e estas vão ser as regiões afetadas

06:30 15 Março, 2026 14:50 13 Março, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para a semana de 16 de março

Idosa a secar roupa no estendal. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Primavera a chegar: especialistas alertam para o local onde não deve mesmo secar a roupa e esta é a razão

15:30 16 Março, 2026 11:35 16 Março, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada da primavera, secar roupa no local errado pode tornar-se um problema para quem sofre de alergias sazonais

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Não deixe passar o prazo: muitos portugueses esquecem-se deste passo do IRS que pode aumentar o reembolso

15:20 16 Março, 2026 15:16 16 Março, 2026 | João Luís

Começou um prazo importante no e-Fatura que muitos contribuintes ignoram: veja o que deve fazer para poder aumentar o reembolso do IRS

Máquina para reciclar garrafas de plástico junto ao supermercado.
Economia, Nacional

Viu uma máquina azul à porta do supermercado? Todos os que a usarem a partir deste dia vão receber dinheiro

11:20 16 Março, 2026 11:13 16 Março, 2026 | Miguel Frazão

Vai entrar em vigor o sistema que permite receber 0,10€ por cada garrafa de plástico devolvida em máquinas instaladas em supermercados

Imagem aérea Ilha do Farol. Crédito: Foto DR
Algarve, Vida & Lazer

“Um pedaço de paraíso”: esta ilha algarvia tem uma torre de 46 m que pode subir e encontrar uma vista 360º

15:50 16 Março, 2026 11:45 16 Março, 2026 | Francisco Nascimento

Esta ilha algarvia, que muitos consideram um paraíso, tem uma torre de 46 metros que qualquer pessoa pode subir e encontrar uma vista panorâmica

Dia de vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí frio ‘de rachar’ e ventos fortes com rajadas de 120 km/h nestas datas e esta será a região mais afetada

06:00 16 Março, 2026 01:32 16 Março, 2026 | Gonçalo Viegas

No decorrer da próxima semana, uma depressão traz instabilidade no tempo a Portugal, com previsão de ventos fortes sobretudo nesta região

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Algarve, Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis estão rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 15 Março, 2026 15:23 15 Março, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidade de “Maldivas portuguesas”, está a encantar os espanhóis pelas praias de águas cristalinas e pelo ambiente sereno

Homem a abastecer o carro num posto de combustível.
Auto, Economia

Depósito cheio sem esvaziar a carteira: conheça o método alemão e poupe até 20€ por abastecimento

11:30 16 Março, 2026 11:09 16 Março, 2026 | Rubén Gonçalves

Simples ajustes nos hábitos de abastecimento podem poupar dezenas de euros por mês ao encher o depósito

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Nova depressão vai deixar Portugal a ‘tremer’ de frio a partir deste dia: vai chover a ‘potes’ e há possibilidade de cheias para estas regiões

16:00 16 Março, 2026 12:12 16 Março, 2026 | Rubén Gonçalves

A depressão que se aproxima de Portugal poderá trazer chuva, vento forte e agitação marítima, com os primeiros efeitos a fazerem-se sentir nos Açores e na Madeira

Ladrão a ver mulher a colocar PIN no Multibanco. Crédito: Freepik
Europa, Tech

Se vir isto no Multibanco, afaste-se: espanhóis alertam para a “armadilha libanesa” e explicam como proteger o seu dinheiro

19:20 15 Março, 2026 19:04 15 Março, 2026 | João Luís

Autoridades espanholas alertam para um esquema conhecido como “armadilha libanesa”, usado para roubar cartões e códigos nos Multibancos

Segurança Social. Crédito: Lusa
Nacional

Segurança Social cria nova regra no acesso a plataforma e quem não agir ficará ‘barrado’

11:10 16 Março, 2026 11:05 16 Março, 2026 | Francisco Nascimento

Uma mudança iminente no acesso a portal da Segurança Social promete reforçar a proteção digital e quem não agir perderá o acesso

Mosca a voar na cozinha. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus moscas: esta folha que tem na sua cozinha pode ajudar a ‘acabar’ com os insetos em casa

11:50 16 Março, 2026 11:18 16 Março, 2026 | Tiago Alcobia

Um truque simples e natural pode ajudar a manter moscas e outros insetos afastados de casa, sem recorrer a produtos químicos. Descubra como funciona

Algarve, Cultura

Azulejaria portuguesa inspira oficina para famílias em Tavira

15:40 16 Março, 2026 15:22 16 Março, 2026 | Cristina Mendonça

Oficina de pintura de azulejo no Museu de Tavira convida famílias a descobrir tradição da azulejaria portuguesa

Algarve

Procissão e bênção de imagem marcaram celebração da Ordem de São Lázaro em Tavira

11:40 16 Março, 2026 11:18 16 Março, 2026 | Cristina Mendonça

Tavira recebeu cerimónia da Ordem de São Lázaro com bênção de nova imagem e tomada de posse da Comendadoria do Algarve

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ têm novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

14:20 15 Março, 2026 12:58 15 Março, 2026 | Tiago Alcobia

Em Espanha, os ‘okupas’ estão a mudar de estratégia e a escolher novos alvos. A tendência preocupa proprietários e levanta dúvidas sobre a lei

Algarve, Desporto

Alte recebe centenas de atletas para BTT e Trail a 25 de abril

16:10 16 Março, 2026 15:50 16 Março, 2026 | Cristina Mendonça

BTT e Trail regressam a Alte a 25 de abril com percursos pela Serra do Caldeirão e participação de atletas de todo o país

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Muitos vão ficar ‘às secas’: vai haver cortes de água prolongados e estas vão ser as regiões afetadas

06:30 15 Março, 2026 14:50 13 Março, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para a semana de 16 de março

Idosa a secar roupa no estendal. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Primavera a chegar: especialistas alertam para o local onde não deve mesmo secar a roupa e esta é a razão

15:30 16 Março, 2026 11:35 16 Março, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada da primavera, secar roupa no local errado pode tornar-se um problema para quem sofre de alergias sazonais

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Não deixe passar o prazo: muitos portugueses esquecem-se deste passo do IRS que pode aumentar o reembolso

15:20 16 Março, 2026 15:16 16 Março, 2026 | João Luís

Começou um prazo importante no e-Fatura que muitos contribuintes ignoram: veja o que deve fazer para poder aumentar o reembolso do IRS

Últimas Notícias

  • Alte recebe centenas de atletas para BTT e Trail a 25 de abril
    Alte recebe centenas de atletas para BTT e Trail a 25 de abril
  • Nova depressão vai deixar Portugal a ‘tremer’ de frio a partir deste dia: vai chover a ‘potes’ e há possibilidade de cheias para estas regiões
    Nova depressão vai deixar Portugal a ‘tremer’ de frio a partir deste dia: vai chover a ‘potes’ e há possibilidade de cheias para estas regiões
  • “Um pedaço de paraíso”: esta ilha algarvia tem uma torre de 46 m que pode subir e encontrar uma vista 360º
    “Um pedaço de paraíso”: esta ilha algarvia tem uma torre de 46 m que pode subir e encontrar uma vista 360º
  • Azulejaria portuguesa inspira oficina para famílias em Tavira
    Azulejaria portuguesa inspira oficina para famílias em Tavira
  • Primavera a chegar: especialistas alertam para o local onde não deve mesmo secar a roupa e esta é a razão
    Primavera a chegar: especialistas alertam para o local onde não deve mesmo secar a roupa e esta é a razão
  • Não deixe passar o prazo: muitos portugueses esquecem-se deste passo do IRS que pode aumentar o reembolso
    Não deixe passar o prazo: muitos portugueses esquecem-se deste passo do IRS que pode aumentar o reembolso

Opinião

  • A solidão que não se vê | Por Cláudia Oliveira
    A solidão que não se vê | Por Cláudia Oliveira
  • Vemos mais para ‘fora’ que para ‘dentro’? | Por Andrea Moura
    Vemos mais para ‘fora’ que para ‘dentro’? | Por Andrea Moura
  • A importância do rastreio na prevenção do cancro colorretal | Por Miguel Mascarenhas
    A importância do rastreio na prevenção do cancro colorretal | Por Miguel Mascarenhas
  • Bons, maus e o fim da diplomacia | Por Luís Ganhão
    Bons, maus e o fim da diplomacia | Por Luís Ganhão
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍

Europe Direct Algarve

  • Nem na mão nem no porão: União Europeia proibiu objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
    Nem na mão nem no porão: União Europeia proibiu objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
  • Adeus alimentos contaminados? UE está a usar inteligência artificial para detetar produtos perigosos antes de chegarem às lojas
    Adeus alimentos contaminados? UE está a usar inteligência artificial para detetar produtos perigosos antes de chegarem às lojas
  • Programa Europa Criativa apoia seis filmes nomeados para os Óscares em Hollywood
    Programa Europa Criativa apoia seis filmes nomeados para os Óscares em Hollywood
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal