Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí frio ‘de rachar’ e ventos fortes com rajadas de 120 km/h nestas datas e esta será a região mais afetada

No decorrer da próxima semana, uma depressão traz instabilidade no tempo a Portugal, com previsão de ventos fortes sobretudo nesta região

06:00 16 Março, 2026 01:32 16 Março, 2026 | Gonçalo Viegas
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Uma depressão em formação entre os Açores e a Madeira poderá influenciar o estado do tempo em Portugal ao longo da próxima semana, embora a sua evolução ainda apresente grande incerteza. Os modelos meteorológicos indicam a possibilidade de mudanças rápidas nas condições atmosféricas, com chuva, poeiras, ventos fortes e até trovoadas, típicas de períodos de transição para a primavera.

Os meteorologistas, citados pelo portal especializado Luso Meteo, têm acompanhado esta perturbação há vários dias, mas ainda não é possível determinar com precisão onde ficará posicionada. Esse fator será decisivo para o impacto no território português.

Se o sistema permanecer mais a oeste, os efeitos deverão sentir-se sobretudo nos Açores. Caso evolua mais para leste, poderá aproximar-se da Madeira e aumentar a instabilidade no continente. Também o grau de intensificação da depressão ainda não é claro, o que aumenta a margem de incerteza nas previsões.

Primeiros efeitos podem surgir a meio da semana

De acordo com os cenários atuais, a semana deverá começar relativamente tranquila no continente. Uma massa de ar mais frio começará por afetar os Açores já na terça-feira. Nos dias seguintes, entre 18 e 19 de março, poderão surgir aguaceiros e maior nebulosidade em Portugal continental. No entanto, a depressão deverá manter-se suficientemente afastada para evitar um episódio significativo de mau tempo.

Em vez de chuva persistente, o cenário mais provável aponta para temperaturas amenas, presença de poeiras em suspensão vindas do Norte de África e períodos de céu nublado, de acordo com a mesma fonte.

Situação pode mudar após dia 20

A evolução atmosférica torna-se ainda mais incerta na segunda metade da semana. Há indicações de que a perturbação possa deslocar-se inicialmente para sudoeste, afastando-se do continente. No entanto, se a corrente de jato voltar a intensificar-se de oeste para leste, o sistema poderá ser arrastado novamente em direção à Península Ibérica. Nesse cenário, o risco de aguaceiros mais intensos e trovoadas aumentaria.

Por agora, trata-se apenas de uma possibilidade entre vários cenários analisados pelos modelos meteorológicos.

Uma semana com grande variabilidade

As previsões apontam para uma semana marcada por contrastes. Poderão ocorrer períodos de sol e temperaturas relativamente elevadas, alternados com episódios de chuva, vento ou poeiras atmosféricas. Este tipo de instabilidade é relativamente comum durante a primavera, quando massas de ar de origens diferentes interagem com maior frequência sobre a região. Ainda assim, para já não há indicação de um episódio de mau tempo particularmente severo em Portugal continental.

Açores com maior probabilidade de vento forte

O arquipélago dos Açores deverá sentir os efeitos mais significativos desta depressão, de acordo com a fonte anteriormente citada. A partir de terça-feira é esperada uma descida acentuada das temperaturas, acompanhada por vento forte de noroeste.

Alguns modelos meteorológicos apontam para rajadas que poderão atingir ou ultrapassar os 120 km/h a meio da semana, sobretudo nas ilhas orientais. Também se prevê mar bastante agitado e possibilidade de neve nas zonas mais altas. No final da semana, a aproximação do anticiclone poderá trazer uma melhoria gradual das condições meteorológicas.

Madeira também poderá sentir a instabilidade

Na Madeira, os efeitos dependerão muito da trajetória final da depressão. A previsão indica um agravamento do estado do tempo a partir de quarta-feira, com aumento do vento e ocorrência de aguaceiros. Entre quinta e sexta-feira existe a possibilidade de rajadas superiores a 100 km/h e períodos de chuva mais intensa, caso os núcleos de convecção se formem próximos do arquipélago.

Ainda assim, os meteorologistas sublinham que pequenas alterações na trajetória do sistema podem mudar significativamente o cenário previsto.

Previsão difícil e com risco elevado de erro

Os modelos meteorológicos indicam, em média, uma semana mais chuvosa do que o habitual em Portugal continental. No entanto, os especialistas, citados pelo Luso Meteo, alertam que se trata de uma previsão com grande margem de erro.

Se o anticiclone se fortalecer ligeiramente, poderá bloquear a aproximação da depressão e reduzir drasticamente a precipitação prevista.

Por esse motivo, a recomendação é acompanhar as atualizações meteorológicas ao longo dos próximos dias, uma vez que o cenário poderá ainda sofrer alterações importantes.

Leia também: Vem aí chuva em força e ventos de 130 km/h: o mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada

Carro de condução autónoma. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Carros que conduzem sozinhos vão chegar às estradas portuguesas? Governo abre porta a testes de condução autónoma e há regras a cumprir

10:36 17 Abril, 2026 10:36 17 Abril, 2026 | João Luís

Portugal vai permitir testes de condução autónoma na via pública. Saiba que regras vão ser exigidas e o que muda com este novo regime

Algarve

Colisão em Albufeira faz quatro feridos, dois em estado grave

06:55 17 Abril, 2026 08:41 17 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Estrada interrompida em Albufeira após acidente com quatro feridos, dois dos quais em estado grave, durante esta madrugada

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva regressa em força a Portugal a partir desta data: também vai haver “chuva de lama” e estas serão as regiões mais afetadas

06:30 17 Abril, 2026 14:05 16 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Próxima semana traz agravamento do estado do tempo, com trovoadas, chuva de lama e precipitação forte em Portugal

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva: mau tempo chega neste dia com descida de temperaturas e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 16 Abril, 2026 14:21 15 Abril, 2026 | João Luís

Depois de dias de calor, o tempo vai mudar em Portugal. A chuva regressa com descida de temperaturas e há regiões que serão mais impactadas

Algarve Economia

Cadeia espanhola Mercadona vai abrir loja em Portimão e está a contratar

10:23 17 Abril, 2026 10:23 17 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Empresa reforça contratação em Portimão com empregos estáveis, formação paga e salários até 20.915 euros anuais na nova loja

Opinião

Crianças como joguete: entre a creche prometida e a creche negada | Por José Figueiredo Santos

09:30 17 Abril, 2026 09:44 17 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"Num país que proclama a igualdade de oportunidades como princípio estruturante, o acesso a algo tão básico como uma creche arrisca-se a tornar-se contingente"

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vêm aí apoios do Governo e podem ‘dar uma folga’ à sua carteira: saiba que medidas estão em cima da mesa

09:30 16 Abril, 2026 08:43 16 Abril, 2026 | João Luís

Governo prepara um novo pacote de apoios: veja que medidas podem ajudar a aliviar custos nos próximos tempos

Vinho.
Nacional

Atenção ao vinho que põe na mesa: ASAE apreende tinto e branco prontos a entrar no mercado e estas eram as irregularidades

09:20 17 Abril, 2026 18:31 14 Abril, 2026 | Miguel Frazão

ASAE apreendeu mais de 39.000 litros de vinho em várias regiões do país devido a irregularidades na rotulagem

Algarve Cultura Política

Tavira celebra 25 de Abril com sessões, exposições, documentário e concertos

10:44 17 Abril, 2026 10:44 17 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Cultura e memória marcam comemorações do 25 de Abril em Tavira com programa cultural, exposições, concertos e sessões solenes longo de dias

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Oulu 2026, os sons do universo na catedral | Por João Palmeiro

08:18 17 Abril, 2026 08:22 17 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Instalação sonora na Catedral de Oulu transforma sinais cósmicos em experiência imersiva que liga ciência, arte e perceção humana do tempo

Pessoas a ir trabalhar. Crédito Freepik AI
Economia Europa

Bruxelas quer mudar a rotina de trabalho dos europeus: saiba do que se trata e se vai afetar Portugal

12:30 16 Abril, 2026 12:28 16 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Proposta europeia pode alterar a forma como se trabalha na UE. Medidas estão a ser preparadas e podem ter impacto também em Portugal

Idosos a verificar contas. Crédito: Freepik
Economia

Reformados podem aumentar a pensão com esta ‘ajuda’ da Segurança Social: saiba se tem direito e como pode pedir

15:30 14 Abril, 2026 15:20 14 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Há um apoio da Segurança Social destinado a idosos com baixos rendimentos que pode reforçar a pensão mensal e ajudar nas despesas essenciais do dia a dia

Pessoas a usar o telemóveis. Crédito: Freepik
Europa Tech

Adeus telemóveis? Novas regras da UE vão mudar forma como compra e usa o telemóvel

15:40 16 Abril, 2026 15:30 16 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

A partir de 2027, há novas regras para os telemóveis na Europa. Baterias, reparações e vida útil entram numa nova era

Operação de trânsito.
Auto Economia

Condutores destes veículos não arriscam esta multa até 600€ que muitos ‘temem’: confirme se está mesmo fora da lista

13:41 16 Abril, 2026 13:42 16 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os veículos são obrigados a ter triângulo de pré-sinalização de perigo, bem como o colete, pelo que podem escapar a algumas multas

Casal no computador. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Contribuintes devem ter isto em atenção: há um passo no site da Segurança Social que deve tratar este mês para evitar problemas

10:08 17 Abril, 2026 10:08 17 Abril, 2026 | João Luís

Mudança no site da Segurança Social pode afetar muitos utilizadores: há um detalhe simples que deve confirmar para não ficar bloqueado

Idosa a comprar peixe no mercado. Crédito: Foto AI
Algarve

Nem dourada nem robalo: este peixe foi apelidado de “príncipe da costa do Algarve”

13:30 14 Abril, 2026 12:30 14 Abril, 2026 | João Luís

Há quem prefira dourada ou robalo, mas este peixe tem mais fãs do que se imagina e foi coroado “príncipe da costa do Algarve”

Carro de condução autónoma. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Carros que conduzem sozinhos vão chegar às estradas portuguesas? Governo abre porta a testes de condução autónoma e há regras a cumprir

10:36 17 Abril, 2026 10:36 17 Abril, 2026 | João Luís

Portugal vai permitir testes de condução autónoma na via pública. Saiba que regras vão ser exigidas e o que muda com este novo regime

Algarve

Colisão em Albufeira faz quatro feridos, dois em estado grave

06:55 17 Abril, 2026 08:41 17 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Estrada interrompida em Albufeira após acidente com quatro feridos, dois dos quais em estado grave, durante esta madrugada

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva regressa em força a Portugal a partir desta data: também vai haver “chuva de lama” e estas serão as regiões mais afetadas

06:30 17 Abril, 2026 14:05 16 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Próxima semana traz agravamento do estado do tempo, com trovoadas, chuva de lama e precipitação forte em Portugal

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva: mau tempo chega neste dia com descida de temperaturas e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 16 Abril, 2026 14:21 15 Abril, 2026 | João Luís

Depois de dias de calor, o tempo vai mudar em Portugal. A chuva regressa com descida de temperaturas e há regiões que serão mais impactadas

Algarve, Economia

Cadeia espanhola Mercadona vai abrir loja em Portimão e está a contratar

10:23 17 Abril, 2026 10:23 17 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Empresa reforça contratação em Portimão com empregos estáveis, formação paga e salários até 20.915 euros anuais na nova loja

Opinião

Crianças como joguete: entre a creche prometida e a creche negada | Por José Figueiredo Santos

09:30 17 Abril, 2026 09:44 17 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"Num país que proclama a igualdade de oportunidades como princípio estruturante, o acesso a algo tão básico como uma creche arrisca-se a tornar-se contingente"

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vêm aí apoios do Governo e podem ‘dar uma folga’ à sua carteira: saiba que medidas estão em cima da mesa

09:30 16 Abril, 2026 08:43 16 Abril, 2026 | João Luís

Governo prepara um novo pacote de apoios: veja que medidas podem ajudar a aliviar custos nos próximos tempos

Vinho.
Nacional

Atenção ao vinho que põe na mesa: ASAE apreende tinto e branco prontos a entrar no mercado e estas eram as irregularidades

09:20 17 Abril, 2026 18:31 14 Abril, 2026 | Miguel Frazão

ASAE apreendeu mais de 39.000 litros de vinho em várias regiões do país devido a irregularidades na rotulagem

Algarve, Cultura, Política

Tavira celebra 25 de Abril com sessões, exposições, documentário e concertos

10:44 17 Abril, 2026 10:44 17 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Cultura e memória marcam comemorações do 25 de Abril em Tavira com programa cultural, exposições, concertos e sessões solenes longo de dias

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Oulu 2026, os sons do universo na catedral | Por João Palmeiro

08:18 17 Abril, 2026 08:22 17 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Instalação sonora na Catedral de Oulu transforma sinais cósmicos em experiência imersiva que liga ciência, arte e perceção humana do tempo

Pessoas a ir trabalhar. Crédito Freepik AI
Economia, Europa

Bruxelas quer mudar a rotina de trabalho dos europeus: saiba do que se trata e se vai afetar Portugal

12:30 16 Abril, 2026 12:28 16 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Proposta europeia pode alterar a forma como se trabalha na UE. Medidas estão a ser preparadas e podem ter impacto também em Portugal

Idosos a verificar contas. Crédito: Freepik
Economia

Reformados podem aumentar a pensão com esta ‘ajuda’ da Segurança Social: saiba se tem direito e como pode pedir

15:30 14 Abril, 2026 15:20 14 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Há um apoio da Segurança Social destinado a idosos com baixos rendimentos que pode reforçar a pensão mensal e ajudar nas despesas essenciais do dia a dia

Pessoas a usar o telemóveis. Crédito: Freepik
Europa, Tech

Adeus telemóveis? Novas regras da UE vão mudar forma como compra e usa o telemóvel

15:40 16 Abril, 2026 15:30 16 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

A partir de 2027, há novas regras para os telemóveis na Europa. Baterias, reparações e vida útil entram numa nova era

Operação de trânsito.
Auto, Economia

Condutores destes veículos não arriscam esta multa até 600€ que muitos ‘temem’: confirme se está mesmo fora da lista

13:41 16 Abril, 2026 13:42 16 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os veículos são obrigados a ter triângulo de pré-sinalização de perigo, bem como o colete, pelo que podem escapar a algumas multas

Casal no computador. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Contribuintes devem ter isto em atenção: há um passo no site da Segurança Social que deve tratar este mês para evitar problemas

10:08 17 Abril, 2026 10:08 17 Abril, 2026 | João Luís

Mudança no site da Segurança Social pode afetar muitos utilizadores: há um detalhe simples que deve confirmar para não ficar bloqueado

Idosa a comprar peixe no mercado. Crédito: Foto AI
Algarve

Nem dourada nem robalo: este peixe foi apelidado de “príncipe da costa do Algarve”

13:30 14 Abril, 2026 12:30 14 Abril, 2026 | João Luís

Há quem prefira dourada ou robalo, mas este peixe tem mais fãs do que se imagina e foi coroado “príncipe da costa do Algarve”

Últimas Notícias

  • Tavira celebra 25 de Abril com sessões, exposições, documentário e concertos
    Tavira celebra 25 de Abril com sessões, exposições, documentário e concertos
  • Carros que conduzem sozinhos vão chegar às estradas portuguesas? Governo abre porta a testes de condução autónoma e há regras a cumprir
    Carros que conduzem sozinhos vão chegar às estradas portuguesas? Governo abre porta a testes de condução autónoma e há regras a cumprir
  • Cadeia espanhola Mercadona vai abrir loja em Portimão e está a contratar
    Cadeia espanhola Mercadona vai abrir loja em Portimão e está a contratar
  • Contribuintes devem ter isto em atenção: há um passo no site da Segurança Social que deve tratar este mês para evitar problemas
    Contribuintes devem ter isto em atenção: há um passo no site da Segurança Social que deve tratar este mês para evitar problemas
  • Lagoa recebe a segunda edição da Feira de Enoturismo do Algarve
    Lagoa recebe a segunda edição da Feira de Enoturismo do Algarve
  • Atenção ao vinho que põe na mesa: ASAE apreende tinto e branco prontos a entrar no mercado e estas eram as irregularidades
    Atenção ao vinho que põe na mesa: ASAE apreende tinto e branco prontos a entrar no mercado e estas eram as irregularidades

Opinião

  • Crianças como joguete: entre a creche prometida e a creche negada | Por José Figueiredo Santos
    Crianças como joguete: entre a creche prometida e a creche negada | Por José Figueiredo Santos
  • Oulu 2026, os sons do universo na catedral | Por João Palmeiro
    Oulu 2026, os sons do universo na catedral | Por João Palmeiro
  • A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O Sotavento de Faro a Tavira – Parte II | Por José Manuel do Carmo
    A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O Sotavento de Faro a Tavira – Parte II | Por José Manuel do Carmo
  • Entre o medo e a curiosidade: o que nos atrai nas histórias de crime real? | Por Neusa Patuleia
    Entre o medo e a curiosidade: o que nos atrai nas histórias de crime real? | Por Neusa Patuleia
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Oulu 2026, os sons do universo na catedral | Por João Palmeiro
    Oulu 2026, os sons do universo na catedral | Por João Palmeiro
  • Só devem entrar na escola com esta idade: país da UE com os melhores desempenhos escolares revela o seu ‘segredo’ para o sucesso
    Só devem entrar na escola com esta idade: país da UE com os melhores desempenhos escolares revela o seu ‘segredo’ para o sucesso
  • Ministro da Educação promove a ação “Construir Educação, Aproximar Territórios” no Algarve
    Ministro da Educação promove a ação “Construir Educação, Aproximar Territórios” no Algarve
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal