Todos Contam, de Kristin Roskifte, é um álbum infanto-juvenil original e divertidamente único, agora publicado pela editora Nuvem de Letras, integrando a coleção Lilliput. A premiada autora norueguesa prossegue a sua contagem universalista e filosófica, iniciada em Todos Viajam. Premiado e aclamado pela crítica internacional, Todos Viajam foi reconhecido também a nível nacional, passando a integrar o Plano Nacional de Leitura e distinguido com a Menção Honrosa António Torrado na segunda edição do Selo Caminhos de Leitura. Ambas as obras foram traduzidas diretamente do norueguês pelo escritor João Reis.
Uma história que nos leva do número 0, de ninguém, aos 8.000.000.000, a relembrar que somos oito mil milhões de pessoas num planeta, todos em permanente viagem num “planeta que descreve uma órbita eterna no espaço sideral”. Também a leitura deste livro se faz numa órbita, pois leva-nos a descrever constantes viagens em torno das suas páginas, até porque as próprias personagens estão num movimento perpétuo, e multiplicam-se sem fim.
Mais do que um álbum este livro apresenta-se como um jogo. O texto é usualmente breve, acentuando a singularidade de cada uma das centenas de figuras que aqui pululam, ao mesmo que tempo que relembra como também temos sempre algo em comum com quem nos rodeia; estamos sempre todos ligados, nos desejos, nas intenções, nas ações, nos dilemas que podem ser simplesmente rotineiros como profundamente existenciais. De forma subtil, desenha-se ainda por vezes um encadeamento lógico nesta contagem, em que algumas das pessoas apresentadas podem ser retomadas na sequência seguinte.
Da mesma forma que página a página se desafia os pequenos e grandes leitores a procurarem nas ilustrações imensas as figuras cujas pistas são lançadas de forma críptica no breve texto, no final do livro há ainda uma série de charadas que nos fazem voltar atrás e recomeçar a descoberta constante de surpresas e pistas e segredos que este livro encerra. Por fim, sem grandes palavras, este álbum celebra valores essenciais à humanidade, como a empatia, a conexão e a diversidade.
Kristin Roskfite é ilustradora e autora norueguesa, com vários livros publicados. Todos Contam trouxe-lhe o reconhecimento além-fronteiras, traduzido para mais de 40 idiomas. Mestre em Ilustração pela Kingston University em Londres e licenciada em Ilustração pela Cambridge School of Art. É coproprietária da Magikon Forlag, uma pequena editora especializada em álbuns ilustrados e livros sobre cultura visual.
Leia também: Leitura da Semana: Less Perdeu-se, de Andrew Sean Greer | Por Paulo Serra