Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Opinião, Saúde

Ex-fumador Jacinto | Por Gabriel Soares

Artigo de opinião de Gabriel Soares, membro da direção da Delegação Regional Sul da Ordem dos Psicólogos Portugueses: “Existem algumas pessoas que deixam de fumar somente com a sua força de vontade, mas a grande maioria só consegue a cessação tabágica com auxílio de profissionais”

16:05 8 Setembro, 2023 16:22 8 Setembro, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Dia Europeu do Ex-Fumador é celebrado no próximo dia 26 de setembro, em todos os Estados-Membros da União Europeia, com o objetivo de felicitar todos os que se tornaram ex-fumadores ou que deram os primeiros passos para deixar de fumar.

O último Inquérito Nacional de Saúde (INS)/2019, realizado em Portugal Continental, a pessoas com 15 ou mais anos, indicou que 61,1% nunca fumaram, 21,4 % eram ex-fumadores e 17 % eram fumadores, tendo o consumo de tabaco diminuído em comparação com os dados do INS de 2014.

Gabriel Soares,
Membro da direção da Delegação Regional do Sul da Ordem dos Psicólogos Portugueses

Tornar-se ex-fumador não é tarefa fácil. É necessário foco e uma grande dose de motivação e muitos necessitam de ajuda profissional para fazer face aos sintomas de abstinência e ao prazer da maquiavélica nicotina. No final, quando a conseguem ultrapassar, apesar das dificuldades, surge um sentimento enorme de satisfação e objetivo superado, com repercussões na sua qualidade de vida.

Apresento-vos uma história muito sintética do ex-fumador Jacinto de 55 anos:

Na sua infância, passava a maior parte das manhãs a assistir na televisão aos desenhos animados do lendário Lucky Luke, com o cigarro a surgir, frequentemente e com naturalidade, no canto da sua boca e nas mais diversas e entusiásticas aventuras.

Aos 12 anos, iniciou o consumo de tabaco, aliciado e influenciado pelos amigos de infância do seu bairro e por uma necessidade de ser aceite pelo grupo, aliado a uma perceção de encantamento e um glamour, emanado pelas intensas campanhas publicitárias e de marketing, encomendadas pela indústria tabaqueira.

Casou aos 25 anos.  Ele e a sua esposa Maria fumavam diariamente vinte cigarros cada um e tinham o hábito de fumar dentro de casa. Dois anos depois, a sua esposa engravidou. A filha Matilde nasceu e os pais decidiram não continuar a fumar no interior da habitação.

Aos 30 anos, ingressou como técnico numa Operadora de Telecomunicações, função que adorava, visto estar em constante movimento e contacto social, aproveitando as diversas deslocações para fumar.

A Matilde, perante a informação que recebia nas aulas do antigo Ensino Primário sobre os malefícios do tabaco e com medo de “perder” os seus pais, insistia para que estes deixassem de fumar, tendo tido efeito positivo na mãe, mas o pai Jacinto não chegou a fazer nenhuma tentativa de cessação tabágica.

Aos 50 anos, começou a sentir grande cansaço físico e tosse constante, tendo dificuldade em exercer a sua profissão na plenitude. Nesta fase, nasce a sua neta Carolina, levando-o a tomar a decisão de tentar o processo de iniciação de cessação tabágica sem auxílio profissional.

Durante este processo, conseguiu estar vinte e quatro horas sem fumar, porém, ao surgirem os sintomas de privação da nicotina, irritabilidade, insónia e outros, num convívio com amigos no café do bairro, volta a cair na tentação de fumar.

Passado um ano, perante o agravamento das suas debilidades físicas, decidiu aderir a uma consulta de cessação tabágica, no seu Centro de Saúde, constituída por um pneumologista, um enfermeiro e um psicólogo. Na primeira consulta, foi-lhe efetuada uma avaliação através de vários testes, registando-se valores altos na dependência da nicotina e na dependência psicológica.

Ao fim de um mês e de quatro consultas, com três semanas de antecedência, definiu o dia D (data em que a pessoa decide que vai deixar de fumar) para o dia 25 de abril, dia da Liberdade.

Nessas três semanas, informa os seus colegas de trabalho, amigos e familiares, toma a medicação prescrita, põe diariamente em prática os conhecimentos e as técnicas apreendidas na consulta de psicologia, reduz para três cigarros, atrasa ao máximo o primeiro cigarro da manhã e na véspera, retira todos os cinzeiros.  Onde costumava ter os cigarros, tem uma lista feita por ele com os principais motivos que o levaram a decidir deixar de fumar.

O primeiro mês sem fumar foi difícil, sentiu alguma irritabilidade e uma ligeira dor de cabeça, para fazer face a estes sintomas, iniciou técnicas de relaxamento e começou a fazer caminhadas. O mais importante esteve sempre presente, ou seja, a determinação e a recompensa em ser livre e saudável.

Passado um ano, o Jacinto sente-se muito satisfeito, teve alguma tentação em fumar um cigarro, mas conseguiu resistir e, atualmente, já não pensa em fumar. Sente-se mais ativo, com mais energia e voltou a exercer as suas funções, com naturalidade.

Esta história, pode ser o reflexo das várias pessoas que se encontram no processo de cessação tabágica. A decisão de deixar de fumar é individual e de cada um e passa muito pelo autoconhecimento, para tomar as melhores decisões no caminho da liberdade e da independência.

Existem algumas pessoas que deixam de fumar somente com a sua força de vontade, mas a grande maioria só consegue a cessação tabágica com auxílio de profissionais, sendo que, apenas cerca de 5% dos fumadores que tentam cessar o consumo tabágico obtêm sucesso e atingem uma abstinência duradoura. Ao invés, alguns estudos realçam que as intervenções baseadas em evidências científicas aumentam os casos de sucesso para 10% a 30%.

O aconselhamento psicológico é frequentemente utilizado no âmbito da cessação tabágica e recorre à promoção de competências de resolução de problemas, tomada de decisão, estabelecimento de objetivos e motivação, auto-eficácia e relaxamento, entre outras técnicas.

Os benefícios de parar de fumar são evidentes. Após 2 semanas a 3 meses começa-se a respirar melhor, a sentir mais energia e o risco de enfarte de miocárdio diminui. Após 1 ano o risco de ataque cardíaco diminui para cerca de metade e após 2 a 5 anos o risco de acidente vascular cerebral diminui, sendo semelhante ao das pessoas que não fumam, ficando por indicar muitos outros benefícios.

Um ex-fumador, antes de dar um passo na ação para deixar de fumar, decide encarar a realidade, analisar os prós e os contras, motivar-se e ter a coragem de aceitar e percorrer este caminho difícil e angustiante, até à cessação tabágica, sentindo no final deste processo uma alegria e um prazer imenso em ter abraçado a vida.

Links relevantes:

https://www.fundacaoportuguesadopulmao.org/apoio-ao-doente/cessacao-tabagica#69

https://podcasters.spotify.com/pod/show/istoepsicologia/episodes/Ep–21—Fumar-Preveno-e-Tratamento-e1i3b0i/a-a7sd9cm

Leia também: A Psicologia nas Autarquias | Por Gabriel Soares

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Animais Nacional

Cão encontrado enterrado vivo: GNR abriu investigação e divulga imagens do resgate

14:00 31 Julho, 2026 13:54 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Popular deu o alerta e a GNR encontrou um cão enterrado vivo e sem conseguir mover-se em Mafra

Algarve Ciência

Eclipse solar vai mobilizar observações em vários pontos do Algarve

07:20 31 Julho, 2026 06:58 31 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Lagos, Faro, Tavira e Albufeira recebem sessões especiais para acompanhar o eclipse solar de 12 de agosto

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva pode voltar “em força” a Portugal nesta data

13:40 31 Julho, 2026 13:28 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Modelos meteorológicos apontam para uma mudança do estado do tempo e para o possível regresso da chuva

Casal de reformados. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Reforma antecipada: veja quantos anos de descontos precisa para pedir a pensão mais cedo

10:50 29 Julho, 2026 10:45 29 Julho, 2026 | João Luís

Pensão de velhice antecipada pode ser pedida em várias situações, mas há regras de idade, carreira contributiva e possíveis penalizações a ter em conta

Autocarros da Flixbus. Crédito: Flixbus
Algarve Nacional

FlixBus suspende motorista que deixou menina de 11 anos que ia a caminho do Algarve numa área de serviço da A2

09:52 31 Julho, 2026 09:52 31 Julho, 2026 | João Luís

Menina viajava sozinha entre Lisboa e Faro quando ficou apeada em Almodôvar, após uma paragem não prevista no percurso

Algarve Ensino

Loulé investe 750 mil euros na reabilitação do Pavilhão Carlos Gravata

12:05 31 Julho, 2026 12:05 31 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Requalificação pretende dotar o Pavilhão Carlos Gravata de condições mais modernas para a prática desportiva em Quarteira

Bandeira roxa na praia. Crédito: Foto AI
Nacional

Bandeira roxa na praia? Conheça o significado do aviso que muitos banhistas ainda não conhecem

15:30 29 Julho, 2026 14:13 29 Julho, 2026 | João Luís

Entre os sinais usados nas zonas balneares, há alertas menos comuns, como é o caso da bandeira roxa: aprenda o seu significado

Bancos de um autocarro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Carris não reintegra trabalhadores reformados ilegalmente por invalidez: pedidos têm “efeitos legais definitivos”

11:50 31 Julho, 2026 12:35 31 Julho, 2026 | João Luís

A Carris afasta reintegração de trabalhadores com reforma por invalidez considerada ilegal e defende que os pedidos produziram efeitos definitivos

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vem aí novo aperto no calor: estas regiões podem passar dos 35 ºC nesta data

07:10 31 Julho, 2026 13:53 30 Julho, 2026 | João Luís

As temperaturas vão voltar a subir em várias zonas do país, com o interior a concentrar os valores mais elevados

Martelo de juíz.
Mundo

Estudante faz gesto polémico em máquina de sumos e acaba condenado: pagará mais de 400 euros

13:20 31 Julho, 2026 13:00 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Gesto que rapidamente se tornou viral nas redes sociais acabou por levar um estudante francês de 19 anos ao banco dos réus em Singapura

Cultura Europe Direct Algarve

Concurso LIXARTE revela vencedores da quarta edição em Faro

11:16 31 Julho, 2026 11:19 31 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa promovida pelo Europe Direct Algarve procura reforçar a consciência ambiental através da criação artística e da fotografia

Menina observa autocarro FlixBus junto à área de serviço. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

“Não sou ama”: motorista deixa menina de 11 anos que viajava para o Algarve em área de serviço na A2

09:56 30 Julho, 2026 13:36 31 Julho, 2026 | João Luís

A menina seguia sozinha de Lisboa para Faro quando o autocarro terá partido após uma paragem não prevista em Almodôvar

Habitação. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Estado fica mesmo com 25% das rendas dos senhorios? Saiba o que diz a lei

12:30 30 Julho, 2026 12:29 30 Julho, 2026 | João Luís

Taxa sobre rendimentos prediais pode chegar aos 25%, mas há contratos de arrendamento com regimes fiscais diferentes

Economia Nacional

As dez respostas sobre o que muda nas regras para obter crédito à habitação a partir de agosto

09:05 30 Julho, 2026 09:07 30 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Saiba tudo sobre as novas normas de crédito que bancos e instituições financeiras devem seguir para aprovar empréstimos

Algarve Economia Tech

VRSA investe 895 mil euros na modernização e mobilidade do centro histórico

14:15 31 Julho, 2026 12:59 31 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Nova fase dos Bairros Comerciais Digitais pretende tornar o centro histórico mais seguro, organizado e atrativo para residentes e visitantes

Quarto em dia de inverno. Crédito: Freepik AI
Saúde

Oncologistas alertam: este objeto que tem no quarto pode aumentar o risco de cancro

17:20 29 Julho, 2026 15:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Especialistas alertam que alguns colchões podem conter substâncias químicas associadas a um maior risco de cancro

Animais, Nacional

Cão encontrado enterrado vivo: GNR abriu investigação e divulga imagens do resgate

14:00 31 Julho, 2026 13:54 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Popular deu o alerta e a GNR encontrou um cão enterrado vivo e sem conseguir mover-se em Mafra

Algarve, Ciência

Eclipse solar vai mobilizar observações em vários pontos do Algarve

07:20 31 Julho, 2026 06:58 31 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Lagos, Faro, Tavira e Albufeira recebem sessões especiais para acompanhar o eclipse solar de 12 de agosto

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva pode voltar “em força” a Portugal nesta data

13:40 31 Julho, 2026 13:28 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Modelos meteorológicos apontam para uma mudança do estado do tempo e para o possível regresso da chuva

Casal de reformados. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Reforma antecipada: veja quantos anos de descontos precisa para pedir a pensão mais cedo

10:50 29 Julho, 2026 10:45 29 Julho, 2026 | João Luís

Pensão de velhice antecipada pode ser pedida em várias situações, mas há regras de idade, carreira contributiva e possíveis penalizações a ter em conta

Autocarros da Flixbus. Crédito: Flixbus
Algarve, Nacional

FlixBus suspende motorista que deixou menina de 11 anos que ia a caminho do Algarve numa área de serviço da A2

09:52 31 Julho, 2026 09:52 31 Julho, 2026 | João Luís

Menina viajava sozinha entre Lisboa e Faro quando ficou apeada em Almodôvar, após uma paragem não prevista no percurso

Algarve, Ensino

Loulé investe 750 mil euros na reabilitação do Pavilhão Carlos Gravata

12:05 31 Julho, 2026 12:05 31 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Requalificação pretende dotar o Pavilhão Carlos Gravata de condições mais modernas para a prática desportiva em Quarteira

Bandeira roxa na praia. Crédito: Foto AI
Nacional

Bandeira roxa na praia? Conheça o significado do aviso que muitos banhistas ainda não conhecem

15:30 29 Julho, 2026 14:13 29 Julho, 2026 | João Luís

Entre os sinais usados nas zonas balneares, há alertas menos comuns, como é o caso da bandeira roxa: aprenda o seu significado

Bancos de um autocarro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Carris não reintegra trabalhadores reformados ilegalmente por invalidez: pedidos têm “efeitos legais definitivos”

11:50 31 Julho, 2026 12:35 31 Julho, 2026 | João Luís

A Carris afasta reintegração de trabalhadores com reforma por invalidez considerada ilegal e defende que os pedidos produziram efeitos definitivos

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vem aí novo aperto no calor: estas regiões podem passar dos 35 ºC nesta data

07:10 31 Julho, 2026 13:53 30 Julho, 2026 | João Luís

As temperaturas vão voltar a subir em várias zonas do país, com o interior a concentrar os valores mais elevados

Martelo de juíz.
Mundo

Estudante faz gesto polémico em máquina de sumos e acaba condenado: pagará mais de 400 euros

13:20 31 Julho, 2026 13:00 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Gesto que rapidamente se tornou viral nas redes sociais acabou por levar um estudante francês de 19 anos ao banco dos réus em Singapura

Cultura, Europe Direct Algarve

Concurso LIXARTE revela vencedores da quarta edição em Faro

11:16 31 Julho, 2026 11:19 31 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa promovida pelo Europe Direct Algarve procura reforçar a consciência ambiental através da criação artística e da fotografia

Menina observa autocarro FlixBus junto à área de serviço. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

“Não sou ama”: motorista deixa menina de 11 anos que viajava para o Algarve em área de serviço na A2

09:56 30 Julho, 2026 13:36 31 Julho, 2026 | João Luís

A menina seguia sozinha de Lisboa para Faro quando o autocarro terá partido após uma paragem não prevista em Almodôvar

Habitação. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Estado fica mesmo com 25% das rendas dos senhorios? Saiba o que diz a lei

12:30 30 Julho, 2026 12:29 30 Julho, 2026 | João Luís

Taxa sobre rendimentos prediais pode chegar aos 25%, mas há contratos de arrendamento com regimes fiscais diferentes

Economia, Nacional

As dez respostas sobre o que muda nas regras para obter crédito à habitação a partir de agosto

09:05 30 Julho, 2026 09:07 30 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Saiba tudo sobre as novas normas de crédito que bancos e instituições financeiras devem seguir para aprovar empréstimos

Algarve, Economia, Tech

VRSA investe 895 mil euros na modernização e mobilidade do centro histórico

14:15 31 Julho, 2026 12:59 31 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Nova fase dos Bairros Comerciais Digitais pretende tornar o centro histórico mais seguro, organizado e atrativo para residentes e visitantes

Quarto em dia de inverno. Crédito: Freepik AI
Saúde

Oncologistas alertam: este objeto que tem no quarto pode aumentar o risco de cancro

17:20 29 Julho, 2026 15:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Especialistas alertam que alguns colchões podem conter substâncias químicas associadas a um maior risco de cancro

Últimas Notícias

  • VRSA investe 895 mil euros na modernização e mobilidade do centro histórico
    VRSA investe 895 mil euros na modernização e mobilidade do centro histórico
  • Cão encontrado enterrado vivo: GNR abriu investigação e divulga imagens do resgate
    Cão encontrado enterrado vivo: GNR abriu investigação e divulga imagens do resgate
  • Chuva pode voltar “em força” a Portugal nesta data
    Chuva pode voltar “em força” a Portugal nesta data
  • Estudante faz gesto polémico em máquina de sumos e acaba condenado: pagará mais de 400 euros
    Estudante faz gesto polémico em máquina de sumos e acaba condenado: pagará mais de 400 euros
  • Nem todos os descontos compensam: veja o truque dos 30 dias nos saldos e evite fazer um mau negócio
    Nem todos os descontos compensam: veja o truque dos 30 dias nos saldos e evite fazer um mau negócio

Opinião

  • Quebremos o estigma. Conversemos sobre Cancro do Pulmão | Por Fernando Barata
    Quebremos o estigma. Conversemos sobre Cancro do Pulmão | Por Fernando Barata
  • O futuro do Fundo Social Europeu está em jogo – Eurocities alerta no podcast ‘Cidades sem Margens’ | Por João Palmeiro
    O futuro do Fundo Social Europeu está em jogo – Eurocities alerta no podcast ‘Cidades sem Margens’ | Por João Palmeiro
  • Lemos aos pedaços, julgamos por inteiro | Editorial de Henrique Dias Freire
    Lemos aos pedaços, julgamos por inteiro | Editorial de Henrique Dias Freire

Europe Direct Algarve

  • Concurso LIXARTE revela vencedores da quarta edição em Faro
    Concurso LIXARTE revela vencedores da quarta edição em Faro
  • O futuro do Fundo Social Europeu está em jogo – Eurocities alerta no podcast ‘Cidades sem Margens’ | Por João Palmeiro
    O futuro do Fundo Social Europeu está em jogo – Eurocities alerta no podcast ‘Cidades sem Margens’ | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento