Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Edição Papel, Opinião

Desafios para o futuro sustentável dos recursos hídricos do Algarve

Artigo de opinião de Luis Chícharo, professor, coordenador da cátedra UNESCO em Eco-hidrologia da Universidade do Algarve e coordenador do curso de mestrado Erasmus Mundus em eco-hidrologia aplicada

11:30 4 Dezembro, 2020 11:11 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Luis Chícharo*

O Algarve é uma região sujeita a uma variabilidade na disponibilidade de água e consequentemente na quantidade e qualidade dos recursos hídricos, que advém de se enquadrar geograficamente numa zona de clima tipicamente mediterrânico.

Sobretudo desde as décadas de 60-70 do século passado, o aumento dos usos da água, com o turismo e urbanização, e mais recentemente com uma intensificação da agricultura, tornaram as variações naturais na disponibilidade de água um “problema” e uma situação merecedora de grande atenção mediática.

De facto, a situação dos recursos hídricos no Algarve é uma situação ”estrutural” que, em anos de menor precipitação, se agudiza, mas que, após um ano de maior precipitação que reponha os níveis de barragens e aquíferos, perde importância e urgência.

Na verdade, a maior ou menor precipitação que ocorre no Algarve está associada a factores climáticos, como a Oscilação do Atlântico Norte (NAO), que reflecte a diferença relativa entre a baixa pressão sobre a Islândia e a alta pressão dos Açores e condiciona o clima no Sul da Europa. Para além disso, causas mais próximas são o crescente consumo urbano, da indústria, do turismo e da agricultura, a que se somam perdas em redes de distribuição, seja no regadio ou em abastecimento público para consumo humano.

Considerando as crescentes necessidades de água para múltiplos fins e considerando os cenários previstos de alterações climáticas, que prevêem períodos mais quentes e secos para o Algarve, a prazo, o acesso ao recurso água pode tornar-se limitativo para algumas actividades.

Se não chove, para que exista água nas torneiras as alternativas tradicionais são: reduzir os consumos, transferir água de onde há mais para onde há menos, ou produzir água para consumo, sendo que cada uma destas soluções têm custos e não são sustentáveis no longo prazo.

Para além do problema da quantidade de água disponivel, há também que considerar a qualidade da água que é disponibilizada para as populações e outros usos. Em situações de seca, a acumulação de fertilizantes e pesticidas agrícolas nos corpos de água, superficiais e subterrâneos, causa poluição e degrada o recurso que, apesar de poder existir, fica impróprio para ser consumido. A reutilização da água, assegurando a qualidade é uma necessidade. Com efeito, frequentemente considera-se a situação dos recursos hídricos no Algarve, sobretudo na perspectiva da quantidade, mas os aspectos da qualidade estão relacionados e são igualmente importantes.

Devemos ter a clara noção de que as respostas para situações que estão relacionadas com a natureza, encontram-se na natureza. Enquanto sociedade, temos vindo a alterar os ecossistemas, a transformar áreas naturais em áreas agrícolas, em cidades, em estradas, alterando o ciclo hidrológico e o seu funcionamento. A evapotranspiração das plantas e evaporação dos corpos de água é fundamental para que se formem nuvens que precipitem.

Investir na natureza, e trabalhar em conjunto com a natureza, permite o desenvolvimento de soluções de base natural, que assentam num sólido conhecimento científico e possibilitam a obtenção de resultados sustentáveis e de longo prazo, ou seja, é possível, usando técnicas e resultados comprovados cientificamente, aumentar a quantidade e qualidade da água disponível para as várias necessidades de consumo. Uma destas técnicas é a eco-hidrologia, uma aproximação que tem vindo a ser desenvolvida pela UNESCO, desde há 20 anos, e com a qual a Universidade do Algarve colabora através da cátedra UNESCO em eco-hidrologia: água para os ecossistemas e sociedade e, também, através de mestrados internacionais, financiados pela União Europeia, como o mestrado Erasmus Mundus em eco-hidrologia aplicada.

Esta perspectiva de considerar a natureza como forma de contribuir para aumentar a precipitação está em implementação através do projeto “plantar água” no Algarve, que junta a ANP – Associação Natureza Portugal, em associação com a WWF (World Wildlife Fund) e a “The Coca-Cola Foundation”, no objectivo de plantar 50.000 árvores em 100 hectares, o que se espera venha a possibilitar a recuperação de 200 a 250 milhões de litros de água por ano, para a região.

Esta iniciativa evidencia o potencial que as soluções de base natural têm e forçosamente terão cada vez mais num futuro que se pretende sustentável.

* Luis Chícharo é professor da Universidade do Algarve, coordenador da cátedra UNESCO em Eco-hidrologia da Universidade do Algarve e coordenador do curso de mestrado Erasmus Mundus em eco-hidrologia aplicada


RELACIONADO:

ESPECIAL RECURSOS HÍDRICOS: Água do Guadiana vai alimentar Odeleite

AS ÁGUAS DO NOSSO DESCONTENTAMENTO Editorial de Henrique Dias Freire

Plataforma Água Sustentável exige ser ouvida nas soluções para combater a falta de água

Medidas para poupar água em Castro Marim podem baixar consumos entre 25 e 20%

A água que nos mantém vivos e nos lava a alma em tempos de Covid-19

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Sistema Volta: afinal, tem de voltar ao mesmo supermercado para devolver a garrafa?

14:40 3 Junho, 2026 13:52 3 Junho, 2026 | João Luís

Novo sistema Volta de depósito de embalagens tem gerado dúvidas entre consumidores: o reembolso tem regras a conhecer

Loja Lidl.
Algarve

Vai ‘bater com o nariz na porta’: este Lidl no Algarve está fechado para obras e só reabre nesta data

12:38 3 Junho, 2026 12:38 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Lidl muito popular no Algarve está temporariamente fechado devido a obras de remodelação, mas já há data para a reabertura

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e muito frio: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:30 3 Junho, 2026 09:13 3 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Após vários dias com características típicas do início de verão, o estado do tempo prepara-se para uma nova mudança, com impacto nas temperaturas, na nebulosidade e na sensação térmica

Sofia Barillà.
Europa Nacional

Italiana de 20 anos a fazer Erasmus em Portugal morre a falar ao telemóvel com a tia

10:32 3 Junho, 2026 10:32 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Sofia Barillà, estudante de 20 anos em Erasmus nas Caldas da Rainha, foi encontrada sem vida após uma chamada telefónica interrompida

Praia da Rocha, Portimão.
Algarve

Esta praia é uma das mais famosas do Algarve chega ao verão com obra não terminada e suspensa: pode ir ‘a banhos’?

19:35 3 Junho, 2026 19:36 3 Junho, 2026 | João Luís

Praia muito conhecida do Algarve tem obra suspensa no arranque da época balnear, depois de não ter ficado concluída dentro do prazo previsto

Algarve

GNR detém homem e recupera bens furtados em unidade hoteleira de Albufeira

09:40 3 Junho, 2026 09:38 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Militares da GNR detêm suspeito de furto em apartamento turístico de Albufeira e recuperam bens avaliados em cerca de 4.000 euros

Cultura Europe Direct Algarve

Praça 1914 inaugurada em São Brás de Alportel com apoio do Algarve 2030

17:50 3 Junho, 2026 17:53 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Intervenção converteu uma área degradada num espaço moderno, acessível e pensado para o convívio de residentes e visitantes.

Pessoas com máscara. Crédito: Magnific AI
Mundo Saúde

Novo balanço aponta para 344 casos confirmados de Ébola: número de mortos sobe para 60

16:41 3 Junho, 2026 16:38 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Balanço do surto de Ébola na República Democrática do Congo e no Uganda revela mais mortes e infeções na última semana

Dia frio no verão. Crédito: Foto AI
Tempo

Vêm aí dias frescos: frio surpreende em junho e esta será a região mais afetada

06:00 3 Junho, 2026 17:37 2 Junho, 2026 | João Luís

Junho ainda agora começou, mas os termómetros vão voltar a descer em algumas zonas do país e trazer dias de frio

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus baratas: estas soluções naturais podem ajudar a prevenir e a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

19:00 3 Junho, 2026 17:10 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos, há soluções naturais que podem ajudar a afastar baratas de casa e reduzir o risco de uma infestação

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve Europa

“Ouro verde”: espanhóis rendidos ao fruto exótico muito produzido no Algarve que ‘dá’ anos de vida e ajuda o coração

16:30 2 Junho, 2026 15:20 2 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Conhecido em Espanha como “ouro verde”, o abacate tem vindo a ganhar destaque pelos seus benefícios nutricionais

Opinião Política

A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos

09:03 1 Junho, 2026 09:06 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os partidos já não moldam as identidades dos seus eleitores como outrora, as lealdades enfraquecem e os votos de protesto multiplicam-se"

Algarve Cultura

São Brás recebe programação de cinema com estreias e filmes premiados

18:50 3 Junho, 2026 18:50 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

“Acreditamos em Ti” será exibido a 8 de junho no São Brás Cineteatro Jaime Pinto, em mais uma sessão da Cinemalua

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Opinião Política

Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado

10:40 2 Junho, 2026 10:41 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Impõe-se uma justiça célere, firme e eficaz, capaz de responder à crescente sofisticação do narcotráfico e do narcoterrorismo"

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Sistema Volta: afinal, tem de voltar ao mesmo supermercado para devolver a garrafa?

14:40 3 Junho, 2026 13:52 3 Junho, 2026 | João Luís

Novo sistema Volta de depósito de embalagens tem gerado dúvidas entre consumidores: o reembolso tem regras a conhecer

Loja Lidl.
Algarve

Vai ‘bater com o nariz na porta’: este Lidl no Algarve está fechado para obras e só reabre nesta data

12:38 3 Junho, 2026 12:38 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Lidl muito popular no Algarve está temporariamente fechado devido a obras de remodelação, mas já há data para a reabertura

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e muito frio: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:30 3 Junho, 2026 09:13 3 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Após vários dias com características típicas do início de verão, o estado do tempo prepara-se para uma nova mudança, com impacto nas temperaturas, na nebulosidade e na sensação térmica

Sofia Barillà.
Europa, Nacional

Italiana de 20 anos a fazer Erasmus em Portugal morre a falar ao telemóvel com a tia

10:32 3 Junho, 2026 10:32 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Sofia Barillà, estudante de 20 anos em Erasmus nas Caldas da Rainha, foi encontrada sem vida após uma chamada telefónica interrompida

Praia da Rocha, Portimão.
Algarve

Esta praia é uma das mais famosas do Algarve chega ao verão com obra não terminada e suspensa: pode ir ‘a banhos’?

19:35 3 Junho, 2026 19:36 3 Junho, 2026 | João Luís

Praia muito conhecida do Algarve tem obra suspensa no arranque da época balnear, depois de não ter ficado concluída dentro do prazo previsto

Algarve

GNR detém homem e recupera bens furtados em unidade hoteleira de Albufeira

09:40 3 Junho, 2026 09:38 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Militares da GNR detêm suspeito de furto em apartamento turístico de Albufeira e recuperam bens avaliados em cerca de 4.000 euros

Cultura, Europe Direct Algarve

Praça 1914 inaugurada em São Brás de Alportel com apoio do Algarve 2030

17:50 3 Junho, 2026 17:53 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Intervenção converteu uma área degradada num espaço moderno, acessível e pensado para o convívio de residentes e visitantes.

Pessoas com máscara. Crédito: Magnific AI
Mundo, Saúde

Novo balanço aponta para 344 casos confirmados de Ébola: número de mortos sobe para 60

16:41 3 Junho, 2026 16:38 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Balanço do surto de Ébola na República Democrática do Congo e no Uganda revela mais mortes e infeções na última semana

Dia frio no verão. Crédito: Foto AI
Tempo

Vêm aí dias frescos: frio surpreende em junho e esta será a região mais afetada

06:00 3 Junho, 2026 17:37 2 Junho, 2026 | João Luís

Junho ainda agora começou, mas os termómetros vão voltar a descer em algumas zonas do país e trazer dias de frio

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional, Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus baratas: estas soluções naturais podem ajudar a prevenir e a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

19:00 3 Junho, 2026 17:10 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos, há soluções naturais que podem ajudar a afastar baratas de casa e reduzir o risco de uma infestação

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve, Europa

“Ouro verde”: espanhóis rendidos ao fruto exótico muito produzido no Algarve que ‘dá’ anos de vida e ajuda o coração

16:30 2 Junho, 2026 15:20 2 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Conhecido em Espanha como “ouro verde”, o abacate tem vindo a ganhar destaque pelos seus benefícios nutricionais

Opinião, Política

A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos

09:03 1 Junho, 2026 09:06 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os partidos já não moldam as identidades dos seus eleitores como outrora, as lealdades enfraquecem e os votos de protesto multiplicam-se"

Algarve, Cultura

São Brás recebe programação de cinema com estreias e filmes premiados

18:50 3 Junho, 2026 18:50 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

“Acreditamos em Ti” será exibido a 8 de junho no São Brás Cineteatro Jaime Pinto, em mais uma sessão da Cinemalua

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Opinião, Política

Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado

10:40 2 Junho, 2026 10:41 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Impõe-se uma justiça célere, firme e eficaz, capaz de responder à crescente sofisticação do narcotráfico e do narcoterrorismo"

Últimas Notícias

  • Tem 40 anos de descontos? Saiba com que idade pode pedir a reforma sem cortes por antecipação em Portugal em 2026
    Tem 40 anos de descontos? Saiba com que idade pode pedir a reforma sem cortes por antecipação em Portugal em 2026
  • Esta praia é uma das mais famosas do Algarve chega ao verão com obra não terminada e suspensa: pode ir ‘a banhos’?
    Esta praia é uma das mais famosas do Algarve chega ao verão com obra não terminada e suspensa: pode ir ‘a banhos’?
  • Adeus baratas: estas soluções naturais podem ajudar a prevenir e a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos
    Adeus baratas: estas soluções naturais podem ajudar a prevenir e a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos
  • São Brás recebe programação de cinema com estreias e filmes premiados
    São Brás recebe programação de cinema com estreias e filmes premiados
  • Portugália abre no Tavira Plaza e reforça oferta gastronómica
    Portugália abre no Tavira Plaza e reforça oferta gastronómica
  • Restaurante histórico em Lisboa está a angariar fundos para não fechar de vez
    Restaurante histórico em Lisboa está a angariar fundos para não fechar de vez

Opinião

  • A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão
    A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão
  • Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
    Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
  • Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
    Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
  • Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
    Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Praça 1914 inaugurada em São Brás de Alportel com apoio do Algarve 2030
    Praça 1914 inaugurada em São Brás de Alportel com apoio do Algarve 2030
  • Alunos de Albufeira participaram em projeto internacional de conservação marinha
    Alunos de Albufeira participaram em projeto internacional de conservação marinha
  • Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
    Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal