Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
ANTÓNIO COVAS - Professor Catedrático da Universidade do Algarve | Foto DR
Europe Direct Algarve, Opinião

CCDR, a polity e a policy do sistema operativo regional | Por António Covas

“A polity e a policy do sistema operativo regional precisam de uma atenção especial, em termos de eficiência, eficácia, equidade e efetividade, os 4E da política de administração do território”

14:50 9 Janeiro, 2026 16:46 26 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

No próximo dia 12 de janeiro há eleições para a presidência das CCDR. A formação do executivo regional é um dos assuntos de realização mais complexa para esta década, em especial, a preparação do sistema operativo regional, sobretudo, no plano da coesão territorial e, em concreto, no que diz respeito ao programa operacional regional do nível NUTS II. Nesta década, e para lá da gestão corrente de meios financeiros volumosos e do ruído habitual da sua distribuição político-corporativa, o sistema operativo regional deverá responder a três desafios fundamentais: como acautelar os efeitos assimétricos e disruptivos das grandes transições desta década, como compatibilizar as ocorrências severas da emergência climática com as reformas estruturais do nosso interior, como renovar o tecido socio-empresarial das nossas zonas mais deprimidas e responder às reivindicações e ao nervosismo crescente das organizações do mundo rural, confrontados, em alguns casos, com a sua própria sobrevivência. É já conhecido de longa data, gerimos mais restrições do que objetivos. As dificuldades com o sistema operativo regional têm a ver, justamente, com todo um labirinto de processos e procedimentos, as suas derrapagens e ineficiências, as arritmias de execução, a condicionalidade europeia, as restrições orçamentais e as cativações, o crédito malparado e a falta de capitais próprios dos nossos investidores. É uma excelente oportunidade para aplicar e testar ao nível NUTS II um sistema operativo mais amigo dos beneficiários e utilizadores finais.

A polity do sistema operativo regional

A polity e a policy do sistema operativo regional precisam de uma atenção especial, em termos de eficiência, eficácia, equidade e efetividade, os 4E da política de administração do território. Para cumprir esta abordagem coerente e consistente do ecossistema de base territorial, deixo uma proposta de sistema operativo para o nível regional:

– Criar o Ministério do Planeamento e Administração do Território, em substituição dos ministérios das infraestruturas e da coesão territorial, bem como, uma estrutura de missão independente de aconselhamento, acompanhamento e monitorização,

– Com base nas orientações de política de ordenamento e planeamento criar uma Agenda Territorial e verter para cada Programa Operacional Regional o programa de investimentos fundamentaispara a década,

– Formar um Conselho Executivo Regional presidido pelo presidente da CCDR e materializar uma nova arquitetura dos serviços regionais; o Conselho Executivo seria apoiado nesta tarefa de coordenação por um Conselho Estratégico Regional,

–  Com base no Programa Operacional Regional de cada NUTS II (onde se inclui o programa de desenvolvimento rural) abrir a porta para contratos de desenvolvimento territorial em cada CIM dando, assim, maior coerência e consistência à delegação de competências respetivas previstas no âmbito da lei-quadro nº50/2018 e do DL nº 102/2018 de 29 de novembro,

– Com base nos contratos de desenvolvimento territorial prever a possibilidade de um nível próprio de subvenções CIM e nomear, para o efeito, uma estrutura de missão ou administração dedicada em cada CIM;

– No âmbito do Programa Operacional Regional integrar os programas europeus, nacionais e regionais e, em especial, concretizar um programa ambicioso de cooperação transfronteiriça para as euro-regiões e euro-cidades da fachada ibérica.

A policy do sistema operativo regional

A região NUTS II, administrada pelo Conselho Executivo Regional e apoiada num Conselho Estratégico Regional, é um centro de racionalidade territorial privilegiado. Para lá dos investimentos transversais aplicados na região por via dos programas europeus e nacionais, o ecossistema de base regional seria suportado e estruturado pelos seguintes instrumentos:

– Um Polo de Inovação Regional que funcionaria como data center e plataforma analítica da região, centro de incubação de start up e espaço de coworking,

– Um programa digital de lojas do cidadão nos municípios, mas, também, para introduzir os teleserviços, em várias áreas de serviço público,

– Um programa regional para dinamizar a economia verde, a economia circular e os serviços de ecossistema e, assim, estimular a economia agroambiental e rural e o papel das associações de desenvolvimento local,

– Um programa regional de ajuda às PME e start up da economia do mar com o apoio de uma plataforma de investigação-extensão orientada para as atividades da economia azul, em geral,

– Em cada NUTS II criar uma escola de artes e tecnologias com a missão de apoiar a transformação digital da sociedade, promover a literacia digital dos cidadãos e formar uma geração de jovens empreendedores da era digital,

Aqui chegados, quatro notas são fundamentais. A primeira é para distinguir e respeitar os vários níveis de administração da política do território: as rotinas administrativas da gestão dos fundos, os imponderáveis da emergência climática e da proteção civil, as reformas estruturais de algumas atividades setoriais, as reformas estruturais em matéria de coesão territorial, a socio-demografia e a sustentabilidade de alguns territórios em vias de desertificação. É preciso evitar a todo o custo o caldeirão administrativo que resultará sempre desta grande confusão de níveis de administração do território.

A segunda nota é para impedir, a todo o custo, que a gestão do Programa Operacional Regional seja transformada em um instrumento de gestão macroeconómica e conjuntural da procura agregada (cativações), sob pena de todo este exercício de programação do investimento regional se converter numa manta de retalhos de despesa pública e privada, sem qualquer coerência e consistência.

A terceira nota diz respeito ao lugar central ocupado pela transição digital em todo este exercício de programação. Neste sentido, parece inteligente e sensato conciliar com muito rigor os calendários de seis agendas de investimento: as infraestruturas digitais do território (1), o plano geral de literacia digital (2), a digitalização da administração pública (3), as cidades inteligentes e criativas (4) a digitalização do universo empresarial de PME (5), a digitalização da sociedade e da economia colaborativa (6). O programa operacional regional é o quadro apropriado para a administração e realização destes investimentos.

A última nota diz respeito ao quadro geral da engenharia financeira de cada região. Para promover as parcerias de investimento, interno e externo, que são indispensáveis e dada a enorme variedade de instrumentos financeiros disponíveis, julgo que seria avisado dispor de uma visão operacional articulada desta engenharia financeira. Assim sendo, julgo que seria aconselhável criar uma agência regional de investimento para tirar o melhor partido dos instrumentos financeiros disponíveis e promover a região no plano externo. Refiro-me aos fundos europeus e nacionais, sociedades de capital de risco, fundos de investimento, private equity, empréstimos do novo Banco de Fomento e do Banco Europeu de Investimentos, banca de investimento, créditos da banca comercial, empréstimos garantidos pelo Estado, financiamento participativo, entre os mais importantes.

Notas Finais

Em síntese, falta-nos, ainda, um executivo regional que nos remeta para um plano mais operacional e operativo, que não se limite a um enunciado programático de intenções de investimento, a uma projeção macroeconómica difusa e agregada ou a uma avaliação custo-benefício de grandes projetos de obra pública sem um claro propósito de economia de rede e aglomeração. Uma vez que estamos perante grandes transições e transformações assimétricas durante toda a década, é imperioso, por um lado, acautelar a equidade dos efeitos de rede e aglomeração sobre a geoeconomia regional e, por outro, promover as conexões necessárias entre investimento público e privado e revisitar as cadeias de valor com potencial para crescerem e serem exportáveis.

Não obstante a minha profissão de fé na bondade de uma regionalização inteligente e criativa, tenho dúvidas de que as reformas jurídico-administrativas que são urgentes e necessárias prevaleçam sobre os imponderáveis da emergência climática, os efeitos assimétricos das grandes transições e os ajustamentos impostos pelas restrições orçamentais da  condicionalidade europeia, além de que a velha ordem político-administrativa, de comando e controlo vertical e poder corporativo, não abdicará facilmente da sua hegemonia em benefício de uma sociedade mais colaborativa e contratual, com mais poder lateral e uma composição do território mais policêntrica e cooperativa. Oxalá esteja enganado.

Artigo publicado no Sulinformação.

Leia também: União Europeia, erosão civilizacional e clarificação da estratégia 2030 | Por António Covas

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é logotipo-Europe-Direct-Algarve.jpg

O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

CONSULTE!  INFORME-SE!  PARTICIPE!  Somos a A Europa na sua região! 

Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Nacional

PJ investiga o caso de menor desaparecida em Vendas Novas que foi encontrada perto da fronteira com o Paquistão

13:20 8 Junho, 2026 13:09 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Jovem de 13 anos, desaparecida desde abril em Vendas Novas, foi localizada na Índia, perto da fronteira com o Paquistão

Rua da Oura. Crédito: Lusa
Algarve Economia Vida & Lazer

Autarquia ‘trava’ e os comerciantes entram em ‘pânico’: Albufeira muda regras e os empresários dizem não ter sido consultados antes

12:27 8 Junho, 2026 12:16 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Novas limitações ao horário e ao ruído em zonas centrais de Albufeira estão a preocupar comerciantes que dizem não ter sido ouvidos

Algarve Desporto

Gimnochamps de Tavira faz história no Nacional de Trampolins com 15 medalhas

10:27 8 Junho, 2026 10:32 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Atletas de Tavira conquistam ouro, prata e bronze no Nacional de Trampolins, com 15 medalhas para a Gimnochamps e títulos na Ginástica Adaptada

André Ventura. Crédito: Lusa
Economia Europa Nacional

Ventura diz que Espanha, Suíça e França têm limites nas pensões. Afinal, é mesmo assim?

11:30 7 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

André Ventura defende um teto máximo para as pensões e apontou Espanha, Suíça e França como exemplos: veja o que está em causa

Praia dos Três Castelos.
Algarve Economia

Obras nestas praias do Algarve só serão concluídas após a época balnear: “Temos tido problemas técnicos”

12:38 8 Junho, 2026 12:42 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Alguns trabalhos de reposição de areia no Algarve avançaram antes do verão, mas há intervenções que só serão retomadas após a época balnear

Cultura Europe Direct Algarve

Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia

12:48 8 Junho, 2026 12:50 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Al-Bauhaus Dream Academy assinala 40 anos de Portugal Europeu com debates sobre sustentabilidade, inclusão e futuro das cidades

Sardinha no pão.
Economia Gastronomia Nacional

Sardinha no pão está em destaque nos Santos Populares: saiba quanto custa este ano

11:57 8 Junho, 2026 11:57 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

A sardinha volta a ser a protagonista dos Santos Populares, mas os preços nos arraiais e restaurantes variam consoante o dia e a procura

Ciência Opinião

Planetas, Lua Nova e Via Láctea fazem de junho um mês especial | Por Fernando J.G. Pinheiro

12:15 8 Junho, 2026 12:13 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Junho traz alinhamentos planetários, Lua Nova, observação da Via Láctea e o solstício que marca o início do verão

Europe Direct Algarve Opinião Política

A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas

09:47 8 Junho, 2026 12:15 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A escala gerada pela tecnologia e suas hiperligações – digitalização, automação, inteligência artificial, computação – exige o alargamento dos mercados globais que tornem lucrativos os investimentos"

Opinião

A não necessidade dos porquês | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro

08:28 8 Junho, 2026 08:31 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Chega um momento em que precisamos de deixar de olhar constantemente para trás e começar a olhar para a frente. Honrar a nossa história, sem viver presos a ela"

João Neves e Gonçalo Ramos. Crédito: DR
Algarve Desporto

Da Ria Formosa ao topo da Europa: relembre o percurso de João Neves e Gonçalo Ramos até se tornarem bicampeões da Champions pelo PSG

20:30 7 Junho, 2026 14:00 8 Junho, 2026 | João Luís

João Neves, de Tavira, e Gonçalo Ramos, de Olhão, voltaram a conquistar a Liga dos Campeões pelo PSG e levam o Algarve até ao Mundial

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

14:20 7 Junho, 2026 14:18 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Segunda semana de junho deverá começar com alguma instabilidade em Portugal continental, contando com chuva, sobretudo no Norte e Centro

Interior do carro a escaldar. Crédito: Foto AI
Auto

Adeus carro a escaldar no verão: aprenda truques simples para baixar a temperatura no interior antes de entrar

15:33 6 Junho, 2026 15:33 6 Junho, 2026 | João Luís

O interior do carro pode atingir temperaturas muito superiores às do exterior no verão. Há truques que reduzem o calor antes de entrar

Cabine de avião da Ryanair.
Vida & Lazer

Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente

10:30 7 Junho, 2026 09:39 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sensação é comum, mas há uma técnica pouco aplicada que pode fazer toda a diferença durante o voo e não exige qualquer equipamento

Banca com fruta. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas avisam: não deve lavar estas frutas ao chegar a casa e estes são os motivos

16:50 7 Junho, 2026 15:42 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

À primeira vista, parece mais higiénico guardar a fruta já passada por água, mas lavar estas frutas pode criar humidade e acelerar o aparecimento de bolor

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Nacional

PJ investiga o caso de menor desaparecida em Vendas Novas que foi encontrada perto da fronteira com o Paquistão

13:20 8 Junho, 2026 13:09 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Jovem de 13 anos, desaparecida desde abril em Vendas Novas, foi localizada na Índia, perto da fronteira com o Paquistão

Rua da Oura. Crédito: Lusa
Algarve, Economia, Vida & Lazer

Autarquia ‘trava’ e os comerciantes entram em ‘pânico’: Albufeira muda regras e os empresários dizem não ter sido consultados antes

12:27 8 Junho, 2026 12:16 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Novas limitações ao horário e ao ruído em zonas centrais de Albufeira estão a preocupar comerciantes que dizem não ter sido ouvidos

Algarve, Desporto

Gimnochamps de Tavira faz história no Nacional de Trampolins com 15 medalhas

10:27 8 Junho, 2026 10:32 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Atletas de Tavira conquistam ouro, prata e bronze no Nacional de Trampolins, com 15 medalhas para a Gimnochamps e títulos na Ginástica Adaptada

André Ventura. Crédito: Lusa
Economia, Europa, Nacional

Ventura diz que Espanha, Suíça e França têm limites nas pensões. Afinal, é mesmo assim?

11:30 7 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

André Ventura defende um teto máximo para as pensões e apontou Espanha, Suíça e França como exemplos: veja o que está em causa

Praia dos Três Castelos.
Algarve, Economia

Obras nestas praias do Algarve só serão concluídas após a época balnear: “Temos tido problemas técnicos”

12:38 8 Junho, 2026 12:42 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Alguns trabalhos de reposição de areia no Algarve avançaram antes do verão, mas há intervenções que só serão retomadas após a época balnear

Cultura, Europe Direct Algarve

Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia

12:48 8 Junho, 2026 12:50 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Al-Bauhaus Dream Academy assinala 40 anos de Portugal Europeu com debates sobre sustentabilidade, inclusão e futuro das cidades

Sardinha no pão.
Economia, Gastronomia, Nacional

Sardinha no pão está em destaque nos Santos Populares: saiba quanto custa este ano

11:57 8 Junho, 2026 11:57 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

A sardinha volta a ser a protagonista dos Santos Populares, mas os preços nos arraiais e restaurantes variam consoante o dia e a procura

Ciência, Opinião

Planetas, Lua Nova e Via Láctea fazem de junho um mês especial | Por Fernando J.G. Pinheiro

12:15 8 Junho, 2026 12:13 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Junho traz alinhamentos planetários, Lua Nova, observação da Via Láctea e o solstício que marca o início do verão

Europe Direct Algarve, Opinião, Política

A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas

09:47 8 Junho, 2026 12:15 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A escala gerada pela tecnologia e suas hiperligações – digitalização, automação, inteligência artificial, computação – exige o alargamento dos mercados globais que tornem lucrativos os investimentos"

Opinião

A não necessidade dos porquês | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro

08:28 8 Junho, 2026 08:31 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Chega um momento em que precisamos de deixar de olhar constantemente para trás e começar a olhar para a frente. Honrar a nossa história, sem viver presos a ela"

João Neves e Gonçalo Ramos. Crédito: DR
Algarve, Desporto

Da Ria Formosa ao topo da Europa: relembre o percurso de João Neves e Gonçalo Ramos até se tornarem bicampeões da Champions pelo PSG

20:30 7 Junho, 2026 14:00 8 Junho, 2026 | João Luís

João Neves, de Tavira, e Gonçalo Ramos, de Olhão, voltaram a conquistar a Liga dos Campeões pelo PSG e levam o Algarve até ao Mundial

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

14:20 7 Junho, 2026 14:18 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Segunda semana de junho deverá começar com alguma instabilidade em Portugal continental, contando com chuva, sobretudo no Norte e Centro

Interior do carro a escaldar. Crédito: Foto AI
Auto

Adeus carro a escaldar no verão: aprenda truques simples para baixar a temperatura no interior antes de entrar

15:33 6 Junho, 2026 15:33 6 Junho, 2026 | João Luís

O interior do carro pode atingir temperaturas muito superiores às do exterior no verão. Há truques que reduzem o calor antes de entrar

Cabine de avião da Ryanair.
Vida & Lazer

Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente

10:30 7 Junho, 2026 09:39 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sensação é comum, mas há uma técnica pouco aplicada que pode fazer toda a diferença durante o voo e não exige qualquer equipamento

Banca com fruta. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas avisam: não deve lavar estas frutas ao chegar a casa e estes são os motivos

16:50 7 Junho, 2026 15:42 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

À primeira vista, parece mais higiénico guardar a fruta já passada por água, mas lavar estas frutas pode criar humidade e acelerar o aparecimento de bolor

Últimas Notícias

  • ACT confirma: vem aí um feriado obrigatório nesta data
    ACT confirma: vem aí um feriado obrigatório nesta data
  • PJ investiga o caso de menor desaparecida em Vendas Novas que foi encontrada perto da fronteira com o Paquistão
    PJ investiga o caso de menor desaparecida em Vendas Novas que foi encontrada perto da fronteira com o Paquistão
  • Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
    Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
  • Obras nestas praias do Algarve só serão concluídas após a época balnear: “Temos tido problemas técnicos”
    Obras nestas praias do Algarve só serão concluídas após a época balnear: “Temos tido problemas técnicos”
  • Autarquia ‘trava’ e os comerciantes entram em ‘pânico’: Albufeira muda regras e os empresários dizem não ter sido consultados antes
    Autarquia ‘trava’ e os comerciantes entram em ‘pânico’: Albufeira muda regras e os empresários dizem não ter sido consultados antes
  • Sardinha no pão está em destaque nos Santos Populares: saiba quanto custa este ano
    Sardinha no pão está em destaque nos Santos Populares: saiba quanto custa este ano

Opinião

  • Planetas, Lua Nova e Via Láctea fazem de junho um mês especial | Por Fernando J.G. Pinheiro
    Planetas, Lua Nova e Via Láctea fazem de junho um mês especial | Por Fernando J.G. Pinheiro
  • A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
    A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
  • A não necessidade dos porquês | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro
    A não necessidade dos porquês | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro
  • Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana
    Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
    Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
  • A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
    A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
  • “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
    “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal